24 abril 2011

.

Livre circulação na UE deve incluir controlo de fronteiras exteriores - Governo


Paris, 24 abr (Lusa) - O conselheiro especial do Presidente francês Henri Guaino justificou hoje a iniciativa de suspender em casos excecionais os aco...


Livre circulação na UE deve incluir controlo de fronteiras exteriores - Governo
Livre circulação na UE deve incluir controlo de fronteiras exteriores - Governo
Paris, 24 abr (Lusa) - O conselheiro especial do Presidente francês Henri Guaino justificou hoje a iniciativa de suspender em casos excecionais os acordos de livre circulação de Schengen com a necessidade de um maior controlo das fronteiras exteriores da União Europeia.
"O princípio da livre circulação não quer dizer que a Europa renuncie a controlar as suas fronteiras", afirmou Guaino, numa entrevista à cadeia de televisão "iTélé" e à rádio "France Inter".
A livre circulação nos 25 estados que estão no espaço Schengen "aplica-se no interior das fronteiras de forma absoluta", mas implica que cada país tenha que impedir as entradas irregulares do exterior da Europa, afirmou.
O conselheiro esclareceu que a França não vai suspender o tratado de Schengen, mas pretende que sejam revistas as cláusulas que preveem a sua suspensão.
"O que a França pede é que essas cláusulas sejam revistas" para que possa recorrer a elas "em situações excecionais", disse, acrescentando que essa revisão exige "um acordo europeu".
Apesar de admitir que o facto de Itália ter permitido a entrada de mais de 20.000 tunisinos que chegaram a Lampedusa e que lhes tenha dado autorizações que lhes permitem deslocar-se no espaço europeu, o conselheiro afirmou que a questão será discutida na terça-feira entre o Presidente Nicolas Sarkozy e o chefe do Governo italiano, Silvio Berlusconi.
"Vamos discutir serenamente essa questão e no final tudo vai acabar por resolver-se com uma solução que satisfaça os dois países", referiu Guaino.
A tensão nas relações franco-italianas agravou-se no passado dia 17 quando a França encerrou durante umas horas a via ferroviária entre o posto fronteiriço de Ventimiglia e Menton pelo qual deviam passar comboios com centenas de imigrantes tunisinos.
O ministro dos Assuntos Europeus, Laurent Wauquiez, defendeu a possibilidade de Paris poder suspender os acordos de Schengen em casos de crise grave, mas insistiu que a solução para a imigração clandestina é uma maior integração europeia.
"A solução está numa maior integração. Mas, ao mesmo tempo, também nos faz falta uma garantia de segurança em caso de crise grave", afirmou o ministro numa entrevista publicada hoje no "Le Journal du Dimanche".
Wauquiez acrescentou que "A França quer estudar a possibilidade de restabelecer os controlos das fronteiras em caso de grande fluxo (de imigrantes) às portas da União".
VM.
Lusa/Fim

Sem comentários: