20 março 2010

UM PAÍS DE ALARVES

Poucas, mesmo raríssimas estorietas são tão deprimentes como o episódio “trocas-te”. Não se trata do que o ocupante do cargo merece ou não merece, consoante os desejos de cada um, e sabe que ele há cada uns para tudo o que imaginar se possa e ainda sobra.
Trata-se de verificar o índice de anormalidade a que chegámos como povo. Somos, de facto, um país
trocado onde predomina a alarvice.

ANÁLISE OPORTUNA SOBRE O JORNALISMO EM PORTUGAL





Os jornalistas parecem muito preocupados com a alegada interferência do(s) governo(s) nos media. Porém, pouco lhes parecem importar os evidentes enviesamentos ideológicos que caracterizam certos órgãos da comunicação social. Querem exemplos? Podemos começar com o célebre “Plano Inclinado”, da SIC-N, onde os convidados destilam regularmente os seus ataques generalizados à classe política e ao papel do Estado, por exemplo. Será que não há, na sociedade, pessoas prestigiadas e independentes que tenham uma visão positiva da política e dos políticos (ou, pelo menos, não apenas negativa)? Ou que tenham uma visão positiva sobre o papel do Estado? É óbvio que este tipo de programas não é minimamente plural do ponto de vista ideológico, entendido aqui em sentido amplo. Outro exemplo, com um programa muito prestigiado (e com intervenientes de qualidade!), a “Quadratura do Círculo”: será que alguém pensa que o pluralismo ideológico, em Portugal, vai apenas do PS ao CDS-PP? Mas não se pense que isto é um problema da SIC. Não, embora em menor medida, a RTP padece de idênticos problemas: basta pensar na presença regular de Marcelo e Vitorino na RTP para percebermos que também a TV do Estado promove um certo afunilamento ideológico… Ou, na imprensa (Expresso, Correio da Manhã, etc.), veja-se por exemplo a sobre-representação que têm os colunistas com orientações anti-políticos e profundamente críticas face ao papel do Estado na sociedade e na economia, designadamente de inclinação ultra-liberal. Ou ainda, a falta de pluralismo que vemos nas rádios, na TV e na imprensa em matéria de debates sobre economia (política), nos quais estão geralmente sobre-representadas as correntes associadas ao mainstream (neoliberal) da ciência económica e onde outras tendências igualmente relevantes do ponto de vista académico e político (neo-keynesianas, institucionalistas, etc.) estão claramente ausentes ou, na melhor das hipóteses, sub-representadas. Há, obviamente, liberdade de imprensa em Portugal, e essa é uma conquista crucial da democracia. Porém, há condicionamentos ideológicos de vária índole nos media portugueses. Pena é que os jornalistas pareçam só se preocupar com os condicionamentos que possam vir por via das influências dos governos e, pelo contrário, dêem pouco ou nenhum relevo (quando não os promovem eles próprios…) a vários outros condicionamentos (porventura mais graves e profundos) que caracterizam os media. A bem da democracia e do pluralismo, era desejável que não só a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação) mas também os próprios jornalistas fossem muito mais exigentes neste domínio.

publicado no Público
por André Freire





A HISTÓRIA NÃO PAGA A TRAIDORES







Do que o PS menos precisa
a) Jaime Gama pode perceber de regulamentos e de salamaleques, o que desconhece é para que serve o mais público dos computadores, uma vez colocado à ordem de um deputado. Apenas a sua venda e empréstimo a terceiros, está condicionada. O resto, aquilo que o deputados faz com ele, nem que sejam cartas de amor ou fugas de informação para a imprensa, são do domínio do privado e a sua violação está protegida pela mesma lei que impede que algum louco espreite o saldo da mercearia do presidente da AR. O PS não precisa destes descomandos!

b) Uma "data de bem-pensantes" resolve agora arrepelar os cabelos, alguns até agradecem não serem deputados...por acharem que o PEC é pouco de esquerda. Nem valeria a pena referir nomes não fosse dar-se o caso de as trombetas soarem da parte de João Cravinho e de vários bloguistas que eu tinha por gente com cabeça, e com prioridades.Gostava que me explicassem:
- O que seria um PEC de esquerda, nesta Europa comandada pela Alemanha de Merkel e pelo marido da má cantora de piores cançonetas ?
- Como seria um PEC de esquerda, neste mundo de Agências de rating que nos podem pôr de joelhos, em menos de um Padre-Nosso?
- O que é um PEC de esquerda senão o que foi apresentado e que tem em conta o estado da economia e da nossa capacidade produtiva?
- O que teria que ser um PEC de esquerda para se haver com um PR que recebe o Belmiro e os Sindicatos dos Juizes, para alegres convívios?
- Aqueles que agora se atiram ao ar porque o PEC prevê plafonamento de despesas nas áreas sociais, por acaso as que foram bandeiras do PS! ( logo, as mais criticadas pela direita trauliteira) e que a crise tornou hoje mais francamente inaplicáveis em toda a sua dimensão, não estão a fazer o serviço da reacção? Não estão a desgastar rapidamente a base de apoio do PS e a provocar apenas a sua inoperância? A sua queda?
- Para os mais nervosos, que bolinam na aragem do desespero a preço de saldo, sempre lhes digo que o PEC não é, felizmente, uma Bíblia e que será revisto sempre que necessário, mas só terá revisões a favor dos mais desprotegidos... caso o PS ainda esteja no poder nos próxinos 6 meses...
- É que, no caso do PS ser derrubado, e já estivemos mais longe!, as revisões a este PEC vão ser feitas, todinhas, pela direita que não lhes irá perguntar - a esses puristas choramingões - as doutas opiniões sobre justiça social, o deficit, as contas públicas, as dívidas das famílias e as dos bancos, e por aí fora !
O PS não precisa destas ajudas à oposição!Esquecem estes puristas, estas vestais, que serão atirados fora juntamente com a água que há-de lavar as reformas sociais um dia encetadas pelo Governo de José Sócrates? Se não percebem estas questões tão simples e a oportunidade para reforçarem a unidade ideológica que faz a diferença entre bandos de chacais à solta, e um partido com preocupações de justiça social, melhor fora que se calassem! A participação na chacina do Governo de Sócrates não é um crime menor !É algo de que várias gerações se vão lembrar.O PS dispensa estes ajudantes!A História não paga a traidores!

