28 maio 2011

UMA SEMANA DE CAMPANHA

                                        
             clicar para ver um vídeo com o mentiroso
Com a primeira semana de campanha eleitoral desapareceu o programa eleitoral do PSD e o seu redactor, o professor zero, desapareceu o projecto de revisão constitucional, desapareceu o Mais Esperança e os seus promotores e até desapareceram algumas convicções de Passos Coelho com mais de uma década, como era a sua posição sobre a despenalização do aborto.

Nesta primeira semana também desapareceu o PEC IV e a bancarrota, a descida da TSU, o financiamento da competitividade com o IVA sobre os bens básicos, reapareceu a direita do costume, a sua velha gula pelo poder, as suas velhas bandeiras e o recurso aos golpes baixos para conquistar votos. Desapareceu a direita moderna e liberal dando lugar à salgalhada do futuro, agora com mais ambições porque a crise financeira se tornou numa oportunidade única para promover uma contra-revolução recalcada desde o dia 25 de Abril.
O liberalismo de Passos Coelho combinou-se com o conservadorismo da direita mais conservadora, o falso liberalismo casou com o intervencionista oportunista, o que no Estado dá lucros deve privatizar-se, onde há dinheiro no Estado este deve financiar a produtividade do sector privado e o que restar do Estado deverá servir para enriquecer o sector privado.

As grandes causas da direita deixaram de ser as grandes causas do país que supostamente conduziram a esta crise política, são as causas de sempre e a crise financeira não passou de um argumento. Nesta primeira semana a direita demonstrou que a crise da zona euro apenas serviu de argumento para Cavaco Silva tentar livrar-se de Sócrates e devolver o poder à direita. A crise financeira promovida a bancarrota serviu de argumento para que uma direita que estava falida tente agora fazer passar todos os seus projectos.

Com o argumento de salvar o país esta direita frustrada e vingativa não hesitou de conduzir o país para uma crise profunda para se salvar a si própria. As lutas políticas são as de sempre, o linchamento de quem no PSD ousar criticar o chefe, o CDS a tentar quebrar a hegemonia do PSD à direita, o PSD a tentar extinguir o CDS, a esquerda conservadora a tudo fazer para tirar o PS do governo e lá colocar a direita a sério para alimentar a sua velha luta de classes.

Estas eleições são iguais a todas as outras que já se realizaram em Portugal, é a luta do poder pelo poder, é o assalto ao dinheiro dos políticos. As lutas ideológicas são as mesmas a que assistimos desde que há eleições democráticas, a direita a lutar por um poder que considera seu como se fosse a solução natural e a esquerda conservadora a vender as utopias do costume.
Tudo está claro, quem quiser a direita no poder ou vota num partido de direita ou vota nos que não querem lutar pela defesa Estado social mas sim proporcionar à direita a oportunidade de o destruir para serem líderes da sua defesa em agitação de rua. As opções e os resultados serão os do costume, ou vai governar a direita ou vai governar a esquerda, ou governam os que esgotado o modelo da mão de obra intensiva querem usar os impostos para financiar empresas preguiçosas ou governam os que defendem que o Estado não deve deixar de ter preocupações sociais, tudo o resto são fait divers. in O Jumento

DAS NOTAS QUE TOMAMOS



Sofia Loureiro dos Santos
Depois de uma crise internacional gravíssima, com o país em recessão e em austeridade absoluta, cumprindo as exigências externas supranacionais, com o desemprego em níveis altíssimos, descontentamento social generalizado, o PS continua com intenções de voto idênticas ao maior partido da oposição. Isto mostra bem o que a população pensa das alternativas a governo existente.
  • Como já é habitual, para o PSD, é lícito interromper, boicotar e impedir comícios do PS. É uma noção antidemocrática do que é a liberdade.
  • Paulo Rangel decidiu ressuscitar a asfixia democrática. Ouvi-lo torna-se, de facto, claustrofóbico.
  • Passos Coelho faz prestidigitação com concursos que insinua suspeitos, para se cobrir de ridículo.
  • Num dia de campanha eleitoral o momento alto foi a apanha das cerejas. Este tipo de campanha eleitoral é totalmente ridículo e parte do princípio de que os cidadãos são apoucados. Independentemente dos protagonistas, porque todos os partidos apanham fruta, arrancam legumes ou plantam batatas, conforme os gostos.
  • Os média divulgaram ontem que o memorando assinado a 3 de Maio, pelo governo demissionário e pela Troika, aceite pelo PSD e pelo CDS, é diferente do assinado pelo mesmo governo demissionário, na reunião da EcoFin, a 17 de Maio. Passos Coelho, Paulo Portas e Eduardo Catroga dizem que não sabiam da diferença. Sócrates diz que os partidos políticos sabiam da existência dos dois documentos, um com o FMI outro com os representantes da Comissão Europeia, e que o memorando final de 17 de Maio é o documento resultante da compatibilização dos outros dois. Depois do PSD ter negado o conhecimento do PEC4, quando posteriormente admitiu que foi chamado pelo Primeiro-ministro para debater o assunto, na véspera da sua aprovação em Bruxelas, ninguém sabe em quem acreditar. Se o acordado é realmente diferente do que se previa, não é admissível que o governo demissionário não tenha disso dado conhecimento as partidos que, dentro de duas semanas, poderão ter que colocar em prática essas medidas. É uma questão de respeito democrático.
  • in defender o quadrado de S.L.S.


O POTE

Penico
Na sabedoria popular dizia aquela senhora sentada na mesa do Baloicinho que olhava interessada para o LCD onde passavam os resumos da campanha:
- Olha, lá está o bonitão. Tão lindo, só é pena só querer tacho.
Dei por mim a pensar que a sabedoria do povo continua a ser o que era mas que lhe falta actualidade e por isso respondi:
Pote, minha senhora. O que ele quer é o pote, que o tacho anda com as asas bambas e o pote está de novo cheio

UM COELHO EQUÍVOCO

A CAMPANHA DO PSD ATINGE FOROS DE VERGONHEIRA  BADALHOCA E O COELHO NÃO ESTÁ AO NÍVEL DE SER O PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL
E
VOTAR NESTE PSD
PODE SER UMA TRAGÉDIA

DOIS RAPAZES À RASCA E A PERGUNTA DE UM DELES...

"O que fez o PSD para merecer uma maioria?"



"O que fez o PSD para merecer uma maioria?"
Disse o nome, citou a provocação e respondeu com três perguntas. Como poucas vezes nesta campanha, Paulo Portas desafiou directamente Pedro Passos Coelho por causa do seu apelo à maioria absoluta no PSD. "Ouvi hoje mais uma vez o líder do PSD pedir uma maioria absoluta. Chegou a hora de fazer ao líder do PSD três perguntas."
"Primeiro, porque é que anda a dizer às pessoas para não votarem CDS quando recusou a minha proposta para uma aliança?"
"Porque é que em vez de disputar eleitores ao PS anda preocupado em disputar eleitores ao CDS?"
E terminou com o "mais importante": "O que é que fez na oposição e em campanha para merecer essa maioria?"
Numa sala a transbordar - Portas chamou-lhe o "comício duplex" pelas pessoas que comeram em mesas montadas na rua - o líder centrista defendeu que o CDS vai conseguir o segundo deputado em Leiria à custa do PS.

SONDAGENS

House effects

Esqueçam a questão da percentagem de intenções de voto em cada partido. Coloquem uma outra questão: qual foi a evolução ao longo do tempo para cada um? Subiu, desceu, quando? O que tenho abaixo é um gráfico que mostra a tendência para cada partido, a partir de estimativas para cada mês (e para a 1ª e 2ª metades de Maio) "limpas" de house effects. A distribuição, a ordem dos partidos no gráfico (é a dos resultados eleitorais de 2009), etc, mais uma vez repito, nada disso é importante aqui: dependendo da empresa que colocamos como categoria de referência, essas distribuições mudam. Mas a evolução de um momento para o outro é sempre igual independentemente disso.
O gráfico mostra que a grande descida do PSD ocorre de Março para Abril, e que é concomitante com uma subida do PS no mesmo período. O PSD continua a descer de Abril para a 1ª metade de Maio, e desta vez essa descida é concomitante não com uma nova subida do PS mas com uma subida do CDS-PP. Subida essa que continua quando comparamos as sondagens da 1ª metade com Maio com as mais recentes, ao passo que o PS dá sinais (ligeiros) de descida. Dito isto, a "2ª metade de Maio" é um conceito ainda vago e indeterminado, dado que temos apenas duas e o mês ainda não chegou ao fim. Mas estas estimativas usam o facto de essas duas sondagens terem sido feitas pala Intercampus e pela Aximage e tomam em conta o que isso implicou no passado.

É a primeira vez que apresento as coisas assim e isto pode não estar claro. Tentarei explicar melhor se for precisoPedro Magalhães.

O ABORTO

 

26 maio 2011

UMA HORA DE FREFLEXÃO, POR PIEDADE

 



Dirigo-me à liga dos provedores para pedir encarecidamente às estações de televisão a oferta de uma hora de reflexão aos espectadores antes de serem bombardeados com as sentenças sobre vencedores e vencidos dos debates pelos comentadores.Os próprios comentadores devem precisar de algum tempo, imagino

25 maio 2011

JÁ NÃO HÁ GENTE EDUCADA NO PSD?

                                                                                                                                                          
Parece que a marketeira encomendada por Passos Coelho no Brasil tem um conceito muito próprio da campanha limpa pedida por Cavaco Silva e sucedem-se as comparações de Sócrates aos mais diversos monstros. depois de Hitler e de Saddam veio agora José Luís Arnaut com a comparação ao Drácula. Isto começa a ser a campanha mais suja da história da democracia, entre mentiras e sacanices vale de tudo um pouco.«Primeiro Sócrates foi comparado a Hitler (por Eduardo Catroga); depois a Saddam Hussein (por Nuno Morais Sarmento); agora José Luís Arnaut decidiu fazer uma nova comparação. Desta vez com uma figura de ficção. "Estamos a viver um momento em que o Drácula se quer passar por vítima. Mas nós sabemos quem é o Drácula e quem são as vítimas", disse o ex-deputado, num almoço de Passos Coelho com apoiantes em Portalegre.» [DN]


É ASSIM QUE TE QUERO

É assim que te quero, amor,
assim, amor, é que eu gosto de ti,
tal como te vestes
e como arranjas
os cabelos e como
a tua boca sorri,
ágil como a água
da fonte sobre as pedras puras,
é assim que te quero, amada,
Ao pão não peço que me ensine,
mas antes que não me falte
em cada dia que passa.
Da luz nada sei, nem donde
vem nem para onde vai,
apenas quero que a luz alumie,
e também não peço à noite explicações,
espero-a e envolve-me,
e assim tu pão e luz
e sombra és.
Chegastes à minha vida
com o que trazias,
feita
de luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é assim que preciso de ti,
assim que te amo,
e os que amanhã quiserem ouvir
o que não lhes direi, que o leiam aqui
e retrocedam hoje porque é cedo
para tais argumentos.
Amanhã dar-lhes-emos apenas
uma folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há-de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nosso lábios,
como um beijo caído
das nossas alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de um amor verdadeiro.
--------------------------------------
Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.
--------------------------------------
Poema XLIV
Saberás que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.
Eu te amo para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo ainda.
Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desafortunado.
Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo.
(in:” Cem sonetos de amor”)
Pablo Neruda


  

De Jorge Garcia - Cinéfilos.tv, Actualizar: 24-05-2011

Versão negra de "Pequena Sereia"

Shana Feste foi contratada para adaptar e realizar o livro de Carolyn Turgeon, uma versão negra da "Pequena Sereia" de H.C. Andersen's.
© Walt Disney
A "Pequena Sereia" vai ter direito a um novo filme, mas desta vez com um novo ângulo de abordagem.
Depois do filme da Disney sobre esta maravilhosa criatura marinha, a Sony Pictures decidiu levar para o ecrã "Mermaid: A Twist on the Classic Tale", a versão negra do livro de Hans Christian.
Tobey Maguire e Jenno Topping, vão mais uma vez formar equipa com Shana Feste, neste clássico que se desenvolve em torno de uma princesa que desenvolve um plano para se casar com o príncipe de um reino rival, para salvar o seu povo.

CRETINICE - ORDINÁRIO





O abuso do poder pode ter muitas formas. O racismo e a xenofobia estão patentes em todos os actos que menorizam o outro. O que o vídeo abaixo mostra deveria merecer o repúdio generalizado da população por ser manifestamente indecente. Não é uma questão de populismo, mas de decência. É a maior desilusão que o P.S. me poderia provocar. Uma canalhice que indigna quem vê no PS um certo paradigma da acção política.  Confesso que é algo  contrariado que vou dar o meu voto ao PS.  Todos fazem coisas destas... Mas isto, para além do mais,  é de uma incompetência  inaudita e é mesmo  uma irresponsabilidade entregar a governança do país a gente deste calibre... 

O PROFESSOR... MENTE?



Surripiado a "O JUMENTO"Graffiti, Lisboa

VIVA O SPORTING!!!


Domingos promete "devolver o orgulho" aos sportinguistas
                                                      

Domingos Paciência : "Sporting deve lutar pelo primeiro lugar"

"É um grande desafio. Um passo enorme onde não quero falhar", declarou Domingos Paciência, que preferiu não se alongar em comentários sobre as contratações já feitas  durante o "defeso"
O técnico, que assinou contrato com os "leões" por duas temporadas, sublinhou que "a responsabilidade exige tudo na vida" e disse ter "consciência dessa responsabilidade", mas garantiu "acreditar" no sucesso do  trabalho   da  equipa que  vai liderar  em Alvalade
Na cerimónia, Domingos Paciência recebeu das mãos do presidente do Sporting, Godinho Lopes, uma camisola com o número um e o cartão de sócio.
HAJA ESPERANÇA DE QUE O SPORTING SE REGENERE E  SE LIBERTE DESTA  APAGADA E VIL TRISTEZA EM QUE HÁ LONGO TEMPO ESTÁ MERGULHADO... E QUE DOMINGOS, PELA SUA ACÇÃO,  SE TORNE UMA FIGURA MBLEMÁTICA DO GRANDE  S.C.P. .  A SUA POSTURA CÍVICA E PROFISSIONAL SÃO VIRTUDES MUITO CARAS AOS SPORTINGUISTAS...

24 maio 2011

A SELVAJARIA DAS BESTAS DA CDU






                                                                                   A escadaria da Universidade de Coimbra, um bem do nosso património histórico, com 800 anos, foi alvo de um acto de selvajaria puro e simples. Esta noite, consta que Jerónimo de Sousa fará um comício sobre aquele crime patrimonial. Se fosse alguém do PS, do PSD ou do CDS a cometer aquela atrocidade, o líder dos comunistas arranjaria os adjectivos adequados à classificação do acto. Como foi gente do seu partido certamente não dirá uma palavra. A índole bestial e incivilizada dos trogloditas comunistas
(O Alexandre Pomar informa que a «identificação» histórica da escadaria feita pelo í não é correta. A escadaria é de Cottineli Telmo, anos 40. feita a rectificação não deixa de ser património.)

SCORSESE E DE NIRO JUNTOS?

                                                                              




                                                                             

Foi há mais de uma década que Scorsese e Robert de Niro trabalharam juntos pela última vez ("Casino", em 1995).


© Relativity Media Durante muito tempo pensou-se que o próximo projecto destas duas estrelas seria "The Irishman", mas segundo novas informações de Niro é um grande fã do guião de Art Linson, intitulado "The Comedian".
Ainda nada é oficial, mas Robert de Niro tem planos para convencer Scorsese a realizar o filme. A confirmar-se isto, vai ser um grande esforço por parte de Scorsese, que se encontra neste momento a filmar "Hugo Cabret", que irá para o cinema no final deste ano.
O título deste projecto imediatamente faz-nos lembrar "O Rei da Comédia", o filme de 1982, onde de Niro participou, e Scorsese foi o realizador.
Por enquanto é apenas uma ideia, não vale a pena ter grandes esperanças, resta-nos apenas aguardar por mais informações.

IMAGEM DA ALTA SOCIEDADE PORTUGUESA

                                                                                  

                                                                               O Emplastro até já se cola aos VIP

ÚLTIMAS SONDAGENS


 

 

 

 

Eurosondagem, N=525, 23 Maio, Tel.

PSD: 33,1% (-2,7)
PS: 32,6% (+0,1)
CDS-PP: 13,7% (+2,6)
CDU: 7,6% (-0,1)
BE: 6,6% (=)

Aqui. Comparação com última sondagem da mesma empresa, de 3 de Maio.

CESOP/Católica, 21-22 Maio, N=1136, Presencial

PSD: 36% (+2)
PS: 36% (=)
CDS-PP: 10% (=)
CDU: 9% (=)
BE: 6% (+1)

Aqui. Comparação é com a última sondagem do CESOP, de 1 de Maio.

O efeito dos debates

Com a sondagem de ontem, e dependendo do que se siga hoje e nos próximos dias, a ideia de que o debate Sócrates/Passos Coelho pode ter afectado as intenções de voto vai fazer o seu caminho. 

OU OS VEDES OU NÃO OS VEDES

Na dificílima circunstância em que se encontra Portugal, amarrado à séria circunstância do globalismo sem regras, começa a ganhar enorme relevo o facto de ter sido negociado um acordo internacional de auxilio financeiro, com regras severas e vigilantes atentos, e tudo parece remetido para futuríveis incertos pelos debates que antecedem necessariamente as eleições. Não se trata apenas de ter um povo para governar, dentro de um território limitado e excessivamente abandonado, com escassos recursos próprios a dinamizar, e leis da Republica a observar; também acresce nesta data um compromisso internacional que estrutura o limite da criatividade sem regras que a soberania usou demasiadas vezes, ao longo da história e para além das capacidades e das leis.
O debate sobre as personalidades, e sobretudo envolvendo as ambições incompatíveis dos interlocutores, ultrapassa facilmente a capacidade de o eleitorado finalmente ver a realidade que permanece para além do que se consegue ouvir. Disse o Padre Vieira, no Sermão para o dia de S. Bartolomeu, que "não há coisa mais difícil que eleger um homem outro homem", porque "com a paixão, ou ainda sem ela, nenhum homem conhece o outro", e o alarido em que frequentemente se transformam os debates e comentários não contribuem para vencer esta barreira. Do que se trata é do futuro, se possível aceitável, porque do passado todos conhecem o suficiente pelos efeitos que atingem a terra e as gentes, situação que não melhora com reinterpretações e voz forte. Voltando ao Padre Vieira, e agora ao Sermão da Quarta Feira da Quaresma do ano de 1669, parece apropriado lembrar este texto: "Estais Cegos. Ministros da República, da Justiça, da Guerra, do Estado, do Mar, da Terra, vedes as obrigações, que se descarregam sobre o vosso cuidado, vedes o povo, que carrega sobre as vossas consciências, vedes as desatenções do governo, vedes os enredos, vedes as dilações, vedes os subornos, vedes os respeitos, vedes as potências dos grandes, e as vexações dos pequenos, vedes as lágrimas dos pobres, os clamores, e gemidos de todos? Ou os vedes ou os não vedes. Se o vedes, como o não remediais? E se não remediais, como os vedes? Estais cegos." DN-Adriano Moreira

Memorando da "troika" já tem versão em português - Economia - DN

Memorando da "troika" já tem versão em português - Economia - DN

CUIDADO COM OS GABIRUS

CUIDADO COM OS GABIRUS
ELES ANDAM POR AÍ
                             Sócrates,  deixou aos portugueses a mensagem sempre presente desde  os primeiros dias de campanha:os partidos da oposição "vão ter uma lição no dia 5 de Junho". Porque "o que vai a votos no dia 5 de Junho são as Novas Oportunidades, é o Serviço Nacional de Saúde acessível a todos, a protecção social dos trabalhadores e uma segurança social que esteja ao lado dos idosos".

Sócrates: Nem nomeações nem buraco nas contas
JOSÉ SÓCRATES  desmentiu esta tarde que o Governo tenha feito nomeações ocultas, ou  que exista qualquer buraco escondido no Orçamento deste ano. Claro que é o boca de mentiroso que,  (o Coelhosegundo a sábia da minha Avó),  não hesita em derramar as suas mentirolas onde quer que estacione a caravana e quando não é ele a traquitanar manda oMiguel, O Acelerador de Mentiras doutorado nessa especialidade... 

Sócrates: Nem nomeações nem buraco nas contas
JOSÉ SÓCRATES  desmentiu esta tarde que o Governo tenha feito nomeações ocultas, ou  que exista qualquer buraco escondido no Orçamento deste ano. Claro que é o boca de mentiroso  (segundo a sábia da minha Avó) que não hesita em derramar as suas mentirolas onde quer que estacione a caravana. 

MAOMÉ E O TOUCINHO

                                                                                                             


                                                                                                               

                                                                                      
                                                                                                                                                    

AUDI Q3

                                                                             



                                                                           

A CRIATURA

   A  abominável criatura  da Ilha da Madeira apela, aflito, aos  madeirenses para que contribuam para a eleição de um Governo da República social-democrata temeroso de que um Sócrates vencedor resolva aplicar a receita que o montículo de gente anda a pedir há um ror de anos.  
"Temos eleições para o Governo da Madeira no próximo mês de outubro, mas uma coisa é o programa que vos possa apresentar tendo um Governo favorável ao PSD, tendo o PSD também a liderar o Governo no continente e, aí, apesar das dificuldades, as coisas podem ser mais fáceis de encarar, ou, então, se é outra vez o Governo dos socialistas, não haja ilusão, não haja fantasias, os tipos vão tentar  a arrasar-nos", disse.
"Nós, ou conseguimos que, em Lisboa, haja um Governo que se entenda connosco e podemos ir para a frente e resistir, ou está em Lisboa um Governo que vai continuar a fazer-nos guerra", insistiu. A guerra de Sócrates foi a prontidão com que o mesmo acorreu com todos meios e mais alguns à tragédia recente ocorrida na Madeira(como era devido) e que mereceu, na ocasião, a quase santificação do mesmo Sócrates parece que  levado mesmo em charola pelas  ruas do Funchal com o Alberto atrás  tocar bombo... Claro, a ideia era aproveitar a ocasião para sacar o máximo para alimentar as megalomanias jardinescas.  Ficou com a certeza que Sócrates  não brinca em serviço e... gostaria de ver um coelhinho deslumbrado no seu lugar.  Uma boa razão, para além de muitas outras, para se votar em força no Sócrates!!!

23 maio 2011

CULTURA DEMOCRÁTICA OU A FALTA DELA

A estratégia dos opositores ao PS e a José Sócrates passa por desacreditar todos os que, mesmo que remotamente, apontem factos positivos na governação socialista, tratando-os a todos como um grupo em que não há indivíduos, numa corja abrantina, últimos fanáticos, mentirosos, vigaristas, gente colada ao poder.
A intimidação expressa ou implícita, desde as caixas de comentários de gente que prepara uma vingança mítica, até aos bem pensantes que destilam ódio por pessoas, estende-se pela sociedade dos publicados.
Esta cultura que se instalou, anti-democrática, em que não se vislumbra qualquer respeito pelas ideias dos outros, está centrada na incapacidade de convencer com argumentos lógicos, de ter carisma e capacidade de liderança.
Desde a campanha eleitoral para as legislativas de 2009 que se assiste a um crescendo de impaciência e desespero, pela ausência de alternativas credíveis, à esquerda e à direita. Nada melhor do que fazer alastrar a doutrina do ódio. Neste momento, para além da inevitabilidade da intervenção externa, primeiro não advogada por ninguém e sinónimo de falhanço do governo - Passos Coelho e Cavaco Silva dixit - depois procurada insistentemente até à exaustão, já se afirma em campanha que Sócrates e este governo demissionário não estão a cumprir o acordo com a Troika.
As irredutíveis recusas dos partidos em campanha de estudarem soluções governativas resultantes das eleições, condicionando assim a sua própria margem de manobra após as mesmas, são mais um sintoma da irresponsabilidade destes líderes que, ao contrário do que afirmam, não parecem estar preocupados com o futuro do país.

ISTO NÃO PODE CONTINUAR ASSIM

                                                                               

A BEJENSE

                                                                          





                                                                              

A MISÉRIA DA POLÍTICA* - OU O LÍDER CANORO


*Vasco Pulido Valente, A miséria da política, hoje no Público. Excerto, sublinhado meu:
«[...] Os partidos desapareceram perante o papel privilegiado do seu “chefe” e do primeiro-ministro ou putativo primeiro-ministro. E é assim que Pedro Passos Coelho se atreve a declarar que não governará se, por engano ou perfídia, o povo português não lhe der a maioria — a ele, pessoalmente, o cantor e o economista, que nunca entrou numa simples Secretaria de Estado. E é assim que, perdida a ideia de que os deputados são representantes de Portugal inteiro, que (segundo consta) brotou na cabeça do dr. Cavaco a extraordinária convicção de que lhe cabe escolher como e quem irá, ou não irá, pastorear os nativos. Esta campanha de 2011 trouxe ao de cima toda a miséria do país: desde a miséria financeira, à miséria económica e à miséria da política. Talvez seja bom perceber de onde ela vem.» Eduardo Pitta  url

CONSELHEIRO DE PASSOS COELHO

 


Não é uma anedota de mau gosto: Manuel Dias Loureiro, o senhor BPN, está a aconselhar Pedro Passos Coelho. Já se sabia que Miguel Relvas tinha ido a Miami encontrar-se com o antigo ministro e Conselheiro de Estado, mas uma coisa é um encontro discreto em South Beach (no bar do Ritz-Carlton, por exemplo), outra bem diferente ser recebido na sede da São Caetano. Sabia-se que ele andava por aí, mas tão perto é uma novidade absoluta. Comentários para quê?
Dqui

PORTUGAL SEGUIRÁ ESTE CAMINHO?

                                                                                  


Diria que o que se passou em Espanha este fim-de-semana foi um sinal claro.
Enquanto a esquerda coça o umbigo e lambe as feridas a direita domina. Dirão que o PSOE paga a crise e o desgaste de governar na crise (resultado de alguma má gestão, mas principalmente resultante de factores externos gerados pela especulação e pela ganância desregulada).
Dirão que os eleitores de esquerda estão desiludidos com uma esquerda que pratica o mínimo de esquerda no estertor da Europa social-democrata que foi o orgulho dos europeus e a sua marca civilizacional.
Dirão que a esquerda penaliza, deixando de votar, a esquerda que ainda tenta garantir alguma esquerda, preferindo as “maldades sabidas” da direita.
A direita agradece. Faz o que dela se espera, aproveita-se da desilusão da esquerda para transformar o seu mal menor em poder, como em Portugal fez com Cavaco, e prepara o caminho para americanizar o velho Continente.
Os últimos redutos vão caindo enquanto a esquerda acampa, acantona e chora.
O caldo vai entornar.
LNT

CONVERSA DE TRETA DO JERÓNIMO

Arqueologia.                                                     
Jerónimo de Sousa disse hoje, em Évora, que José Sócrates «traiu os ideais de esquerda». É conversa de treta, como sabemos. O PCP disse o mesmo de Mário Soares e António Guterres. Diz sempre o mesmo do Partido Socialista. Não tem, nunca teve, desde 1975, qualquer assomo de entendimento a nível nacional com o PS (sabemos que em qualquer entendimento ambas as partes têm de ceder) porque pensam que, um dia, o poder lhe cairá nas mãos na sequência do desmoronamento do capitalismo. Ilusões com mais de um século de atraso. E, por isso, para apressar a queda do capitalismo, tudo faz para que a Direita governe. Pensam que assim é mais fácil gerar descontentamentos. Um PCP assim não serve para nada. Nem para os portugueses, nem para a esquerda (mutatis mutandis para o BE).
Por Tomás Vasques
link do post |

DOMINGOS PACIÊNCIA JÁ É TREINADOR DO SPORTING



Domingos confirmado novo treinador do Sporting
DOMINGOS PACIÊNCIA

Domingos confirmado novo treinador do Sporting«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248ª, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa o Mercado que o Senhor Domingos Paciência será o treinador Principal da equipa profissional de futebol, a partir do início da próxima época desportiva de 2011/2012.
Logo que o contrato de trabalho desportivo seja formalizado, o mercado será devidamente informado
.
Lisboa, 23 de Maio de 2011

OS 20 QUE NOS TÊM CATIVOS!!!...

ELES COMEM TUDO

Sim, também se aprende em eleições. Já a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários revelara no relatório anual sobre as sociedades cotadas (mas quem lê relatórios da Bolsa?), mas foi Francisco Louçã que disse em campanha: 20 administradores acumulam lugares nas administrações de mais de mil empresas portuguesas! Os discursos eleitorais sendo como os almoços, nunca grátis, Louçã puxou a coisa para o efeito imediato: um desses administradores omnipresentes ganhava 2,5 milhões de euros por ano. Ora esse é talvez o aspecto menos interessante do facto extraordinário de haver 20 pessoas com presença, cada uma, em 50 conselhos de administração. Aliás, alguns até estão em cargos não remunerados - e isso sublinha todo o sentido daquela bizarria. Os 20 tipos espalhados por mil empresas não estão lá para as gerir, estão lá para influenciar. Noutros negócios - máfia, maçonarias, Opus Dei (ou se quiserem ser românticos, dez estudantes finalistas brilhantes que fazem um pacto secreto para dirigir o País ao fim de uma dúzia de anos...) -, noutros negócios similares há a construção de um polvo, com estatutos mais ou menos secretos e uma vontade de organização. Mas os nossos "20 em mil" não são filhos de um complô - eles existem porque a nossa economia (centralizada e sem rasgo) respira naturalmente esta distribuição de poucos por quase tudo que dê dinheiro a sério. É assim porque é assim. E não vai deixar de ser assim.
DN-F.Fernandes 

DISCURSO DO B.E. 2011




com a devida vénia




O ENGATATÃO DO FMI

O encontro fatal.
Independentemente da sentença judicial, o que já não pode ser apagado: uma trabalhadora não qualificada derrubou definitivamente o poderoso DSK, num quarto de um hotel, entre a sede do FMI e uma reunião com a chanceler alemã, a senhora Merkel, onde iria discutir a reestruturação da dívida grega e, provavelmente, mais medidas de austeridade para gregos e troianos.

(Ler mais, no I)
Por Tomás Vasques,excepto imagem

22 maio 2011

SOCRATES ACEITA COELHO E PORTAS NUM GOVERNO SEU

O secretário-geral do PS, José Sócrates, respondeu com um "com certeza" quando foi interrogado, este domingo, se aceita Paulo Portas e Pedro Passos Coelho como ministros num Governo de coligação por si liderado.
Falando após o comício de Castelo Branco em exclusivo para a SIC, José Sócrates salientou que, ao contrário da actuação de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, "nunca fez nenhuma questão com as lideranças dos outros partidos".
"Na nossa democracia cada partido escolhe a sua liderança", declarou.
Perante a insistência na pergunta se aceita Paulo Portas e Pedro Passos Coelho como seus ministros, o secretário-geral do PS respondeu: "Já disse que sim, que estou disponível."
"Desde início que tenho insistido que é preciso criar um clima de diálogo, quaisquer que sejam as lideranças dos partidos", afirmou.
No entanto, José Sócrates recusou-se a responder se aceita ser ministro num Governo liderado pelo presidente do PSD.
"Eu não me entrego a essas elaborações e a esses cenários. O que importa é que não haja sectarismos e que todos os partidos se disponibilizem para o diálogo", afirmou.
O País, dizemos nós,  não está em condições de suportar apetências lúdicas de jogadas políticas recreativas de alguns caramelos da nossa patriótica classe política ...
  

A estratégia dos opositores ao PS e a José Sócrates passa por desacreditar todos os que, mesmo que remotamente, apontem factos positivos na governação socialista, tratando-os a todos como um grupo em que não há indivíduos, numa corja abrantina, últimos fanáticos, mentirosos, vigaristas, gente colada ao poder.
 A intimidação expressa ou implícita, desde as caixas de comentários de gente que prepara uma vingança mítica, até aos bem pensantes que destilam ódio por pessoas, estende-se pela sociedade dos publicados.
 Esta cultura que se instalou, anti-democrática, em que não se vislumbra qualuqer respeito pelas ideias dos outros, está centrada na incapacidade de convencer com argumentos lógicos, de ter carisma e capacidade de liderança.
 Desde a campanha eleitoral para as legislativas de 2009 que se assiste a um crescendo de impaciência e desespero, pela ausência de alternativas credíveis, à esquerda e à direita. Nada melhor do que fazer alastrar a doutrina do ódio. Neste momento, para além da inevitabilidade da intervenção externa, primeiro não advogada por ninguém e sinónimo de falhanço do governo - Passos Coelho e Cavaco Silva dixit - depois procurada insistentemente até à exaustão, já se afirma em campanha que Sócrates e este governo demissionário não estão a cumprir o acordo com a Troika.
 As irredutíveis recusas dos partidos em campanha de estudarem soluções governativas resultantes das eleições, condicionando assim a sua própria margem de manobra após as mesmas, são mais um sintoma da irresponsabilidade destes líderes que, ao contrário do que afirmam, não parecem estar preocupados com o futuro do país

PASSOS COELHO - O FARISEU

"É aqui que as águas se separam", declarou José Sócrates referindo-se às diferenças entre PS e PSD nas políticas de combate às desigualdades sociais, num almoço comício em Elvas, que juntou, segundo a organização dos socialistas, cerca de duas mil pessoas.
José Sócrates salientou  que uma geração de pessoas ligadas a movimentos da doutrina social da Igreja lutou para que nas relações laborais não fosse possível o despedimento sem justa causa, mas o PSD quer agora colocar em questão esse sustentáculo do Estado social".
"Eles querem uma educação para pobres e outra para ricos, como acontecia antes do 25 de abril de 1974. Para que não haja equívocos vou dizer com todas as letras: Isto é verdadeiramente um problema ideológico, de uma ideologia insensata, porque eles acham que não devemos fazer nada para reduzir as desigualdades", acusou o secretário-geral do PS.

SE NÃO FOI CONSENTIDO PARECE QUE TODOS GIOSTARAM...

Dominique, um jardineiro guineense, tratava das orquídeas no Trocadéro, zona fina de Paris, quando lhe saltou para os canteiros, nua, a dona da casa, Madame X, industrial de perfumes. Dominique declarou aos gendarmes que foi arrastado pela patroa e obrigado a ter relações sexuais. Madame X, ao embarcar de férias para as Maldivas, negou. Na América, onde a nova gama de perfumes X foi lançada, os jornais insurgiram-se contra o laxismo das autoridades francesas: "Aqui, Madame X seria presa e fotografada com algemas. Em Paris, foi passear...", indignou-se o New York Post. Mas houve mais acontecimentos no sábado passado. Domingos, padeiro em Lourosa e presidente da concelhia do CDS, depois de uma noite a levar massa ao forno, chegou a casa, onde encontrou a sua legítima esposa, com quem está casado há sete anos, pela Igreja. Horas depois, a mulher disse à GNR que ele se despiu e a obrigou, com violência, a ter relações de forma que ela não queria. O padeiro nega: "Fizemos o que fazemos sempre e ninguém forçou ninguém." E há ainda, entre os acontecimentos de sábado, o patrão do FMI no hotel de Nova Iorque. O que eu sei, com tanto pormenor, daquele famoso sábado! E era aí que eu queria chegar: demasiada espuma. Rico, pobre, homem, mulher, direito americano, direito francês, casado, adúltero, esquerda, direita... Mas a questão é: alguém forçou sexualmente alguém? Se sim, é crime. Se não, não.» [DN]

O QUE NOS ARRANJAM ESTES LÍDERES DE MEIA TIGELA

RITO DE PASSAGEM



Passitos alegre
Sejamos claros: qualquer governo que saia das eleições de 5 de Junho dura só até à Páscoa de 2012. E vai com sorte (significa que conseguiu aprovar o próximo Orçamento). Se for o PS a liderar, com ou sem coligação, a direita tem um balão de oxigénio: muda a direcção do PSD, arruma as ideias e vai a votos coligada: PSD+CDS-PP. Se for o PSD a liderar, com maioria ou sem ela, Sócrates volta em ombros daqui a um ano. Nenhuma destas soluções resolve os nossos problemas. O desemprego atingirá patamares insustentáveis. Cavaco vai ficando cada vez pior no retrato. Bloggers oligofrénicos terão porventura de ser internados. Infelizmente, a realidade tem muita força.
inDaLiteratura