14 fevereiro 2009

PORTUGAL É QUASE UMA NITREIRA

Mas sobre isto não há "levantamentos institucionais"
nem virgens impolutas que se insurjam contra a imoralidade
E tudo roda sobre esferas
Evidentemente que quem tem aptidões persecutórias
e apurado sentido canino para farejar e elevar
à máxima potência qualquer miasma
exalado das suas próprias entranhas
aproveita para as atribuir a outros
tentando esconder o fedor que o rodeia.
Não se sabe onde isto irá parar...
Mas está a ficar nauseabundo!
Ao pé dos mil e oitocentos milhões do buraco fraudulento do BPN qualquer caso de corrupção é uma brincadeira de crianças. É a maior fraude realizada em Portugal? Há quem diga que sim e os seus intervenientes são altas figuras do PSD. No topo estão duas das mais notáveis personalidades dos governos de Cavaco Silva: Oliveira e Costa e Dias Loureiro.
Começa a tornar-se claro e cristalino
o inusitado
processo freeportiano
e a
metralha mobilizado para o brutal
FOGO DE DIVERSÃO UTILIZADO

PSD - PARTIDO DE IRRESPONSÁVEIS?

"O CULPADO"
O PSD cada vez mais se afirma como um agrupamento político de irresponsáveis. Se essa característica começa a ser uma marca identificativa, parece que ninguém por lá se preocupa em desvanecer essa imagem colada a um partido que tem sido um dos pilares do regime democrático e que se afasta cada vez mais dessa condição. Confiados na verborreia do arrivista Pacheco e nos ansiados milagres da santa Manuela, parece que por ali deixou de se pensar e tudo depende de qualquer acaso que traga a fortuna ao laranjal. O argumento é sempre o que estiver à mão de semear...

Entre muitos episódios esclarrecedores desta situação é o caso do Banco Português de Negócios, pertença da fina flôr do PSD e do cavaquismo, cujo descalabro não querem assumir, usando a estratégia do "passa culpas" para outrem, ao jeito do bandido que alega em sua defesa que a responsabilidade é da polícia que não o impediu de cometer o crime.

Com efeito assiste-se a um espectáculo indecoroso ao pretenderem que a culpa da situação se deve ao Banco de Portugal, procedendo como se Vitor Constâncio fosse, de facto, o Administrador do BANCO PORTUGUES DE NEGÓCIOS e não o regulador a quem os responsáveis pela respectiva gestão e administração da coisa lesada teriam sonegado, porventura maliciosamente, as informações obrigatórias por lei. E fazem-no com a desfaçatez do mentiroso compulsivo que adoptou a irresponsabilidade quase como lema de vida.

Que credibilidade terá um partido onde reina uma certa falta de vergonha, estilo pachequismo, para se apresentar como alternativa de governo? Faz falta um PSD com espinha dorsal e cabeça sã. Por onde anda o antigo e escorreito PSD?

QUEM TEM MEDO É MARIQUINHAS

Parece que, a avaliar pelos relatos da imprensa, há gente «com medo» no PS e pessoas que prezam que haja «medo no PS». Ambas as posições não merecem muito crédito. O medo, em democracia, combate-se falando alto e bom som, coisa que não se podia fazer durante a ditadura, com imprensa silenciada. Se é medo de «perder o emprego», talvez aconteça que o emprego tenha sido oferecido em troca de silêncio (regra de ouro do sistema «job for the boys»), e deve (num rasgo de coragem pessoal, muito admirável) denunciar-se publicamente, mesmo se se perder o emprego (logo veremos); se é medo de violência física, tipo «eles batem-me pela calada da noite» ou «dão-me um tiro no joelho», pois que se denuncie abertamente, publicamente, diante do Presidente, do PGR, da imprensa -- com provas, papéis, documentos, ameaças visíveis e invisíveis. Quem está aí, entre gente crescida, que tenha medo? Medo de não ter subsídio ou dos chefes na repartição? Medo de Augusto Santos Silva? Que mariquinhas.
O medo é um dos inimigos da democracia; deve combater-se com dignidade e voz à altura. Apregoar aos sete ventos que «estou cheio de medo» não é uma garantia do denunciante; é uma amostra de mariquice. Medo? Não me lixem. Se têm medo, falem!
In "Origem das espécies" de F.J.Viegas

12 fevereiro 2009

ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS...


