05 março 2009

BAIXA DE JUROS PARA UM MÍNIMO HISTÓRICO

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou um novo corte da taxa de juro de 50 pontos base para os 1,5%, o mínimo histórico da Zona Euro. Com a economia europeia a afundar. Os mercados aguardam as explicações de Jean-Claude Trichet dentro de minutos, quer sobre novas mexidas no futuro, quer sobre eventuais novas medidas anticrise.A decisão do BCE acontece no mesmo dia em que o Banco de Inglaterra anunciou a descida de 1% para os 0,50%, aproximando-se assim do nível de juros praticados pelos EUA, que se encontra entre zero e 0,25%.A decisão do BCE ficou em linha com a maioria das estimativas dos economistas. A média das respostas das 53 casas de investimento consultadas pela Bloomberg apontava para um corte de 50 pontos base, para os 1,50%.Este é a quinta descida de juros desde Outubro efectuada pelo BCE, que reduziu de 4,25% para os actuais 1,50% o preço do dinheiro para a Zona Euro.A decisões do BCE e do Banco de Inglaterra estão em linha com as estimativas da maioria dos economias.A economia da Zona Euro está a afundar puxada pelo maus arranque de ano da Alemanha, onde quer os investimentos quer as encomendas à indústria estão a registar quedas de dois dígitos.A economia do Reino Unido contraiu 1,5% no último trimestre de 2008, o que representa a maior quebra do produto interno bruto desde 1980.Às 13h30 vai começar a conferência de imprensa da autoridade monetária, liderada por Jean-Claude Trichet, com o mercado a aguardar as declarações do responsável.A maioria dos economistas acredita que o BCE vai descer o preço do dinheiro para 1%, neste primeiro semestre, e há mesmo economistas que acreditam que a autoridade monetária terá de ir mais longe para conseguir reanimar a economia, colocando os juros dos 0,50%

AS ÁGUAS ANDAM AGITADAS NOS MEIOS AFECTOS AO PSD


Apesar do assunto começar a ganhar contornos de caso de tribunal, o que por aí hoje se escreve num blogue situacionista é motivo para um simples comentário: O blogger em causa gostava muito que a sua teoria batesse certo, mas, infelizmente para ele, não bate a bota com a perdigota. A única coisa que me moveu, como sempre, a escrever sobre uma petição online que defendia uma determinada candidatura às eleições europeias foi o seu valor noticioso e a figura pública em causa. Não conheço nenhum dos seus autores, não combinei nada com ninguém, nem nunca o faria. Limitei-me, como sempre, a fazer jornalismo. Se isso incomoda algumas pessoas, azar. Não me sinto condicionado por uma meia dúzia de mentiras que se possam escrever aqui e ali com o único intuito de fazer o que Goebbels defendia. Repetir a mentira tantas vezes quanto seja possível, de modo a que se torne verdade. Embora a escola da pessoa em causa seja a do outro extremo, os objectivos são os mesmos e as técnicas velhas e conhecidas. Não me verga. Já cá andava há muito tempo antes desse senhor desatar a destilar ódio contra mim, vou continuar muito tempo depois dele ir pregar para outras freguesias. (de F.A.L. no CORTA FITAS)

O Caso envolve o Pacheco Torquemada, serviçal da D.Manuela e está relacionado com um abaixo assinado que surgiu na net a promover a candidatura do Prof. Marcelo como cabeça de lista do PSD ao Parlamento Europeu. O nosso Pacheco Torquemada (o tal do outro extremo) entrou em parafuso e escoicinhou, patético e de cabeça perdida, para tudo que mexia. Refira-se que Marcelo nunca terá aceitado a candidatura em causa, lançada pelo zeloso militante do PSD, Vasco Campilho, um franco atirador descoordenado como parece estar todo o PSD... Imaginem esta gente a governar o País! Anda tudo em polvorosa com a candidatura de VITAL MOREIRA... e a D.Manuela perdida no mato sem cachorro!...

04 março 2009

A MANIPULÇÃO DA NOTÍCIA PELOS VENDEDORES DE BANHA DA COBRA




Saber do que se fala
.Ontem, algumas televisões confrontaram os comentadores convidados com um estudo da OCDE segundo o qual daqui a 20 anos as pensões de reforma dos portugueses baixariam para apenas 50% do salário.Notei divertido que, embora nenhum dos interpelados conhecesse sequer superficialmente o estudo, todos se prestaram de boa vontade a tecer doutas considerações sobre as suas alegadas conclusões.O que de facto lá se diz e como as previsões a longo prazo se comparam com a realidade actual é aqui explicado com toda a clareza pelo Eduardo Pitta.Mas não queria deixar de mencionar a reacção do Fernando Rosas na SIC-Notícias quando questionado sobre o que poderia ser feito para assegurar pensões mais elevadas. Sem se atrapalhar, o Fernando resolveu de pronto o assunto propondo um imposto sobre as grandes fortunas.Já perdi a conta à quantidade de problemas que o Bloco de Esquerda se propõe resolver com o imposto sobre as grandes fortunas. Não há nesse partido de professores ninguém capaz de fazer uns cálculos elementares e concluir que a ideia não tem ponta por onde se lhe pegue? Se calhar há, mas não interessa fazê-los..
por João Pinto e Castro

Estas notícias, devidamente manipuladas, surtem os seus efeitos. Passou-se com pessoas dos meus círculos onde se instalou alguma preocupação. E a reacção de Fernando Rosas não será inocente porque a estratégia daquele partido esquisito é mesmo lançar o pessimismo em seu redor, arranjar culpados e apresentar o salvador na pessoa do pregador Louçã (essa armadilha).


