12 novembro 2008

MANUEL ALEGRE EM CAMPANHA ANTI-PS


POR QUÉ NO TE CALLAS

Manuel Alegre já deu início à sua luta anti-PS. Diz não poder andar com pessoas que não têm nada a ver com ele, excluindo do lote José Sócrates, que eu não me atrevo a dizer que é para não dar aso a especulações sobre a indigestão da derrota na competição pela liderança do partido. Mas que o senhor não sabe perder e disfarça mal uns certos tiques antidemocráticos quando se vê rodeado da arraia miúda das bases, é assunto corrente. Quando refere pessoas que não têm nada a ver com ele, não será só por razões políticas e ideológicas... Aliás, nesta altura da minha vida de cidadão e pelo que já presenciei, considero esse senhor uma pessoa muito próxima daquilo que entendo ser um indivíuo pouco estimável, pelo menos politicamente falando. Se há quem lhe aprecie a prosápia e a arrogância, (sem qualquer grandeza!) que o desqualifica como humanista e intelectual, pois que lhe faça muito bom proveito.

Creio que as pessoas do PS são, mais coisa menos coisa, as mesmas que sempre terão andado por lá e também as mesmas que já lhe deram votos e infligiram a tal derrota que ainda não digeriu. Por isso não é difícil concluir ser o Manuel Alegre que já não é o mesmo. E tem todo o direito de como tal se comportar e até será muito pertinente que vá pregar para outra freguesia, em vez de aparecer, com o pretensioso estatuto de "consciência crítica" do partido, a derramar verrinosas declarações contra o mesmo, engrossando, com o seu vozeirão, os ataques dos adversários, já em franco processo de campanha eleitoral. Por quem concorre o "nosso poeta"? Será pelos esquisitos do Bloco? Fazia todo o sentido! Ao PS é que Alegre não reconhece esse direito de fazer campanha... Até disse que o PS está transformado numa máquina eleitoral! Ou é mesmo muito mauzinho (como sôa pelos mentideros) ou... já faz senis confusões ! Então os partidos não têm o dever de lutar e fazer o necessário para serem eleitos? Ou só servem para endeusar poetas e pôr simpatizantes do Partido a cumprimentarem com veneração o "nosso Manuel Alegre" e este a comportar-se com a arrogância do um ser supremo, com a imortalidade garantida, não se dignando dispensar um simples olhar que mantem distraído no além... algures no Olimpo. O senhor parece que sempre se julgou muito acima do simples terráqueo que tem de ganhar a vida para alimentar a prole, pagar-lhe as benesses e ainda prestar vassalagem à importância que a si próprio se atribui e alguns se esmeram em exaltar-lhe o desmedido ego.
Mas desde que o Poeta da Praça da Canção, nos Açores, declarou pomposamente que é naquela Região do País que o socialismo está a ser praticado, por Carlos César, fiquei preocupado... e apreensivo pela lucidez do lírico. Não quero dizer que a estapafúrdia declaração se ficou a dever ao facto, como foi noticiado e falado pelos mentideros locais, de ter sido César ou o orçamento a pagar passagens e estadias, notícias não desmentidas. Mas decretar assim o socialismo, sem qualquer suporte na realidade dos factos, deixa-nos pensar que o homem já não sabe o que diz, ou está preparado para, futuramente, estabelecer-se como milagreiro ou vendedor de banha da cobra. Mas eu diria como o outro: por qué non te callas!

09 novembro 2008

Traço Grosso:" Bafio antidemocrático"

A propósito das preocupações sobre o futuro eleitoral do PS expressas por Alfredo Barroso no muito qualificado Traço Grosso: Bafio antidemocrático, sobre a Ministra da Educação e a propósito das concorridas manifestações dos nossos muito queridos e estimáveis PROFESSORES, verdadeiros paladinos das virtudes cívicas de que, naturalmente, serão portadores para bem cumprirem a sua missão de "mestres",que entregaram a organização e promoção das ditas manifestações à eficiente e altamente especializada organização de arruaças e provocações, que dá pelo nome de P.C.P., entidade com largo currículo e recursos humanos muito disponíveis e treinados no desempenho dessas actividades, permita-me que lhe repita aqui algo (parte) do que já leu na sua caixa de comentários, dito por Rui Fonseca:Esteja o Alfredo Barroso descansado que, depois da borrasca, o PS verá aumentada a sua popularidade. Muito à custa da teimosia daqueles que fazem o que entendem dever ser feito. Apareceu agora alguém determinado que só não tem feito mais porque vive rodeada de ameaças. Não conheço a Sra Ministra, nunca a vi sequer pessoalmente, mas admiro-lhe a determinação num país que continua a reger-se pela cumplicidade nas transgressões generalizadas a que chamamos "brandos costumes

Até agora não houve um único Ministro da Educação que fosse capaz de agradar aos professores e alunos. Mesmo sendo mole. M.F.Leite, quando responsável do Ministério, os alunos chegaram ao ponto de baixarem as calças e virarem o cu à Sra. Ministra (A TAL GERAÇÃO RASCA).


Em suma: o sistema de ensino nunca deixou de piorar... É tempo, sem mais delongas, de separar o trigo do joio. Mas esse "JOIO" está a entranhar-se com tal vigôr nos interstícios da sociedade, a fazer ninho e a reproduzir-se de tal forma que vai ser difícil sair desta cepa torta. O PCP é quem sabe da poda, mas não lhe peçam para explicar... como até consegue ter, como clientes, anti-comunistas confessos (conheço bem a área dos prof. e sei do que falo). Mas aí vai uma dica: é a solidariedade imanente dos verdadeiros oportunistas que até com o Satanás fazem pactos na miragem de obterem proveitos. Mesmo com sabor a enxofre engolem tudo! (Na foto acima o gerente da organização de eventos seguido do operacional para os bloqueios do sistema de ensino capitalista. E é com estes abencerragens que os queridos "Mestres" dos nossos filhos se bandeiam.)

Adenda: DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO P.C.P. COM OS OS "MESTRES" DOS NOSSOS FILHOS, AINDA FARIA PARTE UMA SESSÃO DE ARREMESSO DE OVOS À SRA. MINISTRA, ALGURES NO NORTE DO PAÍS, EVENTO QUE REPRESENTARÁ UM EXERCÍCIO PRÁTICO DA EDUCAÇÃO CÍVICA TIPO QUE OS "MESTRES" REIVINDICARIAM E JÁ ESTÃO A TESTAR... QUE GRANDE CANALHA!!!!



06 novembro 2008

A GRANDE VITÓRIA DE BARACK OBAMA

COMO ERA PREVISÍVEL, BARACH OBAMA FOI O GRANDE VENCEDOR DAS ELEIÇÕES DOS E.U.A. DE 2008.
Mas o que não poderá deixar de ser assinalado é o facto de esta vitória significar também a concrectização do grande sonho de
M.Luther King,
EU TENHO UM SONHO QUE UM DIA, NAS VERMELHAS COLINAS DA GEÓRGIA, OS FILHOS DOS DESCENDENTES DE ANTIGOS ESCRAVOS E OS FILHOS DE DESCENDENTES DOS ANTIGOS DONOS DE ESCRAVOS, POSSAM SENTAR-SE, JUNTOS, À MESA DA FRATERNIDADE."
SE A SITUAÇÃO EM QUE OS E.U.A. (E O RESTO DO MUNDO) SE ENCONTRAM É, EM GRANDE MEDIDA, O ÓBVIO RESULTADO DAS NEFASTAS POLÍTICAS DITADAS PELOS INDIGENTES CRÂNEOS QUE TERÃO ORIENTADO A ESTRATÉGIA DO PARTIDO REPUBLICANO, MAIS NA DEFESA DE GRANDES E INCONFESSÁVEIS INTERESSES, DESIGNADAMENTE NEGÓCIOS DE PETRÓLEO E OUTROS, COM REALCE PARA A NEFANDA, CRIMINOSA E SUMAMENTE IRRESPONSÁVEL GUERRA DO IRAQUE QUE, ALGO TEVE A VER COM TAIS NEGÓCIOS, CERTAMENTE MAIS DO QUE COM QUALQUER EVENTUAL DEFESA DE INTERESSES LEGÍTIMOS... E PARA PIORAR AS COISAS AINDA ACONTECE A INACREDITÁVEL REELEIÇÃO DE GEORGE BUSH PARA FAZER UM SEGUNDO MANDATO. DIRIAMOS QUE OS DEMOCRATAS ESTARIAM SEMPRE CONDENADOS A QUE O PODER LHES CAÍSSE SUAVEMENTE NOS BRAÇOS, DESDE QUE APRESENTASSEM BONS CANDIDATOS, COM CREDIBILIDADE... E ISSO ACONTECEU COM AS CANDIDATURAS DE BARACK OBAMA E, PARTICULARMENTE, A DE HILLARY CLINTON QUE, EM MINHA OPINIÃO TERIA, À PARTIDA, MELHORES CONDIÇÕES, NA CONJUNTURA ACTUAL, PARA UNIR OS AMERICANOS E LEVAR A CABO AS SUAS INTERESSANTES PROPOSTAS NO CAMPO SOCIAL E ECONÓMICO, DA POLÍTICA INTERNA E NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS POLÍTICAS EXTERNAS E NA "RECONSTRUÇÃO" DA IMAGEM DOS E.U.A. NO MUNDO, TÃO MALTRATADA QUE FOI PELA ADMINISTRAÇÃO BUSH E A SUA NEO-CONSERVADORA EQUIPA DE ASSALTO. VAMOS TODOS FAZER VOTOS PARA QUE OBAMA BARACK E O SEU GABINETE, SEM NEOCONS, CONSIGAM REPARAR TANTOS ESTRAGOS.

A ELEIÇÃO DO FENÓMENO OBAMA DEVE-SE SOBRETUDO À CAPACIDADE DE SABER VENCER RESISTÊNCIAS E PRURIDOS RACIAIS SECULARES E DE SE APRESENTAR COMO UM POLÍTICO BEM PREPARADO E COM CARISMA.. TAMBÉM É A FORÇA DO SISTEMA DEMOCRÁTICO AMERICANO, QUE ASSENTA EM DOIS PARTIDOS DE PODER E CUJAS ACTIVIDADES POLÍTICAS NÃO SÃO BLOQUEADAS PELA POLVORIZAÇÃO DE PEQUENAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS CUJA FUNÇÃO É INQUIETAR E, TANTO QUANTO LHES PERMITAM, TUDO FAZEREM PARA QUE AS COISAS PIOREM. (Portugal é um excelente laboratório dessas irresponsáveis organizações de pura agitação política)
MAS O QUE DE PIOR PODERÁ ACONTECER A OBAMA É SURGIREM MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO OSTENSIVA E PROVOCATÓRIA, DE BASE RACIAL, QUE DE ALGUM MODO QUEIRAM APROVEITAR A SUA ELEIÇÃO PARA SE PROJECTAREM E IMPOREM SOCIALMENTE. A ELEIÇÃO DE OBAMA RESULTA JÁ DE UMA LONGA CAMINHADA NESSA DIRECÇÃO. QUE SE IMPONHA O BOM SENSO. E NESTE ASPECTO ESTOU A LEMBRAR-ME DE UMA MANIFESTAÇÃO DE AFRICANOS ANUNCIADA PARA LISBOA A FIM DE FESTEJAREM A VITÓRIA DE UM DOS SEUS. ERRO CRASSO! A VITÓRIA É DE PRETOS E BRANCOS E A HORA É DE AGREGAR RESPEITANDO AS DIFERENÇAS.
















04 novembro 2008

QUE DESPERDÍCIO







ESTA MULHER, A PARTICIPAR NUM "CONCOURS DE BEAUTÉ POUR TRANSEXUELS E TRAVESTIS" EM MANILA, FILIPINAS - SERÁ MESMO ORIGINÁRIA DE LESBOS... OU COISA QUE O VALHA? NÃO PODE SER!



QUE DESPERDÍCIO... MEU DEUS!
ESTES CAPRICHOS DA NATUREZA!!!...
SÃO MESMO CASTIGOS P'LOS NOSSOS PECADOS
Eu, grande pecador me confesso











02 novembro 2008

EU VOTO OBAMA

CABERÁ A ESTE BOM HOMEM A MISSÃO BEM DIFÍCIL DE RESGATAR O BOM NOME DA AMÉRICA ASSIM COMO RESTITUIR AO MUNDO A PAZ E FAZER ESQUECER AS SAFADICES, TRAMAS E TODAS AS MALDADES LEVADAS A CABO PELO SR.GEORGE BUSH E SUA CAMARILHA, DURANTE OS DOIS LONGOS E PENOSOS MANDATOS? QUE OPORTUNIDADE HISTÓRICA SE APRESENTA A ESTE CIDADÃO AMERICANO, NÃO SÓ POR A SUA ACÇÃO PODER REDIMIR O SEU PAÍS MAS TAMBÉM POR O SEU SUCESSO LIBERTAR DE VÊZ O POVO NEGRO DOS GRILHÕES MENTAIS QUE AINDA PERSISTEM. NA AMÉRICA E FORA DELA?!....
A GRANDE AMÉRICA, QUE ESTARÁ A DESPIR-SE DOS NEFANDOS PRECONCEITOS RACIAIS, ASSIM COMO O RESTO DO MUNDO, TÊM OS OLHOS POSTOS NESTE CANDIDATO AINDA JOVEM QUASE COMO QUEM VÊ NELE O "MESSIAS" ANUNCIADO! SE O RESTO DO MUNDO VOTASSE, A VITÓRIA DE OBAMA JÁ ESTARIA GARANTIDA.

01 novembro 2008

"O JUMENTO" E OS MORTOS-VIVOS DA POLÍTICA PORTUGUESA






"A não ser o PS e o BE todos os nossos partidos estão entregues a políticos que há muito que não são deste tempo... Mesmo no PS a oposição interna escolheu como alternativa alguém que insiste em pensar que o mundo de hoje se pode governar com chavões do início do século vinte..."

Sendo hoje celebrado o Dia dos Fiéis Defuntos O Jumento, com a sua habitual perspicácia, oferece-nos uma excelente e bem humorada análise a partir do significado da data, utilizando, a propósito, a celebração dos finados para caracterizar simbolicamente comportamentos dos mortos-vivos que enxameiam a vida política portuguesa e que teimam em não ceder o lugar às novas gerações. Leitura que recomendamos.

30 outubro 2008

A MONTANHA MÁGICA

QUASE DIRIA
QUE É O NOSSO PICO
ENFEITADO COM AQUELE
MAGNÍFICO CHAPÉU
MAS NÃO É!

29 outubro 2008

O ESTATUTO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES E OS DILEMAS DE CAVACO SILVA

A firme posição de S.Exª o Senhor Presidente da República no caso das alterações ao Estatuto da Região Autónoma dos Açores parecer-nos-á por vezes contraditória, sobretudo quando se invocam eventuais perdazinhas de poderes simbólicos ou coisas que tais. Mas se calhar está mesmo aí o fulcral da questão e andará bem avisada a equipa da Presidência da República sobre o que se passará neste seguro e paulatino processo de diminuir a intervenção do poder central na Região, onde as pequenas vaidades dos governantes e a influência de certas elites locais para as exacerbar, terão nisto marca indelével e poderão já ter sido e continuarem a ser determinantes no rumo que as coisas vão tomando.
Poder-se-ia tratar também de uma honesta tentativa de conciliar sensibilidades diversas existentes na pequena e muito dispersa sociedade açoriana acerca do seu regime autonómico. Mas havendo latentes sentimentos separatistas (talvez residuais, mas instalados em estratos culturalmente relevantes e socialmente muito influentes) em que medida não poderá ter resultado, dessa eventual e benévola intenção, o propósito de se aproveitar o ensejo para promover a polémica proposta de alteração dos Estatutos da RAA? Com efeito e ligando as coisas, é pacífico determinar quem esteve também na base das acções e diligências que retiraram ao representante da República na R.A. toda a importância do cargo, agora já sem funções relevantes e confinado á residência oficial na cordata Ilha Terceira, depois de, nos primórdios do estabelecimento das funções, ter sido "corrido" de Ponta Delgada quase como persona non grata. Presentemente mais parece um embaixador ou encarregado de negócios... com polícias de plantão à porta, lá para as bandas da Silveira de Angra do Heroísmo, onde pode dormir descansado e gozar aquele clima ameno.
Tudo conjugado parece estar-se em presença de uma escalada metódica e pacientemente estruturada, rumo a qualquer coisa que a esmagadora maioria dos açorianos não aprova. Não serão estas e outras situações afins que levam Cavaco Silva a... mastigar "massa sovada" (nos Açores não se usa bolo-rei) e não responder a perguntas sobre o tema? O Presidente tem como seu conselheiro quem conhece muito bem estas andanças...

27 outubro 2008

VIVA A CRISE, ARRIBA CUBA!



"CUBA CONSTITUI UMA REFERÊNCIA INCONTORNÁVEL PARA TODOS OS QUE PERSISTEM EM LUTAR CONTRA ESTE SISTEMA CAPITALISTA EXPLORADOR E OPRESSOR E POR UMA SOCEDADE JUSTA, LIVRE, FRATERNA, SOLIDÁRIA, PACÍFICA, SOCIALISTA, COMUNISTA", uff... não fazem isso por menos senhores camaradas do prolixo AVANTE, orgão oficial do PCP, amigo de todas as ditaduras que usam as suas ferramentas, desde a venturosa Cuba à florescente Coreia do Norte?
Em tempos de crise do capitalismo, compreende-se que os inimigos do regime de mercado e das suas liberdades exultem e façam apelos aos seus oráculos para que façam a desgraça e a miséria descer sobre o planeta e a revolução aconteça, tal como os seus doutrinadores deixaram inscrito nos respectivos "evangelhos". Já alguém disse que Marx estará a rir a bandeiras despregadas com a situação, mas quer um quer outros não vale a pena exultarem tanto porque as desgraças anunciadas podem padecer de muito exagero e a ressaca resultante revelar-se mais penosa. E o panegírico à ditadura cubana também não é lá muito adequado nestas circunstância, pois só exemplifica melhor e põe em destaque o modelo despótico e de miséria que o PCP luta para implantar. Como se alguém avisado tivesse dúvidas... sobre os gatos por lebre que trazem no alforge.

24 outubro 2008

AÇORES-TERRAS DE MIL ENCANTOS

A ILHA DO PICO EM TODO O SEU ESPLENDOR
E O INESPERADO GOLFINHO A RECREAR-SE NAS TÉPIDAS ÁGUAS
DO MAR DOS AÇORES

AMANHECER EM ANGRA DO HEROÍSMO

COM O ILHÉU DAS CABRAS NO HORIZONTE

23 outubro 2008

FUNÇÃO PÚBLICA - LICENCIADOS INAMOVÍVEIS

Quem já teve alguma experiência na área da Função Pública duvida da sanidade da decisão do Governo de dificultar o regime de mobilidade aos licenciados, partindo do princípio que a incompetência começa e acaba nos funcionários sem licenciaturas. Erro crasso! Há competentes e o inverso, em todas as categorias, mas parece que os senhores "doutores" continuam a ser avaliados pelo parolo título em si e não pela competência e qualidade dos seus serviços. À primeira vista é o que parece. Essa doutorolândia custa grossos cabedais à Fazenda e sabe-se que é nas classes intermédias da F.P. que reside o grande suporte da máquina do Estado, muitas vezes com medíocres chefias. Será nas boas chefias que o senhor ministro das finanças estará a pensar quando generalizou a coisa a todos os licenciados? Será também, porventura, a única razão plausível, mas muito cara senhor Ministro.Avalie-se porque os senhores doutores não produtivos e que vivem dos salamaleques que a plebe lhes faz, devem ter o destino de qualquer outro funcionário. Do título de burro ninguém se deve livrar, sobretudo se for licenciado e o merecer.


21 outubro 2008






11 outubro 2008

JÁ É SÓ BARRIGA

Pacheco Pereira, além de já ter garantido o seu nome na história de Portugal pela grande façanha em que se transformou a sua heróica luta contra a invasão do território pelos MAGALHÃES da Microsolft, também o seu ilustre nome já dispõe de uma entrada na ENCICLOPÉDIA distribuida pelo jornal PÚBLICO, ocupando vinte e cinco linhas de uma coluna com várias referências ao seu currículo, designadamente o seu truncado percurso político, onde apenas é específico na adesão ao PSD em 1988, já com a bonita idade de 40 anos, sendo quase omisso no referente aos seus antecedentes políticos para um mergulho abrupto no PPD/PSD. Apenas se refere: -Muito próximo, no passado, de uma esquerda que rompera com o Partido Comunista, em 1988 filiou-se no PSD, no seio do qual desempenhou este e aquele cargo etc.e tal. Há ali uma lacuna da maior parte da sua vida política que P.P não deveria ter consentido que passasse, escondendo, se assim se pode dizer, com aquela lacónica e ambígua frase, muitos anos de actividade em organizações da extrema-esquerda. E porque muita gente tem memória e não se esquece de ter ouvido, alto e em bom som, o já bem maduro P.P., marxista-leninista, (PCPml) a proclamar e defender projectos políticos como o da progressiva Albânia, por muito boa vontade que tenha nunca deixará de ver ali um extremista. Até porque ele é mesmo um extremista por formação e, se não estou em erro, também por natureza, usando a tolerância de forma muito parcimoniosa e, normalmente, a favor dos intolerantes, como será o caso do apoio que tem dado aos arruaceiros da extrema-direita que, entre outras façanhas, invadem cemitérios e defecam sobre campas de judeus, espalham símbolos nazis, etc. Será por solidariedade que chega a acusar os tribunais que condenam os actos desses energúmenos, de coartarem (ele gosta muito deste "coartar"... aliás, passa a vida a tentar coartar algo...) as liberdades e de se estarem a meter em questões de natureza política?
No caso da medida governamental de facilitar a aquisição, ou mesmo a distribuição gratuita, de computadores de baixo custo, com vista à introdução das aprendizagens das novas tecnologias já a partir das classes mais juvenis, a luta do homem é de um extremismo desconchavado; de alguém que já não possui uma réstia de honestidade intelectual. Já é só barriga.
Pode e devem ser discutidos os métodos, processos, modelo, tudo que diga respeito à implementação dos sistemas dessas aprendizagens; mas o que o sr Pacheco Pereira critica desabridamente é a propaganda que o governo faz da sua medida! Pretenderia o cavalheiro que o governo realizasse as operações pela calada da noite, sem deixar rasto, em noites de breu, tempestuosas, com lobos a uivar e com toda a gente recolhida para que desse modo não vissem o Sócrates a passar com os "Magalhães" de braçado e sem testemunho jornalístico? O sr PP não pretenderá retirar, aos Governos Democráticos, o dever e o direito de divulgarem, como muito bem entenderem, as medidas da sua governação?! Não! O que ele tem é aquilo a que vulgarmente se chama "dor de cotovelo" uma vez que essa útil e acertada medida vai dificultando a sua falhada assessoria a Manuela F.Leite. A atrapalhação é de tal ordem que já nem atina coisa com coisa e está a conduzir a Senhora para o atoleiro em que ele próprio se meteu e do qual não consegue sair.
O azedume com que actua apaga-lhe a ténue capinha democrática que adquiriu durante o tirocínio a que se sujeitou para a participação política em regime de partidos democráticos diversos, surgindo, espontâneamente, toda a auto suficiência adiposa, aquele pretenciosismo do ente iluminado, a pesporrência e intolerância dos extremistas que, de forma indelével,trazem agarrado à pele e metidos no cocuruto todos "ismos" de que foram qualificados apóstolos. Mas o PSD, nas suas incongruências, bem merece um exemplar destes.






10 outubro 2008

PPD/PSD VENCE BASTARDOS?

SANTANA LOPES viu aprovada a sua pretensão de se candidatar á Câmara Municipal de Lisboa, impondo-se a opinião de Manuela Ferreira Leite contra eventuais resistências de Pacheco Pereira.
Não andaremos longe da realidade se dissermos que Pacheco Pereira estará a ser ultrapassado junto da líder do PSD, porventura já avisada de que o dito senhor é dado a obsessões pouco razoáveis, como a muito falada fobia ao Pedro Santana Lopes, por quem se diz nutrir um desprezo doentio, para não falar de outras como aquela psicótica campanha contra um computador chamado Magalhães que põe o homem a espumar de raiva, completamente descontrolado e fora dos carretos. Dá toda a ideia de uma pessoa incapaz de disfarçar as frustrações e de não controlar as suas emoções. (Este caso do computador até tem sido de um préstimo ao PS que o homem, por mera cegueira nem consegue avaliar. Mas passando P.P por mentor político de M.F.L. todas as acções da líder encenadas na oposição ao governo e quaisquer outros actos de afirmação da liderança têm resultado em grandes e pequenos fracassos, não se sentindo marcas do PSD no que quer que seja, deixando apenas uma espécie de vazio, inoperância, não presença e fuga.
De Pacheco Pereira, para além de exibir publicamente a sua indisfarçável vaidade, vai espalhando, de forma subliminar, nos locais onde tem poiso para falar ou escrever, a ideia de que é ele próprio o amparo da Senhora, quem lhe tece o discurso e corrige a palavra, ao fim e ao cabo desvalorizando-a.
O gesto de M.F.L. em relação a Santana Lopes terá mesmo algo a ver com um afastamento das influências da P.Pereira? Pode não ser uma boa notícia para o PS.
(A foto de Pacheco Pereira "de cabeça para baixo", foi abusivamente pescada no O JUMENTO. É uma ideia que replica a imagem das setas do PSD viradas ao contrário, usada por P.Pereira enquanto S.Lopes pontificou no partido)

09 outubro 2008

A "MÁ MOEDA" ATACA COM O P.S.D. EM CRISE

Maria Ferreira Leite, sem conseguir dar destino, acalmar ou disciplinar a variedade de grupos e "grandes" personalidades que periodicamente se dão ao incómodo de se organizarem e reflectirem, de forma mais ou menos ruidosa, com vista ao assalto ao poder, tem agora entre mãos um caso bicudo: a disponibilidade do duplamente falhado Santana Lopes para voltar a candidatar-se à presidência da Câmara Municipal de Lisboa. E com o título de Ex- P.Ministro posto a render, desse modo se colocando mais acima na hierarquia das preferências, pese embora as trapalhadas que marcaram a sua passagem por qualquer um daqueles cargos, às tantas Ferreira Leite não terá margem de manobra para recusar Santana. Até porque poderá apostar numa derrota bastante provável para o neutralizar por algum tempo. Mas... PSL é o ícone PPD/PSD!
Um pouco só, com o seu Guru P.P. mais uma vez na vida com grandes perplexidades ideológicas, por certo mais interessado em seguir o rumo dos neocons para se "ajustar" e se calhar também com receio de afrontar os aguerridos apoiantes de Santana Lopes, parece ter desaparecido de circulação e pouco fará para combater a má moeda... E nem o tio Aníbal intervirá se isso não prejudicar a sua carreira de Presidente da República, com um segundo mandato em mira, como parece evidente estar a tratar com extremo cuidado. Ao contrário do que se poderia pensar, o PSD hoje, para Cavaco Silva, é meramente instrumental e começa, na sua fragilidade, a não ter regaço onde se acolher.
A este propósito e porque mais alguém seria capaz de caracterizar melhor esses reboliços e o estado comatoso do PSD, do que Nuno Brederode Santos, passo a transcrever um excerto do seu artigo publicado no Diário de Notícias de 05Out08, sob o título A VOZEARIA:
"O PSD está em reflexão. É mesmo a única entidade reflexiva que refltecte melhor no alarido litigante e na confusão dispersiva do que no sossego da pedra de Rodim. O seu método não é o do diálogo prévio, num esforço centrípeto para atenuar as divergências, mas sim o de as sugeitar ao efeito centrífugo da gritaria desordenada de todos os que são (e até de todos os que se julgam) caciques de qualquer coisa, pequena que seja. Há muitos modos de assegurar a base agregadora de qualquer associação, mas o PSD não descobre nenhuma. Após a partida de Durão Barroso, experimentou Santana Lopes, Marques Mendes e Meneses. Muitos pensaram - eu também - que só o baronato mais urbano, empresarial e Cavaquista poderia já restabelecer a indispensável coesão. Cruel engano. Na hora da verdade, um deserto de disponibilidades e capacidades obrigou a recorrer a um líder relutante por temperamento, dispersiva nos interesses, omissiva na estratégia e ferida no currículo. A qual, como aqueles seus antecessores, entre tropeçar nos seus próprios erros e andar a fugir às ciladas dos seus rivais internos, não consegue correr os cem metros em linha recta nos quais o eleitorado vislumbra um caminho e entrevê um objectivo. O recente - e, aliás, sereno - episódio da ida a Belém para ouvir o Presidente sobre o Kosovo ilustra muito mais o que Cavaco pode fazer com o PSD do que o respectivo vice-versa. Até o eventual propósito de alardear sentido de Estado morreu na frase de Ferreira Leite à saída: "O Governo fez bem em ter um momento de grande pausa". A intenção era pia, mas o átrio do Palácio Presidencial não é a melhor sede para enigmas semânticos, lógicos e matemáticos. Há vidas falhadas, há Estados falhados. Saberemos nós reconhecer, em tempo útil, um partido falhado?"

05 outubro 2008

PRESIDENTE ATACA FORTEMENTE O GOVERNO NO SEU DISCURSO DAS COMEMORAÇÕES DA REPÚBLICA


Manuela Ferreira Leite assiste à cerimónia das comemorações da implantação da República em Portugal, tendo já o Senhor Presidente abandonado o seu lugar na tribuna para proferir o seu discurso e dirigir, no seu estilo mastigado, um forte ataque à acção do governo de José Sócrates.
A líder do PSD, candidata ao lugar do dito Sócrates, assistiu sem dúvida deleitada, embora, certamente, com alguma frustração por Pacheco Pereira nunca lhe ter produzido um coisa desta categoria (coitado, também não tem as acessorias do Palácio dos Pastéis). Mas sem dúvida que o seu guru conseguiria disponibilizar-lhe um discurso talzez até mais verrinoso, mas jamais poderia proporcionar-lhe aquele ambiente solene, com muita fleuma institucional, ouvida em sentido pelas garbosas tropas em parada e com aquele disponível respeito da plebe republicana emocionada com o som estridente dos clarins e o rufar vigoroso dos tambores guerreiros... Todos, mesmo a assistir de sofá sentimos aquele frémito de emoção, algo irracional, quando ouvimos a voz dos nossos igrégios antepassados tão nobre e escrupolosamente assumida pelos nossos insignes representantes, democráticamente eleitos.
E o senhor José Sócrates, de sorriso amarelo estampado no rosto, até declarou de imediato que o discurso do senhor Presidente da República estava em consonância perfeita com o governo (vejam o preciosismo " per-fei-ta"...). Este mentiroso! Com que então, portugueses... não baixem os braços, embora os vossos impostos não estejam a ser bem utilizados; a pobreza, a exclusão social e as desigualdades a aumentarem; os idosos cada vez pior; as divergências com os parceiros cada vez maiores etc etc, se há consonância com isto que consequências tirar por V.Exª. senhor Primeiro Ministro? Assobiar para o ar? Penso que a moral (ou a ética) republicana (já que estamos a comemorar a república) obrigaria a fazer uma de duas coisas: ou contestar vigorosamente as declarações, habilidosas ou não, do Presidente da República e declará-lo opositor ao governo, aguardando as consequências; ou então, como declarou estar de acordo com elas, entregar a pasta e pedir eleições antecipadas. Para quem é considerado uma "fera," parece estar a revelar-se um simples gatinho manso a ronronar aos pés do tio Aníbal. Enobrece-lo-ia e veríamos se conseguiam levar facilmente a senhora ao colo para a cadeira de onde o outro caiu... Isto de transformar discursos institucionais numa espécie de jogos florais resulta apenas no desprestígio das instituições da República e no abandalhamento do jogo democrático. Penso eu.




































04 outubro 2008

MANUELA F.LEITE FOI AOS AÇORES ESPALHAR FANTASMAS?

M.F.L .espalhando fantasmas»»»»»»»»»»»»»»»»» o stock


"O PS para se manter no poder o meio que utiliza é coartar a liberdade das pessoas", disse Manuela Ferreira Leite nos Açores onde se deslocou em missão de auxílio ao simpático Costa Neves na campanha para as Regionais de Outubro, mas com declarações destas não deve ter ajudado grande coisa. Com efeito os eleitores dos Açores já demonstraram serem esclarecidos e não é fácil venderem-lhes gato por lebre . É realmente um "mercado" difícil de abordar e condicionar com tretas. E depois as circunstâncias da vivência local onde, em cada uma das comunidades/Ilha, quase toda a gente se conhece, as questões são muito escrutinadas e quem está no poder, paredes meias com o eleitor, só deve estar atento e actuar em conformidade. Quer dizer que ali, nesse aspecto, a demagogia tem perna curta.
Quanto a essa proximidade exercer influência no voto é evidente que sim, mas mais por auto-condicionamento, visto que um número apreciável de eleitores depende, directa ou indirectamente, do orçamento. Um facto evidente é a forma aberta como a acção partidária se exerce sem quaisquer constrangimentos e os partidos que têm alternado no poder, PS e PSD vão mantendo fieis os seus bastiões tradicionais, independentemente de quem governe. Até porque o vira-casacas, normalmente não é social e politicamente muito bem aceite.
Não esquecer que o PSD governou a Região mais de vinte anos consecutivos e só perdeu o poder por exaustão; por falta de liderança de quem substituiu Mota Amaral depois de este ter posto fim à sua participação no governo.
Manuela Ferreira Leite que foi aos Açores espalhar fantasmas dizer coisas que ela sabe não serem verdadeiras! Mas demasiado graves para que o senhor Presidente da República fique calado e não venha a público esclarecer os portugueses, agora também com muito boas razões para criar expectativas... A não ser que concorde que a sua amiga use esse argumentário sem nada que lhe dê suporte, o que seria muito mais grave. Mas partamos do princípio que, se algo houvesse, o sr Presidente da República já teria tomado medidas duras (causas do Regime Democrático) e fiquemos pela hipótese mais provável de isso não passar de uma pacheco-pereirada vinda desse guru que está a conduzir a candidata de um partido respeitável para a perda da credibilidade política que amealhou ao longo da sua carreira. Ou não será assim?

03 outubro 2008

CAMPOS E CUNHA E AS OBRAS PÚBLICAS DE MANUELA FERREIRA LEITE

Se não acontecer, não será por falta de sinais nesse sentido, pois as intervenções do dr Campos e Cunha, empoleirado na SEDES, local de onde agora costuma cucar, voltou à carga com a ideia peregrina de acabar com todas as obras públicas. Aliás decalcando declarações de M.F.Leite, deixando-nos a razoável suspeita de que o algo misterioso senhor já estará a fazer equipa com Pacheco Pereira na acessoria à lider do PSD, zelando, em conjunto, pelos melhores efeitos da comunicação das muitas e grandes ideias geradas pela candidata a primeira ministra de Portugal. Apenas nos parece o Dr Cunha pouco criativo, pois limita-se a fazer eco do que M.F.L. já antes anunciara, enquanto Pacheco Pereira torna bem evidente ser ele quem determina até o que a Senhora deve dizer, chegando mesmo a corrigi-la posteriormente se não declamou bem o texto.
Poderá tal significar que Campos e Cunha se limitará, em última análise, a ser já um frouxo eco do ribombante P.Pereira? Este ficará consolado se tiver um ex-ministro do PS a apanhar as canas do seu foguetório. E não é para menos...
Tudo, ao fim e ao cabo, para não restar um cantinho, num improvável governo de MFL, para o caro e diligente senhor Doutor... porque, se lugares houver, já há "uma multidão"da casa, porventura muito qualificada, disponível para os ocupar.
Mas ainda lhe restará a SEDES para ir enviando umas bicadas para atazanar o juizo ao Sócrates, enquanto vai gozando a merecida reforma do Banco de Portugal que as línguas viperinas dizem, aí por esses blogs, que foi conquistada ao fim de 6 (seis) anos de serviço. Mas nessa é que eu não acredito e aqui o deixo expresso.

02 outubro 2008

O ESTILO PISTOLEIRO DO SENHOR BUSH


ESTE HOMEM DA IMAGEM É
O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
E PASSA REVISTA ÀS TROPAS
ALGURES NO GRANDE ATOLEIRO DO IRAQUE
REPARE-SE COMO ELE CAMINHA EM PURO ESTILO COWBOY PRONTO A SACAR DAS PISTOLAS
É A IMAGEM QUE DEIXA DA GRANDE AMÉRICA
EM DOIS MANDATOS DE MUITA COWBOYADA
TRANSFORMANDO O SEU PAÍS E O RESTO DO MUNDO
EM VERDADEIROS CAMPOS DE DUELO
FAÇAMOS VOTOS
PARA QUE
NÃO SE REPITA
ESTE GRANDE PESADELO BUSH & Cª.