11 dezembro 2010

ENTREGA DO PRÉMIO NOBEL DA PAZ





Prémio Nobel da Paz foi entregue,  simbolicamente,  a uma cadeira vazia...
Classificada pela China como uma farsa política, ocorreu ontem, sexta-feira (10),  em Oslo,  a cerimónima da entrega do Prémio Nobel da Paz, ao dissidente Liu Xiaobo, de 54 anos. O presidente do comité do PrémioNobel, Thorbjørn Jagland, lamentou a ausência. Classificou a China como uma ditadura, defendeu a inocência do dissidente e exigiu que o regime comunista liberte o laureado. Como a China não liberou a viagem de qualquer membro da família de Xiaobo (nem a libertação do próprio), sendo inclusive alguns mantidos em prisão domiciliar, um assento vazio e uma enorme foto de Liu sorrindo simbolizaram o dissidente na cerimónia.


10 dezembro 2010

KATY PERRY ENTRE OS SIMPSONS



O episódio especial de Natal de "Os Simpsons" foi exibido este domingo nos EUA e fez furor. A convidada era Katy Perry e os espectadores viram um raro momento de live motion na popular série de desenhos animados. O humor corrosivo também esteve lá, como de costume, e Katy Perry até cantou.
O tema escolhido foi "The 39 Days of Christmas" e Bart encarregou-se da bateria. Rodeada da bonecada de "Os Simpsons", Katy Perry interpretou a namorada de Moe, mas ainda teve tempo para dar uns abraços a Mr. Burns. Tudo fazia parte de um sonho de Maggie.




09 dezembro 2010

Né Ladeiras - ' Sinhô '

DEPOIS DE SÁ CARNEIRO FOI O DESERTO?

PSD só parece reconhecer-se nos líderes do passado...
Trinta anos a homenagear Sá Carneiro podem levar a alguns exageros comemorativos, como por exemplo aquele do avião que andou a largar peças sobre Almada. No entanto, o que tem provocado algumas confusões é a coincidência de se assinalarem, quase em simultâneo, as mortes de Sá Carneiro e de John Lennon. São 30 anos de mútua contaminação. Eu, por exemplo, começo a ouvir o "Imagine" e, durante uns momentos, penso que se trata do hino do PSD, e vêm-me à cabeça imagens de comícios de Sá Carneiro. Outras vezes, com tanta informação cruzada, fico convencido que era a Yoko Ono que ia no Cessna com o ex-primeiro- -ministro. O que eu mais lamento no assassinato de Lennon é a Yoko Ono ter sido poupada pelo Mark Chapman. Que estupidez! A morte dela servir--lhe-ia de atenuante. É por isso que o seu crime é ainda mais hediondo. Nem o Ringo! Nada. Apenas o Lennon! Percebe-se que a justiça americana, e bem, não o tenha querido libertar em condicional. Se o desgraçado do Lennon tivesse levado um tiro em Portugal, ainda hoje se estaria a discutir se teria sido crime ou acidente. E o Mark Chapman estaria agora a preparar o seu oitavo recurso depois de três anulações, e a dar entrevistas à Judite de Sousa. Uma coisa é certa, o desastre de Camarate foi uma dupla tragédia para o PSD e para o país: a morte de um político brilhante e o nascimento de Cavaco, o Ringo Starr do PSD. Agora vem aí mais uma comissão parlamentar, a nona, para reabrir o dossiê Camarate. Não é preciso tanto trabalho, basta perguntar ao Assange ou ir ao WikiLeaks que vem lá tudo explicado.

