05 dezembro 2009

À NOSSA GUARDA! ! ! !

A mulher tinha 35 anos. Foi executada a tiro pelo marido, de 41, na manhã de domingo, em Montemor-o-Velho. Nada de novo; só nas últimas duas semanas foram pelo menos cinco as portuguesas baleadas, esfaqueadas, mortas à pancada pelos maridos, namorados, companheiros, ex-maridos, ex-namorados, ex-companheiros.
Esta chamava-se Manuela Costa. A mulher morta - é assim que lhes chamam nas notícias - estava separada do marido há um ano mas continuava a receber visitas dele na sua casa para a espancar. A mulher morta foi pela primeira vez no domingo - dizem as notícias que era a primeira vez, seria?, mas dizem também que "toda a gente" sabia o que se passava - fazer queixa à GNR após mais uma sessão de pancada. Com ela levou a filha mais nova, cinco ou seis anos. No posto, chamaram uma ambulância. Há notícias que dizem que os guardas pediram uma patrulha para a acompanhar. Mas nenhuma patrulha seguiu a ambulância: quem a seguiu foi o marido. A ambulância voltou para trás e parou junto ao posto. O homem também. Saiu do carro, armado com uma caçadeira, e matou a mulher. Dentro da ambulância. À porta da polícia. Na ambulância perseguida, que tem rádio e telemóveis, ninguém alertou as autoridades para a perseguição e para o perigo? E, se o posto foi alertado, como é que não estavam guardas cá fora à espera? E, se os guardas estavam à espera, por que não fizeram nada?
Mas esperem: ainda não acabou. Há uma mulher morta dentro de uma ambulância, uma criança ferida junto à mãe morta pelo pai, isto tudo à porta de um posto da GNR, e que se passa a seguir? Passa-se que os agentes da GNR tiram a caçadeira ao assassino e levam-no para dentro do posto, sem sequer o algemarem, sem sequer o revistarem. Dentro do posto o homem saca de outra arma e dispara. Um guarda morre, outro é ferido. Dizem-me isto as notícias, dizem-me até que o sindicato dos profissionais da GNR se queixou perante isto de "falta de meios". Falta de - eu li isto? - "coletes à prova de bala".
O sindicato não disse "tem de haver um apuramento de responsabilidades, uma pessoa não pode ser morta à porta de um posto da GNR depois de ter feito queixa do homem que a matou". O sindicato não disse "a polícia serve para proteger as pessoas e para cumprir a lei, isto nunca podia ter acontecido." O sindicato não disse "queremos saber como foi possível que aquele homem entrasse armado no posto e matasse o nosso colega". O sindicato não disse nada disto e o ministro da Administração Interna, que tutela a GNR e os bombeiros, também não. Se disseram não ouvi, não li, não sei. Como não sei de anúncio de relatório público sobre o que sucedeu, ou de garantia de que os filhos desta mulher vão ser indemnizados pelo Estado à guarda de quem estava quando foi assassinada.
Mas se calhar é isso: Manuela devia ter um colete à prova de bala. Devia ter nascido com ele. Ela e a filha: coletes à prova de bala, à prova de pancada, à prova de estupidez e de selvajaria, à prova da indiferença dos que sabiam e não fizeram nada, à prova da bonomia com que o homem que a matou foi tratado pelos guardas que não souberam guardá-la, da bonomia com que se olha para a morte desta mulher que estava à guarda do Estado, que nos pediu, a todos nós, que a protegêssemos. Da ironia de sabermos que o que há de novo aqui é isto: um matador de mulheres afinal também pode matar homens. Polícias, até. Se calhar é um assassino.FERNANDA CÂNCIO in DN

TEM BOI NA LINHA


Tanto quanto sei as redes telefónicas não são como as de antigamente em que para fazer a escuta era necessário ligar um gravador a um fio. As actuais redes telefónicas são digitais e tudo é gerido com recurso a software. Então porque ninguém se lembrou de fazer a pergunta mais elementar: é possível programar as escutas a um telefone excluindo alguns números dessa escuta? Se tal for possível a partir do momento em que o magistrado se apercebeu de que o primeiro-ministro estava a ser escutado deveria solicitar a exclusão do número usado pelo primeiro-ministro. Se o podia fazer e não o fez a desculpa da inevitabilidade cai por terra, o magistrado fez as escutas intencional e abusivamente e deveria ser sujeito a um processo disciplinar cuja conclusão inevitável seria a demissão.
Mas se as escutas eram evitáveis e foram um trabalho sujo o que se pode concluir é que anda por aí muita gente a prescindir dos mais elementares princípios da democracia. Nesta democracia quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é estúpido ou não tem arte. E anda por aí muita gente a viver à custa da democracia. in JUMENTO


A SHERLOKS-ESCUTA-TRAKES

Quem foi que disse que a drª Manuela Ferreira Leite tem o carisma de uma ostra e a sensibilidade de um tijolo, mas já se tornou heroína dos órgãos de comunicação social que ainda há poucas semanas afirmavam que ela era um caso perdido para a política? Mas acontece sempre isso com as pessoas que tardam em manifestar as suas potencialidades. Aconteceu finalmente! A propósito do caso "Face oculta" a senhora desde a primeira hora que lhe reservou especial atenção, descurando todos os deveres para pôr a claro o oculto que, afinal, estava vista de toda a gente. Foi para o bem cheiroso terreno e, com especial faro, depressa descobriu o que uma caterva de profissionais há meses não conseguira. Com bom farejo e intuição depressa agarrou a presa e não mais a largou. Era o Sócrates. Nos meios entendidos dedicaram-lhe logo a alcunha de a Sherloks-escuta-traks

ATRIBULAÇÕES DE UMA BELDADE

O FBI emitiu mandados de busca contra a Google e a Yahoo para conseguir obter vídeos e registos electrónicos que envolvem o homem acusado de ter perseguido a jornalista Erin Andrews, da ESPN.
Michael David Barret, 48 anos, foi acusado de tentar vender vídeos em que a repórter aparece nua, gravados através de fechaduras de hotéis em que Erin tinha estado. Apesar das investigações, o acusado declarou-se inocente em Novembro, quando foi ouvido em tribunal. Os vídeos foram publicados no Flickr, da Yahoo, e a conta associada está ligada a Barret, diz o mandado de buscas lançado pelo FBI.
Em 2008, Erin Andrews foi escolhida pelos leitores da revista
"Playboy", como a mais sexy repórter de televisão ligada ao desporto, com quase 40% dos votos.
Aqui... só toda tapadinha!

A NOVELA DO ARQUITECTO SARAIVA




O pequeno grande arquitecto anda há meses a dizer que foi pressionado. Agora, oferece-se para se deslocar à Assembleia da República para… “traçar o perfildo pressionador. Algo me diz que Saraiva passou ao lado de uma grande carreira como argumentista de telenovelas de fim de tarde. É tão desajeitada a sua fábula

que monstra bem a perfil de inapto de um infeliz a quem um insigne papá não legou uma amostrazinha de criatividade. Mas o maior culpado da das tristes fiiguras do arquitecto sem obra é o tio Francisco que lhe deu o ensejo de ser merecedor de dirigir um grande jornal... E não se conforma com a irrelevância. Qualquer dia aparece nú no Rossio para dar nas vistas...

04 dezembro 2009

A MANUELA DAS TRISTES FIGURAS

MANUELA FERREIRA LEITE continua a fazer tristes figuras. É uma pobre líder sem rumo e sem futuro. Está a afogar-se politicamente e quer arrastar consigo para o fundo todos aqueles que, na opinião dela, terão contribuído para o naufrágio da sua liderança política: quer os seus adversários fora do partido, que ela trata como sinistros inimigos; quer os seus adversários dentro do partido, que ela gostaria de mutilar politicamente. A sua fraca coroa de glória, antes de regressar ao anonimato político, seria a instabilidade e a ingovernabilidade do país. E, já agora, o caos dentro do seu próprio partido.
Manuela Ferreira Leite tornou-se um dos exemplos políticos mais ilustrativos do famoso Princípio de Peter, ao ultrapassar vertiginosamente o seu nível de competência desde que foi eleita presidente do PSD.
Seria difícil imaginar a eleição de uma pessoa simultaneamente tão arrogante, incompetente, insensata, tacanha, mesquinha, vingativa e ultramontana como esta senhora politicamente disléxica e adepta do bota-abaixo.Falta-lhe um mínimo de sensatez e de grandeza que lhe permita contribuir para a governabilidade do país.

Perante o quadro político tão complexo resultante das eleições legislativas, e apesar de ter sido claramente derrotada, a senhora continua a destilar ódio contra o seu principal adversário, desejosa de lhe erguer obstáculos e de lhe fazer a vida negra. Sem desdenhar, sequer, a prestimosa ajuda que BE e PCP lhe queiram dar.O que terá sucedido à direita portuguesa supostamente mais moderada, que não conseguiu nada melhor do que eleger Cavaco Silva Presidente da República e Manuela Ferreira Leite presidente do PSD? Prisioneiro das suas obsessões, Cavaco Silva tornou-se patético. Embriagada pelo seu discurso fatalista, Manuela Ferreira Leite tornou-se fatal para a direita. Assim, não é de espantar que Paulo Portas, politicamente mais hábil e competente, se disponha a recolher os cacos para os colar à sua maneira, à medida que a presidente do PSD se for desvanecendo e este partido for mergulhando no caos.

TONY BLAIR SEM EMENDA

Volvería a hacer todo lo posible para expulsar a Sadam Husein" El Pais
Tony Blair saluda como si conociera a su interlocutor. Como si fuera un amigo. A pesar de los pesares -y han sido muchos los sufridos por Blair, lejos ya sus grandes momentos- mantiene en perfecto funcionamiento el mecanismo de una sonrisa acogedora y cálida, aunque hay nuevas arrugas cerca de los ojos azules si se compara con fotos de hace sólo.

(Esta gente tem uma impressionante falta de pudor)

03 dezembro 2009

QUEM QUER ASFIXIAR A DEMOCRACIA


O que muita gente anda a fazer é asfixiar a democracia, tentando eliminar adversários políticos recorrendo à difamação ou, pior ainda, lançando o descrédito nas instituições eleitas e nos que são eleitos. Pouco importa o estado do país, as adversidades económicas que enfrenta, o que importa a esta gente é conquistar o poder a qualquer custo, nem que para isso se alie ao diabo e signifique destruir a democracia. E há um culpado que usa as suas tropas e as suas armas: o PSD que terá deixado de pensar em termos democráticos para aceder ao poder e atrás do qual toda a direita utiliza a bateria instalada, com a cooperação estratégica do PCP que, com o PSD, partilha influências em áreas importantes... PCP que na sua perspectiva revolucionária, espreita a oportunidade do caos para tentar os objectivos revolucionários que persegue...
É de líricos? Pois... Mas entretanto fornicam esta merda toda. Ler a produção das suas rectaguardas é assistir a autênticos orgasmos intelectuais. Até se babam todos... Lembremo-nos que não temos um Presidente da República à altura das circunstâncias e que foi na sua área onde primeiro se manifestaram estas tendências conspirativas...

-

CATARINA PORTAS

Estamos em presença da edição de Dezembro/Janeiro da Monocle, uma das revistas-referência da modernidade, um monumento mensal do melhor jornalismo que se faz por aí. Raras vezes o verbo reportar fez tanto sentido no mundo da imprensa - e a Monocle, mais do que investigar, denunciar ou perseguir, fez do sucesso uma causa e do olhar positivo uma bandeira.Para conceber mensalmente a revista, o seu líder (mais do que um director, é de um líder que se trata), Tyler Brûler, montou uma rede de contactos, informação e informadores de alta qualidade (além das viagens que ele próprio faz permanentemente), que lhe permitem fazer as escolhas que resultam nas apostas informativas da Monocle.Basta ler uma edição para se perceber o “muito trabalho” que está por detrás de cada página – e a dedicação, o cuidado, o rigor, postos na edição da revista.Bom, esta edição dupla de Dezembro/Janeiro, a maior de sempre nos 3 anos de vida da revista, apostas nas receitas para um 2010 melhor, mais feliz, com sucesso. E entre as muitas matérias que oferece ao leitor, inclui uma escolha de 20 heróis, 20 figuras “who deserve a bigger stage”. Há empresários, designers, jornalistas, políticos. Uma escolha dos 20 que vale a pena seguir, em quem vale a pena apostar.Uma dessas vinte figuras é portuguesa. É a Catarina Portas. E por mais que se possa menorizar esta “eleição” dizendo que resulta apenas da opinião de uma revista, qualquer cidadão bem informado sabe que uma "lista" da Monocle não é uma escolha qualquer – é efectivamente uma relevante menção, eu ousaria dizer que é um importante prémio. Com o seu dedicado e apaixonado trabalho no projecto Vida Portuguesa (e também nos Quiosques lisboetas), na filosofia subjacentes a ambos – revitalizar e manter identidade nacional, valorizar o melhor que já fizemos e resiste -, Catarina Portas está efectivamente entre os melhores de nós.Como de costume, cá dentro ninguém releva tal facto. Felizmente, lá fora compensa-se
O texto supra é de Pedro Rolo Duarte, que transcrevemos com ligeiras alterações, pretendendo nós celebrar a revista em apreço e registar o detaque que a dita Revista deu a uma das mulheres portuguesas mais interessantes. Até porque a Catarina Portas é linda, seja qual for a perspectiva da apreciação. Embora por cá os nossos enfatuados andem sempre muito distraídos e só atentos ao secundário e irrelevante.