TRANSPARÊNCIAS E OPACIDADES

Ainda sobre o falhado negócio PT/TVI, Cavaco Silva entende (conforme referiu no serão que passou com a mulher do presidente da Câmara de Sintra para dar facadinhas no Sócrates) que o dito negócio não poderia efectuar-se “Não só sem o conhecimento prévio do governo, mas sem o conhecimento prévio da opinião pública”, visto que não poderia deixar de ser “uma operação absolutamente transparente”.
Concordamos com Sua Excelência o Senhor Presidente da República ao reivindicar a transparência de negócios politicamente relevantes. E, nessa medida, esperamos que um dia se faça luz sobre uma certa aquisição e venda de acções do BPN, não cotadas em bolsa, sobre a respectiva valorização, oportunidade do negócio, etc. acerca das quais Oliveira e Costa, Aníbal Cavaco Silva e Patrícia Cavaco Silva poderão esclarecer algo sobre a transparência da operação. Ninguém está a dizer ou sugerir que Sua Exª. e quejandos fizeram algo condenável.

A BLOGOSFERA FAZ SERVIÇO PÚBLICO

Como diz — e com muita razão — Adelino Gomes, “os agentes dos media já não contam só com um ombudsman, mas sim com um vasto painel deles, todos com voz, nos blogues, twitters e outros suportes”. Um dos eminentes provedores da blogosfera é Eduardo Pitta, que vale sempre muito a pena ler.Hoje, em mais um post de serviço público, Eduardo Pitta esmiúça a notícia do Público sobre o peso da farmácia no orçamento das famílias com fracos recursos. E revela-nos como a manchete “Um terço dos doentes crónicos não compra medicamentos por falta de dinheiro” é desmentida pelo corpo da notícia. É ler...

OS HERÓIS DA GUERRA DO IRAQUE


Investidores do Kuwait e da Coreia do Sul pagaram somas milionárias a Tony Blair em troca de informação estratégica. Durante meses - 20 num caso, mais de dois anos no outro - o político britânico conseguiu manter em segredo os serviços prestados como consultor. A existência dos acordos só foi revelada agora por decisão do Advisory Committee on Business Appointments, um órgão independente de aconselhamento.Em Dezembro de 2007, sete meses depois de ter renunciado ao cargo de primeiro-ministro, Blair foi convidado pelo governo kuwaitiano a elaborar um relatório sobre o futuro do petróleo nos próximos 30 anos. O contrato com os Al Sabah, a família que controla o emirado, rendeu-lhe um milhão de libras (1,1 milhões de euros, ao câmbio actual).Meses mais tarde, aceitou aconselhar um consórcio petrolífero sul-coreano liderado pela UI Energy Corporation, uma empresa com interesses nos Estados Unidos e no Iraque. No Verão de 2008, o grupo fechou um contrato para explorar petróleo no Curdistão iraquiano, mas o gabinete de Blair garantiu esta semana que "o projecto não teve nada a ver com o Iraque".Em Julho desse ano, o antigo líder do Partido Trabalhista solicitou pela primeira vez que o acordo fosse mantido em segredo. Como justificação, invocou alegadas "sensibilidades do mercado". E apesar de violar os seus próprios estatutos, o regulador aceitou adiar três meses a publicação do negócio.Passado o prazo, em Outubro de 2008, Blair pediu mais seis meses de sigilo e prometeu informar novamente uma vez terminadas as "sensibilidades do mercado". O comité, controlado pelo ex-ministro conservador Ian Lang, nunca mais foi contactado e decidiu "caçar" Blair, segundo o diário "The Guardian".O site do regulador define agora o trabalho efectuado como "aconselhamento para um consórcio de investidores liderado pela UI Energy Corporation (publicação adiada devido a sensibilidades do mercado)". A mediação petrolífera levou à criação da Tony Blair Associates, uma consultadoria."Não é a primeira vez que um ex-líder aproveita os contactos acumulados durante a passagem pelo poder", recorda Bernardo Pires de Lima, autor do livro "Blair, Moral e Poder". Para o investigador, o caso paradigmático é o de Gerhard Schröder, ex-chanceler alemão. Duas semanas antes de abandonar o poder, Schröder aprovou a construção de um gasoduto para importar petróleo russo. Actualmente preside à Nord Stream AG, a sociedade responsável pelo projecto. No I
Claro que os nossos tristes tigres guerreiros que me lembro serem encabeçados pelo estratega Pacheco Pereira e o ferrabraz Fernandes dos gloriosos tempos do Público, não lhes toca nem gasolina para o isqueiro. Por certo também ninguém lhes terá encomendado aqueles inflamados sermões... São dos tais que só empatam...