SÓCRATES PERDE PEÇAS

REIS MAGOS FORRETAS

A crise também já chegou aos reis magos, que não têm, nem de perto nem de longe, o mesmo nível de vida descrito no Evangelho segundo Mateus, saudoso tempo em que os três excêntricos compinchas gastavam balúrdios para venerar Cristo.
Os três reis magos decidiram mesmo seguir o exemplo de Pedro Passos Coelho, que este ano decidiu fazer uma poupança forçada e reduziu a sua lista de presentes à filha mais nova, Júlia, de três anos, e aos sobrinhos. “O Belchior está a recibos verdes e não vai receber subsídio de Natal. O Baltasar está na lista do Banco de Portugal por causa de uma dívida do cartão Visa e eu estou desempregado e a frequentar as Novas Oportunidades. O menino Jesus não leva nada este ano porque o Sócrates aumentou o IVA do ouro, incenso e mirra para 23%”, lamentou Gaspar.

QUEM CORROMPEU OPRESIDENTE GUEBUZA?







O Presidente da República de Moçambique terá recebido uma comissão entre 35 e 50 milhões de dólares no negócio da compra da Hidroeléctrica Cahora Bassa a Portugal, revelou o portal WikiLeaks, citando telegramas da embaixada dos EUA em Maputo.
Nos documentos, Armando Guebuza é referido como estando envolvido em "todos os acordos de mega projectos de milhões de dólares, com estipulações nos contratos que determinam que se trabalhe com o sector privado moçambicano". Um exemplo dado é "o envolvimento de Guebuza na compra da barragem de Cahora Bassa ao Governo Português por 950 milhões de dólares". O documento diz que, destes, 700 milhões de dólares foram pagos por um consórcio privado de bancos, organizado por um procurador de Guebuza, tendo o Presidente da República recebido "uma comissão estimada entre 35 milhões de dólares e 50 milhões de dólares" (entre 26,48 milhões de euros e 37,84 milhões de euros ao cambio actual).
"O Banco Português que organizou o financiamento entregou as suas acções no BCI Fomento a uma empresa controlada por Guebuza", refere o documento. A reversão definitiva para Moçambique de Cahora Bassa envolveu o pagamento a Portugal de 950 milhões de dólares ( 650 milhões de euros ao câmbio da altura), 250 milhões pagos após a assinatura do acordo, em Outubro de 2006 em Maputo, pelo presidente moçambicano, Guebuza, e pelo primeiro-ministro português, José Sócrates.
A segunda "tranche" de 700 milhões de dólares foi financiada por um consórcio bancário composto pelo banco português BPI, parceiro da CGD no Banco Fomento, e pelo francês Calyon. Já agora era importante saber quem foram os corruptores!...

A DOUTOROLÂNDIA







Em entrevista ao jornal "Público" de hoje, o economista Daniel Bessa defende medidas drásticas para combater a crise da dívida pública e afirma que "a economia está a ser aniquilada pelo Estado social".
Daniel Bessa, economista e director-geral da COTEC (Associação Empresarial para a Inovação), disse ao "Público" que a intervenção do Banco Central Europeu foi benéfica para fazer subir o preço da dívida soberana portuguesa, mas "não podemos esperar que o banco central o faça indefinidamente".
Daniel Bessa fala ainda do Serviço Nacional de Saúde e diz ao jornal que "o Governo não pode controlar a despesa", explicando que Portugal foi o país europeu que mais cresceu nas despesa com saúde.
Pertencendo o sr Bessa ao núcleo dos cientistas que implantaram o sistema que agora culpa de todas as desgraças, melhor faria se ficasse calado em vêz de explicitamente tentar largar a carga para o ombro dos outros.
O País está neste estado lastimável porque as suas "elites" de todos os quadrantes da servilmente respeitada  doutorolândia nacional, enfartadade pão-de-ló, são verdadeiramente indigentes  

