09 março 2009

ILHA DE SÃO JORGE, LÂNGUIDA

Tão perto e tão distante
escondida
sob a bruma persistente
S.Jorge é avara em mostrar-se na sua languidez
ao terceirense
sedento de encontros que tardam
sempre.
Vê-la hoje como a imagem se apresenta
sem a ponta do Pico de atalaia
nem véu que cubra seus pudores
Angra animou-se
sorriu
e
por mil vezes
lhe jurou seus amores
9-3-2009
A.Barroso

UM OVNI


Expresso: Se se entender com Sócrates, a restante esquerda fora do PS vai compreender isso?
M.Alegre: Quem conversa comigo conversa com o militante do PS, a referência histórica do PS (?!?!?!) É uma das minhas debilidades e uma das minhas forças.
Como é normal, num vaidoso está sempre presente um desmedido presunçoso, para quem, neste caso, o Sol brilha de todos os quadrantes projectando a sua sombra em todas as direcções. Uma divindade destas até desequilibra a próprias leis da gravidade para não entrar em órbita e ficar apenas a pairar sobre as cabeças dos terráqueos embasbacados.

JÁ NÃO HÁ PACIÊNCIA PARA TANTA SERENATA AO VENTO



Há sempre alguém que desiste
Manuel Alegre tem razão. Está desconfortável na sua pele. Não se revê na actual liderança do seu partido. E tem deputados na AR que o seguem de perto: a irmã - que só por lá anda por ser mana de quem é -, mais uma ou outra, e a viúva Matilde, que nunca lá devia ter posto os delicados pés. No país, o poeta sente-se apoiado pelo milhão de votos que pensa estarem ainda à sua espera. Por muito menos, o PC apontou a porta da rua a destacados militantes. Também os motivos da despromoção de Joana Amaral Dias estão a milhas da gravidade das tropelias alegristas. Alegre sempre usou a política como utensílio doméstico familiar. E não percebeu o que aconteceu na história dos últimos trinta e tal anos com situações idênticas. Tem estado muito pouco atento à realidade. Numa altura em que tudo parece desabar, o homem insiste no luxo das "ideias" muito pessoais e na fulanização da política.No meio da confusão só não percebo uma coisa: o que espera a direcção do PS para lhe lembrar tudo isto? É que nós, os do país real, já não percebemos o porquê de tanta mesura para com o trovador coimbrinha. Desistiu daquela ideia de partido? Parta para outra.Já não há paciência para tanta serenata ao vento.in BlogOperatório

08 março 2009

O NOVO VISUAL DE D. MANUELA



Este é o novo visual de D.Manuela que pesquei no 31 da Armada onde os muitos admiradores da velha senhora (que por ali passeiam) comentam, com verdadeiro entusiasmo, este novo estilo very cool da líder do PSD. Parece que desta vêz... é de vez!

QUEM OU O QUE IMPEDE O SENHOR MANUEL ALEGRE DE FUNDAR UM PARTIDO POLÍTICO?












Membros do Movimento de Intervenção e Cidadania (MIC), fundado por Manuel Alegre, reagiram com «indignação» às palavras do dirigente nacional do PS José Lello, que acusou o ex-candidato presidencial de «falta de carácter», escreve a Lusa.Na RTPN, comentando a afirmação de Manuel Alegre de que admitia candidatar-se como independente a deputado em eleições legislativas se a Constituição da República o permitisse, José Lello considerou essa posição como «falta de solidariedade» em relação ao PS «a raiar a falta de carácter». in Portugal Diário
Não consigo distinguir entre a falta de vergonha e a falta de caracter, embora me pareça que, no caso em apreço, as ditas carências se misturam um pouco. Dizer que a Constituição impede alguem de concorrer a eleições é uma daquelas falácias com que Manuel Alegre nos vem brindando para esconder a sua preguiça!!! Bastava cumprir os preceitos que a Constituição impõe, legalizando uma organização política para o efeito. Mas isso dá muito trabalho e... Manuel Alegre parece que, muita gente o afirma, nunca gostou de trabalhar... Estaria à espera que a gente do MIC o fizesse de geração espontânea, levando-o de andor, enquanto o poeta se entretinha a fazer rimas para fadunchos. Essas coisas exigem esforço, meios, disponibilidade e liderança, qualidades que não se descortinam no Poeta. Alguma aura já de um passado remoto ainda se cola à sua imagem, mas mais de trinta anos a arrastar-se pelas bancadas do Parlamento, sem deixar qualquer rasto e no curriculum exibir apenas o título do pior Secretário de Estado da Comunicação Social que já exerceu funções depois de Abril, não é coisa apelativa para arrastar apoios significativos. E estas coisas não se fazem só com amigos próximos por muito respeitáves que sejam (e são!). E as estátuas são coisas hirtas e erigidas em vida só atrapalham, sobretudo a quem se deslunbra com a sua própria imagem.
A Terminar, uma pergunta: não sendo o que atrás se aponta, o que impede Manuel Alegre de fundar um partido político? E porque não se encosta ao B.E., o seu último derriço? A sua postura já ultrapassa a mera situação da dissidência para ser considerada de simples rutura e intransponível hostilidade. Eu, que não sou filiado no PS mas um simples e circunstancial apoiante, nunca lhe daria o meu voto! Tornou-se in-su-por-tá-vel!!

07 março 2009

FICA BEM A PACHECO PEREIRA, MAS...


FICA BEM A PACHECO PEREIRA TENTAR POR NA ORDEM OS RAPAZINHOS DO P.S.D. QUE, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, SE COMPORTAM COMO MEROS CHULECOS DO ORÇAMENTO E MANDAM PARA O CARALHO OS SEUS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS. EMBORA DEVESSE SER MAIS ASSERTIVO, COMPREENDE-SE QUE NÃO SERÁ FÁCIL A P.P. FAZER-SE RESPEITAR POR ALGUNS HOMÚNCULOS QUE POVOAM AQUELA BANCADA, POIS CORRE O RISCO DE LHE SUCEDER O MESMO. E M.F.L. ... TEM O NETINHO PARA TRATAR E A JSD PARA EDUCAR... E DEVE FAZE-LO COM EMPENHO E ZELO PORQUE SE ESTÁ A PERDER A VELHA POSTURA DE SERIEDADE QUE ERA APANÁGIO DA VELHA GUARDA DO PPD/PSD.


-Espero bem que não enfileirem numa forma de falar, ou pior ainda de pensar, que tem a característica de fazer crescer o primata que há em nós. Nem sequer o primata, mas o anfíbio, o peixe ancestral que abre e fecha a boca num mar profundo. É que a julgar pelas amostras que vem a público, em muitos casos por inépcia ou irresponsabilidade dos seus autores, a grosseria e o insulto proliferam e nada mais. Nada mais. E essas sim fazem-me duvidar sobre o que é que os senhores deputados estão a fazer numa sessão parlamentar, se estão sentados a escrever SMS, e a “twitar”, como agora se diz. Aí de facto, eu sinto o meu dinheiro como contribuinte a evaporar-se e fico anti-parlamentar, coisa que nunca fui. P.Pereira

O PUDOR DE ALBERTO JOÃO, OU A FALTA DELE

É uma história tão simples quanto inédita. Alberto João Jardim queixou-se à justiça por que um jornalista o tratou por "bobo da corte", mas a Relação de Lisboa arquivou o caso com um argumento de peso:todos temos direito ao bom nome mas um político que se dirige aos jornalistas do continente como "bastardos, para não ter que lhes chamar filhos da puta" tem menos margem para se sentir ofendido. Daí que, segundo o tribunal, o jornalista do Diário de Notícias, João Miguel Tavares, na sua coluna de opinião apenas tenha respondido de forma "adequada" aos insultos do presidente do governo Regional da Madeira.
Louve-se a sentença e o meritissimo autor!

APOIADO POR MAIORIA E ACLAMAÇÃO


Para acabar de vez com a delicadeza
Depois de Pedro Duarte proferir "bocas" sexistas dirigidas a Isabel Moreira, devido a uma prestação da jurista no Prós e Contras, é a vez de José Eduardo Martins exibir a mais desbragada boçalidade no Parlamento. E ainda há, em Itália, quem se queixe de José Mourinho por causa de uma triviallidade retórica. Prostituição intelectual é o que não falta por aí. Esta gente devia ir para um raio que os parta. Apesar de tudo não faço - acho que se percebe - um grande esforço para manter o decoro. E isto não passa de um blogue pessoal sem importância nenhuma.
publicada por José Teófilo Duarte (blogOperatório)
Mais uns tempinhos na oposição e o PSD entra em plena decadência moral...
(a imagem editada é de nossa responsabilidade)

06 março 2009

OS FADOS DE MANUEL ALEGRE





O FADO DOS CONTENTORES

I
Já ninguém parte do Tejo
Para dobrar bojadores
Agora olho e só vejo
Contentores contentores.
II
E do Martinho Pessoa
Já não veria o vapor
Veria a sua Lisboa
Fechada num contentor.
III
Por mais que busques defronte
Nem ilhas praias ou flores
Não há mar nem horizonte
Só contentores contentores.
IV
Lisboa não tem paisagem
Já não há navegadores
Nem sol nem sul nem viagem
Só contentores contentores.
V
Entre o passado e o futuro
Em Lisboa de mil cores
O sonho bate num muro
De contentores contentores.
VI
Por isso vamos cantar
O fado das nossas dores
E com ele derrubar
O muro dos contentores.
[Manuel Alegre, 04.03.2009]
Fado cantado com a música e ao ritmo do
"Tem grelinhos, tem grelinhos
Tem grelinhos no quintal"

