29 outubro 2008

O ESTATUTO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES E OS DILEMAS DE CAVACO SILVA

A firme posição de S.Exª o Senhor Presidente da República no caso das alterações ao Estatuto da Região Autónoma dos Açores parecer-nos-á por vezes contraditória, sobretudo quando se invocam eventuais perdazinhas de poderes simbólicos ou coisas que tais. Mas se calhar está mesmo aí o fulcral da questão e andará bem avisada a equipa da Presidência da República sobre o que se passará neste seguro e paulatino processo de diminuir a intervenção do poder central na Região, onde as pequenas vaidades dos governantes e a influência de certas elites locais para as exacerbar, terão nisto marca indelével e poderão já ter sido e continuarem a ser determinantes no rumo que as coisas vão tomando.
Poder-se-ia tratar também de uma honesta tentativa de conciliar sensibilidades diversas existentes na pequena e muito dispersa sociedade açoriana acerca do seu regime autonómico. Mas havendo latentes sentimentos separatistas (talvez residuais, mas instalados em estratos culturalmente relevantes e socialmente muito influentes) em que medida não poderá ter resultado, dessa eventual e benévola intenção, o propósito de se aproveitar o ensejo para promover a polémica proposta de alteração dos Estatutos da RAA? Com efeito e ligando as coisas, é pacífico determinar quem esteve também na base das acções e diligências que retiraram ao representante da República na R.A. toda a importância do cargo, agora já sem funções relevantes e confinado á residência oficial na cordata Ilha Terceira, depois de, nos primórdios do estabelecimento das funções, ter sido "corrido" de Ponta Delgada quase como persona non grata. Presentemente mais parece um embaixador ou encarregado de negócios... com polícias de plantão à porta, lá para as bandas da Silveira de Angra do Heroísmo, onde pode dormir descansado e gozar aquele clima ameno.
Tudo conjugado parece estar-se em presença de uma escalada metódica e pacientemente estruturada, rumo a qualquer coisa que a esmagadora maioria dos açorianos não aprova. Não serão estas e outras situações afins que levam Cavaco Silva a... mastigar "massa sovada" (nos Açores não se usa bolo-rei) e não responder a perguntas sobre o tema? O Presidente tem como seu conselheiro quem conhece muito bem estas andanças...

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem tem dúdidas que esses senhores da FLA estão a esfolar o mais que podem os tansos do continente,pensando que quando tiverem a região infraestruturada e outros aprovisionamentos feitos já terão esse esquema dos estatutos montado para dar o fora e entregarem-se aos camones. Só que estes dão uma linguiça a quem lhes der um porco E estes srs da FLA querem é mamadeira. Prometam mais dinheiro que baixam logo a bola.

Anónimo disse...

O sr do Blog é lunático e o primeiro comentário deve ser de um primo dele