DEZANOVE ESTADOS BOICOTAM ENTREGA DE PRÉMIO NOBEL

Entrega de Prémio Nobel da Paz boicotada por 19 Estados, China chama "palhaços" a membros do comité norueguês.
 - China, Federação Russa e Cuba são alguns dos 19 países que declinaram o convite para assistir à entrega do Prémio Nobel da Paz a...
Entrega de Prémio Nobel da Paz boicotada por 19 Estados, China chama "palhaços" a membros do comité norueguês
Oslo, 07 dez (Lusa) - China, Federação Russa e Cuba são alguns dos 19 países que declinaram o convite para assistir à entrega do Prémio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo na sexta-feira em Oslo, anunciou hoje o Instituto Nobel.
Na base destas recusas estão as pressões chinesas com vista ao boicote da cerimónia.
Em Pequim, o regime chinês renovou as críticas aos membros do Comité Nobel norueguês, que qualificou como "palhaços", e afirmou que gozava do apoio da "maioria" da comunidade internacional.
Alguns dos países ausentes, "segundo tudo leva a crer, cederam às pressões da China, outros têm outras razões", declarou à agência France Presse o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, sem detalhar a informação.
Segunda potência económica mundial, o país asiático tentou dissuadir outros países de participarem na cerimónia, enviando uma nota a várias embaixadas para lhes solicitar que boicotassem a cerimónia, ameaçando com "consequências" os Estados que apoiem Liu Xiaobo.
"Mais de 100 países e organizações internacionais exprimiram de forma explícita o seu apoio à posição da China", afirmou hoje a porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Jiang Yu.
"Não mudaremos por causa da ingerência de alguns palhaços", acrescentou, a três dias da entrega do prestigioso Prémio em Oslo, que será feita na ausência do laureado.
Antiga figura de relevo do movimento pró-democrático de Tiananmen, em 1989, Liu Xiaobo, ex-professor de literatura, de 54 anos, foi condenado no dia de Natal de 2009 a 11 anos de prisão, por "subversão do poder de Estado", depois de ter co-redigido a "Carta 08", um texto que reclama a democratização da China.


08 dezembro 2010

A CALMA DE ANGELA MERKEL...

 - A chanceler alemã, Angela merkel, respondeu hoje às críticas do presidente do eurogrupo com um apelo para "um trabalho calmo e...
Angela Merkel recomenda "trabalho calmo e objetivo" para defender moeda única
Berlim, 08 dez (Lusa) - A chanceler alemã, Angela merkel, respondeu hoje às críticas do presidente do eurogrupo com um apelo para "um trabalho calmo e orientado para objetivos", para obter bons resultados em relação à moeda única, no Conselho Europeu da próxima semana.
"Esta forma calma de encarar as coisas é o meu contributo para o debate", sublinhou Merkel, em declarações à imprensa, em Berlim, escusando-se a comentar as afirmações de Jean-Claude Juncker, que a acusou de "pensar de forma simplista", por recusar emissão da dívida à escola europeia, através dos chamados 'eurobonds'.
A proposta do primeiro ministro luxemburguês visava, segundo ele próprio afirmou, evitar atividades especulativas nos mercados de capitais contra países em apuros orçamentais, como Portugal, por exemplo.
Juncker explicou que não se trata de passar a emitir todos os títulos da dívida à escala europeia, mas apenas uma pequena parte, e que a grande maioria dos títulos continuariam a ser colocados nos mercados por cada um dos países da zona euro.
Merkel, no entanto, voltou a recusar os 'eurobonds', afirmando que "não são o estímulo económico correto, e não são compatíveis" com os tratados europeus.
A Alemanha receia que a proposta de Juncker possa custar-lhe biliões de euros, porque os juros que seriam exigidos pelos 'eurobonds' deveriam ser muito superiores aos que Berlim, que tem muito crédito nos mercados, paga atualmente pelos seus próprios títulos da dívida soberana.
A chanceler falava após um encontro na capital alemã com o primeiro ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, para preparar a Cimeira Europeia de 16 e 17 de dezembro.
"Todos somos a favor de um euro forte, sejamos ou não membros da moeda única", sublinhou Merkel.
Reinfeldt anunciou o seu apoio a ligeitas alterações no Tratado de Lisboa, para criar um mecanismo permanente contra crises financeiras, a partir de 2013, quando caducar o atual fundo de resgate europeu, de 750 mil milhões de euros.
Além disso, Estocolmo é a favor de uma rigorosa política orçamental, disse o chefe do governo sueco, lembrando que o seu país também ajudou financeiramente a Irlanda, primeiro país a recorrer ao fundo, e analisará "caso a caso" futuras ajudas a outros Estados europeus, se forem necessárias.daqui







O ESPLENDOR DA NEVE

Algures nos Alpes Suiços

EDITE ESTRELA, A MELHOR DO ANO

A eurodeputada do Partido Socialista recebeu o prémio da melhor parlamentar do ano, na categoria Emprego e Assuntos Sociais, tendo sido a única portuguesa distinguida este ano.
Foi a revista "The Parliament" que atribuiu este prémio a Edite Estrela, com o patrocínio do Parlamento Europeu.msn

CAVACO É TUDO QUE SÁ CARNEIRO NÃO FOI

Sá Carneiro foi um contraditório herói da minha adolescência. Rompeu com o destino fácil de um advogado instalado do Norte por amor à liberdade. Esteve na Assembleia de Marcelo Caetano a defender eleições livres e liberdade de imprensa até provar que não havia emenda para o final cinzento da Primavera traída.
Continuou o combate no ‘Expresso’, o primeiro jornal moderno português, que custava 3$50 e que eu ia comprar com excitação para ler o ‘Visto’ quando a censura não o cortava. Esteve no Portugal de Abril a defender, ao lado de Soares, a rápida consolidação democrática, assumia como referências Olof Palme e Willy Brandt e o jornal da sua JSD chamava-se ‘Pe-lo Socialismo’. Ainda recordo, tinha 14 anos, a tensão emocionada de estar com o meu pai na manifestação do Terreiro do Paço de Novembro de 1975 com Soares e Sá Carneiro de apoio à democracia. No final houve granadas de fumo para gerar confusão, mas o "povo foi sereno" e optou pela democracia e pela Europa. Sinto inconscientemente que decidi nesse tempo grande parte do que fiz nos 35 anos seguintes, como não desistir de intervir e dizer o que penso contra as habituais cobardias pragmáticas de vistas curtas.
Sá Carneiro esteve na política e na vida por paixão. Por um Portugal cosmopolita e com sentido de risco. Esteve por Snu como esteve pela liberdade. Era um burguês culto com a paixão pelas artes num tempo de mentes luminosas entre a bonomia determinada de Soares e o olhar metálico de Cunhal, mito estalinista filho da burguesia adotado pelo proletariado. Sá Carneiro disse não ao Portugal medíocre, humilde e cinzento do respeitinho pelos poderes e verdades instaladas. Perdeu-se a hipótese de um bloco social que rompesse com o Portugal conservador que nada fez por Abril e com a AD o socialismo democrático passou a contar só com Soares, Zenha e Sampaio. A sua morte deixou mito e enorme vazio. A direita de Cavaco é tudo o que Sá Carneiro não foi... e nem gostaria que fosse!
Ler mais aqui-CM

07 dezembro 2010

A ASPIRINA MILAGROSA




Estudo: Aspirina reduz risco de morte por cancro
Uma dose de 75 mg de aspirina reduz substancialmente as mortes dos pacientes com cancros mais comuns, segundo estudo britânico publicado esta terça-feira na revista médica 'Lancet'.
O estudo, realizado pela Universidade de Oxford em conjunto com outras entidades académicas, revela que a aspirina pode evitar um quinto das mortes provocadas pelos cancros comuns. A investigação foi realizada com 25 mil pacientes, maioritariamente provenientes do Reino Unido.
Os pacientes que tomaram a aspirina durante a investigação diminuíram 25 por cento de risco de morte por cancro e uma redução de dez por cento redução de morte por outras instâncias, comparado com os pacientes que não tomaram o remédio.
De acordo com o relatório agora publicado, o risco de cancro reduziu 20 por cento em 20 anos. Analisando os tipos de tumor de forma separada, verificou-se um descréscimo de risco de morte por cancro do esófago de 60 por cento, sendo o que registou a taxa de sucesso mais elevada. Também o risco de cancro nos intestino registou uma diminuição drástica, de 40 por cento. O cancro nos pulmões reduziu em 30 por cento e o da próstata 10 por cento.
O cancro do pâncreas, estômago e cérebro foram difíceis de quantificar dado o baixo número de mortes.
Os especialistas também não conseguiram tirar conclusões relativamente ao cancro da mama e dos ovários, por falta de dados.
Até ao agora apenas se sabia quea aspirina cortava os riscos de ataques cardíacos e enfartes, naqueles que têm maior predisposição, apesar de aumentar o risco de hemorragias no estômago e nos intestinos.
Peter Cardiff, epidemiologista da Universidade de Cardiff que participou no estudo, sugere que se beba um copo de leite para reduzir a irritação no estômago. correio da manhã