05 março 2009

NÃO SE ACEITAM ESTÁTUAS EM VIDA - CORREMOS O RISCO DE PERDER O MERECIMENTO







Sabe-se que com a idade algumas pessoas vão perdendo discernimento. Outras lembram-se, de repente, que têm direito a ser heróis ou a fazer coisas que em idade de sã consciência não fariam. Manuel Alegre, o nosso poeta, que parece que ainda é militante do PS, não foi ao Congresso do Partido. Não é que fizesse falta, acho eu, porque todos os que poderiam fazer falta estiveram lá. O nosso poeta anda muito chateado com José Sócrates, porque este não o deixa brilhar? Ou será que anda a pensar em concorrer à Presidência da República e decidiu dar uma de sem-partido, como em tempos fez o Prof. Cavaco? É triste ver o poeta Alegre tomar posições aparentemente levianas. Olho para trás e não me lembro que Manuel Alegre tenha feito qualquer coisa de extraordinário pelo país, à parte os versos heróicos. Mas essa faceta poética já todos nós lhe andamos a pagar há trinta e tal anos, desde que se tornou deputado e ainda não quis outra vida. É verdade que não é o único revolucionário a quem eu ajudo a pagar o vencimento desde o 25 de Abril e que ainda não me deu nada em troca. Mas talvez fosse altura de se reformar, deixando-nos ao menos com os seus belos versos, em vez de ficarmos com a ideia de que toda a vida não passou de um revolucionário inútil. E já há tantos!António Garcia Barreto (O Voo das Palavras)

O ESPECTRO DE UMA GRANDE DEPRESSÃO?



GRÁFICO DE ESTUDOS DO ECONOMISTA
PAUL KRUMAN
Por aqui se pode avaliar o estado da economia
mundial
UMA DEPRESSÃO AO NÍVEL DA VERIFICADA
EM 1930!!!
Perante estes factos
a avaliação
dos
comportamentos políticos
deve ser
muito rigorosa
!!!!!
DEIXOU DE HAVER MARGEM PARA
BRINCADEIRAS POLÍTICAS


BAIXA DE JUROS PARA UM MÍNIMO HISTÓRICO

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou um novo corte da taxa de juro de 50 pontos base para os 1,5%, o mínimo histórico da Zona Euro. Com a economia europeia a afundar. Os mercados aguardam as explicações de Jean-Claude Trichet dentro de minutos, quer sobre novas mexidas no futuro, quer sobre eventuais novas medidas anticrise.A decisão do BCE acontece no mesmo dia em que o Banco de Inglaterra anunciou a descida de 1% para os 0,50%, aproximando-se assim do nível de juros praticados pelos EUA, que se encontra entre zero e 0,25%.A decisão do BCE ficou em linha com a maioria das estimativas dos economistas. A média das respostas das 53 casas de investimento consultadas pela Bloomberg apontava para um corte de 50 pontos base, para os 1,50%.Este é a quinta descida de juros desde Outubro efectuada pelo BCE, que reduziu de 4,25% para os actuais 1,50% o preço do dinheiro para a Zona Euro.A decisões do BCE e do Banco de Inglaterra estão em linha com as estimativas da maioria dos economias.A economia da Zona Euro está a afundar puxada pelo maus arranque de ano da Alemanha, onde quer os investimentos quer as encomendas à indústria estão a registar quedas de dois dígitos.A economia do Reino Unido contraiu 1,5% no último trimestre de 2008, o que representa a maior quebra do produto interno bruto desde 1980.Às 13h30 vai começar a conferência de imprensa da autoridade monetária, liderada por Jean-Claude Trichet, com o mercado a aguardar as declarações do responsável.A maioria dos economistas acredita que o BCE vai descer o preço do dinheiro para 1%, neste primeiro semestre, e há mesmo economistas que acreditam que a autoridade monetária terá de ir mais longe para conseguir reanimar a economia, colocando os juros dos 0,50%

AS ÁGUAS ANDAM AGITADAS NOS MEIOS AFECTOS AO PSD


Apesar do assunto começar a ganhar contornos de caso de tribunal, o que por aí hoje se escreve num blogue situacionista é motivo para um simples comentário: O blogger em causa gostava muito que a sua teoria batesse certo, mas, infelizmente para ele, não bate a bota com a perdigota. A única coisa que me moveu, como sempre, a escrever sobre uma petição online que defendia uma determinada candidatura às eleições europeias foi o seu valor noticioso e a figura pública em causa. Não conheço nenhum dos seus autores, não combinei nada com ninguém, nem nunca o faria. Limitei-me, como sempre, a fazer jornalismo. Se isso incomoda algumas pessoas, azar. Não me sinto condicionado por uma meia dúzia de mentiras que se possam escrever aqui e ali com o único intuito de fazer o que Goebbels defendia. Repetir a mentira tantas vezes quanto seja possível, de modo a que se torne verdade. Embora a escola da pessoa em causa seja a do outro extremo, os objectivos são os mesmos e as técnicas velhas e conhecidas. Não me verga. Já cá andava há muito tempo antes desse senhor desatar a destilar ódio contra mim, vou continuar muito tempo depois dele ir pregar para outras freguesias. (de F.A.L. no CORTA FITAS)