Já é demasiado evidente que os meios de comunicação do senhor Pinto Balsemão foram estrategicamente mobilizados para uma luta sem quartel contra o governo de José Sócrates e não deixando cair a sanha iniciada com o caso freeport, está em marcha a fase seguinte. E tal sanha apenas se pode justificar por razões de negócios e interesses afectados e jamais por pouco lucrativas razões de carácter cívico, como é a causa das liberdades!!! E a imagem superior que guardávamos do militante número um do PSD, também começa a desvanecer-se e a vislumbrarmos uma espécie de cantineiro africanista cujo projecto é extrair o maior proveito possível das situações que, eventualmente, lhes possam ser facultadas pelo poder político reinante
Investiu muito na promoção de Sócrates, juntamente com Santana Lopes, apresentando-os internacionalmente como líderes com potencial e o do PS, na primeira oportunidade, arranja-lhe um 5º. canal de televisão concorrente do seu império. Assim se conclui que Sócrates ou é palerma ou um homem corajoso. Pelo menos já arranjou dois "cantineiros" de peso como inimigos, sendo o da SONAI porque não lhe terá facilitado a compra da Portugal Telecom e o da IMPRESA porque lhe quer arranjar um concorrente estratégico com a atribuição do quinto canal de televisão. Neste caso bem o avisou Marcello R.de Sousa que com essa do novo canal iria comprar uma guerra com o senhor Balsemão. Ela aí está em pleno desenvolvimento... e com pressa que o tempo urge e as eleições estão à porta.
Este fogo de barragem continuou ontem de manhã com o convidado na SIC-Notícias o sr. Pires de Lima, antigo Bastonário da Ordem dos Advogados, retirado lá de uma qualquer prateleira onde se "arquivou" para descansar da sua vida activa (politicamente muito trauliteiro) para dar corpo à estratégia de revelar ao povo distraído que em Portugal não há liberdade e se vive em ditadura!! Com uma senhora "jornalista" Lourenço (nitidamente bem industriada) insistindo no tema da falta de liberdades lá induziu o estimável senhor a esforçar-se para lhe fazer a vontade mas... sem ser convincente. Tentou fazer o papel... mas contrariado. Um frete.
Assistam ao bacanal de notícias e comentários, ao indecoroso esforço dos empregados da IMPRESA para agradar ao patrão, qual deles o mais empenhado nessa degradante sabujice e reparem a que nível se chegou na luta para destronar o corajoso Sócrates e o PS do Poder. As tristes figuras que alguns fazem, nomeadamente o sr.CRESPO das SALMONELAS. Lamentável...mas é a vida e os tempos não estão fáceis para afirmações de carácter.
Na área da concreta actuação política é evidente que, estrategicamente, a aposta de Balsemão é no Bloco de Esquerda e na sua capacidade de aproveitar, em seu favor, o desgaste do PS provocado pela vertente da informação de que cuida o pessoal da casa. Só tem duvidas quem não está atento. Com efeito, o PSD está de rastos e a Sra Leite é um caso perdido. Assim, com o apoio a Louçã, procurar-se-á fragilizar o Sócrates e, enquanto Bloco e PS se esfrangalham (com eleições próximas, PS sem maioria e com o Louçã às canelas - temos antecipadas pela certa) o PSD "enterra" a D.Maria Leite e faz emergir um salvador da pátria. É a liberdade que se pretende...