A SUPER-TERRA





Uma equipa de cientistas analisou pela primeira vez a atmosfera de uma super-terra. A experiência olhou para o planeta GJ 12114b, utilizando o Very Large Telescope do Chile, e chegou à conclusão que a atmosfera deste exoplaneta é formado ou por vapor de água muito denso, ou por nuvens grossas. O estudo foi publicado esta semana na revista Nature. in Público

A NOSSA NELLY FURTADO






Nelly Furtado é a artista pop de ascendência portuguesa mais conhecida do planeta. Nascida a 2 de Dezembro de 1978 na British Columbia, no Canadá, Nelly é filha de emigrantes açorianos da ilha de S. Miguel.
Depois de anos de êxitos sucessivos que a tornaram uma das cantoras pop de maior sucesso da última década, Nelly lança a sua primeira compilação: “The Best of Nelly Furtado”.
O disco inclui 3 temas novos: “Night is Young” (o single de promoção do álbum), “Stars" e "Girlfriend in the City”.

Yves Montand - Les Feuilles Mortes

06 dezembro 2010

EU




EU
Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte
Sou irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a cruxificada... a dolorida...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!
Florbela Espanca

NEVE EM TERRAS DE BARROSO

 Oito graus negativos!  A água gelou nas torneiras e  há uma semana que nenhum dos habitantes de Couto de Dornelas, Vila Real, consegue sair da aldeia coberta de neve.
Os 500 moradores daquela pequena localidade da Região de Barroso, Trás-os-Montes, estão habituados ao isolamento rigoroso, mas os dias vão passando e até os alimentos começam a faltar. "Frutas, pão, iogurtes, leite, café e mercearia começam a escassear", admite ao DN, Xavier Barreto, presidente da junta de freguesia. "O que vale é mesmo os fornos tradicionais, a que já ninguém ligava, para que se faça o pão da aldeia, porque até as reservas que vamos tendo e que vão dando de uns para os outros acabam."Nas aldeias de Boticas o frio é tanto que as pessoas só saem de casa para dar de comer aos animais, com feno e rações, pois até o pasto nos campos é impossível. "Neste momento já nem a água corre nas torneiras, pois os canos congelaram e o que nos vai valendo é a água das nascentes, que, mais ou menos, lá vai correndo", conta preocupado, sobretudo com o risco de falta de apoio médico. "Nem quero pensar se alguém necessitar de cuidados médicos. Pois sair ou entrar nesta aldeia é missão impossível." Aqui nem os 4x4 da Protecção Civil ou os bombeiros conseguem chegar. Na região há outros lugares, vilas e aldeias isoladas, tais como Alturas do Barroso, Cerdedo, Covas do Barroso, Borralha, Lama Longa, a Vila de Salto, Venda Nova e outras. As estradas que ligam a essas vilas e aldeias estão cortadas devido à acumulação de gelo, mas pelo menos o apoio domiciliário da Santa Casa a alguns idosos, servindo refeições quentes e levando medicamentos, está a ser garantido. Nos dias mais frios é também a Protecção Civil quem distribui o correio às populações retidas em casa.