O Caso envolve o Pacheco Torquemada, serviçal da D.Manuela e está relacionado com um abaixo assinado que surgiu na net a promover a candidatura do Prof. Marcelo como cabeça de lista do PSD ao Parlamento Europeu. O nosso Pacheco Torquemada (o tal do outro extremo) entrou em parafuso e escoicinhou, patético e de cabeça perdida, para tudo que mexia. Refira-se que Marcelo nunca terá aceitado a candidatura em causa, lançada pelo zeloso militante do PSD, Vasco Campilho, um franco atirador descoordenado como parece estar todo o PSD... Imaginem esta gente a governar o País! Anda tudo em polvorosa com a candidatura de VITAL MOREIRA... e a D.Manuela perdida no mato sem cachorro!...

04 março 2009

A MANIPULÇÃO DA NOTÍCIA PELOS VENDEDORES DE BANHA DA COBRA




Saber do que se fala
.Ontem, algumas televisões confrontaram os comentadores convidados com um estudo da OCDE segundo o qual daqui a 20 anos as pensões de reforma dos portugueses baixariam para apenas 50% do salário.Notei divertido que, embora nenhum dos interpelados conhecesse sequer superficialmente o estudo, todos se prestaram de boa vontade a tecer doutas considerações sobre as suas alegadas conclusões.O que de facto lá se diz e como as previsões a longo prazo se comparam com a realidade actual é aqui explicado com toda a clareza pelo Eduardo Pitta.Mas não queria deixar de mencionar a reacção do Fernando Rosas na SIC-Notícias quando questionado sobre o que poderia ser feito para assegurar pensões mais elevadas. Sem se atrapalhar, o Fernando resolveu de pronto o assunto propondo um imposto sobre as grandes fortunas.Já perdi a conta à quantidade de problemas que o Bloco de Esquerda se propõe resolver com o imposto sobre as grandes fortunas. Não há nesse partido de professores ninguém capaz de fazer uns cálculos elementares e concluir que a ideia não tem ponta por onde se lhe pegue? Se calhar há, mas não interessa fazê-los..
por João Pinto e Castro

Estas notícias, devidamente manipuladas, surtem os seus efeitos. Passou-se com pessoas dos meus círculos onde se instalou alguma preocupação. E a reacção de Fernando Rosas não será inocente porque a estratégia daquele partido esquisito é mesmo lançar o pessimismo em seu redor, arranjar culpados e apresentar o salvador na pessoa do pregador Louçã (essa armadilha).


APELO À SANTINHA MILAGREIRA DO PPD/PSD

Juntando-nos ao apelo que se espalha pela blogosfera, rogamos à nossa santinha MFL a misericórdia de conceder a graça de uma ajudinha a nuestros hermanos para resolverem o tão candente problema de desemprego com que se defrontam. Tendo entre nós uma alma iluminada pela graça do Espirito Santo para resolver os males da humanidade, porque espera a nossa santinha para operar o milagre a favor dos nossos vizinhos?!.
Zapatero, non piercas tiempo com los espiertos castelhanos. Vien implorar a la santa lusitana una atempada gracia... Junta tu voz a nosotros. Te cuida! (que deplorável linguajar portunhol...espera-se que não seja por isso que a santinha não atenda aos desvalidos)

03 março 2009

M.F.L. PERDERIA ATÉ COM O PORTEIRO DO LARGO DO RATO

Poder-se-ia dizer que José Sócrates é tão competente que os eleitores estão dispostos a perdoar-lhe tudo, mas isso não é verdade, ainda que seja bem mais competente como primeiro-ministro do que as últimas soluções do PSD. Aliás, quando se candidatou a primeiro-ministro Sócrates não estava preparado para o cargo, o que o levou a falhar tanta promessa.
A verdade é que os eleitores são como as ratazanas, vão-se habituando ao veneno e acabam por se alimentar com
ele em vez de morrerem. O José Manuel Fernandes bem pode dedicar todas as edições do Público a Sócrates que os seus leitores limitam-se a pular as páginas e não mudam as intenções de voto em função das desilusões empresariais de Belmiro de Azevedo. A Manuela Moura Guedes bem pode encher aquela enorme boca de gozo que os espectadores vão bocejando até à hora da telenovela. Cavaco Silva bem pode marcar comunicações e recorrer a vetos, não é por isso que os eleitores se vão apaixonar por Manuela Ferreira Leite ou reparar no seu Miguel Relvas.
A força de Sócrates vem da falta de alternativas, vem de uma oposição que esgota as suas energias na crítica e se esquece de propor um projecto com soluções para o país e q
uando simulam a apresentação de soluções estas tresandam a eleitoralismo.
Com uma oposição destas começo a ficar convencido de que nem à bala se vão livrar
de José Sócrates. Aliás, ao PSD já só falta mesmo contratar um gangster para se livrar do líder do PS o que lhes serviria de pouco, estou convencido que Manuela Ferreira Leite perderia até com o porteiro do Largo do Rato.

O "CONFIÁVEL JORNAL "PÚBLICO



Escreve o Público que as empresas são mais confiáveis do que os governos. Não esclarece ao certo quantos governos é que já recorreram aos fundos disponibilizados pelas empresas para fazer face à crise financeira, económica e social.
Ah! Mas O PÚBLICO tem o ex-maoista Fernandes e certos jornalistas... que garantem ao título confiabilidade total. (refere-se a qualidade de ex-maoista ao preclaro director porque é uma marca de qualidade muito apreciada pelas empresas beneméritas como é o caso vertente)

2009 JÁ SÓ TEM DEZ MESES PARA DAR CABO DESTA MERDA TODA!!!






- Marcelo Rebelo de Sousa na RTP, Vasco Pulido Valente na TVI e José Pacheco Pereira na SIC fazem o pleno no cerco televisivo a Sócrates. Como podem dizer e mostrar o que quiserem, e quando quiserem, vamos admitir que valem pelo que está à vista. Na imprensa, Sol, Expresso, Público e Correio da Manhã, idem, com equipas de dezenas de jornalistas e publicistas em regime de permanente campanha. Nesta paisagem há muita poeira no ar, cães raivosos e a imagem duma caravana já a desaparecer na curva.
- Se o PS encontrar um bom candidato presidencial (por exemplo, uma mulher; a coisa é tão simples quanto isso), Cavaco não será reeleito. Quem apregoa a necessidade de falar verdade, patrocinando campanhas contra o Governo, e depois mantém a confiança política em Dias Loureiro, para além de se deixar humilhar por Jardim, merece ser recambiado.
- Os professores deixaram as palhaçadas. O bigodes amochou. Os Magalhães são um sucesso. A escola portuguesa está muito melhor. Se a guerra civil no ensino acabar, temos muitas razões para ter esperança num futuro de riqueza humana e económica.
- Nenhum partido tem propostas para a reforma do sistema de Justiça. E não há novos partidos na calha. Entretanto, a legitimidade moral da corrupção está entranhada em todas as classes sociais, independentemente da escolaridade e da actividade profissional. De resto, o fenómeno não é nenhum exclusivo nacional, bem pelo contrário. Estão reunidas, pois, as condições para o aparecimento de uma nova geração de portugueses cuja sede de justiça seja a prova mesma da sua inteligência.
- 2009 já só tem 10 meses para dar cabo desta merda toda.»
Publicado por Valupi no Blog
Aspirina B”

02 março 2009

CADA PAÍS TEM A COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE MERECE...




É certo que a semana já se rarefazia à minha volta. Quando o mundo se sintetiza no cão-d'água que ascendeu à Casa Branca e no meu país é notícia que uma carrinha da EMEL apanhou com o chumbo de uma espingarda de pressão de ar, só uma sólida formação filosófica, moral e cívica é que nos pode pôr a salvo das mais excruciantes interrogações acerca do sentido da vida. » [Diário de Notícias]
Nuno Brederode dos Santos

28 fevereiro 2009

O GRANDE ESTRATEGA - AUSENTE

Já é habitual Manuel Alegre chamar a si o protagonismo dos congresso do PS através das ausências, depois de se entreter a criticar o seu partido deixa tudo em suspenso não dizendo se vai aos congressos. No ano passado lá apareceu a meio, este ano esperou por sábado à tarde para comunicar que não ia.
Pelos vistos Manuel Alegre gosta mais de exibir as suas ideias* em conclaves com a extrema-esquerda, onde todos o elogiam na esperança de dividir o PS, mas na hora de defender as suas ideias dentro do seu(?!) próprio partido não aparece
in O JUMENTO
*Falta saber se tem ideias que se aproveitem para exibir fora do âmbito dos apóstolos que o seguem como individualidade providencial.

HORAS DA RÁDIO






INSTALEI-ME EM CASA COM A RDP-ANTENA UM SINTONIZADA PARA ACOMPANHAR O QUE SE PASSA NO CONGRESSO DOS SOCIALISTAS. AZAR O MEU! NÃO SEI SE POR INFLUÊNCIA OU NÃO DO TORQUEMADA, A VERDADE É QUE QUASE SÓ OUVI PERORAÇÕES DO PCP E DO BLOCO DE ESQUERDA SOBRE A HECATOMBE QUE OS DA MÃOZINHA ESTÃO A REALIZAR NO PAÍS, DA QUAL NEM A ANTENA UM ESCAPARÁ. CHEGUEI A PENSAR QUE SE TRATARIA DO CONGRESSO DESSES PATRIÓTICOS PARTIDOS MAS PARECE QUE APENAS ABANCARAM EM QUALQUER LUGAR ESTRATÉGICO PARA LANÇAREM O SEU VISTOSO FOGO DE ARTIFÍCIO, FESTA PARA A QUAL CONVIDARAM GENTILMENTE AQUELA PRESTIMOSA RÁDIO QUE EU TENHO A MÁ SINA DE CUSTEAR. PODE TAL DISPONIBILIDADE SER UM PRENÚNCIO DE QUE ESTARÃO PRÓXIMOS OS AMANHÃS QUE CANTAM OU, QUEM SABE, UM PREC PURIFICADOR QUE RESTITUA A COISA AO POVO UNIDO?...

O QUE FAZ ALEGRE...


Veio o Congresso da entronização de Sócrates, como se esperava, e Alegre com angústia ou sem ela, aceita a Comissão de Honra. O que, em teoria, o obrigava a comparecer em Espinho, sem mais drama ou capricho. Ora, precisamente, até hoje (6.ª feira), Alegre ainda não esclareceu se ilustra ou não ilustra o Congresso com a sua gloriosa presença. Aparecer em Espinho é a sua submissão ao PS de Sócrates. Não aparecer é uma rejeição pública quase imperdoável. Alegre compreensivelmente balança. Vive da ambiguidade e, sem ela, acaba. Só que hoje o tempo da ambiguidade é curto. Ou ele se decide depressa ou depressa deixa de importar o que ele decida. A vida passa bem sem ele.VPV
Correcto e objectivo!!

BENEFITS SUPERVISOR SLEEPING


O milionário Abramovich adquiriu este "Benefits supervisor sleeping", obra de Lucien Freud, pela módica quantia de 21,33 milhões de euros, pintura que se exprime pela representação de uma matrona descomposta, mas que nada tem a ver com o erotismo da Criação do Mundo de Coubert e que tanta celeuma suscitou pela acção policial bracarense, que terá cumprido os ditames de quem acha sacríloga a exposição de em belo sexo feminino, representando a beleza transcendente daquilo que materializa a existência da humanidade.
Obra valiosa, mas sem a representatividade erótica que a de Coubert transporta, é porém uma dramática e simbólica representação da mulher na sua decadência física e não causando, por certo, nenhum clic inquisitorial às becas de Braga, não correndo eu, porventura, o risco de ser queimado vivo por esta publicação. Mas é, nesta obra de Lucien Freud, nas suas formas deformadas pela usura da vida, o ocaso da mulher em todo o seu esplendor!

PACHECO NO SEU ABRUPTO DAS LAMENTAÇÕES

Diz Pacheco lacrimoso:

Sequência nos noticiários da TSF: voz de Santos Silva respondendo a alhos com bugalhos, sobre a falta do Primeiro-ministro à reunião europeia contra a crise; voz de Manuela Ferreira Leite criticando o Primeiro-ministro por trocar uma festa de encerramento de um congresso pela ida à reunião. A sequência cronológica é a inversa, mas pode justificar-se O que não se justifica é o que se passa a seguir. A quem é que a TSF dá a última palavra neste assunto? Imaginem? Francisco Louçã, numa intervenção jocosa sobre a pouca importância do assunto e a irrelevância da reunião da UE... O balanço final é que é o PS a ter razão, dada por Louçã, num tom jocoso e de desprezo para Manuela Ferreira Leite...É assim que se trata um assunto claramente incómodo para o PS e Sócrates.. (ainda bem que o ridículo não mata!)

27 fevereiro 2009

FERREIRA LEITE NÃO CONSEGUE MAIS DO QUE ISTO



Por muito que os jornais de hoje silenciem o Congresso Nacional do Partido Socialista é incontornável a relevância política do acontecimento que se inicia esta tarde em Espinho. O Partido Socialista é, independentemente da sua liderança, o grande motor político de Portugal e a reunião magna dos seus militantes merece atenção e análise.
ManuelaFerreira Leite já veio a terreno falar dele e, uma vez mais fazendo-se de política não política, entrou pelo enlameado em que se atola cada vez que fala. Diz a senhora ser imperdoável que Sócrates falte a uma reunião europeia onde se debaterá a crise internacional para estar presente no Congresso Nacional do seu Partido.
Sabemos que Ferreira Leite não consegue mais do que isto, até porque ainda nos lembramos do pouco que fez quando foi poder, mas conseguir tão pouco, isto é, não reconhecer a importância da presença de um líder no seu Congresso Nacional, justifica muito do estado em que, com o contributo dela, se transformou o PSD de hoje.
Foi por raciocínios como o de MFL que Durão Barroso abandonou o lugar com que os portugueses o honraram pelo voto em troca do cargo que lhe foi oferecido por meia-dúzia de iluminados.
Este Congresso Nacional do PS até poderá ser apelidado de Missa Solene para hossanas a um Deus menor, mas nunca poderá ser desvalorizado como um acto político menor no Portugal democrático.
Palavras criteriosas e certeiras (dizemos nós)

26 fevereiro 2009

UM OBAMA JUSTICEIRO?