O PSD E O CASO DA GALINHA DECAPITADA

Tinha 12 anos e estava em Guimarães, a passar uns dias em casa de uns primos, quando aprendi que a passagem da vida para a morte não é tão súbita como eu julgava. Uma noite, já não me lembro como, os meus primos arranjaram uma galinha e decidimos cortar-lhe a cabeça. Não foi fácil. Apesar de estarmos todos a segurá--la, o Zé António (era o mais velho) demorou uma data de tempo até conseguir cortar-lhe o pescoço com o auxílio da maior faca que, à socapa, desencantou na cozinha. Mas o mais macabro estava ainda para acontecer. Mal ele ficou com a cabeça na mão, nós largámos a galinha, que, apesar de decapitada, se escapou a bater furiosamente as asas e só parou morta ao fundo da rua.
Noutro dia, ao ler A Leoa Branca, recordei este episódio quando Henning Mankell descreve uma cena em que o corpo de uma cobra continua a mexer depois de ter ficado separado da cabeça, que, após ter sido amputada, ainda abria e fechava a boca mostrando os seus dentes venenosos.
Não é só no reino animal que a fronteira entre a vida e a morte pode ser assim tão lenta e porosa. No final do séc. XVI, no triste e breve reinado de D. Sebastião, o Império Português já estava morto, mas os seus inimigos ainda não tinham reparado e receavam-no ao ponto de lhe terem oferecido Larache (a praça que ele queria conquistar quando foi travado em Alcácer Quibir). O palerma não quis, achou que oferecida não tinha piada nenhuma, e armou a estrangeirinha que se conhece.
Ao apanhar com os estilhaços da novela laranja em cartaz, pensei que o diferimento entre a ocorrência da morte e a nossa percepção dela também se aplica aos partidos, e não a galinhas, cobras e D. Sebastião, que mais uma vez faltou à chamada, em Mafra -, onde, ao ouvir na TV o entusiasmo com que os ex-líderes foram recebidos pelos congressistas, finalmente compreendi todo o significado da frase "I see dead people" dita por Haley Joel Osment em O Sexto Sentido, de M. Night Shyamalan.
Tendo a concordar com Santana Lopes quando ele diz que "o PSD está completamente desfeito" e "não tem sido um partido, mas uma casa de ódios". Percebo o pânico de Carreira, o líder do PSD Lisboa, quando avisa: "Temos de travar esta loucura." Acredito em Marcelo quando garante que "o próximo líder não vai durar mais de dois anos". E acho Jardim muito optimista quando admite que "o PSD tem conserto".
O mais provável é que o PSD já esteja morto, tal como a galinha que eu e os meus primos matámos, e a malta ainda não tenha reparado porque, apesar de já não ter cabeça, está a fugir pela rua abaixo, a bater furiosamente as asas.



19 março 2010

APANHADOS INTERESSANTES

APANHADOS DAQUI
• João Pinto e Castro, PEC e prestações sociais:
‘As despesas com os funcionários públicos passaram de 14,4% para 11,5% do PIB entre 2005 e 2008. A proporção relativa às transferências sociais cresceu no mesmo período de tempo de 18,5% para 21,9%.A concretizar-se o cenário traçado no PEC, em 2013 as despesas com salários estarão nos 10% e os apoios sociais cairão ligeiramente para os 21,4%. Por outras palavras, as segundas serão o dobro das primeiras.’

• Ana Matos Pires, Uma reflexão e mais qualquer coisinha

• A. Moura Pinto, A transparência nos negócios, segundo Cavaco Silva

• António Garcia Pereira, SOL OU SOMBRA – LIBERDADE DE IMPRENSA OU REQUIEM DO ESTADO DE DIREITO?

• António P., Não, não foi por distracção, foi por convicção


• Eduardo Pitta, ESPECIAL LEI DA ROLHA

• Emídio Fernando, Não é, mas parece e No lugar certo

• Eugénia de Vasconcellos, Outra very short story para outra fotografia

•Francisco Seixas da Costa, Revoluções silenciosas

• Helena Garrido, Exercícios saloios

• Isabel Moreira, Dia do pai

• JA, O SOL quando nasce é para quase todos

• jmf, Há uma desinformação subterrânea que tudo engole

• João Galamba, Volta Marx, estás perdoado

• Jonasnuts, Computadores públicos, vícios privados

• José Costa e Silva, Agora é que o Público o agarrou

• Luís Grave Rodrigues, A coragem de não tomar posição

• Luís Novaes Tito, Coelho ao Sol

• Miguel Carvalho, Salários portugueses crescem acima da média, outros custos do trabalho abaixo

• Miguel Marujo, Aos zeladores da São Caetano à Lapa

• O Jumento, Se o PSD fosse uma empresa

• Pedro Adão e Silva, O Presidente da COC

• Porfírio Silva, eu voto Rangel

• Ricardo Sardo, Acima da Lei?

• Sofia Loureiro dos Santos, A distracção dos candidatos

• Val, Roma, Bizâncio e Atenas

• Vieira do Mar, Mafra em quatro actos: I - Estou a morrer de vergonha indirecta, II - A estória do tuburão!, tubarão!, tubarinho…, III - "Em 30 anos, o mundo mudou, Portugal mudou, e os
ortugueses mudaram ainda mais" e IV - "Eu...vi...vo...do...esfor...ço...do...meu...tra...ba...lho..."

SOBRE O CORPO DE UMA MULHER

Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção. Não temos a menor ideia de qual seja seu manequim. A nossa avaliação é visual e isso quer dizer, se tem forma de guitarra... está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas. As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, femininas... Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo.
As magrinhas que desfilam nas passareles, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays, odeiam as mulheres e com elas competem. As suas modas são rectas, sem formas e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.
Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil viagras. A maquilhagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor. As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas... Porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam connosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão. É essa a lei da natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulemica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranquila e cheia de saúde.
Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês porque, nunca terão uma referência objectiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda. As jovens são lindas... mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda... cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está auto-destruindo-se.
Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em Setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (sem sabotagem e sem sofrer); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza. Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos 'em formol' nem em spa... viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, mimados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesarianas e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto. Paulo Coelho

18 março 2010

RANGEL MARTELO






























O que mais impressiona em Paulo Rangel é a sua capacidade de martelar sem pensar e muito menos raciocinar o que lhe sai da boca. O homem não é um orador, é um martelo pneumático e basta dar-lhe ar e ele matraqueia logo com aquela voz esganiçada de quem sai à tia. No congresso fez a figura que fez ao deixar passar a lei da rolha, no que foi imitado pelos seus pares de candidatura, mas como não lhe bastou estar a dormir veio armado em parvo dizer que foi o primeiro candidato a protestar, como se fosse um mariola da primária a antecipar-se aos colegas no arrependimento.Agora veio discursar sobe o PEC e foi incapaz de esconder que nem sequer leu o documento, limita-se a ter uma ideia sobre o seu conteúdo e a ligar o martelo pneumático, só isso explica que diga que o documento tem 30 páginas, quando toda a comunciação social falou em cem. Deus livre o PSD desta degenerescência cavaquista. in JUMENTO

