29 outubro 2010

QUEM FICOU COM O MENINO NOS BRAÇOS?

Quem  vai ser responsabilizado por este fracasso? Qual dos dois, PS ou PSD vai sofrer mais do ponto de vista político com este desfecho? Tanto Eduardo Catroga como Teixeira dos Santos fizeram declarações importantes defendendo a sua boa-vontade e a intransigência do lado oposto. Sem sabermos qual a posição final do PSD sobre o Orçamento de Estado é inútil estar já a fazer considerações sobre estas questões. Deixemos pois os partidos, Passos e Sócrates de lado por um momento. Politicamente, para já, como é evidente, temos um primeiro grande derrotado. É Cavaco Silva, enquanto Presidente e enquanto candidato. Mas mais do que isso, enquanto símbolo do consenso político em torno dos objectivos do País.
Cavaco Silva foi incapaz de moderar um entendimento entre os dois maiores partidos,  que ele próprio  propôs e no o qual se implicou directamente. Ao longo dos últimos meses em que Passos Coelho foi acirrando as posições contra o Governo, enquanto  este ia ultrapassando as metas do défice a que originalmente se tinha proposto para 2010. Sabia-se que Cavaco Silva considerava um entendimento entre estes partidos fundamental para o futuro do País. Cavaco disse-o, várias vezes. Perante a indiferença de Passos Coelho a estes apelos, houve vários membros do PSD próximos do Presidente, tal como Manuela Ferreira Leite ou Paulo Rangel, que defenderam publicamente que o PSD devia comportar-se de forma responsável. Portanto, este fracasso significa que a influência do Presidente junto do seu partido é reduzida ou nula. E mesmo junto de um Governo minoritário que não tem apoios junto de outros partidos do seu bloco ideológico. Além disso, Cavaco Silva arriscou dar o pontapé de saída da sua campanha em cima deste acontecimento, passando uma mensagem subtil para o eleitorado de que o Presidente tem um papel interventivo, decisivo e positivo nos destinos do País. Expôs-se,  mostrou-se e averbou um falhanço. Este falhanço terá por isso de ser colocado aos seus pés, tanto como seriam os louros, no caso de um acordo ter sido conseguido.
Mas é evidente que se trata de mais do que de um simples falhanço pessoal, do Presidente e do candidato. A ser assim, de resto, podia não ter muita importância. O que quebrou explicitamente aos olhos dos eleitores foi Cavaco enquanto símbolo de uma certa ideia para Portugal. A de um consenso político em torno da convergência com a União Europeia. Deixou de haver plataforma de entendimento entre PS e (este?) PSD sobre esse assunto, que tem sustentado o regime nos últimos trinta anos!

28 outubro 2010

QUAL BOA FÉ QUAL CARAPUÇA!!!

                                                Boa fé uma ova

Quem está de boa fé, não estica a corda até ao limite, como fez o PSD desde o Pontal.
 Por isso, o que aconteceu por estes dias em S. Bento, só por eufemismo se pode chamar negociação.
Tratou-se, contrariamente, de um mero formalismo para calar as vozes que de Norte a Sul se faziam ouvir para que o PSD aceitasse negociar.
Não tendo podido evitar sentar-se à mesa das negociações, o PSD fê-lo com reserva mental.
De facto, logo na apresentação do orçamento, Teixeira dos Santos informou que as eventuais negociações sobre o orçamento para 2011 teriam por limite a manutenção do deficit abaixo dos 4,6%, conforme compromisso assumido com a União Europeia.
Conhecedor desta condição, a única que o governo pôs, bastou ao PSD apresentar propostas que mandavam às malvas os 4,6%, para acabar com uma negociação que nunca quis.

27 outubro 2010

OS GESTOS DOS VIRA-CASACAS

...Olha que trempe...
A grandeza de um tal Leite, ex-governante do P.S. e agora conselheiro económico do líder do PSD e já promovido a dirigente (esta gente da camada da aerofagia sobe como os balões) e ao que parece... agora  PPD desde pequenino, referindo-se ao primeiro ministro, o vira-casacas  afirmou (segundo o DN) que, "temos de deixar o engenheiro Sócrates beber o cálice até ao fim". Isto não é o exercício da política mas a manifestação canalha ou uma filha-da-putice de um indivíduo reles, sem vergonha nem pitada de grandeza.

FLORBELA ESPANCA

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!


É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!


É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!


E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dize-lo cantando a toda a gente!


Florbela Espanca

AMIZADE DA CONSTANÇA

Da Maria constança, minha netinha

26 outubro 2010

O MELHOR DO MUNDO

«Nunca, desde Sebastián Elcano, os espanhóis se sentiram tão fartos de um português... Elcano teve de aceitar que o chefe da expedição que partiu de Sevilha, em 1519, fosse o português Fernão Magalhães, mais experimentado navegador e dono da ideia de os espanhóis irem buscar especiarias por mares do Ocidente, já que as rotas do Oriente, pelo Tratado das Tordesilhas, lhes estavam interditas. E quando o capitão português foi morto nas Filipinas, o espanhol teve de reconhecer que nem sequer conhecia o caminho de retorno. Por isso, em vez de regressar pelo Pacífico, passou pela humilhação de, às escondidas, ter de ir pelas rotas portuguesas contornando África. É verdade que quando a nau Victoria chegou a Espanha, Elcano teve a fugaz alegria de ser o primeiro navegador a dar a volta à Terra. Mas logo a História colocaria Magalhães como o verdadeiro autor do feito... Depois disso, não voltou a haver ventos de despeito de Espanha para o lado de cá. Até há pouco, quando os espanhóis descobriram o narcisismo e a agressividade de José Mourinho - o que já de si era irritante. Mas o que se tornou insuportável foi quando, agora, essa soberba do português se revelou justa: ele é mesmo o melhor. Ler ou ouvir um ressabiado espanhol a reconhecer esse facto faz mais pelo ego nacional do que pôr o galo de Barcelos a substituir o touro de Osborne nas estradas espanholas. »