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs perto de 1 bilião de dólares (780,5 mil milhões de euros) em aumentos de impostos para os 2,6 milhões de americanos com maiores rendimentos, bem como profissionais da área financeira em Wall Street, multinacionais sedeadas nos EUA e petrolíferas. A ideia é que "patrocinem" as reduções de impostos para quem ganha menos.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs perto de 1 bilião de dólares (780,5 mil milhões de euros) em aumentos de impostos para os 2,6 milhões de americanos com maiores rendimentos, bem como profissionais da área financeira em Wall Street, multinacionais sedeadas nos EUA e petrolíferas. A ideia é que "patrocinem" as reduções de impostos para quem ganha menos.
A proposta de Orçamento para 2010, apresentada hoje por Obama, prevê restabelecer em 2011 as duas mais elevadas percentagens de tributação de 36% e de 39,6% aplicadas na era Clinton, contra as taxas de 33% e de 35% que os americanos mais ricos pagam actualmente, salienta a Bloomberg.A proposta projecta igualmente um aumento dos impostos sobre os ganhos de capital e dividendos para 20%, para os americanos com os rendimentos mais elevados, contra os 15% definidos por George W. Bush em 2003.Estes aumentos de impostos, que Obama prometeu na sua campanha eleitoral da corrida à presidência, serão os primeiros a ser aplicados sobre os americanos mais ricos desde 1993 e inverterão um caminho tomado por Bush – que consistiu em reduzir a carga fiscal para os cidadãos mais abastados do país, refere a Bloomberg.
“Trata-se de um claro repúdio da política de Bush”, comentou à Bloomberg um economista da Universidade de Maryland, Peter Morici. “É um Obama Robin dos Bosques”, acrescentou.
Ler mais Jornal de negócios

FARPAS DA MADEIRA

Porque será que tudo em Ferreira Leite me faz lembrar uma telenovela portuguesa dos anos 70? "Farpas da Madeira"

BRUXELAS APROVA MEDIDAS DO GOVERNO

Comissão Europeia aprovou em Bruxelas, e propôs à apreciação do Conselho o seguinte:

- "O Governo Português aprovou significativas medidas fiscais discricionárias em resposta à desaceleração econômica. O pacote-estímulo para 2009, adoptada em Dezembro de 2008, está em consonância com o Plano de Valorização Económica Europeia (EERP) acordado em Dezembro de 2008 pelo Conselho Europeu e representa uma resposta adequada à desaceleração económica. Isso representa um pacote temporário de apoio à actividade económica em 2009 e será descontinuado em 2010. As medidas incidem principalmente sobre os investimentos, o apoio às empresas exportadoras, ao emprego e à protecção social. Este esforço orçamental está conjugado com uma antecipação de fundos comunitários de cerca de ½% do PIB, que é neutro para o equilíbrio orçamental. Estas medidas, somadas a outras, ascendem a um total de 0,4% do PIB e já tinham sido anunciado ao longo de 2008 para apoiar famílias e empresas. As referidas medidas são oportunas, segmentadas e temporárias, visando responder amplamente aos principais objectivos da política em termos de curto prazo e aos desafios colocados pela desaceleração.
Além disso, o pacote inclui diversas medidas estruturais que o apoio a longo prazo potencia a reforma política, na medida em que eles podem ajudar a aumentar o crescimento potencial do PIB, reforçando a competitividade e emprego, bem como rendimentos para apoiar os grupos desfavorecidos, por exemplo, financiamento de upgrades infra-estruturas físicas, contratação de pessoal ou reduzir custos. Estas medidas estão também relacionadas com a agenda da reforma a médio prazo e as recomendações específicas, por país, proposto pela Comissão em 28 de Janeiro de 2009 no âmbito da Estratégia de Lisboa para o Crescimento e o Emprego.
Operações financeiras também são apresentadas no programa, nomeadamente destinadas a subsidiar linhas de crédito para as empresas.
As voltas que a gente de alguns partidos vai dar à moleirinha para convencer os portugueses que isto não é verdade... QUE É SÓ PROPAGANDA!!! É A VIDA...

25 fevereiro 2009

OBAMA É UMA LUZ QUE BRILHA NO HORIZONTE


Palavras de Obama no seu primeiro discurso perante o Congresso depois da posse do cargo de Presidente, feito na madrugada do dia 25. Palavras de optimismo e exortação bem necessárias e, parece claro, a envolver a União Europeia nessa estratégia. Esperemos que não apareça um francês qualquer com os nacionalismos serôdios do costume, pois os tempos difíceis que estão aí requerem uma forte e profícua conjugação de esforços. E que viva OBAMA!!!

