08 janeiro 2009

A SEMPRE CONSTANTE E INJUSTIÇADA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

Tenho a honra e o prazer de conhecer bem os Açores. Diria, para começar, que os açorianos são a gente mais bonita do mundo e constituirá a sua sociedade, com alguma influência do Novo Mundo, um repositório das virtudes das gentes portuguesas de antanho que povoaram as belas Nove Ilhas, as desbravaram com mil dificuldades e nos legaram com aquele esplendor que nos emociona e enche de orgulho. Os açorianos são afectuosos, lhanos, hospitaleiros, limpos, lavados civilizados...Dificilmente suportariam um "Jardim" a governá-los por muito tempo. E jamais poriam em causa a sua nacionalidade nem abanariam, com displicência madeirense, separatismos que nunca apoiaram! E se usassem o argumentário das gentes do Alberto João, boas razões teriam para exigir independências porque além do esquecimento a que foram votados ao longo da história, em tempos de Autonomia Regional têm sido discriminados negativamente em relação à Madeira. E, por muitas e evidentes razões, os Açores merecem a maior solidariedade nacional. São uma novena de Ilhas espalhadas por um largo espaço do Atlântico, a maioria distantantes umas das outras, com acessibilidades difíceis que obrigam, para servir a sua gente, a uma enorme multiplicação de estruturas e serviços, tais como Hospitais, Centros de Saúde, Serviços Sociais, Educação, Agricultura, etc. etc. e muitos recursos humanos. Porque tudo isto envolve elevados custos financeiros, tem sido a bôa gestão dos diferentes Governos Regionais, nomeadamente os de Mota Amaral, que tem superado as parcas provisões orçamentais, sem esquecer os sacrifícios da bôa gente açoriana que não vê optimizados ou implementados serviços de que carece. Em tais circunstâncias a paridade das transferências de verbas para os Açores e Madeira é um disparate, para além de ser uma gritante injustiça. Fazer discriminação positiva, aumentando, tanto quanto possível, as verbas para os Açores é até ...uma questão patriótica!! Mas sejamos justos: com todas as dificuldades de permeio, o estado de desenvolvimento das NOVE ILHAS dos Açores de hoje nada tem a ver com os idos de 1974. Mas os Açores continuam emocionantemente lindos, deslumbrantes!!!

2 comentários:

Lacão disse...

Diz quem conhece que os Açores é dos sitios mais belos do mundo. Perdoe-me, mas Mota Amaral não era aquele que desincentivava o Turismo ? Como pode defender psosicionamento tão bacoco e retrogado que se reverte tão directamente no nivel vida das populações? Lamentavel o atraso que a região regista que se pode dever a ele e ao badameco que lá está agora que pelos vistos fez ainda menos.

A. A. Barroso disse...

Não sr Lacão! Mota Amaral presidiu ao Gov.Reg.durante os primeiros 20 anos de autonomia e não desincentivou nada. O Senhor, como já o referiu no seu 1ºcomentário, não conhece a realidade dos Açores. Como não quero usar termos menos cortezes como o seu deselegante "bacoco," apenas gostaria de deixar a minha última impressão:
-O Sr baixou o nível inicial. O que lamento imenso. Agora que vi o seu Blog vou acompanhar a sua produção. Divirta-se porque me parece ser esse um dos seus passatempos predilectos. audações