APELO À SANTINHA MILAGREIRA DO PPD/PSD

Juntando-nos ao apelo que se espalha pela blogosfera, rogamos à nossa santinha MFL a misericórdia de conceder a graça de uma ajudinha a nuestros hermanos para resolverem o tão candente problema de desemprego com que se defrontam. Tendo entre nós uma alma iluminada pela graça do Espirito Santo para resolver os males da humanidade, porque espera a nossa santinha para operar o milagre a favor dos nossos vizinhos?!.
Zapatero, non piercas tiempo com los espiertos castelhanos. Vien implorar a la santa lusitana una atempada gracia... Junta tu voz a nosotros. Te cuida! (que deplorável linguajar portunhol...espera-se que não seja por isso que a santinha não atenda aos desvalidos)

03 março 2009

M.F.L. PERDERIA ATÉ COM O PORTEIRO DO LARGO DO RATO

Poder-se-ia dizer que José Sócrates é tão competente que os eleitores estão dispostos a perdoar-lhe tudo, mas isso não é verdade, ainda que seja bem mais competente como primeiro-ministro do que as últimas soluções do PSD. Aliás, quando se candidatou a primeiro-ministro Sócrates não estava preparado para o cargo, o que o levou a falhar tanta promessa.
A verdade é que os eleitores são como as ratazanas, vão-se habituando ao veneno e acabam por se alimentar com
ele em vez de morrerem. O José Manuel Fernandes bem pode dedicar todas as edições do Público a Sócrates que os seus leitores limitam-se a pular as páginas e não mudam as intenções de voto em função das desilusões empresariais de Belmiro de Azevedo. A Manuela Moura Guedes bem pode encher aquela enorme boca de gozo que os espectadores vão bocejando até à hora da telenovela. Cavaco Silva bem pode marcar comunicações e recorrer a vetos, não é por isso que os eleitores se vão apaixonar por Manuela Ferreira Leite ou reparar no seu Miguel Relvas.
A força de Sócrates vem da falta de alternativas, vem de uma oposição que esgota as suas energias na crítica e se esquece de propor um projecto com soluções para o país e q
uando simulam a apresentação de soluções estas tresandam a eleitoralismo.
Com uma oposição destas começo a ficar convencido de que nem à bala se vão livrar
de José Sócrates. Aliás, ao PSD já só falta mesmo contratar um gangster para se livrar do líder do PS o que lhes serviria de pouco, estou convencido que Manuela Ferreira Leite perderia até com o porteiro do Largo do Rato.

O "CONFIÁVEL JORNAL "PÚBLICO



Escreve o Público que as empresas são mais confiáveis do que os governos. Não esclarece ao certo quantos governos é que já recorreram aos fundos disponibilizados pelas empresas para fazer face à crise financeira, económica e social.
Ah! Mas O PÚBLICO tem o ex-maoista Fernandes e certos jornalistas... que garantem ao título confiabilidade total. (refere-se a qualidade de ex-maoista ao preclaro director porque é uma marca de qualidade muito apreciada pelas empresas beneméritas como é o caso vertente)

2009 JÁ SÓ TEM DEZ MESES PARA DAR CABO DESTA MERDA TODA!!!






- Marcelo Rebelo de Sousa na RTP, Vasco Pulido Valente na TVI e José Pacheco Pereira na SIC fazem o pleno no cerco televisivo a Sócrates. Como podem dizer e mostrar o que quiserem, e quando quiserem, vamos admitir que valem pelo que está à vista. Na imprensa, Sol, Expresso, Público e Correio da Manhã, idem, com equipas de dezenas de jornalistas e publicistas em regime de permanente campanha. Nesta paisagem há muita poeira no ar, cães raivosos e a imagem duma caravana já a desaparecer na curva.
- Se o PS encontrar um bom candidato presidencial (por exemplo, uma mulher; a coisa é tão simples quanto isso), Cavaco não será reeleito. Quem apregoa a necessidade de falar verdade, patrocinando campanhas contra o Governo, e depois mantém a confiança política em Dias Loureiro, para além de se deixar humilhar por Jardim, merece ser recambiado.
- Os professores deixaram as palhaçadas. O bigodes amochou. Os Magalhães são um sucesso. A escola portuguesa está muito melhor. Se a guerra civil no ensino acabar, temos muitas razões para ter esperança num futuro de riqueza humana e económica.
- Nenhum partido tem propostas para a reforma do sistema de Justiça. E não há novos partidos na calha. Entretanto, a legitimidade moral da corrupção está entranhada em todas as classes sociais, independentemente da escolaridade e da actividade profissional. De resto, o fenómeno não é nenhum exclusivo nacional, bem pelo contrário. Estão reunidas, pois, as condições para o aparecimento de uma nova geração de portugueses cuja sede de justiça seja a prova mesma da sua inteligência.
- 2009 já só tem 10 meses para dar cabo desta merda toda.»
Publicado por Valupi no Blog
Aspirina B”

02 março 2009

CADA PAÍS TEM A COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE MERECE...




É certo que a semana já se rarefazia à minha volta. Quando o mundo se sintetiza no cão-d'água que ascendeu à Casa Branca e no meu país é notícia que uma carrinha da EMEL apanhou com o chumbo de uma espingarda de pressão de ar, só uma sólida formação filosófica, moral e cívica é que nos pode pôr a salvo das mais excruciantes interrogações acerca do sentido da vida. » [Diário de Notícias]
Nuno Brederode dos Santos

28 fevereiro 2009

O GRANDE ESTRATEGA - AUSENTE

Já é habitual Manuel Alegre chamar a si o protagonismo dos congresso do PS através das ausências, depois de se entreter a criticar o seu partido deixa tudo em suspenso não dizendo se vai aos congressos. No ano passado lá apareceu a meio, este ano esperou por sábado à tarde para comunicar que não ia.
Pelos vistos Manuel Alegre gosta mais de exibir as suas ideias* em conclaves com a extrema-esquerda, onde todos o elogiam na esperança de dividir o PS, mas na hora de defender as suas ideias dentro do seu(?!) próprio partido não aparece
in O JUMENTO
*Falta saber se tem ideias que se aproveitem para exibir fora do âmbito dos apóstolos que o seguem como individualidade providencial.