SOBRE O PACHECO TORQUEMADAS


O grande educador
Para quem se preocupa, como o Dr Pacheco Pereira, com a baixa qualidade do debate político e berra, indignado, contra a importância que se dá aos soundbytes e minudências, não deixa de ser surpreendente a sanha contra uma possível incorrecção ou falha menor de um actor político, num tema que importa tanto ao debate como um pente a um careca. Por outro lado é entendível. No fundo, é normal em alguém que pensa que a verdade – a dele, claro está – é um programa político e que se promove a inquisidor-mor dos jornais e jornalistas a quem tenta impor a agenda certa, ou seja, a dele. Para ele, que vive no “universo mediático-político” mas, por qualquer razão que me escapa tem de viver no meio desses ignorantes – coitado -, não chega tentar espalhar a verdade. No intervalo dessa missão encontra tempo para explicar como se deve ou não ler uma determinada obra. Ficamos a saber que determinados livros não podem ser lidos pela fresca da tarde. Já que estava com a mão na massa podia educar os ignorantes que vivem longe da realidade e que não sabem que existe pobreza, desemprego, insegurança, doença e morte – oh, quanta soberba - que tipo de bebida ou tabaco devem acompanhar os livros do Sartre ou Heidegger.
(Estava tão curioso para saber qual seria o nível de situacionismo a que tinha chegado a entrevista da Dra Manuela Ferreira Leite ao Correio da Manhã ou a do Dr Passos Coelho ao sério e verdadeiro Público mas, pelos vistos, não deve ter havido tempo)
de 31 da Armada-P.M.Lopes

23 fevereiro 2009

CRISE NA ESQUERDA EUROPEIA

















O Jornal El País traça um quadro bem negro da esquerda europeia que fenece nas suas multiplas contradições, abrindo caminho às forças políticas da direita que, atentas, começam a surgir como senhores da hegemonia social, deixando o que resta dessa esquerda em verdadeiro estado comatoso. Na Itália, a direita de Berlusconi já enterrou toda a esquerda que, quais ratos das Galápagos, se foram afogando nos seus radicalismos e contradições. E, neste caso, não sabemos se ficarão exemplares suficientes para conservar a espécie. Em França o quadro há muito tempo que é parecido e na Alemanha a senhora Markle já reduziu o Partido Social-democrata à expressão do nosso BE. Mas o esvaziamento da esquerda está a ser feito em favor da direita pura e dura em consequência dos estragos feitos pelos comunistas e afins que pululam por aí a fazer o mesmo e pior. É necessário começar a responsabilizá-los pelas suas malfeitorias. O caso dos professores (uma classe algo privilegiada) é um exemplo recente das espúrias alianças que o PCP consegue estabelecer com a finalidade pura de potenciar a agitação pela agitação; desestabilizar e sabotar... Há que recuperar do estigma do anti-comunismo que essas forças conseguiram fixar nos meios da esquerda democrática e que tem constituido um abrigo para os ditos e uma limitação... para quem se tem submetido a esses predadores sociais.(Claro,este é um discurso anticomunista!)
Entre nós ainda há uma réstea de esperança com um partido de esquerda no poder e que, renovado e regressado à sua verdadeira matriz, expurgado de radicalismos alegristas e socráticos, se apresente como alternativa a si próprio, progressista e dialogante, mas... não cedendo, nos limites da sua autoridade democrática, perante as cassandras e pardais predadores que pululam acantonados nos "seus territórios" e, normalmente, aliados com as mais sectárias e destrutivas forças políticas (PCP e quejandos) que são, aliás, quem escancara as portas à direita... com o reles e sistemático discurso anti-PS, a estratégica sabotagem do sistema produtivo e o bloqueamento estruturado dos serviços públicos.
Será por isso altura de agir no sentido de restaurar a confiança no ainda muito significativo espaço da esquerda democrática, não adepta de radicalismos revolucionários que promovem a miséria, sobre a qual se promete construir miríficos amanhãs que cantam.
Será também tempo de, em Portugal, a esquerda séria e fiável, em sintonia com os seus parceiros de Espanha, desenvolverem políticas sociais e de redistribuição adequadas ao produto, de molde a poderem tornar-se um farol para a anémica e desorientada esquerda europeia. Só falta que à causa se entregue gente adulta, desprendida e generosa que não se esgote em projectos de mera afirmação pessoal.

22 fevereiro 2009

POIS... MANUEL ALEGRE É O QUÊ?


"Se não houvesse medo, um qualquer dos destacados militantes socialistas que periodicamente nos avisam do grave perigo que atravessa a sociedade portuguesa teria tido a coragem suficiente para abandonar a sua zona de conforto e enfrentar José Sócrates. Pelo menos, ter-se-iam evitado estes embaraçosos 96,43%, muito pouco europeus. Além de que se teria ganho uma excelente oportunidade para perceber o que vale, a nível interno, a sensibilidade que há muito pressiona o partido do Governo.Obviamente, Manuel Alegre não tinha interesse em que ficasse à vista o peso interno da sua corrente no PS.
De forma hábil, ele tem construído o essencial da força de negociação perante Sócrates no destaque que as suas posições, assentes em propostas e críticas de natureza social, vão recolhendo no País e não no partido
."
João Marcelino - Diário de Noticias