22 novembro 2011

PENSÕES MAIS ALTAS TAXADAS ATÉ 50%?

Passos CoelhO
O JOSÉ DO TELHADO
A maioria PSD/CDS vai avançar com uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado que passa por aplicar uma taxa às pensões mais altas, que pode ir até 50% do valor mensal recebido. A ideia esteve a ser negociada até ao limite do tempo para a entrega de propostas de alteração (terminou às 0 horas de hoje) e, segundo apurou o i, foi assunto nas conversas entre Passos Coelho e António José Seguro nas negociações sobre o Orçamento.
O valor da taxa especial ainda não estava decidido à hora do fecho desta edição – altura em que ainda decorria a reunião da maioria parlamentar para alinhar propostas –, mas a ideia de PSD e CDS passa por aplicá-la aos pensionistas com pensões acima de 5 mil euros. A taxa será cobrada de uma só vez, no próximo ano, e pode ir até aos 50% do valor mensal da pensão. Na prática, um reformado que receba mais de 5 mil euros de reforma vai ser chamado a dar um contributo extra, além dos subsídios de férias e de Natal. Segundo a proposta que estava ontem a ser negociada ao fim do dia, um pensionista que receba 5 mil euros poderá ter um corte de, por exemplo, 2500 euros em 2012.
A medida vai ao encontro da necessidade de se introduzir no Orçamento do Estado uma medida que satisfaça o PS, que insiste em devolver uma prestação a funcionários públicos e pensionistas

Sem comentários: