07 janeiro 2009

AÇORES; SUAS FESTAS SEUS CANTARES E INSTRUMENTOS MUSICAIS





Os instrumentos mais importantes das ilhas dos Açores são as violas com dois tipos distintos: A VIOLA MICAELENSE com a sua boca em forma de dois bem desenhados corações e a mui elegante e bela VIOLA TERCEIRENSE com a boca redonda.
Ambas se usam em ocasiões festivas a solo, ou a acompanhar os belos cantares e a dança, nas romarias, aos serões. Também nas festas do Espirito Santo de grande importãncia em todas as nove ilhas dos Açores, os Foliões, grupos de tocadores que acompanham os vários momentos da festa e tocam o tambor da folia juntamente com o PANDEIRO, fuste de pandeireta sem pele, na ilha de S. Miguel. Nas ilhas de S. Maria, Flores e Corvo o acompanhamento do tambor é feito com os TESTOS, pequeninos pratos metálicos que se batem um contra o outro.
É a velha alma da raça lusitana, com seus brios, as suas paixões, os seus encantos folgazões, seus usos e costumes, revive através da penumbra de mais de cinco séculos que os seus igrégios avós mirarão, garbosos e ufanos, no espelho enorme das ondas que estes rochedos banham e bordam de espumas rendilhadas.
Os cantos populares, as festas da praça, os impérios do Espírito Santo, os bodos, as folias da rez, os descantes à viola - música da jornada d'Alcacer- a poesia rústica adorável e simples, tudo isso constitui a expansão máxima da alma portuguesa e se alberga nestes retalhos avançados da Pátria.



3 comentários:

Anónimo disse...

Esta posta tem uma lacuna pois esquece os grupos de cantadores e cantadeiras de fados, suas violas e violões...

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS/2009: LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, DANIEL, BANDA CORAÇÃO SERTANEJO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E AUDIÇÃO BAND. Consulte o nosso site: www.alproducoes.com. Contacto: 913729192

Candido disse...

Gostaria de saber sobre os instrumentos de percussão da Ilha dos Açores, um abraço, candidocastro@brturbo.com.br
um abraço,
Cândido De Castro
www.tamborfalante.com.br