11 fevereiro 2009

LOUÇÃ - UM EXTRATERRESTRE

O CURRICULUM de Francisco Louçã


Escreveu ou fez crónicas de rádio em diversos órgãos de comunicação social (O Jornal, Público, TSF, Antena 1, etc.)Frequentou a escola pública em Lisboa no Liceu Padre António Vieira (prémio Sagres para os melhores alunos do país), o Instituto Superior de Economia (prémio Banco de Portugal para o melhor aluno de economia), onde ainda fez o mestrado (prémio JNICT para o melhor aluno) e onde concluiu o doutoramento em 1996. Em 1999 fez as provas de agregação (aprovação por unanimidade) e em 2004 venceu o concurso para Professor Associado, ainda por unanimidade do júri. É professor no ISEG (Universidade Técnica de Lisboa), onde tem continuado a dar aulas e onde preside a um dos centros de investigação científica (Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia).Recebeu em 1999 o prémio da History of Economics Association para o melhor artigo publicado em revista científica internacional. É membro da American Association of Economists e de outras associações internacionais, tendo tido posições de direcção em algumas; membro do conselho editorial de revistas científicas em Inglaterra, Brasil e Portugal; "referee" para algumas das principais revistas científicas internacionais (American Economic Review, Economic Journal, Journal of Economic Literature, Cambridge Journal of Economics, Metroeconomica, History of Political Economy, Journal of Evolutionary Economics, etc.). Foi professor visitante na Universidade de Utrecht e apresentou conferências nos EUA, Inglaterra, França, Itália, Grécia, Brasil, Venezuela, Noruega, Alemanha, Suíça, Polónia, Holanda, Dinamarca, Espanha.Publicou artigos em revistas internacionais de referência em economia e física teórica e é um dos economistas portugueses com mais livros e artigos publicados (traduções em inglês, francês, alemão, italiano, russo, turco, espanhol, japonês).Terminou em Agosto um livro sobre "The Years of High Econometrics", que será publicado brevemente nos EUA e em Inglaterra." - conforme biografia de Wikipedia (ver aqui) Puuufff...

Com um curruculum destes, é muita distração nossa não aproveitarmos os saberes deste extraterrestre para traçar os planos do nosso desenvolvimento económico, rumo ao topo dos países ricos do Mundo?! Por outro lado, apreciando as propostas deste sábio dirigente político do partido daquela gente esquisita, pródigo em demagogia, verificamos que esssas propostas apenas se debruçam sobre a distribuição da miserável riqueza existente, não se vislumbrado qualquer abordagem sobre o forma ideal de a produzir melhor. Mas aguardemos que Louçã, ainda em botão, desabroche..e ponha as suas teorias económicas ao serviço da Pátria. Mas é capaz de ser curriculum a mais...

10 fevereiro 2009

JOANA - UMA MULHER!!!!

JOANA AMARAL DIAS
Alguém esperaria ver esta senhora associada ao Bloco de Esquerda?
E esteve
Mas parece que o princípio da selecção natural
Funcionou plenamente
O Bloco rejeitou-a
Faltam-lhe pilosidades a extravasar sovacos
Buços exuberantes
Ar indefinido de dúbias preferências
E outras características que Joana não tem
Para encaixar no modelo Bloco
E... é inteligente
O que deve incomodar o Louçã
Que prefere mentecaptos à sua volta
para melhor pontificar
E...
Benvinda ao mundo
das
Pessoas normais
E não demonstre apego a trupes e seres
Que não a merecem!!!!

09 fevereiro 2009

FEIOS PORCOS E MAUS??? NEM TANTO!!

FEIOS?!
SÃO OPINIÕES...
ÀS SUAS MÃEZINHAS
BONITOS LHES PARECEM
FRANCAMENTE
NÃO TENHO OPINIÃO
APENAS ACHEI GRAÇA AO CARTOON
QUE JUNTA
QUATRO SUMIDADES
DA
PÁTRIA

08 fevereiro 2009

AÍ VEM O LOUÇÃ DE GRAVATA...

OS ALIADOS NA CONJUNTURA
LOUÇÃ, COM O RESPALDO DAS ÚLTIMAS SONDAGENS QUE COLOCAM O BLOCO DE ESQUERDA COMO O TERCEIRO PARTIDO MAIS VOTADO SE HOUVESSE AGORA ELEIÇÕES, COMEÇOU JÁ A EXPLANAR AS SUAS IDEIAS PARA O FUTURO E A DEFENDER, OBJECTIVAMENTE, O FIM DA ECONOMIA DE MERCADO. NUMA VISÃO CLARAMENTE MARXISTA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO, AFASTANDO-SE BASTANTE DA PERSPECTIVA SOCIAL-DEMOCRATA DO MERCADO E DA SOCIEDADE, DIFICULTANDO DE IMEDIATO ACORDOS DE GOVERNAÇÃO COM QUALQUER OUTRO PARTIDO QUE NÃO SEJA O P.C.P.. E ESTE, ANACRÓNICO, ANCILOSADO, ESTÁ IRREMEDIAVELMENTE ULTRAPASSADO (IRRECUPERÁVEL!)