05 dezembro 2010

Quando, quando, quando.

CHICHI

SE TE INVEJAM TENS DE SER FELIZ

Mourinho cita a sua avó: Se te invejam, tens de ser feliz”
O técnico português ridicularizou hoje, sexta-feira, o castigo imposto pela UEFA que o vai afastar ...
Mourinho cita a sua avó: “Se te invejam, tens de ser feliz”
O técnico português ridicularizou hoje, sexta-feira, o castigo imposto pela UEFA que o vai afastar do banco ‘merengue’ por um jogo, alem de o obrigar ao pagamento de 40 mil euros.
Para Mourinho, a suspensão “é uma medalha, e não um castigo. A minha avó, que morreu há alguns anos, dizia-me quando era pequeno: se te invejam, tens de ser feliz.” Foi assim que o setubalense viu a medida aplicada pelo Comité de Controlo e Disciplina do organismo de futebol europeu.
“Existe um regulamento para mim e um diferente para os outros treinadores. O que os outros podem fazer, eu não posso. Não posso sair da área técnica, não posso segurar a bola quando ela sai e é do adversário, não posso falar com o quarto árbitro, coisas que todos os outros podem. É um castigo histórico para mim. Podem castigar-me até três anos”, declarou o treinador do Real Madrid, adiantando que “não posso mudar. Tenho uma identidade e tenho de me manter fiel a ela. É o que eu penso.


PSICASO

POTENCIAIS INQUISIDORES

O CONSPÍCUO MARCO ANTÓNIO

O vice-presidente social-democrata, Marco António, defendeu que o presidente do Governo Regional dos Açores, o socialista Carlos César, ao criar um subsídio para compensar o corte salarial dos funcionários públicos da região com vencimentos entre os 1500 e os 2000 euros criou “uma brecha que revelará internacionalmente esta incapacidade” de cumprir as metas para o défice. in PUBLICO
Tudo serve para arranjarem casos que introduzam escolhos na engrenagem. Até uma medida de elementar justiça e irrelevante em termos orçamentais,  serve para dar curso à politiquice destes rafeiros de caça aos perdigotos.  Degredem o conspícuo senhor Marco António para a Região,  munido com tais proventos,  para ele provar o quanto custa ali viver!   Talvez o seu ardor partidário esfriasse um bocadinho e sentisse necessidade de se agasalhar...


LMBRAR SÁ CARNEIRO E AMARO DA COSTA

Se há trinta anos a direita democrática tinha líderes de respeito, devia-se ao trabalho que tanto Francisco Sá Carneiro como Adelino Amaro da Costa desenvolveram com coragem.
Infelizmente morreram no despenhamento do avião que os deveria ter levado ao comício onde esperavam travar a derradeira batalha para evitar que Ramalho Eanes fosse eleito Presidente da República. Foi um momento difícil para a jovem e então ameaçada democracia portuguesa, mas deixaram nela uma marca impossível de apagar.
Hoje já li muitos escritos sobre eles (principalmente sobre Sá Carneiro e incompreensivelmente muito pouco sobre Amaro da Costa, para já não falar da corajosa Snu Abecassis, de Maria Manuel Amaro da Costa e de António Patrício Gouveia, ou ainda dos tripulantes do Cessna - Jorge Albuquerque e Alfredo de Sousa) e, para além desses escritos, profecias que me parecem só possíveis num País onde se aguarda ainda o retorno de um rei morto, há séculos, no Norte de África.
Sá Carneiro, e também Amaro da Costa, foi(foram) relevante pela coragem e pela determinação. Projectá-lo na História de Portugal parece-me um acto necessário e justo.
Fazer projecções sobre o que seria hoje a democracia portuguesa se não tivesse morrido é um absurdo, ainda mais sabendo dos amores e dos ódios que ele conseguiu cultivar e que lhe custou (e a Snu) as piores e as mais graves afrontas.
Respeitemos a(s) sua(s) memória(s).