07 janeiro 2009

RASPUTINE E O "MADERA"

RASPUTINE RODEADO DAS SUAS ADMIRADORAS

Vários russos que visitaram a Madeira referiram à Lusa que lhes é contado, em restaurantes ou caves, que Gregori Rasputin, figura problemática da história da Rússia do início do século XX, fora envenenado com a ajuda de vinho da Madeira. Embora o jornalista José Milhazes não confirme a história, o moge Rasputin, homem muito influente na corte do último czar, Nicolau II, particularmente junto da czarina, seria grande apreciador do vinho da Madeira, néctar que a corte russa importava directamente da pérola do Atlântico, constando das crónicas que o célebre monge foi envenenado através do Madera.

Ora isso aconteceu lá pelos fins do século dezanove, princípios do vinte e nem mesmo um crente da reencarnação se lembraria de imputar ao Imperador Alberto João qualquer participação em actos conspirativos contra o místico monge. Agora, se pudesse usar essa arma contra os gajos do contenente, ou cubanos, (que para o dito significa o mesmo), esgotava colheitas da pomada... Nem o camarada Pacheco Pereira escaparia incólume, dado nem sempre estar solidário com o Senhor da Madeira e fazer coro com o resto da cubanagem contra os destempêros do cavalheiro. P.Pereira, a quem já trataram por Rasputine da Marmeleira e desistiram pelos nulos efeitos da sua mística junto de MFL. Perdeu o título! Mas não escapava... ao madera.



2 comentários:

Lacão disse...

Concordo com a apreciação que faz sobre o pequeno ditador da Madeira, sendo certo que ficará na história, não pelo vernáculo, mas por ter transformado radicalmente uma região que era das mais atrasadas da Europa.
Que dizer do incompetente Carlos César ? a história nunca nada dirá! apenas restará o triste fado açoreano que nem guitarra portuguesa tem...

Anónimo disse...

Olá, eu sou estudante e ando no 9ºano, estamos agora a falar na Russia e falamos um pouco sobre Rasputine. eu fiquei muito interessada porque andei a pesquisar e vi uma coisa muito estranha. Pelo que percebi cortaram.lhe o pénis, só ainda não entendi a razão desse tão esranho acto. Podiam dizer.me porque? Porque é que lhe cortaram o pénis? também já vi que agora está esposto no museu erótico,o sitio não me lembro onde. gostava que me respondessem pois fiquei muito interessada neste acontecimento. que valor tinha o penis de rasputine para lhe o terem corto e exposto num museu?