UM BOY SÔFREGO DESILUDIDO

"Existe uma boa solução mas não é seguida: diminuir o número de funcionários e cortar os vencimentos da função pública em termos nominais e não apenas reais

O PEC sugere uma trajectória de diminuição do défice em quatro anos assente em três pilares: forte aumento da receita, alguma redução de despesa e muita fé nos estabilizadores automáticos. O resultado é um documento cheio de optimismo, mas que se revela incapaz de atingir o equilíbrio das finanças públicas, de reduzir o endividamento externo, e que projecta Portugal numa armadilha de pobreza, que pode determinar mais de uma década perdida.Acresce que há poucos valores que o mercado preze tanto como a transparência. As dúbias declarações do ministro são um péssimo indicador: ora reforçando a regra de substituição de dois funcionários por um (sinalizando que nem sempre em Portugal se cumprem regras), ora afirmando que "sempre que possível" (!?) se seguirá a regra de três por um, esquecendo que o burocrata típico, os boys!, e o amiguismo geram uma margem de fugas inesgotável."

O texto que atrás se transcreve é o início de um artigo publicado no jornal i por um senhor Carlos Santos que julgamos ter sido um zeloso participante do Blogue SIMPLEX, emparceirando com excelentes blogers conotados e assumidos apoiantes do Partido Socialista e que através desse SIMPLEX fizeram aberta campanha eleitoral nas últimas legislativas a favor daquele partido.
Pelo que foi público e muito comentado o sr Santos não terá tido a calma necessária para aguardar a oportunidade de uma colocação em qualquer cargo da área governamental, como prémio dos bons e esforçados serviços prestados (acompanhei o Simplex
e posso garantir o seu esforçado zelo) e rapidamente virou o bico ao prego, apagou tudo o que escreveu, queixando-se os ex-colegas de SIMPLEX de subsequentes gestos menos decentes e impróprios de gente de bem, tais como denúncias e divulgação abusiva de documentos pessoais etc.
Não estranho surgir agora a escrever no i (uma espécie de Jornal de parede do PSD) a fazer marcação cerrada ao PS, gesto que não o eleva e estará condenado a criar uma imagem de falta de credibilidade que se lhe agarrará à pele. Jovens leões não faltam e a pior qualidade que podem exibir é a sofreguidão. Quase sempre apanham congestões que lhes estraga o fígado e ficam difinitivamente privados dos petiscos. Aconselhamos o sr Santos que faça um esforço de contenção e não se desqualifique. E não se esqueça que, apesar do esforço para não deixar rasto da sua exacerbada militância, não conseguiu apagar tudo o que escreveu em louvor dos xuxas. Eu por exemplo tenho a mania de guardar textos apologéticos do Partido Socialista. E do inverso também. São manias... E sei que outros do Simplex, mais avisados... o fizeram a tempo. Esta net é tramada...

AS GAROTICES DA COLIGAÇÃO PSD/BE

Tratados sobre ética





a espúria aliança e o apetite devorador da rapaziada mancomunada...


O debate parlamentar que antecedeu a constituição da comissão a que vai presidir Mota Amaral (pessoa que poderá dar alguma dignidade à operação do PSD trauliteiro e dos eufémios do B.E., mas até nos custa a crer que se preste a dar curso a estas garotices, a não ser que seja para as limitar), o PCP juntou o seu desconforto ao do CDS. O deputado comunista João Oliveira afirmou que o seu partido recusa "entrar em lógicas mediáticas de transformar a comissão parlamentar de inquérito numa antecâmara de qualquer moção de censura" e lembrou que o facto do PSD (em conjunto com o Bloco de Esquerda) ter avançado com a comissão não deve escamotear a sua convergência com o governo "em matérias, essas sim, essenciais para o país". O ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, acusou a comissão de ter um "propósito inquisitorial", incluindo-se num "rol de tentativas frustradas contra os principais dirigentes do PS". "Desde António Guterres, passando por Ferro Rodrigues e José Sócrates, sucedem-se múltiplas tentativas de assassinato de carácter para as quais tem valido tudo", garantiu. No fim, Lacão acabou a sugerir que Manuela Ferreira Leite, que já afirmou que o primeiro-ministro mentiu, seja chamada à comissão "para fazer a prova das calúnias". Também Francisco Assis mostrou que o PS vai estar ao ataque na comissão de inquérito: "O que vai estar em causa é saber se os senhores deputados quando fazem acusações as fazem com fundamento ou da forma mais ignominiosa possível".
Com efeito o PSD há muito que deixou de ser um partido respeitável e este conluio com o B.E. só revela, de forma gritante,m a descida desse Partido ao mais baixo patamar da credebilidade e do bom senso! E o povo já interiorizou que deitar PSD não é bom!... O PSD tornou-se um partido insano!

O QUE ESTÃO OS ANACLETOS E QUEJANDOS A FAZER?


DIZ-SE NO ARROIOS: - O que estão aqueles deputados a fazer, baralha e confunde os conceitos de Ética a este povo, porque a reduz àquele espectáculo e estou a vê-lo atónito, com um olhar no écran daqueles inquéritos a tentar descortinar de que lhe falam quando lhe falam de ética algumas caras que fazem as perguntas e muitas das que dão as respostas.Indica-me a ética republicana que tenha cuidado com este discurso. Estou avisado disso e é matéria que não reproduzo, mas quando na caixa de correio nos caem email's com vídeos que nos obrigam a comparações parlamentares como este: " O Parlamento sueco", dizendo que cada povo tem o parlamento que merece, e outros que nos falam no número excedentário dos nossos deputados e do orçamento para a nossa Assembleia, de quase 200 milhões de euros, é difícil não parar e olhar para trás e ver o motivo de tanto ruído. De facto, fulanizamos de mais os falhanços do nosso Estado, esquecendo que este é um edifício assente em três pilares, o Legislativo, o Executivo e o Judicial e são eles que estão doentes há muito tempo, mas fraca é também a cidadania de um povo que não consegue alterar este Estado de coisas. (use o link acima e faça uma visita ao parlamento sueco e estabeleça comparações)
Na foto o Parlamento Sueco
não acredita? Confira no link
.