HORAS DA RÁDIO






INSTALEI-ME EM CASA COM A RDP-ANTENA UM SINTONIZADA PARA ACOMPANHAR O QUE SE PASSA NO CONGRESSO DOS SOCIALISTAS. AZAR O MEU! NÃO SEI SE POR INFLUÊNCIA OU NÃO DO TORQUEMADA, A VERDADE É QUE QUASE SÓ OUVI PERORAÇÕES DO PCP E DO BLOCO DE ESQUERDA SOBRE A HECATOMBE QUE OS DA MÃOZINHA ESTÃO A REALIZAR NO PAÍS, DA QUAL NEM A ANTENA UM ESCAPARÁ. CHEGUEI A PENSAR QUE SE TRATARIA DO CONGRESSO DESSES PATRIÓTICOS PARTIDOS MAS PARECE QUE APENAS ABANCARAM EM QUALQUER LUGAR ESTRATÉGICO PARA LANÇAREM O SEU VISTOSO FOGO DE ARTIFÍCIO, FESTA PARA A QUAL CONVIDARAM GENTILMENTE AQUELA PRESTIMOSA RÁDIO QUE EU TENHO A MÁ SINA DE CUSTEAR. PODE TAL DISPONIBILIDADE SER UM PRENÚNCIO DE QUE ESTARÃO PRÓXIMOS OS AMANHÃS QUE CANTAM OU, QUEM SABE, UM PREC PURIFICADOR QUE RESTITUA A COISA AO POVO UNIDO?...

O QUE FAZ ALEGRE...


Veio o Congresso da entronização de Sócrates, como se esperava, e Alegre com angústia ou sem ela, aceita a Comissão de Honra. O que, em teoria, o obrigava a comparecer em Espinho, sem mais drama ou capricho. Ora, precisamente, até hoje (6.ª feira), Alegre ainda não esclareceu se ilustra ou não ilustra o Congresso com a sua gloriosa presença. Aparecer em Espinho é a sua submissão ao PS de Sócrates. Não aparecer é uma rejeição pública quase imperdoável. Alegre compreensivelmente balança. Vive da ambiguidade e, sem ela, acaba. Só que hoje o tempo da ambiguidade é curto. Ou ele se decide depressa ou depressa deixa de importar o que ele decida. A vida passa bem sem ele.VPV
Correcto e objectivo!!

BENEFITS SUPERVISOR SLEEPING


O milionário Abramovich adquiriu este "Benefits supervisor sleeping", obra de Lucien Freud, pela módica quantia de 21,33 milhões de euros, pintura que se exprime pela representação de uma matrona descomposta, mas que nada tem a ver com o erotismo da Criação do Mundo de Coubert e que tanta celeuma suscitou pela acção policial bracarense, que terá cumprido os ditames de quem acha sacríloga a exposição de em belo sexo feminino, representando a beleza transcendente daquilo que materializa a existência da humanidade.
Obra valiosa, mas sem a representatividade erótica que a de Coubert transporta, é porém uma dramática e simbólica representação da mulher na sua decadência física e não causando, por certo, nenhum clic inquisitorial às becas de Braga, não correndo eu, porventura, o risco de ser queimado vivo por esta publicação. Mas é, nesta obra de Lucien Freud, nas suas formas deformadas pela usura da vida, o ocaso da mulher em todo o seu esplendor!

PACHECO NO SEU ABRUPTO DAS LAMENTAÇÕES

Diz Pacheco lacrimoso:

Sequência nos noticiários da TSF: voz de Santos Silva respondendo a alhos com bugalhos, sobre a falta do Primeiro-ministro à reunião europeia contra a crise; voz de Manuela Ferreira Leite criticando o Primeiro-ministro por trocar uma festa de encerramento de um congresso pela ida à reunião. A sequência cronológica é a inversa, mas pode justificar-se O que não se justifica é o que se passa a seguir. A quem é que a TSF dá a última palavra neste assunto? Imaginem? Francisco Louçã, numa intervenção jocosa sobre a pouca importância do assunto e a irrelevância da reunião da UE... O balanço final é que é o PS a ter razão, dada por Louçã, num tom jocoso e de desprezo para Manuela Ferreira Leite...É assim que se trata um assunto claramente incómodo para o PS e Sócrates.. (ainda bem que o ridículo não mata!)

27 fevereiro 2009

FERREIRA LEITE NÃO CONSEGUE MAIS DO QUE ISTO



Por muito que os jornais de hoje silenciem o Congresso Nacional do Partido Socialista é incontornável a relevância política do acontecimento que se inicia esta tarde em Espinho. O Partido Socialista é, independentemente da sua liderança, o grande motor político de Portugal e a reunião magna dos seus militantes merece atenção e análise.
ManuelaFerreira Leite já veio a terreno falar dele e, uma vez mais fazendo-se de política não política, entrou pelo enlameado em que se atola cada vez que fala. Diz a senhora ser imperdoável que Sócrates falte a uma reunião europeia onde se debaterá a crise internacional para estar presente no Congresso Nacional do seu Partido.
Sabemos que Ferreira Leite não consegue mais do que isto, até porque ainda nos lembramos do pouco que fez quando foi poder, mas conseguir tão pouco, isto é, não reconhecer a importância da presença de um líder no seu Congresso Nacional, justifica muito do estado em que, com o contributo dela, se transformou o PSD de hoje.
Foi por raciocínios como o de MFL que Durão Barroso abandonou o lugar com que os portugueses o honraram pelo voto em troca do cargo que lhe foi oferecido por meia-dúzia de iluminados.
Este Congresso Nacional do PS até poderá ser apelidado de Missa Solene para hossanas a um Deus menor, mas nunca poderá ser desvalorizado como um acto político menor no Portugal democrático.
Palavras criteriosas e certeiras (dizemos nós)

26 fevereiro 2009

UM OBAMA JUSTICEIRO?


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs perto de 1 bilião de dólares (780,5 mil milhões de euros) em aumentos de impostos para os 2,6 milhões de americanos com maiores rendimentos, bem como profissionais da área financeira em Wall Street, multinacionais sedeadas nos EUA e petrolíferas. A ideia é que "patrocinem" as reduções de impostos para quem ganha menos.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs perto de 1 bilião de dólares (780,5 mil milhões de euros) em aumentos de impostos para os 2,6 milhões de americanos com maiores rendimentos, bem como profissionais da área financeira em Wall Street, multinacionais sedeadas nos EUA e petrolíferas. A ideia é que "patrocinem" as reduções de impostos para quem ganha menos.
A proposta de Orçamento para 2010, apresentada hoje por Obama, prevê restabelecer em 2011 as duas mais elevadas percentagens de tributação de 36% e de 39,6% aplicadas na era Clinton, contra as taxas de 33% e de 35% que os americanos mais ricos pagam actualmente, salienta a Bloomberg.A proposta projecta igualmente um aumento dos impostos sobre os ganhos de capital e dividendos para 20%, para os americanos com os rendimentos mais elevados, contra os 15% definidos por George W. Bush em 2003.Estes aumentos de impostos, que Obama prometeu na sua campanha eleitoral da corrida à presidência, serão os primeiros a ser aplicados sobre os americanos mais ricos desde 1993 e inverterão um caminho tomado por Bush – que consistiu em reduzir a carga fiscal para os cidadãos mais abastados do país, refere a Bloomberg.
“Trata-se de um claro repúdio da política de Bush”, comentou à Bloomberg um economista da Universidade de Maryland, Peter Morici. “É um Obama Robin dos Bosques”, acrescentou.
Ler mais Jornal de negócios

FARPAS DA MADEIRA

Porque será que tudo em Ferreira Leite me faz lembrar uma telenovela portuguesa dos anos 70? "Farpas da Madeira"

BRUXELAS APROVA MEDIDAS DO GOVERNO

Comissão Europeia aprovou em Bruxelas, e propôs à apreciação do Conselho o seguinte:

- "O Governo Português aprovou significativas medidas fiscais discricionárias em resposta à desaceleração econômica. O pacote-estímulo para 2009, adoptada em Dezembro de 2008, está em consonância com o Plano de Valorização Económica Europeia (EERP) acordado em Dezembro de 2008 pelo Conselho Europeu e representa uma resposta adequada à desaceleração económica. Isso representa um pacote temporário de apoio à actividade económica em 2009 e será descontinuado em 2010. As medidas incidem principalmente sobre os investimentos, o apoio às empresas exportadoras, ao emprego e à protecção social. Este esforço orçamental está conjugado com uma antecipação de fundos comunitários de cerca de ½% do PIB, que é neutro para o equilíbrio orçamental. Estas medidas, somadas a outras, ascendem a um total de 0,4% do PIB e já tinham sido anunciado ao longo de 2008 para apoiar famílias e empresas. As referidas medidas são oportunas, segmentadas e temporárias, visando responder amplamente aos principais objectivos da política em termos de curto prazo e aos desafios colocados pela desaceleração.
Além disso, o pacote inclui diversas medidas estruturais que o apoio a longo prazo potencia a reforma política, na medida em que eles podem ajudar a aumentar o crescimento potencial do PIB, reforçando a competitividade e emprego, bem como rendimentos para apoiar os grupos desfavorecidos, por exemplo, financiamento de upgrades infra-estruturas físicas, contratação de pessoal ou reduzir custos. Estas medidas estão também relacionadas com a agenda da reforma a médio prazo e as recomendações específicas, por país, proposto pela Comissão em 28 de Janeiro de 2009 no âmbito da Estratégia de Lisboa para o Crescimento e o Emprego.
Operações financeiras também são apresentadas no programa, nomeadamente destinadas a subsidiar linhas de crédito para as empresas.
As voltas que a gente de alguns partidos vai dar à moleirinha para convencer os portugueses que isto não é verdade... QUE É SÓ PROPAGANDA!!! É A VIDA...

25 fevereiro 2009

OBAMA É UMA LUZ QUE BRILHA NO HORIZONTE


Palavras de Obama no seu primeiro discurso perante o Congresso depois da posse do cargo de Presidente, feito na madrugada do dia 25. Palavras de optimismo e exortação bem necessárias e, parece claro, a envolver a União Europeia nessa estratégia. Esperemos que não apareça um francês qualquer com os nacionalismos serôdios do costume, pois os tempos difíceis que estão aí requerem uma forte e profícua conjugação de esforços. E que viva OBAMA!!!

SOBRE O PACHECO TORQUEMADAS


O grande educador
Para quem se preocupa, como o Dr Pacheco Pereira, com a baixa qualidade do debate político e berra, indignado, contra a importância que se dá aos soundbytes e minudências, não deixa de ser surpreendente a sanha contra uma possível incorrecção ou falha menor de um actor político, num tema que importa tanto ao debate como um pente a um careca. Por outro lado é entendível. No fundo, é normal em alguém que pensa que a verdade – a dele, claro está – é um programa político e que se promove a inquisidor-mor dos jornais e jornalistas a quem tenta impor a agenda certa, ou seja, a dele. Para ele, que vive no “universo mediático-político” mas, por qualquer razão que me escapa tem de viver no meio desses ignorantes – coitado -, não chega tentar espalhar a verdade. No intervalo dessa missão encontra tempo para explicar como se deve ou não ler uma determinada obra. Ficamos a saber que determinados livros não podem ser lidos pela fresca da tarde. Já que estava com a mão na massa podia educar os ignorantes que vivem longe da realidade e que não sabem que existe pobreza, desemprego, insegurança, doença e morte – oh, quanta soberba - que tipo de bebida ou tabaco devem acompanhar os livros do Sartre ou Heidegger.
(Estava tão curioso para saber qual seria o nível de situacionismo a que tinha chegado a entrevista da Dra Manuela Ferreira Leite ao Correio da Manhã ou a do Dr Passos Coelho ao sério e verdadeiro Público mas, pelos vistos, não deve ter havido tempo)
de 31 da Armada-P.M.Lopes

23 fevereiro 2009

CRISE NA ESQUERDA EUROPEIA

















O Jornal El País traça um quadro bem negro da esquerda europeia que fenece nas suas multiplas contradições, abrindo caminho às forças políticas da direita que, atentas, começam a surgir como senhores da hegemonia social, deixando o que resta dessa esquerda em verdadeiro estado comatoso. Na Itália, a direita de Berlusconi já enterrou toda a esquerda que, quais ratos das Galápagos, se foram afogando nos seus radicalismos e contradições. E, neste caso, não sabemos se ficarão exemplares suficientes para conservar a espécie. Em França o quadro há muito tempo que é parecido e na Alemanha a senhora Markle já reduziu o Partido Social-democrata à expressão do nosso BE. Mas o esvaziamento da esquerda está a ser feito em favor da direita pura e dura em consequência dos estragos feitos pelos comunistas e afins que pululam por aí a fazer o mesmo e pior. É necessário começar a responsabilizá-los pelas suas malfeitorias. O caso dos professores (uma classe algo privilegiada) é um exemplo recente das espúrias alianças que o PCP consegue estabelecer com a finalidade pura de potenciar a agitação pela agitação; desestabilizar e sabotar... Há que recuperar do estigma do anti-comunismo que essas forças conseguiram fixar nos meios da esquerda democrática e que tem constituido um abrigo para os ditos e uma limitação... para quem se tem submetido a esses predadores sociais.(Claro,este é um discurso anticomunista!)
Entre nós ainda há uma réstea de esperança com um partido de esquerda no poder e que, renovado e regressado à sua verdadeira matriz, expurgado de radicalismos alegristas e socráticos, se apresente como alternativa a si próprio, progressista e dialogante, mas... não cedendo, nos limites da sua autoridade democrática, perante as cassandras e pardais predadores que pululam acantonados nos "seus territórios" e, normalmente, aliados com as mais sectárias e destrutivas forças políticas (PCP e quejandos) que são, aliás, quem escancara as portas à direita... com o reles e sistemático discurso anti-PS, a estratégica sabotagem do sistema produtivo e o bloqueamento estruturado dos serviços públicos.
Será por isso altura de agir no sentido de restaurar a confiança no ainda muito significativo espaço da esquerda democrática, não adepta de radicalismos revolucionários que promovem a miséria, sobre a qual se promete construir miríficos amanhãs que cantam.
Será também tempo de, em Portugal, a esquerda séria e fiável, em sintonia com os seus parceiros de Espanha, desenvolverem políticas sociais e de redistribuição adequadas ao produto, de molde a poderem tornar-se um farol para a anémica e desorientada esquerda europeia. Só falta que à causa se entregue gente adulta, desprendida e generosa que não se esgote em projectos de mera afirmação pessoal.

22 fevereiro 2009

POIS... MANUEL ALEGRE É O QUÊ?


"Se não houvesse medo, um qualquer dos destacados militantes socialistas que periodicamente nos avisam do grave perigo que atravessa a sociedade portuguesa teria tido a coragem suficiente para abandonar a sua zona de conforto e enfrentar José Sócrates. Pelo menos, ter-se-iam evitado estes embaraçosos 96,43%, muito pouco europeus. Além de que se teria ganho uma excelente oportunidade para perceber o que vale, a nível interno, a sensibilidade que há muito pressiona o partido do Governo.Obviamente, Manuel Alegre não tinha interesse em que ficasse à vista o peso interno da sua corrente no PS.
De forma hábil, ele tem construído o essencial da força de negociação perante Sócrates no destaque que as suas posições, assentes em propostas e críticas de natureza social, vão recolhendo no País e não no partido
."
João Marcelino - Diário de Noticias

21 fevereiro 2009

A BELA JOANA




Esta história do Magalhães no Carnaval de Torres Vedras revela o clima de controlo que o governo socialista conseguiu instalar no país. O computador tornou-se numa marca deste executivo, usado e explorado até à náusea. Mas a repressão também, como referi na quarta-feira, a propósito dos presidentes dos Conselhos Executivos das Escolas terem sido chamados a revelar a sua posição relativamente aos docentes que não entregaram os objectivo individuais, numa manobra intimidatória inaceitável, tal como foi chamar a polícia aos sindicatos, entre outros episódios de má-memória. Assim, o lápis azul sobre o Magalhães em Torres não podia ser mais simbólico destes quatro anos de Sócrates que se assinalam hoje. Propaganda e censura.A pressa com que o MP agiu e as consequências deste acto para o futuro,como já assinalou Medeiros Ferreira, são também de destacar. E não deixa de ser extraordinário que este governo, que foi o primeiro a fazer do Magalhães um Carnaval, nomeadamente propondo aos professores que, em acções de formação, cantassem loas ao computador, adaptando músicas como a do "Malhão, Malhão", não seja agora o primeiro demarcar-se publicamente desta atitude."

O texto acima é uma postagem de JOANA AMARAL DIAS publicada no "Bicho Carpinteiro" do Professor Doutor Medeiros Ferreira. Note-se a descabelada leveza das acusações, a latente irresponsabilidade, bem como a desonestidade intelectual aqui demonstradas pela bela Joana, talvez reveladoras das razões da atitude de Louçã relativamente à exclusão da senhora do órgão máximo do seu partido...Bem me enganou! Provavelmente será um desesperado excesso de zelo para reganhar as graças do líder do B.E. que, provavelmente, nem apreciará estas estouvadas intemperanças.




ELISA FERREIRA - A FORTE CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DO PORTO

ELISA, a invencível, à INVICTA!-DA ANA GOMES

Uma boa notícia para a cidade do Porto a candidatura de Elisa Ferreira à presidência da respectiva Câmara Municipal. Não só pela sua valia técnica, política e intelectual, mas por, desta forma, os portuenses terem a oportunidade de fazer escolhas sem riscos, caso o actual presidente Rui Rio renove a sua candidatura. O PSD talvez não tenha outra alternativa para opor à alta fasquia a que o PS colocou a disputa deste importante cargo. Não parece fácil arranjar alternativa a este peso-pesado do PS.
Mas o passado demonstra que no Porto, ao contrário de Lisboa, não tem andado à mercê de arrivistas nem de políticos menores e têm sempre gente à altura das circunstancias. Parabens ao Porto e, já agora, ao P.S. pela excelente escolha.
NOTA: -A foto exibida é do J.N., a qual também consta do ABRUTO do P.Pereira a documentar as suas análises do "situacionismo". É evidente o mal estar que estas coisas provocam ao desditado homem que tem a responsabilidade de promover MFL, com o exito que se conhece.

20 fevereiro 2009

UMA OPINIÃO DE PROENÇA DE CARVALHO


Francisco Proença de Carvalho no blog 31 da Armada: “Ao contrário de muitos, penso que mais perigoso do que o poder político interferir no poder judicial, são os órgãos judiciais fazerem política. A razão é simples: os políticos nós elegemos, censuramos nas urnas, podemos criticar abertamente. Um político corrupto, desonesto ou incompetente, mais tarde ou mais cedo, acaba, pelo menos, julgado pelo povo. Relativamente aos agentes judiciais nada disso acontece… Em Portugal, sob o pretexto da total independência, temos um sistema judicial profundamente anti-democrático. Somos obrigados a partir do princípio que todos os políticos são uns malandros e, em contraposição, todos os senhores procuradores e juízes são uns santos. Mas se não forem? Quem os julga? Quem os fiscaliza? (...) (...) Numa verdadeira Democracia, é inaceitável que exista um poder tão importante como o judicial, que esteja totalmente à margem da fiscalização popular”

SIMPLES, CONCISO E CONCLUDENTE

Posso perceber que pessoas tão diversas como o Nuno Miguel Guedes, o Paulo Pinto de Mascarenhas, a Ana Sá Lopes ou o Rodrigo Moita de Deus achem que o Bloco de Esquerda “é importante” porque se está a tornar “um partido como os outros” – e isso significa, como bem escreve Medeiros-Ferreira, “entre um partido de campanhas (...) e uma força para-governamental”.
Mas daí ao voto, ao peso eleitoral, vai um certa distância – espero e acredito.
Assim sendo, confesso (e convém notar que esta confissão vem de uma pessoa que já terá sido de esquerda, no sentido mais ortodoxo da palavra...): tendo José Sócrates desiludido a minha expectativa neste mandato, não me passa pela cabeça votar “alternativamente” no Bloco de Esquerda. O drama daqueles que acreditaram numa certa ideia moderada do PS de Sócrates está exactamente aí: não se revêem à esquerda nos aventureirismos de Alegre, nas ambições arrivistas do Bloco, ou na “aldeia gaulesa” onde resiste o PCP; nem, por outro lado, encontram alternativa séria e credível neste PSD, nos novos Movimentos pretensamente humanistas e pueris, ou no discurso zig-zag do CDS.
A esquerda que o Bloco pode herdar (ou capitalizar, numa linguagem mais modernaça...) é aquela que ainda não percebeu que está num beco sem saída. A outra, a que porventura sinto pertencer, anda à procura daquilo que perdeu:
a confiança (
Pedro Rolo Duarte)

19 fevereiro 2009

O MURO DAS LAMENTAÇÕES

...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO Muro das lamentações de PACHECO
Entre ontem e hoje, o Ministro Santos Silva, cujo papel no governo é o do ataque e da resposta agressiva à oposição, deu duas longas entrevistas, à RTP e à TSF. Pelo menos, que eu saiba. Nem a TSF no Forum, nem a RTP deu nem dará à oposição qualquer coisa que se assemelhe ao mesmo tempo que o governo tem para conduzir uma pura actividade política em ano eleitoral. Uns minutos dispersos e contraditórios são uma fraca alternativa frente a longas entrevistas que o governo tem quando quer e quando precisa. Tem-nas no tempo certo, quase sempre com a última palavra e com uma desproporção de meios total. E tem-nas com a colaboração de muitos órgãos da comunicação social, que são subservientes ao poder. Se somarmos a isto, as sucessivas declarações políticas diárias do Primeiro-ministro que se desloca onde for preciso para ter um cenário para fazer declarações contra a oposição, em particular na televisão, que equilíbrio pode ter a vida política com esta hegemonia do "melhor" espaço público para o governo e o PS?

MANOBRAS "ENTRISTAS" DO BLOCO DE ESQUERDA

SIMBOLOS DE PARTIDOS PARTIIPANTES DO REGIME PÓS 25 DE ABRIL-74
Não estou de acordo com o Pedro Rolo Duarte no parêntesis em que afirma que franjas do MES terão estado na origem do Bloco de Esquerda. As relações históricas entre o MES, a UDP e a LCI, em conjunto ou separado, revelam uma profunda incapacidade de gerar consensos duradoiros em prol da criação de uma frente política. Na verdade só ocorreram encontros de ocasião. Vou escrever um dia destes, com mais detença, acerca deste assunto.
Por isso não posso deixar de sorrir quando o Bloco de Esquerda, hoje, se reclama da Esquerda Socialista. Quanto muito foi o MES, por puro mimetismo, na época remota dos “amanhãs que cantam”, que se deslocou para o campo da esquerda revolucionária, ou extrema-esquerda, que é o verdadeiro campo político das organizações que deram origem ao Bloco.
O Bloco, ou interpostos ideólogos por ele, quando reivindica o ideário da esquerda socialista ensaia uma manobra, seguindo a velha táctica “entrista”, típica dos partidos trotskistas, visando capturar parte da “inteligência afecta ao PS”. O tom beatífico do seu líder é a face pós moderna da extrema-esquerda, já falecida, de cujos programa, e ideologia, a esmagadora maioria dos antigos acólitos do MES, por estarem vivos, se separaram há muito.
Não quer isto dizer que no Bloco não se possam encontrar meia dúzia de antigos filiados no MES, como também os há no PSD, mas, com toda a estima e consideração, são o que eu chamo de activos tóxicos. É no que dá a bendita liberdade … Haja saúde!
ABSORTO

Este texto é da autoria de EDUARDO GRAÇA, detentor do excelente, sério e circunspecto Blogue ABSORTO, histórico membro do extinto MES (Movimento da Esquerda Socialista), organização política de boa memória, dada a qualidade intelectual e humana dos homens e mulheres que o integravam, elementos que, muitos deles, se projectaram ao mais alto nível da representação política do nosso País. Todos os que viveram de perto essa experiência do M.E.S. sabem que, admitindo excepções, não tinham ali acolhimento ideias, estratégias e comportamentos que tipificaram agrupamentos que se fundiram no Bloco de Esquerda, tais como UDP, PSR e outros. Por outras palavras, raros seriam os aderentes do MES com perfil para, na hora da sua extinção, se juntarem a esse caldo de cultura, maoista, trotskista, estalinista etc, que constituirá a súmula ideológica do actual Bloco de Esquerda. Neste contexto seria importante que Pedro Rolo Duarte revelasse quais as franjas do MES que deram origem o B.E. e se não se tratará de elementos dispersos sem representatividade assinalável. A maioria e de forma mais ou menos organizada, naturalmente, aderiu ao P.S.
Hoje em dia parece adquirido que, de gente actualmente no PS, só poucos elementos, oriundos do PCP, se disponibilizarão para cooperar com o Bloco de Esquerda, como é o caso de M.Alegre.
.

18 fevereiro 2009

O NEGRO BALANÇO DO JUIZ DESEMBARGADOR



Ninguém nega que a Comunicação Social vive tempos difíceis, de credibilidade, de afirmação, de rigor e de independência. Hoje temos jornalistas amordaçados pelo medo. E temos jornalistas que estão na bolsa de valores, que se vendem ou deixam comprar, hipotecando no mercado de interesses a sua carteira profissional. Mas daí a dizer-se que são os culpados das crises, culpados, por exemplo, do chamado caso Freeport, por destilarem notícias que não são verdadeiras, é carga a mais para os seus ombros. Ou dizer-se que são todos assim é, no mínimo, injusto e pouco sério.
Assente a poeira, façamos então um breve balanço da cobertura pelos media do caso Freeport. Mas, para isso, importa separar o trigo do joio.
Nunca alinhando nas teses da cabala e das campanhas negras, pode dizer-se, de um modo geral, que a Comunicação Social andou bem e que até fez algum trabalho de investigação. O mesmo não aconteceu com o jornal ‘Público’, com as velhas guerras contra Sócrates, que mancham a sua isenção e credibilidade e com a TVI do casal Moniz. O que a TVI e Manuela Moura Guedes têm feito, no jornal das sextas-feiras, é perseguição pura e dura a Sócrates, não é jornalismo. O casal Moniz serve-se deste órgão de Comunicação Social poderoso para fazer campanha política. É arrepiante o que se passa às sextas-feiras nesta estação, com as peças montadas e articuladas ao sabor dos comentários da pivô do jornal. Este jornal da TVI está transformado numa máquina para triturar Sócrates e para assassinar o seu carácter, sem respeito pelas garantias básicas deste cidadão, que também tem direito ao seu bom-nome. Sem prejuízo da veracidade dos factos sobre o caso Freeport, a informação não pode ser feita a qualquer preço.
Os olhos, o rosto, o fácies, os trejeitos na cadeira e a incomodação de Manuela Moura Guedes são escandalosamente visíveis. E estes também são elementos estimáveis na apreciação de uma informação séria, isenta e responsável, o que não é o caso. Incomoda este espectáculo.
E, quando assim é, Sócrates tem razão.
Rui Rangel, Juiz desembargador - C.Manhã

17 fevereiro 2009

O TORQUEMADA DO PSD EM ACÇÂO - NEM A FAMÍLIA ESCAPA À SUA SANHA


Pacheco Pereira no papel de Torquemada do PSD faz, no seu ABRUPTO, verdadeiro símbolo do Santo Ofício, exaustivas análises da imprensa escrita (e não só), tentado comprovar um determinado "situacionismo" na comunicação social - classificando-o, numericamente, de situacionismo-1, 2, 3, etc., gesto que terá como objectivo condicionar os meios de comunicação a dar mais protagonismo à sua patroa cuja qualidade da actuação não entusiasma ninguém e não se sabe porque carga de água havia de entusiasmar os jornalistas. Mas o homem, com verdadeiro e entusiástico espírito de censor (mas, graças a Deus, ainda sem o lápis azul), nem lhe escapa o espaço que essa comunicação social dá a um elemento do PSD, adversário interno da patroa, chamado Passos Coelho, considerando essa aparição (exemplificada com a imagem supra) com a classificação de situacionismo +2. O excesso de zelo pela causa da patroa é de tal ordem que nem a família escapa!!! É aquilo a que se chama fidelidade canina e actuação do estilo mastim.

UM ULTRAJE AO TRADICIONAL PSD


"Há um cartaz espalhado pelo país que se transformou num espinho cravado no debate político e ameaça a estratégia do PSD. Ao colocar nas ruas a imagem de José Sócrates retratado com o nariz comprido de Pinóquio, a JSD exibiu "irreverência" (adjectivo de Manuela Ferreira Leite), qualidade que, com complacência, se tolera nos actos das juventudes partidárias. Mas a mensagem subliminar do cartaz vai muito além da intenção de dizer com a graça dos mais novos que o primeiro-ministro é um crónico incumpridor de promessas ou um reincidente promotor de palavras falsas. Depois de as notícias dos jornais transcreverem a carta rogatória da polícia inglesa sobre o caso Freeport, na qual um tal "Pinóquio" é citado como estando no cerne de putativos pagamentos ilegais, o cartaz da JSD deixou de ser apenas uma denúncia sobre a falta de realização de promessas políticas: tornou-se também uma peça que promove em público a associação directa entre José Sócrates e as suspeitas do Freeport".
De Manuel Carvalho do PÚBLICO

Aquilo é trabalho da rapaziada do PSD orientada pelo conhecido raspador de queijo, o Pacheco, homem de moral verdejante, boa para pastagem de asininos. É o resultado de um partido fundador do regime democrático estar entregue a canalha e embusteiros políticos... chocados na extrema esquerda.