UN HABITANTE






         



UN HABITANTE

Este hombre no tiene nada qué hacer
sabe decir pocas palabras
lleva en sus ojos colinas
y siestas en la hierba.
Va hacia algún lugar
con un paquete bajo el brazo
en busca de alguien que le diga
"Entre Usted"
después de haber bebido el polvo
y el pito largo de los trenes
después de haber mirado en los periódicos
la lista de empleos.
No desea más que dónde descansar
uno por uno sus poros.
Hay tanta soledad a bordo de un hombre
cuando palpa sus bolsillos
o cuenta los pollos asados en los escaparates
o en la calle los caballitos
que fabrica la lluvia feliz.
Y dentro, en la tibieza
las bocas sonríen a la medianoche
algunos se besan y atesoran deseos
otros mastican chicles
y juegan con sus llaves
crecen los bosques de ídolos
y el cazador cobra su mejor pieza.

Mario Rivero




ABERTURA DA CAÇA

O Jornal gratuito Metro de hoje, o qual acima se reproduz,  traz uma foto de mão-cheia na primeira página.
Dá-lhe a caixa alta de:
"Abre a caça na coutada de Belém".
No entanto, olhando bem para  os elásticos da fisga que Cavaco estica, vê-se que os ditos estão torcidos o que o faz correr o risco de o da fisga apanhar com o seixo no olho.
Oxalá não!
Já todos sabemos que Camões não é o seu forte e para zarolho já basta assim.
LNT

25 outubro 2010

EM ITÁLIA DECOTES GENEROSOS DÃO MULTA?

disser graçolas? C.Manhã.
Numa cidade italiana costeira da província de Nápoles, Castellammare di Stabia, vota-se esta segunda-feira um novo regulamento da Polícia Municipal que prevê multas até 500 euros a quem usar vestidos demasiado decotados ou mini-saias excessivamente curtas.
Que desconsolo!!!  Num país das mulheres tidas  pelas piu bellas del mondo, tal medida só pode ter saído da cabeça iluminada de algum cónego das Neves lá do sítio.                                     

Pedro Passos Coelho recuou. [...] Várias semanas de uma conversa que alternava entre um tom vagamente conciliatório e uma absoluta intransigência verbal também não o ajudaram. Muitos milhões de portugueses ficaram em sobressalto. Os “notáveis” do PSD não hesitaram em o condenar. [...] O pequeno drama de Passos Coelho só serviu, em última análise, para o desacreditar. A confiança é um bem particularmente frágil. Os peritos (como, de resto, a televisão e a imprensa) parecem agora confortados com a equipa que vai negociar com o governo. Para começar, porque não incluiu Ângelo Correia e Nogueira Leite. E, a seguir, porque é chefiada por Eduardo Catroga, um amigo de Cavaco e, ao que parece, uma criatura responsável. Mas, no fundo, a questão é política. Passos Coelho e a sua gente do PSD têm de resolver de uma vez para sempre se querem ou não querem estabelecer a mais completa confusão em Portugal inteiro e, principalmente, se esse benemérito exercício os levará a ganhar a maioria em Maio de 2011. Qualquer pessoa no pleno uso das suas faculdades não duvida de que uma estratégia de aventura os liquidaria. Resta apurar se Passos Coelho é capaz de perceber esta evidência.»
Excerto da crónica de V.P.V.no Público

24 outubro 2010

OLHEM P'RA MIM

clique no link

FODA-SE!

Manuela Moura Guedes rescindiu o contrato com a TVI. Ao que dizem, trocou a sua luta pela liberdade de expressão por trezentos mil euros, depois de ter iniciado as negociações a exigir um milhão de euros. E, com a conta bancária já recheada, ainda escreveu na sua página do facebook: «Faço parte, a partir de hoje, do imenso grupo de desempregados deste país!» Qualquer desempregado, qualquer trabalhador mal pago e sem liberdade de expressão dirá: foda-se!



ATÉ AS IGREJAS SE MANIFESTAM PELO PILIM...

A decisão de retirar os benefícios fiscais às minorias religiosas radicadas em Portugal, mantendo os da Igreja Católica - prevista na proposta de Orçamento do Estado (OE) - é inconstitucional. A questão não oferece dúvidas aos constitucionalistas contactados pelo DN e merece a condenação unânime dos líderes religiosos designadamente da Igreja Católica que se juntou às outras Igrejas na manifestação realizada em Lisboa contra essa discriminação inconstitucional 
O documento revoga o alargamento dos benefícios concedidos à Igreja e às outras comunidades religiosas, decidido em 2001 no âmbito da Lei da Liberdade Religiosa, mas mantém esse privilégio para os católicos.
A Igreja Católica goza de isenção de IVA, na prática, desde 1990. Ou seja, o IVA sobre as compras e actividades económicas é cobrado pelo Estado, mas depois devolvido. Em 2001, esta isenção foi alargada às outras religiões radicadas no País - aplicando o princípio constitucional da não discriminação religiosa. O OE prevê, no seu artigo 127.º, a revogação desse artigo da Lei da Liberdade Religiosa.

TRES

tres mulheres

mais1