REPRESSÃO COMUNISTA EM CUBA

UM QUADRO FIGURATIVO DA REPRESSÃO COMUNISTA
REPRESSÃO EM CUBA CONTRA MULHERES DE PRESOS POLÍTICOS
QUE SE MANIFESTAVAM VESTIDAS DE BRANCO

17 março 2010

O MEU COMBOIO - AS MINHAS SAUDADES

A linha ia da Régua a Chaves, passando por Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Pedras Salgadas e Vidago. Foi ficando obsoleta. Deixou de ser rentável. Cada vez mais abandonada. Fecharam o troço de Vila Real a Chaves. Nos últimos anos, à espera que feche definitivamente, sobrou apenas este bocado, da Régua a Vila Real. . Que de vez em quando é fechado “para obras”. Um dia, já sabemos, não reabrirá. Como no Vale do Tâmega, no Tua, no Sabor e no Douro (de Pocinho a Barca d’Alva). Nestas linhas de comboio, os interesses de alguns grupos, a estupidez, a incúria, os patos bravos e a “modernidade” dos novos-ricos cometeram crimes sem perdão. (António Barreto)
YYY
Que saudades da juventude e das viagens nas férias escolares que me levavam de Vila Real a Chaves nesse ronceiro comboio que, esforçado, trepava pelas encostas do Corgo e nos permitia fazer aprovisionamento de fruta dos pomares que atravessava sem nos deixar em terra. Que maravilhosas paisagens, que magias que sortilégios... Que nostalgias me causa este meu querido velho comboio da Linha do Corgo. Olá Vila Pouca, Pedras Salgadas, Vidago e Chaves à vista!
No regresso, a expectativa de três meses de asfixia colegial, parece que fazia o comboio apressar-se e tornar breve uma viagem que gostaria não tivesse fim. Depressa aparecia a Timpeira e a Estação logo ali e os homens com a corda para carregarem as malas e prestes o Reitor, enorme, aparecia com a sua careca para nos advertir que tinha acabado a paródia! O malvado... Mas que saudades do taf..taf e daquele apito esganiçado que ecoava pelas encostas e fraguedos da serrania sem fim que nos limitava os horizontes mas não a imaginação sobre as maravilhas sonhadas que esses horizontes escondiam...






VARIAÇÕES SOBRE O PEC

A primeira vez que ouvi alguém falar do PEC com uma linha raciocínio clara foi ontem, quando Paulo Portas respondia a Ana Lourenço. Não se trata de concordar ou deixar de concordar. Trata-se de ouvir uma exposição clara sobre o documento. (Portas, como Louçã, tem o mérito de ser assertivo.) Neste caso, a clareza permitiu o curioso deslize de ouvir Portas lamentar a ausência de medidas sobre o crédito... Para quem defende «menos Estado», não está mal!Até aqui, a demagogia tem dado para tudo. No Plano Encrespado, Medina Carreira insistiu na tese das «nove páginas». Silva Lopes bem tentou clarificar, explicando que aquelas nove páginas eram um memorando, nada mais que um memorando, mas Medina Carreira insistia: Ninguém pode levar a sério nove páginas. OK. O documento, como é sabido, tem 110 páginas.Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças (1993-95), apontado em vários círculos como o desejado para presidir a um governo de iniciativa presidencial, foi capaz de dizer, sem se rir, que a taxa de 45% do IRS sobre rendimentos anuais superiores a 150 mil euros... afastará de Portugal os melhores quadros.Por seu lado, a generalidade dos media descobriu um novo brinquedo: os salários dos gestores da PT. Em vez de se preocuparem com os milhões de Zeinal & Granadeiro, gostava de ver os media preocupados com as condições de vida das pessoas que têm de sobreviver com 200 euros por mês. Ou a tentar explicar por que razão um pensionista ou um aposentado, com rendimento mensal igual ou superior a 632 euros (seiscentos e trinta e dois), fica excluído dos apoios da rede de cuidados continuados integrados de saúde. Isto é que era interessante perceber. Os salários dos gestores de topo não resolvem nada.Há, nisto tudo, uma omissão grave. O ministro das Finanças devia ter vindo explicar ao país a razão das medidas contidas no PEC. Não interessa uma conferência de imprensa. Falo de uma comunicação formal. Vinte minutos chegam, mas é preciso fazer esse esclarecimento. Até ver, o PEC foi bem recebido na Europa. A Grécia teve de fazer três versões do seu, o nosso mereceu elogio público de Durão Barroso e Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo. Sob artilharia dos media e outros grupos corporativos, a maioria dos contribuintes não sabe o que pensar. E tem o direito de saber.O governo decidiu levar o PEC a plenário da Assembleia da República. Nada o obriga a isso, mas faz bem em fazê-lo. Tudo indica que o CDS-PP, o PCP, o BE e os Verdes votem contra. O PSD fará o que Cavaco mandar fazer. Se, por hipótese, o documento for chumbado, como é? O governo desiste de o enviar para Bruxelas? Redige nova versão? Demite-se?
de Eduardo Pitta url
Com a devida vénia
Mas...
Já se viu que o PEC não agrada a todos. Direi mesmo que não agrada a ninguém, mas o que importa é saber se há alternativa.Tanto a União Europeia como a OCDE já manifestaram confiança no programa apresentado pelo governo português, o que significa que as opções tomadas estão certas, ao contrário do que as oposições pretendem fazer crer.Embora seja ainda um projecto, o PEC apresentado pelo governo já teve o mérito de restabelecer a confiança dos mercados na economia portuguesa. É um óptimo indicador da sua adequação às necessidades do país, ou, como diz o FMI, "o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) português é “forte”, “apropriado” e “realista.”

