15 novembro 2011

RELATÓRIO ALBANÊS


Estive a ler o relatório que o Grupo de Trabalho para a Comunicação Social entregou ontem ao ministro da Propaganda. Por razões diferentes das invocadas no documento, concordo com a extinção da RTP Notícias e da RTP Memória, e também que a RTP África seja fundida com a RTP Internacional. Não me pronuncio sobre a ERC, que depende da Assembleia da República.

A ideia de colocar a RTP Internacional sob tutela do ministério dos Negócios Estrangeiros não lembrava aos netos de Enver Hoxha. O ministro da Propaganda não sabe quem é Enver Hoxha, mas os assessores explicam-lhe. A ideia não lembrava aos albaneses. Lembrou, porém, aos distintos conselheiros.
Excertos:
«
Um serviço internacional público de comunicação social deve ter como função despertar e consolidar o interesse por Portugal e pelo universo da língua portuguesa no mundo.

Nesse sentido, consideramos que é um instrumento da política externa, devendo depender a definição do contrato-programa e seu financiamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Para se configurar como operador estratégico, para articular os interesses políticos, e económicos, sociais, culturais, nacionais e internacionais, o operador do serviço internacional deve arquitectar uma nova abordagem que contemple a profunda modernização do actual modelo
[...]
introduzindo também algum cosmopolitismo na mentalidade e moldes que governam a programação... »
A parte do cosmopolitismo é deveras interessante

in da literatura

Sem comentários: