21 fevereiro 2009

A BELA JOANA




Esta história do Magalhães no Carnaval de Torres Vedras revela o clima de controlo que o governo socialista conseguiu instalar no país. O computador tornou-se numa marca deste executivo, usado e explorado até à náusea. Mas a repressão também, como referi na quarta-feira, a propósito dos presidentes dos Conselhos Executivos das Escolas terem sido chamados a revelar a sua posição relativamente aos docentes que não entregaram os objectivo individuais, numa manobra intimidatória inaceitável, tal como foi chamar a polícia aos sindicatos, entre outros episódios de má-memória. Assim, o lápis azul sobre o Magalhães em Torres não podia ser mais simbólico destes quatro anos de Sócrates que se assinalam hoje. Propaganda e censura.A pressa com que o MP agiu e as consequências deste acto para o futuro,como já assinalou Medeiros Ferreira, são também de destacar. E não deixa de ser extraordinário que este governo, que foi o primeiro a fazer do Magalhães um Carnaval, nomeadamente propondo aos professores que, em acções de formação, cantassem loas ao computador, adaptando músicas como a do "Malhão, Malhão", não seja agora o primeiro demarcar-se publicamente desta atitude."

O texto acima é uma postagem de JOANA AMARAL DIAS publicada no "Bicho Carpinteiro" do Professor Doutor Medeiros Ferreira. Note-se a descabelada leveza das acusações, a latente irresponsabilidade, bem como a desonestidade intelectual aqui demonstradas pela bela Joana, talvez reveladoras das razões da atitude de Louçã relativamente à exclusão da senhora do órgão máximo do seu partido...Bem me enganou! Provavelmente será um desesperado excesso de zelo para reganhar as graças do líder do B.E. que, provavelmente, nem apreciará estas estouvadas intemperanças.




ELISA FERREIRA - A FORTE CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DO PORTO

ELISA, a invencível, à INVICTA!-DA ANA GOMES

Uma boa notícia para a cidade do Porto a candidatura de Elisa Ferreira à presidência da respectiva Câmara Municipal. Não só pela sua valia técnica, política e intelectual, mas por, desta forma, os portuenses terem a oportunidade de fazer escolhas sem riscos, caso o actual presidente Rui Rio renove a sua candidatura. O PSD talvez não tenha outra alternativa para opor à alta fasquia a que o PS colocou a disputa deste importante cargo. Não parece fácil arranjar alternativa a este peso-pesado do PS.
Mas o passado demonstra que no Porto, ao contrário de Lisboa, não tem andado à mercê de arrivistas nem de políticos menores e têm sempre gente à altura das circunstancias. Parabens ao Porto e, já agora, ao P.S. pela excelente escolha.
NOTA: -A foto exibida é do J.N., a qual também consta do ABRUTO do P.Pereira a documentar as suas análises do "situacionismo". É evidente o mal estar que estas coisas provocam ao desditado homem que tem a responsabilidade de promover MFL, com o exito que se conhece.

20 fevereiro 2009

UMA OPINIÃO DE PROENÇA DE CARVALHO


Francisco Proença de Carvalho no blog 31 da Armada: “Ao contrário de muitos, penso que mais perigoso do que o poder político interferir no poder judicial, são os órgãos judiciais fazerem política. A razão é simples: os políticos nós elegemos, censuramos nas urnas, podemos criticar abertamente. Um político corrupto, desonesto ou incompetente, mais tarde ou mais cedo, acaba, pelo menos, julgado pelo povo. Relativamente aos agentes judiciais nada disso acontece… Em Portugal, sob o pretexto da total independência, temos um sistema judicial profundamente anti-democrático. Somos obrigados a partir do princípio que todos os políticos são uns malandros e, em contraposição, todos os senhores procuradores e juízes são uns santos. Mas se não forem? Quem os julga? Quem os fiscaliza? (...) (...) Numa verdadeira Democracia, é inaceitável que exista um poder tão importante como o judicial, que esteja totalmente à margem da fiscalização popular”

SIMPLES, CONCISO E CONCLUDENTE

Posso perceber que pessoas tão diversas como o Nuno Miguel Guedes, o Paulo Pinto de Mascarenhas, a Ana Sá Lopes ou o Rodrigo Moita de Deus achem que o Bloco de Esquerda “é importante” porque se está a tornar “um partido como os outros” – e isso significa, como bem escreve Medeiros-Ferreira, “entre um partido de campanhas (...) e uma força para-governamental”.
Mas daí ao voto, ao peso eleitoral, vai um certa distância – espero e acredito.
Assim sendo, confesso (e convém notar que esta confissão vem de uma pessoa que já terá sido de esquerda, no sentido mais ortodoxo da palavra...): tendo José Sócrates desiludido a minha expectativa neste mandato, não me passa pela cabeça votar “alternativamente” no Bloco de Esquerda. O drama daqueles que acreditaram numa certa ideia moderada do PS de Sócrates está exactamente aí: não se revêem à esquerda nos aventureirismos de Alegre, nas ambições arrivistas do Bloco, ou na “aldeia gaulesa” onde resiste o PCP; nem, por outro lado, encontram alternativa séria e credível neste PSD, nos novos Movimentos pretensamente humanistas e pueris, ou no discurso zig-zag do CDS.
A esquerda que o Bloco pode herdar (ou capitalizar, numa linguagem mais modernaça...) é aquela que ainda não percebeu que está num beco sem saída. A outra, a que porventura sinto pertencer, anda à procura daquilo que perdeu:
a confiança (
Pedro Rolo Duarte)

19 fevereiro 2009

O MURO DAS LAMENTAÇÕES

...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO Muro das lamentações de PACHECO
Entre ontem e hoje, o Ministro Santos Silva, cujo papel no governo é o do ataque e da resposta agressiva à oposição, deu duas longas entrevistas, à RTP e à TSF. Pelo menos, que eu saiba. Nem a TSF no Forum, nem a RTP deu nem dará à oposição qualquer coisa que se assemelhe ao mesmo tempo que o governo tem para conduzir uma pura actividade política em ano eleitoral. Uns minutos dispersos e contraditórios são uma fraca alternativa frente a longas entrevistas que o governo tem quando quer e quando precisa. Tem-nas no tempo certo, quase sempre com a última palavra e com uma desproporção de meios total. E tem-nas com a colaboração de muitos órgãos da comunicação social, que são subservientes ao poder. Se somarmos a isto, as sucessivas declarações políticas diárias do Primeiro-ministro que se desloca onde for preciso para ter um cenário para fazer declarações contra a oposição, em particular na televisão, que equilíbrio pode ter a vida política com esta hegemonia do "melhor" espaço público para o governo e o PS?

MANOBRAS "ENTRISTAS" DO BLOCO DE ESQUERDA

SIMBOLOS DE PARTIDOS PARTIIPANTES DO REGIME PÓS 25 DE ABRIL-74
Não estou de acordo com o Pedro Rolo Duarte no parêntesis em que afirma que franjas do MES terão estado na origem do Bloco de Esquerda. As relações históricas entre o MES, a UDP e a LCI, em conjunto ou separado, revelam uma profunda incapacidade de gerar consensos duradoiros em prol da criação de uma frente política. Na verdade só ocorreram encontros de ocasião. Vou escrever um dia destes, com mais detença, acerca deste assunto.
Por isso não posso deixar de sorrir quando o Bloco de Esquerda, hoje, se reclama da Esquerda Socialista. Quanto muito foi o MES, por puro mimetismo, na época remota dos “amanhãs que cantam”, que se deslocou para o campo da esquerda revolucionária, ou extrema-esquerda, que é o verdadeiro campo político das organizações que deram origem ao Bloco.
O Bloco, ou interpostos ideólogos por ele, quando reivindica o ideário da esquerda socialista ensaia uma manobra, seguindo a velha táctica “entrista”, típica dos partidos trotskistas, visando capturar parte da “inteligência afecta ao PS”. O tom beatífico do seu líder é a face pós moderna da extrema-esquerda, já falecida, de cujos programa, e ideologia, a esmagadora maioria dos antigos acólitos do MES, por estarem vivos, se separaram há muito.
Não quer isto dizer que no Bloco não se possam encontrar meia dúzia de antigos filiados no MES, como também os há no PSD, mas, com toda a estima e consideração, são o que eu chamo de activos tóxicos. É no que dá a bendita liberdade … Haja saúde!
ABSORTO

Este texto é da autoria de EDUARDO GRAÇA, detentor do excelente, sério e circunspecto Blogue ABSORTO, histórico membro do extinto MES (Movimento da Esquerda Socialista), organização política de boa memória, dada a qualidade intelectual e humana dos homens e mulheres que o integravam, elementos que, muitos deles, se projectaram ao mais alto nível da representação política do nosso País. Todos os que viveram de perto essa experiência do M.E.S. sabem que, admitindo excepções, não tinham ali acolhimento ideias, estratégias e comportamentos que tipificaram agrupamentos que se fundiram no Bloco de Esquerda, tais como UDP, PSR e outros. Por outras palavras, raros seriam os aderentes do MES com perfil para, na hora da sua extinção, se juntarem a esse caldo de cultura, maoista, trotskista, estalinista etc, que constituirá a súmula ideológica do actual Bloco de Esquerda. Neste contexto seria importante que Pedro Rolo Duarte revelasse quais as franjas do MES que deram origem o B.E. e se não se tratará de elementos dispersos sem representatividade assinalável. A maioria e de forma mais ou menos organizada, naturalmente, aderiu ao P.S.
Hoje em dia parece adquirido que, de gente actualmente no PS, só poucos elementos, oriundos do PCP, se disponibilizarão para cooperar com o Bloco de Esquerda, como é o caso de M.Alegre.
.

18 fevereiro 2009

O NEGRO BALANÇO DO JUIZ DESEMBARGADOR



Ninguém nega que a Comunicação Social vive tempos difíceis, de credibilidade, de afirmação, de rigor e de independência. Hoje temos jornalistas amordaçados pelo medo. E temos jornalistas que estão na bolsa de valores, que se vendem ou deixam comprar, hipotecando no mercado de interesses a sua carteira profissional. Mas daí a dizer-se que são os culpados das crises, culpados, por exemplo, do chamado caso Freeport, por destilarem notícias que não são verdadeiras, é carga a mais para os seus ombros. Ou dizer-se que são todos assim é, no mínimo, injusto e pouco sério.
Assente a poeira, façamos então um breve balanço da cobertura pelos media do caso Freeport. Mas, para isso, importa separar o trigo do joio.
Nunca alinhando nas teses da cabala e das campanhas negras, pode dizer-se, de um modo geral, que a Comunicação Social andou bem e que até fez algum trabalho de investigação. O mesmo não aconteceu com o jornal ‘Público’, com as velhas guerras contra Sócrates, que mancham a sua isenção e credibilidade e com a TVI do casal Moniz. O que a TVI e Manuela Moura Guedes têm feito, no jornal das sextas-feiras, é perseguição pura e dura a Sócrates, não é jornalismo. O casal Moniz serve-se deste órgão de Comunicação Social poderoso para fazer campanha política. É arrepiante o que se passa às sextas-feiras nesta estação, com as peças montadas e articuladas ao sabor dos comentários da pivô do jornal. Este jornal da TVI está transformado numa máquina para triturar Sócrates e para assassinar o seu carácter, sem respeito pelas garantias básicas deste cidadão, que também tem direito ao seu bom-nome. Sem prejuízo da veracidade dos factos sobre o caso Freeport, a informação não pode ser feita a qualquer preço.
Os olhos, o rosto, o fácies, os trejeitos na cadeira e a incomodação de Manuela Moura Guedes são escandalosamente visíveis. E estes também são elementos estimáveis na apreciação de uma informação séria, isenta e responsável, o que não é o caso. Incomoda este espectáculo.
E, quando assim é, Sócrates tem razão.
Rui Rangel, Juiz desembargador - C.Manhã

17 fevereiro 2009

O TORQUEMADA DO PSD EM ACÇÂO - NEM A FAMÍLIA ESCAPA À SUA SANHA


Pacheco Pereira no papel de Torquemada do PSD faz, no seu ABRUPTO, verdadeiro símbolo do Santo Ofício, exaustivas análises da imprensa escrita (e não só), tentado comprovar um determinado "situacionismo" na comunicação social - classificando-o, numericamente, de situacionismo-1, 2, 3, etc., gesto que terá como objectivo condicionar os meios de comunicação a dar mais protagonismo à sua patroa cuja qualidade da actuação não entusiasma ninguém e não se sabe porque carga de água havia de entusiasmar os jornalistas. Mas o homem, com verdadeiro e entusiástico espírito de censor (mas, graças a Deus, ainda sem o lápis azul), nem lhe escapa o espaço que essa comunicação social dá a um elemento do PSD, adversário interno da patroa, chamado Passos Coelho, considerando essa aparição (exemplificada com a imagem supra) com a classificação de situacionismo +2. O excesso de zelo pela causa da patroa é de tal ordem que nem a família escapa!!! É aquilo a que se chama fidelidade canina e actuação do estilo mastim.

UM ULTRAJE AO TRADICIONAL PSD


"Há um cartaz espalhado pelo país que se transformou num espinho cravado no debate político e ameaça a estratégia do PSD. Ao colocar nas ruas a imagem de José Sócrates retratado com o nariz comprido de Pinóquio, a JSD exibiu "irreverência" (adjectivo de Manuela Ferreira Leite), qualidade que, com complacência, se tolera nos actos das juventudes partidárias. Mas a mensagem subliminar do cartaz vai muito além da intenção de dizer com a graça dos mais novos que o primeiro-ministro é um crónico incumpridor de promessas ou um reincidente promotor de palavras falsas. Depois de as notícias dos jornais transcreverem a carta rogatória da polícia inglesa sobre o caso Freeport, na qual um tal "Pinóquio" é citado como estando no cerne de putativos pagamentos ilegais, o cartaz da JSD deixou de ser apenas uma denúncia sobre a falta de realização de promessas políticas: tornou-se também uma peça que promove em público a associação directa entre José Sócrates e as suspeitas do Freeport".
De Manuel Carvalho do PÚBLICO

Aquilo é trabalho da rapaziada do PSD orientada pelo conhecido raspador de queijo, o Pacheco, homem de moral verdejante, boa para pastagem de asininos. É o resultado de um partido fundador do regime democrático estar entregue a canalha e embusteiros políticos... chocados na extrema esquerda.

16 fevereiro 2009

O PODER E OS CÃES DANADOS


Hoje em Portugal, à semelhança do que sucede em alguns países do terceiro mundo, com regimes democráticos inconsistentes e periclitantes, existe, por indigência, uma espécie de auto-desvalorização das oposições, seja pela ausência de ideias ou de alternativas politicas credíveis, a realidade parece ocupar-se e expressar-se apenas sobre quem está a exercer o Poder. Essas oposições, sem nada para propor ao País, escondem-se no discurso rasca do constante e negativo bota-abaixo como forma de afirmação, deixando passar a imagem, com inocente crueza, das suas indigências e incapacidade de serem alternativa a quem, temporariamente, ocupa o poder. Mas de tanto se anularem e procurarem demonizar o adversário, que é poder episodicamente, acabam por passar a ideia de jamais estarem aptos para poderem assumir a responsabilidade de o exercer, por indigência própria e a consequente e explicita valorização do que combatem de forma descabelada. E, como é óbvio, ninguém segue movimentos ou organizações que se esgotam no protesto e não conseguem criar a respeitabilidade necessária para serem levados a sério. No caso concreto do PSD, tal postura não será alheia ao facto de terem adoptado um ideólogo formatado nas gloriosas lutas da extrema esquerda e para quem, bem lá no fundo, o poder está como a água para um cão danado...



OS GRUNHOS E SEUS COMPARSAS

São reflexões como estas que todos deveriamos fazer quando as tribos dos ululantes incomdam o nosso viver e reagir em conformidade com o papel profundamente negativo que esses grunhos desempenham na nossa sociedade . Os regimes democráticos dificilmente sobrevivem a estes predadores das liberdades e serão os que digerem mal as suas derrotas no confronto democrático e que, alegremente, contemporizam... e se aliam com os grunhos, as maiores vítimas da sua transigência!!! Acuse-se a extrema esquerda materializada pelo PCP, B.E. e alguns alegres comparsas vencidos da vida.

QUANDO TANTOS FALAM DE MEDO...


Quando tantos falam no medo que teria tomado de assalto a nossa sociedade e os partidos se debatem na Assembleia da República, ao ponto de uma voz, entre os seus deputados, se distinguir ululando contra o primeiro ministro uma palavra sibilina: “palhaço”; quando a comunicação social, com tiragens, audiências e balanços mais ou menos ridentes, inunda a opinião pública com um “buffet rico” de notícias algumas delas saídas do “segredo dos deuses”; quando estão à vista três (3) eleições tornando o ano de 2009 numa orgia de escolhas políticas livres através do voto não obrigatório; quando as forças políticas se alinham à medida de regras constitucionais democráticas que, salvo Jardim, ninguém contesta, apresentando programas e lideres conforme a vontade livre de cidadãos associados em partidos políticos conforme o modelo democrático que tantas penas e sacrifícios exigiram; reparei que em La Habana o ministério do interior colocou sob vigilância policial Yoani Sanchez , do Generación Y, uma voz verdadeiramente livre, corajosa e sem medo na defesa das liberdades. Talvez seja um belo exercício de cidadania para os nossos paladinos das denúncias do medo dar uma atençãozinha aos regimes políticos que fazem do medo a sua bandeira, denunciá-los e demarcar-se deles(inAbsorto)

ENQUANTO HÁ ESPERANÇA

Espanhóis e Portugueses serão sem dúvida muito diferentes ao olhar do sociólogo, do politólogo, do astrólogo, mas nada como um bom escândalo político para desafiar a crise. E quanto maior e emaranhado o novelo, melhor. Aqui não há arguidos, há presuntos. E, como não poderia deixar de ser, fortes indícios. Madrid, Janeiro de 2009. Denúncia jornalística. Partido político. Eleições regionais à porta. Dirigentes incómodos. Escutas, suspeitas de corrupção, esquema de segurança/espionagem paralelo. Uma mala contendo documentos, cassetes, DVDs e dinheiro em paradeiro incerto. Um juiz internacionalmente conhecido, valente da direita ontem por atacar o PSOE de González com os GAL, vilão hoje por estar a montar uma cabala contra o PP.
Mais uma novela da vida real. Não tendo como pegar em jornais portugueses aqui (acreditam que não há como comprar um jornal português em Madrid? Quando alguém em escala a caminho de Lisboa me pediu que arranjasse o expresso, pensei que se tratava de um autocarro), e já perdida no novelo da internet, decidi dedicar-me ao escândalo da Comunidade de Madrid. Andei agarrada alguns dias; confesso que também já desisti.
E de repente lembrei-me da crise. E, triste associação de ideias, lembrei-me do filme “Tout va très bien Madame la Marquise”, dos anos 30. E não é que a protagonista se assemelha em muito a Esperanza Aguirre, a sobrevivente da política espanhola (a mesma que veio descalça de Bombaim sob o terror e que escapou ilesa, com Rajoy, a um acidente de helicóptero em 2005)? Foto de Esperanza Aguirre (in País Relativo)

15 fevereiro 2009

UMA SENHORA...SEM NÍVEL - DESBOCADA E CHOCARREIRA

Vi ontem, pela terceira vez (sim, confesso), um Jornal Nacional da TVI de sexta-feira e fiquei estarrecido: os 30 minutos iniciais foram um conjunto inacreditável de "peças" de ódio e perseguição, um delírio justiceiro que abrangeu toda a semana, a propósito e a despropósito. Depois houve um intervalo e o delírio voltou, repetido, como se fosse um qualquer programa de humor. Sei que não é politicamente correcto dizê-lo, e a TVI é muito mais do que "aquilo", felizmente, mas "aquilo" é a desonestidade intelectual elevada a um nível sem precedentes. Coragem é outra coisa e não precisa de ser proclamada. Já agora: na ERC e na Comissão da Carteira não há ecrãs para ver este crime de lesa-jornalismo permanente à sexta-feira? (DIRECTOR DO DN)
E JÁ AGORA TAMBÉM:
Onde estão os Filhos da P*ta, que quando Pina Moura foi para a TVI, disseram que o PS iria controlar a informação? CARLOS ALBERTO
Quando em 2007 Pina Moura foi para a administração da TVI, as oposições, à direita e à esquerda, previram que o governo iria controlar a informação da TVI. Pina Moura acaba de sair da TVI e, se mais não houvesse para ver, as noitadas de Moura Guedes com o Vasco Pulido Valente seriam suficientes para envergonhar os difamadores pelas suspeições que então lançaram (PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE SE TRATA DE GENTE DE VERGONHA).

14 fevereiro 2009

PORTUGAL É QUASE UMA NITREIRA

Mas sobre isto não há "levantamentos institucionais"
nem virgens impolutas que se insurjam contra a imoralidade
E tudo roda sobre esferas
Evidentemente que quem tem aptidões persecutórias
e apurado sentido canino para farejar e elevar
à máxima potência qualquer miasma
exalado das suas próprias entranhas
aproveita para as atribuir a outros
tentando esconder o fedor que o rodeia.
Não se sabe onde isto irá parar...
Mas está a ficar nauseabundo!
Ao pé dos mil e oitocentos milhões do buraco fraudulento do BPN qualquer caso de corrupção é uma brincadeira de crianças. É a maior fraude realizada em Portugal? Há quem diga que sim e os seus intervenientes são altas figuras do PSD. No topo estão duas das mais notáveis personalidades dos governos de Cavaco Silva: Oliveira e Costa e Dias Loureiro.
Começa a tornar-se claro e cristalino
o inusitado
processo freeportiano
e a
metralha mobilizado para o brutal
FOGO DE DIVERSÃO UTILIZADO

PSD - PARTIDO DE IRRESPONSÁVEIS?

"O CULPADO"
O PSD cada vez mais se afirma como um agrupamento político de irresponsáveis. Se essa característica começa a ser uma marca identificativa, parece que ninguém por lá se preocupa em desvanecer essa imagem colada a um partido que tem sido um dos pilares do regime democrático e que se afasta cada vez mais dessa condição. Confiados na verborreia do arrivista Pacheco e nos ansiados milagres da santa Manuela, parece que por ali deixou de se pensar e tudo depende de qualquer acaso que traga a fortuna ao laranjal. O argumento é sempre o que estiver à mão de semear...

Entre muitos episódios esclarrecedores desta situação é o caso do Banco Português de Negócios, pertença da fina flôr do PSD e do cavaquismo, cujo descalabro não querem assumir, usando a estratégia do "passa culpas" para outrem, ao jeito do bandido que alega em sua defesa que a responsabilidade é da polícia que não o impediu de cometer o crime.

Com efeito assiste-se a um espectáculo indecoroso ao pretenderem que a culpa da situação se deve ao Banco de Portugal, procedendo como se Vitor Constâncio fosse, de facto, o Administrador do BANCO PORTUGUES DE NEGÓCIOS e não o regulador a quem os responsáveis pela respectiva gestão e administração da coisa lesada teriam sonegado, porventura maliciosamente, as informações obrigatórias por lei. E fazem-no com a desfaçatez do mentiroso compulsivo que adoptou a irresponsabilidade quase como lema de vida.

Que credibilidade terá um partido onde reina uma certa falta de vergonha, estilo pachequismo, para se apresentar como alternativa de governo? Faz falta um PSD com espinha dorsal e cabeça sã. Por onde anda o antigo e escorreito PSD?

QUEM TEM MEDO É MARIQUINHAS

Parece que, a avaliar pelos relatos da imprensa, há gente «com medo» no PS e pessoas que prezam que haja «medo no PS». Ambas as posições não merecem muito crédito. O medo, em democracia, combate-se falando alto e bom som, coisa que não se podia fazer durante a ditadura, com imprensa silenciada. Se é medo de «perder o emprego», talvez aconteça que o emprego tenha sido oferecido em troca de silêncio (regra de ouro do sistema «job for the boys»), e deve (num rasgo de coragem pessoal, muito admirável) denunciar-se publicamente, mesmo se se perder o emprego (logo veremos); se é medo de violência física, tipo «eles batem-me pela calada da noite» ou «dão-me um tiro no joelho», pois que se denuncie abertamente, publicamente, diante do Presidente, do PGR, da imprensa -- com provas, papéis, documentos, ameaças visíveis e invisíveis. Quem está aí, entre gente crescida, que tenha medo? Medo de não ter subsídio ou dos chefes na repartição? Medo de Augusto Santos Silva? Que mariquinhas.
O medo é um dos inimigos da democracia; deve combater-se com dignidade e voz à altura. Apregoar aos sete ventos que «estou cheio de medo» não é uma garantia do denunciante; é uma amostra de mariquice. Medo? Não me lixem. Se têm medo, falem!
In "Origem das espécies" de F.J.Viegas

12 fevereiro 2009

ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS...


Já é demasiado evidente que os meios de comunicação do senhor Pinto Balsemão foram estrategicamente mobilizados para uma luta sem quartel contra o governo de José Sócrates e não deixando cair a sanha iniciada com o caso freeport, está em marcha a fase seguinte. E tal sanha apenas se pode justificar por razões de negócios e interesses afectados e jamais por pouco lucrativas razões de carácter cívico, como é a causa das liberdades!!! E a imagem superior que guardávamos do militante número um do PSD, também começa a desvanecer-se e a vislumbrarmos uma espécie de cantineiro africanista cujo projecto é extrair o maior proveito possível das situações que, eventualmente, lhes possam ser facultadas pelo poder político reinante
Investiu muito na promoção de Sócrates, juntamente com Santana Lopes, apresentando-os internacionalmente como líderes com potencial e o do PS, na primeira oportunidade, arranja-lhe um 5º. canal de televisão concorrente do seu império. Assim se conclui que Sócrates ou é palerma ou um homem corajoso. Pelo menos já arranjou dois "cantineiros" de peso como inimigos, sendo o da SONAI porque não lhe terá facilitado a compra da Portugal Telecom e o da IMPRESA porque lhe quer arranjar um concorrente estratégico com a atribuição do quinto canal de televisão. Neste caso bem o avisou Marcello R.de Sousa que com essa do novo canal iria comprar uma guerra com o senhor Balsemão. Ela aí está em pleno desenvolvimento... e com pressa que o tempo urge e as eleições estão à porta.
Este fogo de barragem continuou ontem de manhã com o convidado na SIC-Notícias o sr. Pires de Lima, antigo Bastonário da Ordem dos Advogados, retirado lá de uma qualquer prateleira onde se "arquivou" para descansar da sua vida activa (politicamente muito trauliteiro) para dar corpo à estratégia de revelar ao povo distraído que em Portugal não há liberdade e se vive em ditadura!! Com uma senhora "jornalista" Lourenço (nitidamente bem industriada) insistindo no tema da falta de liberdades lá induziu o estimável senhor a esforçar-se para lhe fazer a vontade mas... sem ser convincente. Tentou fazer o papel... mas contrariado. Um frete.
Assistam ao bacanal de notícias e comentários, ao indecoroso esforço dos empregados da IMPRESA para agradar ao patrão, qual deles o mais empenhado nessa degradante sabujice e reparem a que nível se chegou na luta para destronar o corajoso Sócrates e o PS do Poder. As tristes figuras que alguns fazem, nomeadamente o sr.CRESPO das SALMONELAS. Lamentável...mas é a vida e os tempos não estão fáceis para afirmações de carácter.
Na área da concreta actuação política é evidente que, estrategicamente, a aposta de Balsemão é no Bloco de Esquerda e na sua capacidade de aproveitar, em seu favor, o desgaste do PS provocado pela vertente da informação de que cuida o pessoal da casa. Só tem duvidas quem não está atento. Com efeito, o PSD está de rastos e a Sra Leite é um caso perdido. Assim, com o apoio a Louçã, procurar-se-á fragilizar o Sócrates e, enquanto Bloco e PS se esfrangalham (com eleições próximas, PS sem maioria e com o Louçã às canelas - temos antecipadas pela certa) o PSD "enterra" a D.Maria Leite e faz emergir um salvador da pátria. É a liberdade que se pretende...

11 fevereiro 2009

LOUÇÃ - UM EXTRATERRESTRE

O CURRICULUM de Francisco Louçã


Escreveu ou fez crónicas de rádio em diversos órgãos de comunicação social (O Jornal, Público, TSF, Antena 1, etc.)Frequentou a escola pública em Lisboa no Liceu Padre António Vieira (prémio Sagres para os melhores alunos do país), o Instituto Superior de Economia (prémio Banco de Portugal para o melhor aluno de economia), onde ainda fez o mestrado (prémio JNICT para o melhor aluno) e onde concluiu o doutoramento em 1996. Em 1999 fez as provas de agregação (aprovação por unanimidade) e em 2004 venceu o concurso para Professor Associado, ainda por unanimidade do júri. É professor no ISEG (Universidade Técnica de Lisboa), onde tem continuado a dar aulas e onde preside a um dos centros de investigação científica (Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia).Recebeu em 1999 o prémio da History of Economics Association para o melhor artigo publicado em revista científica internacional. É membro da American Association of Economists e de outras associações internacionais, tendo tido posições de direcção em algumas; membro do conselho editorial de revistas científicas em Inglaterra, Brasil e Portugal; "referee" para algumas das principais revistas científicas internacionais (American Economic Review, Economic Journal, Journal of Economic Literature, Cambridge Journal of Economics, Metroeconomica, History of Political Economy, Journal of Evolutionary Economics, etc.). Foi professor visitante na Universidade de Utrecht e apresentou conferências nos EUA, Inglaterra, França, Itália, Grécia, Brasil, Venezuela, Noruega, Alemanha, Suíça, Polónia, Holanda, Dinamarca, Espanha.Publicou artigos em revistas internacionais de referência em economia e física teórica e é um dos economistas portugueses com mais livros e artigos publicados (traduções em inglês, francês, alemão, italiano, russo, turco, espanhol, japonês).Terminou em Agosto um livro sobre "The Years of High Econometrics", que será publicado brevemente nos EUA e em Inglaterra." - conforme biografia de Wikipedia (ver aqui) Puuufff...

Com um curruculum destes, é muita distração nossa não aproveitarmos os saberes deste extraterrestre para traçar os planos do nosso desenvolvimento económico, rumo ao topo dos países ricos do Mundo?! Por outro lado, apreciando as propostas deste sábio dirigente político do partido daquela gente esquisita, pródigo em demagogia, verificamos que esssas propostas apenas se debruçam sobre a distribuição da miserável riqueza existente, não se vislumbrado qualquer abordagem sobre o forma ideal de a produzir melhor. Mas aguardemos que Louçã, ainda em botão, desabroche..e ponha as suas teorias económicas ao serviço da Pátria. Mas é capaz de ser curriculum a mais...

10 fevereiro 2009

JOANA - UMA MULHER!!!!

JOANA AMARAL DIAS
Alguém esperaria ver esta senhora associada ao Bloco de Esquerda?
E esteve
Mas parece que o princípio da selecção natural
Funcionou plenamente
O Bloco rejeitou-a
Faltam-lhe pilosidades a extravasar sovacos
Buços exuberantes
Ar indefinido de dúbias preferências
E outras características que Joana não tem
Para encaixar no modelo Bloco
E... é inteligente
O que deve incomodar o Louçã
Que prefere mentecaptos à sua volta
para melhor pontificar
E...
Benvinda ao mundo
das
Pessoas normais
E não demonstre apego a trupes e seres
Que não a merecem!!!!