16 fevereiro 2009

O PODER E OS CÃES DANADOS


Hoje em Portugal, à semelhança do que sucede em alguns países do terceiro mundo, com regimes democráticos inconsistentes e periclitantes, existe, por indigência, uma espécie de auto-desvalorização das oposições, seja pela ausência de ideias ou de alternativas politicas credíveis, a realidade parece ocupar-se e expressar-se apenas sobre quem está a exercer o Poder. Essas oposições, sem nada para propor ao País, escondem-se no discurso rasca do constante e negativo bota-abaixo como forma de afirmação, deixando passar a imagem, com inocente crueza, das suas indigências e incapacidade de serem alternativa a quem, temporariamente, ocupa o poder. Mas de tanto se anularem e procurarem demonizar o adversário, que é poder episodicamente, acabam por passar a ideia de jamais estarem aptos para poderem assumir a responsabilidade de o exercer, por indigência própria e a consequente e explicita valorização do que combatem de forma descabelada. E, como é óbvio, ninguém segue movimentos ou organizações que se esgotam no protesto e não conseguem criar a respeitabilidade necessária para serem levados a sério. No caso concreto do PSD, tal postura não será alheia ao facto de terem adoptado um ideólogo formatado nas gloriosas lutas da extrema esquerda e para quem, bem lá no fundo, o poder está como a água para um cão danado...



OS GRUNHOS E SEUS COMPARSAS

São reflexões como estas que todos deveriamos fazer quando as tribos dos ululantes incomdam o nosso viver e reagir em conformidade com o papel profundamente negativo que esses grunhos desempenham na nossa sociedade . Os regimes democráticos dificilmente sobrevivem a estes predadores das liberdades e serão os que digerem mal as suas derrotas no confronto democrático e que, alegremente, contemporizam... e se aliam com os grunhos, as maiores vítimas da sua transigência!!! Acuse-se a extrema esquerda materializada pelo PCP, B.E. e alguns alegres comparsas vencidos da vida.

QUANDO TANTOS FALAM DE MEDO...


Quando tantos falam no medo que teria tomado de assalto a nossa sociedade e os partidos se debatem na Assembleia da República, ao ponto de uma voz, entre os seus deputados, se distinguir ululando contra o primeiro ministro uma palavra sibilina: “palhaço”; quando a comunicação social, com tiragens, audiências e balanços mais ou menos ridentes, inunda a opinião pública com um “buffet rico” de notícias algumas delas saídas do “segredo dos deuses”; quando estão à vista três (3) eleições tornando o ano de 2009 numa orgia de escolhas políticas livres através do voto não obrigatório; quando as forças políticas se alinham à medida de regras constitucionais democráticas que, salvo Jardim, ninguém contesta, apresentando programas e lideres conforme a vontade livre de cidadãos associados em partidos políticos conforme o modelo democrático que tantas penas e sacrifícios exigiram; reparei que em La Habana o ministério do interior colocou sob vigilância policial Yoani Sanchez , do Generación Y, uma voz verdadeiramente livre, corajosa e sem medo na defesa das liberdades. Talvez seja um belo exercício de cidadania para os nossos paladinos das denúncias do medo dar uma atençãozinha aos regimes políticos que fazem do medo a sua bandeira, denunciá-los e demarcar-se deles(inAbsorto)

ENQUANTO HÁ ESPERANÇA

Espanhóis e Portugueses serão sem dúvida muito diferentes ao olhar do sociólogo, do politólogo, do astrólogo, mas nada como um bom escândalo político para desafiar a crise. E quanto maior e emaranhado o novelo, melhor. Aqui não há arguidos, há presuntos. E, como não poderia deixar de ser, fortes indícios. Madrid, Janeiro de 2009. Denúncia jornalística. Partido político. Eleições regionais à porta. Dirigentes incómodos. Escutas, suspeitas de corrupção, esquema de segurança/espionagem paralelo. Uma mala contendo documentos, cassetes, DVDs e dinheiro em paradeiro incerto. Um juiz internacionalmente conhecido, valente da direita ontem por atacar o PSOE de González com os GAL, vilão hoje por estar a montar uma cabala contra o PP.
Mais uma novela da vida real. Não tendo como pegar em jornais portugueses aqui (acreditam que não há como comprar um jornal português em Madrid? Quando alguém em escala a caminho de Lisboa me pediu que arranjasse o expresso, pensei que se tratava de um autocarro), e já perdida no novelo da internet, decidi dedicar-me ao escândalo da Comunidade de Madrid. Andei agarrada alguns dias; confesso que também já desisti.
E de repente lembrei-me da crise. E, triste associação de ideias, lembrei-me do filme “Tout va très bien Madame la Marquise”, dos anos 30. E não é que a protagonista se assemelha em muito a Esperanza Aguirre, a sobrevivente da política espanhola (a mesma que veio descalça de Bombaim sob o terror e que escapou ilesa, com Rajoy, a um acidente de helicóptero em 2005)? Foto de Esperanza Aguirre (in País Relativo)

15 fevereiro 2009

UMA SENHORA...SEM NÍVEL - DESBOCADA E CHOCARREIRA

Vi ontem, pela terceira vez (sim, confesso), um Jornal Nacional da TVI de sexta-feira e fiquei estarrecido: os 30 minutos iniciais foram um conjunto inacreditável de "peças" de ódio e perseguição, um delírio justiceiro que abrangeu toda a semana, a propósito e a despropósito. Depois houve um intervalo e o delírio voltou, repetido, como se fosse um qualquer programa de humor. Sei que não é politicamente correcto dizê-lo, e a TVI é muito mais do que "aquilo", felizmente, mas "aquilo" é a desonestidade intelectual elevada a um nível sem precedentes. Coragem é outra coisa e não precisa de ser proclamada. Já agora: na ERC e na Comissão da Carteira não há ecrãs para ver este crime de lesa-jornalismo permanente à sexta-feira? (DIRECTOR DO DN)
E JÁ AGORA TAMBÉM:
Onde estão os Filhos da P*ta, que quando Pina Moura foi para a TVI, disseram que o PS iria controlar a informação? CARLOS ALBERTO
Quando em 2007 Pina Moura foi para a administração da TVI, as oposições, à direita e à esquerda, previram que o governo iria controlar a informação da TVI. Pina Moura acaba de sair da TVI e, se mais não houvesse para ver, as noitadas de Moura Guedes com o Vasco Pulido Valente seriam suficientes para envergonhar os difamadores pelas suspeições que então lançaram (PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE SE TRATA DE GENTE DE VERGONHA).