02 dezembro 2010

TRABALHAR PARA AQUECER ERA O IDEAL PARA A COMPETITIVIDADE.





Pedro Romano retomou no Jornal de Negócios um tema da maior relevância: segundo o Banco de Portugal, o diferencial dos nossos custos salariais em relação à média da zona euro teria crescido na década que terminou em 2009 apenas 3,4%, contra os 11,4% estimados pelo INE.
Logo, ao contrário do que tem sido repetidamente afirmado pelos tele-economistas, não teria havido nenhuma perda significativa de competitividade por via dos custos salariais.
Ou seja, durante anos a fios foi defendida uma política de contenção salarial com base em estatísticas que, aparentemente, se verifica agora estarem erradas.
Desconfio, porém, que esta notícia não abrirá os telejornais de hoje. Por alguma razão, ainda ninguém tinha pegado no assunto desde que Vítor Constâncio pela primeira vez o referiu publicamente numa conferência promovida em Maio deste ano pelo Jornal de Negócios e pela Antena-1 daqui e mais




MAPA AMBIENTAL EUROPEU

Satélite traça mapa ambiental do continente europeu em tempo recorde
Traçar o mapa da ocupação do solo do continente europeu era desafio para demorar vários anos. Agora, um projecto da Agência Espacial Europeia conseguiu fazê-lo em tempo recorde: nove meses.O mapa, com uma resolução de 300 metros, identifica as zonas urbanas, áreas cultivadas – de regadio e de sequeiro -, florestas, pradarias, mosaicos de vegetação natural, lagos e rios e áreas permanentemente geladas e com neve.
Segundo explica a Agência Espacial Europeia (ESA), em comunicado, o mapa foi realizado em nove meses, a partir dos dados recolhidos pelo satélite Envisat, graças ao seu espectógrafo MERIS (Medium Resolution Imaging Spectrometer), de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2009.
Este mapa, resultado do projecto GlobCorine, “é o primeiro do género a ser produzido em tão pouco tempo, nove meses em comparação com vários anos”, salienta.

01 dezembro 2010

I Blame Coco feat. Robyn - Caesar



Não precisa de invocar o nome do pai para afirmar uma voz na música. Mas a estreia de I Blame Coco é mais um exemplo de uma filha de peixe (Sting), que sabe nadar.Coco Sumner ri-se quando lhe perguntam em que altura das entrevistas que tem dado para promover o seu álbum de estreia começam a aparecer as perguntas sobre o seu pai... "Posso entender as perguntas, porque são inevitáveis", responde sem fugir ao assunto. E quem é o pai?, pode perguntar-se. O apelido de Coco pode dar uma pista. Sumner... De Gordon Sumner... habitualmente conhecido como, simplesmente, Sting.Convenhamos, contudo, que Coco Sumner não precisa de invocar o nome do pai para valer por si mesma enquanto uma nova voz que agora se revela ao mundo através da música. De resto, ao assinar como I Blame Coco, que "é na verdade uma banda" e que corresponde "aos primeiros white labels" que editou, esclarece-nos, dá um primeiro passo para se apresentar sem um apelido com mais de 30 anos de história (e grande sucesso à escala global) na música popular.

VOTA EM POPOTA E LEOPOLDINA

O apoio de Belmiro de Azevedo a Cavaco Silva surpreendeu muita gente.  É que o patrão da Sonae nunca foi de politiquices:  tem mais que fazer.  Belmiro até disse há dias que na classe política abundam os vendedores de ilusões.  Ele não, vende factos: arroz carolino a 0,84€ o quilo.  Mas se pensarmos um pouco, o apoio de Belmiro a Cavaco vem numa sequência lógica para quem já tem a Popota e a Leopoldina  - no Modelo e Continente - a ajudar o país em campanhas de solidariedade.  À "Causa Maior" da Popota e à Missão Sorriso", da Leopoldina, junta-se agora a campanha "Acredito em Portugal" de Cavaco.  Depois do negócio dos super e hipermercados, Belmiro aposta agora em Cavaco para, como diz, "oferecer segurança aos mercados".  É curioso que nos cinco anos que Cavaco esteve em Belém os mercados nunca tenham acalmado.  Mas agora vão!  E vão acalmar porquê?  Porque os mercados sempre gostaram de lidar com bonecos e agora é de prever que a Popota e a Leopoldina marquem presença nos comícios de Cavaco e um boneco de Cavaco, de peluche em tamanho real, com Paulo Portas lá dentro a distribuir panfletos: "vote Cavaco e ganhe seis meses grátis na banda larga Kanguru".
Em tempos ficou céelebre o slogan "vota na abelhinha" que a CDU usou para evitar que os seus apoiantes se enganassem a votar... Será que vamos ter a JSD e Paulo Portas a apelar ao voto na Popota?
Perante isto a Manuel Alegre a única esperança de  ir à segunda volta é o grupo Auchan, rival da Sonae, declarar-lhe o apoio do Rik e Rok..J.P.

PORQUE NÃO SE CALAM ESSES EUROCRATAS INCOMPETENTES??

O presidente da AICEP considerou hoje que a Comissão Europeia devia "ter alguma prudência e alguma discrição quando analisa o futuro".
Em declarações aos jornalistas em Mangualde, no final da assinatura de protocolos de investimento da "Diplomacia Económica Local", Basílio Horta reagiu com indignação às previsões da Comissão Europeia divulgadas na segunda-feira, que estimam que Portugal cresça 1,3% este ano e entre em recessão em 2011, com uma contracção de 1%.
"A Comissão Europeia para este ano tinha previsto um crescimento do produto de 0,3% e um crescimento das exportações de 3%", lembrou, frisando que estes números, para um país com a dívida de Portugal, foram encarados como "um resultado negativo" pelos analistas.
Por outro lado, "as agências de 'rating', com base nesses números, dão uma imagem de Portugal como um país que tem dificuldades de pagar a sua dívida, logo as taxas de juro sobem e as dificuldades de financiamento crescem", acrescentou.
No entanto, na segunda-feira "a Comissão Europeia vem dizer que afinal se enganou, que não é 0,3% (de crescimento), é 1,3%. Que afinal não são três por cento das exportações, são 9,4", criticou.
Na opinião de Basílio Horta, teria havido uma grande diferença "na análise da economia portuguesa se a Comissão Europeia não se tivesse enganado".
"Perante esta situação, eu acho que a Comissão Europeia devia ter alguma prudência e alguma discrição quando analisa o futuro. Porque quem se enganou tanto no presente, deve ter algum cuidado em relação ao futuro", frisou

NASA ANUNCIA DESCOBERTA SOBRE EXTRATERRESTRES





A NASA prepara-se para anunciar quinta-feira, em conferência de imprensa, «uma descoberta que terá  impacto na procura de vida extraterrestre», segundo refere uma nota no site oficial da agência espacial norte-americana.
A conferência será transmitida em directo no site da NASA e será sobre Astrobiologia, ciência que estuda a possibilidade de vida no universo. A NASA convocou para esta conferência de imprensa vários especialistas na matéria.
Recentemente, a agência espacial descobriu oxigénio e dióxido de carbono numa da luas de Saturno - Rhea, a segunda lua deste planeta. C.M.
Aimagem supra é fictícia

29 novembro 2010

A GUERRA DO BRASIL

A polícia e o exército brasileiro entraram ontem naquela que é considerada "uma das principais fortalezas de criminosos no Rio de Janeiro e reduto da facção criminosa acusada de realizar uma onda de ataques a veículos e alvos policiais na cidade", segundo o jornal "O Globo". Foram centenas de polícias armados, acompanhados de, pelo menos, dez carros blindados operados por fuzileiros navais que entraram no Complexo do Alemão, um conjunto de favelas a norte da cidade. A operação foi acompanhada, em directo, pela televisão: operadores de câmara sobrevoaram a zona em helicópteros, durante todo o dia, mostrando tanques a cercar os grupos em vários pontos do Complexo, enquanto pelo menos quatro helicópteros da Força Aérea rasavam as casas da zona com mais de 400 mil habitantes.
Que pena o Brasil não se libertar desta extensa nódoa social para se apresentar como uma potência mundial de primeira grandeza!   A grandeza do Brasil tem que se afirmar também no âmbito sócio-económico. 


JARDIM - TRAIDOR...





PS-Madeira critica voto do PSD-M contra o Orçamento e acusa Jardim de “trair” vítimas do temporal
Serrão afirmou hoje em conferência de imprensa que caso o governo de Alberto João Jardim afecte “um único cêntimo” da Lei de Meios para “as obras loucas do regime” estará a cometer um acto de “traição” para com a autonomia e as vítimas do 20 de Fevereiro. O dirigente socialista intimou o governo regional a abster-se de fazer campanha eleitoral com o dinheiro destinado às obras de reconstrução, adiantando que se o fizer então estará a trair os madeirenses vítimas da intempérie.

“Não se atreva o governo regional do PSD a fazer um miserável aproveitamento político com o sofrimento dos madeirenses para, em ano de eleições regionais, fazer a campanha do costume em detrimento daqueles que efectivamente desse apoio necessitem”, declarou o líder socialista. Serrão asseverou não assistirá impávido a um hipotético desvio de verbas do dinheiro da reconstrução para outro propósito que não o de ajudar os desalojados da catástrofe e as suas famílias. “O PS avisa o governo do PSD que não permitirá que este venha a trair os interesses da Madeira e dos madeirenses desviando o dinheiro da solidariedade que veio para a reconstrução”, advertiu.PÚBLICO





PASSOS COELHO - O IMATURO





Passos Coelho admite trabalhar com o FMI e é acusado de "imaturidade política".
Se virmos bem, para o Passos Coelho, governar com o FMI deve ser o seu ideal. Poder aplicar todas aquelas suas ideias, agora escondidas, de acabar com o estado social como o conhecemos, da saúde aos despedimentos, passando pela educação e depois pôr as culpas em exigências do FMI...  É que, tanto ele como o FMI obedecem a ordens dos mesmos patrões, só que um não  tem necessidade de ir a votos mais tarde...