ISTO NÃO TEM LAIVOS DE DISSOLUTO?

O problema não tem a ver com o acesso às escutas, tem a ver com o povo português não conhecer o conteúdo das escutas”. Manuela Ferreira Leite reagiu assim quando confrontada pelos jornalistas com a suspeita levantada pelo PS de que a líder social-democrata conhece há meses o teor das escutas em que intervém o primeiro-ministro.(Uma senhora sem uma pontinha de grandeza... rasteirinha!)
Perguntamos nós: Porque é que o povo deveria saber o conteúdo de conversas privadas do seu Primeiro Ministro? Só no caso de o conteúdo dessas conversas revelarem contornos criminosos e de lesa-povo e nesse caso sim! Mas se sim!!! como é que aquela senhora sabe do teor dessas conversas se as gravações estão fechadas a sete chaves à guarda de meritíssimos e impolutos cidadãos que administram a JUSTIÇA da Nação Valente?! Terá razão o outro sobre a dita espionagem política?
O que parece mais evidente é que quem, a todos os níveis, tem por dever e missão cuidar da Nação Valente está a transformá-la numa pútrida e fedorenta cloaca. E para um Avô é penoso e muito frustrante mesmo, ver os netos a formarem-se e formatarem-se no seio e sob os auspícios desta filha-da-putice toda.



02 dezembro 2009

ESTILO PALMA CAVALÃO


Vamos ver se nos entendemos: Fernando José Pinto Monteiro é procurador-geral da República desde Outubro de 2006 e a sua nomeação foi uma escolha pessoal do primeiro-ministro José Sócrates. Pinto Monteiro, coitado, não tem culpa disso - são as regras da pátria -, mas factos são factos: ele deve a José Sócrates o gabinete mais espaçoso no palacete da Procuradoria. Não foi o Parlamento que o pôs lá. Não foi o Presidente da República (formalismos à parte) que o pôs lá. Foi o Governo, foi este primeiro-ministro.
O texto supra é de um tal João Tavares que faz do Diário de Notícias o Mural dos desabafos das suas frustrações e da sua educação videirinha, com o atrevimento dos desbocados e a segurança de contar com a impunidade com que os maus jornalistas têm contado, à sombra da protecção que tem merecido o jornalismo, na correcta perspectiva da defesa da liberdade de expressão. Mas as insinuações constantes do execrável texto, em estilo-palma-cavalão, mereciam, pelo menos, umas boas bengaladas... O processo judicial que Sócrates moveu a este jornalista por a pena lhe resvalar para o insulto, estará na base do insólito ataque ao Procurador...

01 dezembro 2009

QUADRATURAS


PACHECO PEREIRA TEM RAZÃO

A violação do segredo de justiça é condenável, sem hesitações. Todos sabemos como essa violação se presta para todas as manipulações possíveis da opinião pública e não há nenhum processo, envolvendo políticos, que não seja violado. O CDS, o PSD, o PS, têm todos razões de queixa.
Mas deixemo-nos de hipocrisias, não é possível atacar a violação do segredo de justiça apenas na sua fonte judicial, porque ou se penaliza os jornalistas e o jornal por essa violação ou qualquer protesto é vão. Porém ninguém parece estar disposto a dar esse passo por muito que rasgue as vestes contra a violação do segredo de justiça - in Abrupto - Pacheco Pereira

TRATADO DE LISBOA - PORREIRO PÁ!

No dia da entrada em vigor do Tratado de Lisboa que, apesar de todas as dúvidas, divergências e polémicas, é um dia grande para o futuro de uma Europa de Paz e Concórdia entre as Nações e motivo de regozijo para os cidadãos da Comunidade Europeia que deu um grande passo para a sua coesão, maior progresso económico e social, bem como a consolidação da importância da C.E. no concerto das nações. E o sucesso, a verificar-se, ficará indelevelmente associado ao nome da nosso capital: LISBOA!
E porque não dizê-lo também a um nome que, estranhamente, tantos pruridos causa numa certa bicharada do pantanal luso: José Sócrates, na companhia de Barroso - porreiro, pá!!!

ETERNO FEMININO

Do magnífico BLOGOPERATÓRIOde Teófilo Duarte transcrevemos esta interessante sequência de postagens de conteúdo alusivo ao... eterno feminino...





«(1)A Esposa do rei de Espanha visitou, acompanhada de todas as outras esposas, a Casa das Histórias Paula Rego. E que tal? Não deu para ver tudo, responde. Mas já conhecia Paula Rego? Já me tinham falado dela.No Verão de 2007 fui a Madrid, ao Museu Rainha Sofia, para visitar a exposição anunciada com pompa: "Retrospectiva de Paula Rego". Pelos vistos, quem dá o nome a publicada por José Teófilo Duarte

(2)Do feminino
A esposa de Cavaco Silva elegeu a sensibilidade feminina para a resolução de conflitos. Disse-o quando passeava com outras esposas. E com o à-vontade de quem diz uma grande coisa. Uma das esposas esclareceu que as preocupações abordadas não foram além de coisas de senhoras. Com estas senhoras não vão os nossos mais altos representantes longe. Quem disse que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher? Ou será que andam por ali homens que não são assim tão grandes?
publicada por José Teófilo Duarte

Editor do dar-a-tramela responde a José Teófilo Duarte: - É uma evidência a pequenêz do consorte. E um anão não cresce, nem com magias femininas...

Cimeira
Lisboa recebe a Cimeira Ibero-americana. Dois dos mais manhosos dirigentes não puseram cá os presuntos. A imprensa decretou logo fracasso. Em era de espectáculo, se não há palhaços não há circo. São os tempos que vivemos.
publicadas por José Teófilo Duarte

A sério
O que a Fátima se diverte com isto tudo. E eu com ela.
publicada por José Teófilo Duarte

29 novembro 2009

QUE FALTA DE NÍVEL

Cavaco faltou à homenagem a Melo Antunes. Problemas de agenda, dizem uns, de protocolo, segundo outros. Certo é que todos os presidentes eleitos depois do 25 de Abril- Ramalho Eanes, Mario Soares e Jorge Sampaio - estiveram presentes.Se Anibal Cavaco Silva não percebe que honrar a memória de Melo Antunes é uma obrigação sua , enquanto Presidente da República Portuguesa eleito pelo voto que o 25 de Abril devolveu ao povo,ainda que não o sinta... ou não percebeu os fundamentos do cargo que ocupa, ou não o merece.
Uma coisa já é por demais evidente: o cidadão Anibal Cavaco Silva já demonstrou à saciedade não estar ao nível do alto cargo para que foi eleito. Já quando do episódio negro da famigerada tramóia das escutas deveria ter tido a ombridade de renunciar ao cargo e não descarregar as culpas para o moço de recados. Vai andar por aí a arrastar a sua mediocridade e a dos seus conselheiros. Não tem grandeza quem quer pois essa qualidade, normalmente, adquire-se no berço.

MEDINA, O VERDADEIRO ARTISTA

O que faz correr Henrique Medina Carreira? Tem algum projecto politico ou será um mero caso de narcisisismo galopante?! Actua no FACEBOOK onde faz um agressivo markting em busca de fãs, qual estrela de variedades... "torna-te- fã", "torna-te aderente"!... e já anuncia que tem 1.564... fãs.
Sempre me pareceu que esse senhor é um megalómano e que talvez procure terapia na exposição mediática que não lhe é regateada nas TV's porque o homem é um exibicionista com um forte sentido do espectáculo. (Parece que também é conselheiro de Cavaco Silva (?! - o que talvez diga muito em relação a quem aceita os conselhos) A inscrição abaixo consta do seu Mural dofacebook onde se apresenta como político (a) Porém a última (e parece que a única) vez que teve actividade política foi como ministro das finanças de má memoria de um governo de Mário Soares que apanhou uma crise do petrólio, em que o nosso herói preconizou o uso generalizado de semoventes para enfrentar as dificuldades energéticas... o que se transformou numa gargalhada geral. Depois tentou com o santo Guterres que não teve compaixão, não lhe abrindo as portas do céu e desfiliou-se do PS... com com estrondo, acompanhado dos seus habituais besuntas da C.S.! A sua qualidade de político só terá sustentação se entendermos que a sua fixação em "perseguir o P.S. é condição suficiente para dizer que se dedica à actividade política. Se não tivesse outros rendimentos ou bens de raiz morreria à fome. Caricato! O que não impede que o sr tenha o direito de considerar aquilo que faz é actividade política e eu ter o entedimento contrário.
Henrique Medina Carreira
Tipo:Político(a)
Fãs:1.564 apoiantes