CURIOSO É UM CERTO APADRINHAMENTO DO BLOCO DE ESQUERDA POR PARTE DO SR. PINTO BALSEMÃO, DADA UMA APARENTE PREDOMINÂNCIA DE MANIFESTOS APOIANTES DESSE PARTIDO NOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA SUA EMPRESA. SERÁ QUE BALSEMÃO, BOM EMPRESÁRIO E ANALISTA POLÍTICO, ESTARÁ A VER MAIS LONGE OU TEM GARANTIAS QUE ESSA GENTE NÃO VENHA A NACIONALIZAR OS SEUS EMPREENDIMENTOS?! BEM, TRATA-SE DE UM PURO E ESCLARECIDO AGENTE DA ECONOMIA DE MERCADO QUE NÃO ANDARÁ A DORMIR NA FORMA. MAS É MUITO CURIOSO...



Mas apreciemos esta esclarecedora peça do jornal PÚBLICO sobre os planos de Louçã
A proibição de despedimentos em empresas que obtenham lucros e a proibição de que as empresas que recebem apoios do Estado distribuam lucros pelos seus accionistas são as duas medidas propostas por Francisco Louçã, coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, ao iniciar, hoje ao fim da manhã, a VI Convenção deste partido, que decorre até amanhã, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa. Na sala a ouvir Louçã, estava o líder da CGTP e militante do PCP, Manuel Carvalho da Silva.

Elegendo o desemprego como tema central do seu discurso e o Governo como único interlocutor do BE – assumiu que iria ignorar a direita – “ninguém perde uma manhã de sábado para isso” -, Louçã avançou com as propostas que considera contribuírem para a solução da crise.

Queremos que sejam proibidos os despedimentos empresas que têm resultados”, anunciou Louçã, depois de lembrar que o desemprego pode chegar aos dez por cento este ano e de criticar atitudes de empresários como a que atribuiu a Américo Amorim que, segundo Louçã, teve “dez milhões de euros de lucro” e pretende despedir 193 trabalhadores “preventivamente”.

Louçã considerou que o país faria “melhor em despedir estes patrões”e defendeu que “o capital nada faz, é o trabalho que faz”, rematando: “Tiveram resultados? Tiveram lucros? Foi o trabalho. É tempo de devolverem.”

Já a segunda medida, a não distribuição de lucros a empresas apoiadas pelo Estado, foi justificada por Louçã com o argumento de que “em anos excepcionais é que é preciso coragem”. Acusando o Governo de ter “a obsessão das privatizações”, o líder do BE marcou a diferença em relação ao seu partido: “Para José Sócrates tudo o que é estratégico deve ser negócio. Para o Bloco tudo o que é comum deve ser público.

”E classificando alguns banqueiros portugueses de “donas Brancas”, defendeu o serviço público bancário, para rejeitar a “nacionalização de prejuízos”. E como conclusão, anunciou: “Não aceitamos que as empresas que recebem benefícios, isenções ou avales do Estado, utilizem dinheiro público para pagar aos seus accionistas.

Garantindo que o BE é o partido mais plural de Portugal, Louçã apelou aos delegados para falarem abertamente e ironizando com a forma como José Sócrates se lhe costuma dirigir nos debates parlamentares, desafiou: “Não tenham tento na língua"

<><><>



É PORÉM INEGÁVEL QUE ALGUMAS DESTAS PROPOSTAS TÊM PERNAS PARA ANDAR... SOBRETUDO PORQUE MUITOS DOS NOSSOS "CAPITALISTAS" TÊM DA CAUSA SOCIAL A IDEIA DA CARIDADEZINHA E NÃO DE UM PROCESSO VIRTUOSO DE REDISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA PRODUZIDA. E ATÉ FAZEM GALA DE CONSTAREM DA LISTA DOS RICOS PARA SEREM MAIS ADULADOS E EMBASBACAREM A MISÉRIA CIRCUNDANTE. E é um cheirinho a Marx que adoça a social-democracia triunfante noutras paragens! Aliás, que nada tem a ver com os arremedos... do PS e muito menos com os do PPD/PSD. Os bloquistas, por ora, são linguas de trapo enfeitadas com trejeitos fadistas do estilo "cantas bem mas não me alegras"