SODOMA E GOMORRA NA IGREJA CATÓLICA?


Até onde irão os escândalos sexuais com crianças no seio de Igreja Católica? Somado a tantos e tantos casos, O que aqui se diz é muito preocupante!!!
CLARO - La congregación del acusado muestra su "consternación" por el escándalo. Pudera não!...
Umas rezas e umas confissões e a vida continua... E o que deveria ser um esteio da moralidade numa sociedade de raiz cristã é o exemplo vivo da imoralidade e onde se praticam dos actos mais sórdidos e repelente que imaginar se pode.
Acabem com essa falta de virtude do celibato, que tanta ignomínia camufla e façam do Ministro da Igreja um cidadão escorreito e bom chefe de família que sirva de modelo e exemplo aos seus paroquianos. Acabem com essa hipocrisia do pecado original que tantas almas boas tem mandado para as parafundas do inferno (como quem diz...). Façam dos padres cidadãos escorreitos com direitos e obrigações iguais aos outros, só com a obrigação de tentarem ser melhores para melhor cumprirem o seu mister. Por que é que não podem casar e fornicar como os outros... cumprindo as suas obrigações e regras naturais e sociais?

QUEM É UM MENTIROSO COMPULSIVO?

Marcelo, um mentiroso compulsivo, teve o delírio do dia ao considerar que o PSD andou a reboque do PS ao adoptar a lei da rolha, considerando que a norma é idêntica a uma do PS. Este fulano, com tiques de inimputável e com a lata que o caracteriza, lança o labéu com o maior dos desplantes, indiferente às consequências de difundir mais uma das suas criativas mentirolas... Sabe o verrinoso linguareiro de mão na anca que foi o seu aliado PCP que o PSD copiou! Aliás a norma do PSD é ainda mais dura do que a do PCP pois enquanto este partido suspende até um ano ou expulsa o militante, o PSD suspende até dois anos ou expulsa quem critique a direcção. No lavadouro público das badalhoquices que o douto senhor frequentará dirão muita barbaridade, mas nenhuma lavadeira levará a palma a este douto lavador.

MOURINHO - UM PORTUGUÊS ESPECIAL

La notte del Number One.
A desforra de Mourinho
O Inter voltou a ganhar ao Chelsea. Venceu em Londres (1-0) e roubou a Abramovich o eterno sonho de conquista da Champions. O golo de Eto'o foi, também, uma bela desforra de Mourinho... Ele bem disse, quase a provocar, que não estava habituado a perder em Stamford Bridge. E ainda não foi ontem que José Mourinho saiu derrotado do estádio do Chelsea. E até ganhou. OInter ganhou (1-0) e eliminou o Chelsea.
Chelsea que não perdia há 21 jogos

LIBERDADE CONDICIONADA

A raposa anda há meses disfarçada de guarda do galinheiro, a defender a liberdade de expressão perdida pela Lusitânia, a segurar o "Estado de Direito ameaçado" por Sócrates (ou mesmo perdido, na versão europeia de Paulo Rangel) e agora, num momento de pura leviandade, à "menino guerreiro", vai a raposa alça o rabo lampeira e revela que o guarda do galinheiro, não é guarda, mas raposa esfomeada.Há dias em que não se pode ir para congressos." (Raimundo Narciso - Puxa Palavra)

16 março 2010

OS COSTUMES


A pretexto de que as votações por “braço no ar”, como de uso no PCP, também foram objecto de discussão no Parlamento, parece que o PS pretende levar a plenário a Lei da Rolha do PSD. Um rotundo disparate. O que se passa no interior dos partidos tem de ser resolvido pelos seus militantes. E sancionado pelos eleitores. Custa a crer que um homem sensato como Francisco Assis defenda tal coisa.Isto é um sinal do que aí vem. A rapaziada com excesso de testosterona que vive na ilusão de supor que basta remover Sócrates, não sabe o que a espera. Se e quando chegar a sua (dela, rapaziada) vez, haverá sempre um procurador do MP para desenterrar um papel esquecido, cabritas a espinotear, cerejas a cair de maduras, o sol a nascer para todos, compadres nos diaps da vida, enfim, tudo como d’habitude. Ou julgam que isto acaba como quem desliga o interruptor da luz?

RELES, MESQUINHO E DESAVERGONHADO


O professor comentarista é único na retórica compulsiva, no gesto maníaco, na superficialidade temática. Representa a face visível do não direito, a morte do contraditório. Fez da política uma intriga e da intriga um projecto. Está para o comentário como o professor Herrero está para o espectáculo. É tudo uma questão de facas. Só que o professor Herrero as vai espetando em si mesmo e o professor comentarista as vai espetando nos outros. Gente assim tem sempre o poiso mediático garantido. Apesar da asfixia. Na verdade é um demagogo de alto coturno, mal formado, de alma reles, intelecto borolento e demoníaco. Ele não mente: é a mentira personificada. É a expresão mais elevada da chulice intelectual. Tenho vergonha que o meu país eleve à categoria de eminência um exemplar humano tão reles, mesquinho e desavergonhado.

SÍMBOLOS DA INTOLERÂNCIA?


Uma das imagens mais intrigantes do Congresso do PSD foi a minúcia e o ar compenetrado com que Manuela FL cortava rolinhos de papel com uma tesoura.
A propósito: para que serve uma tesoura na mesa de um congresso partidário? No caso, por certo, como símbolo de censura e da intolerância que move as gentes que estão ou se apresentam para dirigir o partido democrático que Sá Carneiro deixou e que está a ser tomado por gente pequenina, (autênticas figuras felinescas), a maioria da qual nem sequer tem qualquer contacto com o pensamento desse grande homem fundador do PPD/PSD e que a morte ceifou prematuramente para, (podemos dizê-lo) má sorte do Portugal democrático. Digam-nos que figuras intelectual, politica e democraticamente relevantes tem hoje o PSD para exibir? A Manuela Ferreira Leite a cortar rolinhos de papel com uma tesoura num Congresso do partido?... ou a debitar ideias doentias do seu conselheiro de formação maoista estalinista, o monge da Marmeleira? Poder-se-ia dizer que isto é mesmo a tal ignóbil e vil tristeza... destea tempos.

RANGEL MOBILIZA CLAQUES DE FUTEBOL

Ao que chegou o PSD com estas figuras de almanaque ou, melhor
Felini revisitado...
Membro dos No Name Boys fez claque por Rangel
Um conhecido adepto dos No Name Boys e um ex-membro da claque da Académica de Coimbra Mancha Negra estiveram no passado fim-de-semana no congresso do PSD, onde puxaram, em jeito de claque, pelo candidato Paulo Rangel. De cada vez que o candidato falava, as palmas organizadas e os gritos de apoio sucediam-se na zona de observadores do congresso, onde estavam muitos apoiantes e simpatizantes das várias candidaturas.No entanto, segundo fonte oficial da candidatura de Rangel, João F. C, da Mancha Negra, e António P. C, dos No Name Boys, "não têm qualquer ligação" ao eurodeputado. "Não conhecemos essas pessoas, nem temos conhecimento de que estiveram no congresso. Não são contratadas por nós, nem fazem segurança para nós e nem sequer sabemos se efectivamente lá estiveram ou não", adiantou a mesma fonte, que garante que Paulo Rangel "até é do FC Porto", mas que naturalmente que "poderá ter simpatizantes de todos os clubes".(ah! ah! ah!)

SANTANA ROEU A ROLHA


O alarido agora é sobre a lei da rolha que Santana Lopes propôs e foi aprovada no congresso do PSD. Santana diz a Crespo, na SIC-N, que não anda por aí a fazer género. Mas vai confessando que nenhum candidato à liderança o convenceu ainda. Está à vontade: tem muito tempo para separar a boa da má moeda. Só terá que se calar sessenta dias antes das eleições. Ele lá sabe o porquê da encortiçada proposta.
Diz José Teófilo Duarte

15 março 2010

O REPELENTE RANGEL


A explicação simples A densa tessitura de teorias da conspiração que fazem a "actualidade política" nacional, a última de que me dei conta é a da alegada "preferência do PS" por um dos candidatos à liderança do PSD, "preferência" que quereria dizer que esse candidato é visto como "o mais fraco" e portanto aquele que, à frente do PSD, teria menos hipóteses de derrotar o PS. É claro que quem tal proclama quer vender aos militantes do PSD a ideia de que o seu candidato, ele sim, mete "medo eleitoral" ao PS. Esta ideia de embrulhar tudo e mais alguma coisa em alegações de fenomenais planeamentos e urdiduras tem o pequeno óbice de desconsiderar a possibilidade bem mais terrena de que as coisas ocorram porque, simplesmente, ocorrem, mais não tendo que motivações individuais ou, quanto muito, de cultura grupal. Por exemplo para mim, que nunca votei no PSD, Paulo Rangel simboliza, pelo discurso e pose, tudo o que me desagrada pessoal e politicamente. O seu discurso no Parlamento Europeu, que sabemos ter sido o lançamento da candidatura interna, é um dos momentos de maior desonestidade e maior desprezo pelo País de que me lembro nos últimos tempos, a somar como definição de carácter à forma como tenta demarcar-se da liderança de Ferreira Leite, de que foi um dos símbolos e maiores arautos, e ao modo como justificou abandonar o lugar de deputado europeu para o qual foi eleito como cabeça de lista depois de ter invectivado Elisa Ferreira e Ana Gomes por terem, ao candidatar-se a presidências de câmara, posto a hipótese de não cumprirem o mandato em Estrasburgo.Não sei se Passos Coelho, apresentado na tal teoria como "o favorito dos inimigos do PSD" (para os apoiantes de Rangel, Aguiar-Branco não existe), é melhor. Nenhum dos candidatos apresentou até agora algo que se assemelhe a ideias de rumo para o País. Mas Passos Coelho parece menos ultramontano, rígido e negativista que Rangel; parece ter algumas ideias básicas e até ver decentes sobre questões como a da separação de poderes entre a política e a justiça e sobre o que se pode e o que não se deve usar na luta política. Isto nada tem, obviamente, a ver com a capacidade de Passos Coelho ganhar legislativas mas com quem eu, cidadã portuguesa, não quero de todo a governar-me. E Paulo Rangel significa tudo o que não quero para o meu país: paroquialismo, falsidade, moralismo serôdio, tacanhez. E uma palavra que entrou em desuso mas que o define na perfeição: reaccionarismo.Tentar apresentar a profunda repugnância e desprezo que Rangel me suscita - a mim e a tanta gente - como uma espécie de trunfo é apenas mais uma cambalhota da política "da verdade". Aquela que, como toda a gente já percebeu, mais não faz que fabricá-la. E que, como se vê neste seu último delírio, entrou já na zona do desespero.(publicado hoje noDN)

FAÇAM UMAS CONTITAS

Orçamento da ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA para 2010
Atentem bem no valor que o Bolso dos Portugueses terá de suportar para GARANTIR a existência e funcionamento da ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. São perto de DUZENTOS MILHÕES DE EUROS QUE OS DEPUTADOS NOS CUSTAM POR ANO...
Seguem-se algumas das rubricas do Orçamento que acaba de ser publicado em Diário da República.
Caso queiram consultar a fonte visitem o site em http://www.dre.pt/, acedendo assim ao Diário da República nº 28 - I série- datado de 10 de Fevereiro de 2010 - RESOLUÇÃO da Assembleia da República nº 11/2010 onde poderão constatar:
1 - Vencimento de Deputados ...................................12 milhões e 349 mil Euros
2- Ajudas de Custo de Deputados.............................. 2 milhões e 724 mil Euros
3 - Transportes de Deputados ................................... 3 milhões 869 mil Euros
4 - Deslocações e Estadas ..................................... 2 milhões e 363 mil Euros
5 - Assistência Técnica ............................... 2 milhões e 948 mil Euros
6 - Outros Trabalhos Especializados ......... 3 milhões e 593 mil Euros
7 - SERVIÇO RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA............. 961 mil Euros
8 - Subvenções aos Grupos Parlamentares................ 970 mil Euros
9 - Equipamento de Informática ............................... 2 milhões e 110 mil Euros
10 - Outros Investimentos ......................... 2 milhões e 420 mil Euros
11 - Edificios ......................................................... 2 milhões e 686 mil Euros
12 - Transfer's Diversos .................. 13 milhões e 506 mil Euros
13 - SUBVENÇÃO aos PARTIDOS representados
na Assembleia da República.......... 16 milhões e 977 mil Euros
14 - SUBVENÇÕES ESTATAIS PARA CAMPANHAS
ELEITORAIS ........... 73 milhões e 798 mil Euros
Isto são, então, ALGUMAS das rubricas do orçamento da ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA !
Em resumo e NO TOTAL a DESPESA ORÇAMENTADA para "aquela casinha", relativamente ao ANO de 2 010, é :
191 405 356 191 405 356,61 (191 Milhões 405 mil 356 Euros e 61 cêntimos) - Ver Folha 372 do acima identificado Diário da República nº 28 - 1ª Série -, de 10 de Fevereiro de 2010.

Nos termos do disposto no Artigo 148º. da Constituição da República Portuguesa :
"(...) A Assembleia da República tem o MINIMO de cento e oitenta deputados e o MÁXIMO de duzentos e trinta deputados, nos termos da Lei Eleitoral (...) ".
Achamos desnecessário dizer se, EFECTIVAMENTE, a dita Assembleia funciona melhor com 180 ou 230 deputados...
E por aqui nos ficamos
Façam umas "contitas" e tirem CONCLUSÕES quanto ao valor que suportamos, POR CADA DEPUTADO.
Quanto o outras conclusões não fazemos alvitres ! Puxem pela cabecinha que é fácil
Ficam as mesmas ao VOSSO INTEIRO CRITÉRIO !!
Boa disposição depois da leitura do exposto.
A começar por aqui há muito que cortar antes de subirem os impostos!!!
...
Estes elementos foram recebidos por e-mail de um grupo de cidadãos cordatos e bem comportados. Os valores não foram por mim conferidos. Eu diria como é corrente ouvir que a democracia fica cara mas... não exageremos nos luxos porque quem paga isto... anda sempre com a corda na garganta. E haverá sempre um Salazar que acabará por resolver o regabofe à sua maneira... arranjando uns deputados bem vestidos, aprumadinhos, respeitosos e bem mandadinhos... que se quizerem cafeteria que vão ao Nicola ou à Tendinha... e paguem do ordenado que recebem... que já é uma fortuna... comparando com os rendimentos da esmagadora maioria da arraia miúda que leva com estas despesas pornográficas em cima do lombo. ABarroso


PONTOS DE VISTA


O processo penal em português
Não se julga: busca-se, escuta-se, interroga-se e segreda-se

14 março 2010

PSD - A LEI DA ROLHA E OS TRES TRISTES TIGRES



Os três tristes tigres






e o pof. martelo

Para além das muitas considerações e comentários sobre a aprovação da LEI DA ROLHA no interior do PSD, arrisco que se tratará de uma ideia do maoista-estalinista de Pacheco Pereira, ideólogo ao serviço da senhora Manuela Ferreira Leite, essa coitada a quem entregaram o Partido de Sá Carneiro e o devolve aos três tristes tigres em verdadeiro estado comatoso, envolto em profunda asfixia democrática Tudo com a superior condescedência do tabelião Marcelo visto que é sempre dele a última palavra sobre o PSD. (como é que aquilo pode ter ponta por onde se lhe pgue... ). Mas a famigerada regra que proibe criticas internas aos dirigentes do partido foi aprovada pela maioria do Congresso mafrense... e ostres tristes tigres só mais tarde se pronunciaram, de forma oportunista, contra essa regra. Para democratas tal disposição deveria ter sido condenada logo à partida, impedindo mesmo que ela fosse submetida a votação. Isto é um sintoma de que o sentido da ética anda muito arredado da vida do PSD, onde têm a pretensão de serem juizes da ética alheia, Partido que neste aspecto nos parece muito afectado por problemas freudianos. E não têm o direito de infectar com essas maleitas para a sociedade. Curem-se, reapareçam os sãos e escorreitos e internem para tratamento os casos mais problemáticos para impedirem tristes figuras... Aprecie-se, entretanto, o resultado:

-O congresso do PSD aprovou uma alteração estatutária de vulto: nos 60 dias anteriores a um acto eleitoral, os militantes que falem contra o partido ou contra o seu presidente são suspensos ou expulsos. Santana Lopes fez a proposta, a saudosa Dr.ª Manuela bateu palmas freneticamente e o congresso votou (352 votos a favor, 76 contra e 102 abstenções). Dando de barato que nestas "missas" partidárias todos os fiéis batem com a mão no peito quando toca a campainha para o efeito, a verdade é que de 530 almas só 76 deram prova de civilidade. Um dia destes aprovam a pena de morte de quem não render homenagem ás sacrossantas setas viradas para o Céu. Isto e a proposta da suspensão da democracia por seis meses é o património de asfixia democrática deixado pela imperatriz Manuela e seu indefectível monge, conselheiro da Marmeleira, autor da teoria da dita asfixia... maleita que o PSD exibe em todo o seu esplendor. E Sá Carneiro a dar cambalhotas na cova...