19 março 2011

O CAPITALISMO EM TODO O SEU ESPLENDOR






"As condições de vida impostas pelo
Capitalismo global
estão a tornar obsoletos os discursos
e práticas
dos sindicatos e partidos"
José Gil
 Visão
Muitos de nós teremos de rever
o nosso anticomunismo militante 
que só tem servido os interesses desse 
capitalismo infrene 

FMI - SIM OU NÃO AO LOBO MAU?



FMI sim ou não? À pergunta directa, o comentador da TVI António Perez Metelo não tem dúvidas na resposta: é contra e explica porquê.
«Nesta altura os argumentos contra são mais importantes que os argumentos a favor», disse, no «Jornal Nacional» do canal de Queluz de Baixo.
A responsável pelo plano de ajuda do FMI a Portugal na década de 80, Teresa Ter-Minassian, afirmou hoje que a vinda do FMI poderia ajudar a credibilizar as medidas do Governo nos mercados internacionais e assim baixar os juros da dívida pública. Um argumento que Perez Metelo desmonta, lembrando que, depois de aceitarem a ajuda do FMI, a Grécia ainda paga juros acima de 11% no mercado secundário e a Irlanda mais de 9%.O comentador criticou o que considera ter sido «um erro» do PSD e do CDS-PP. «Ao afirmarem que a vinda do FMI seria o fracasso do Governo e ao apontarem para uma queda do Governo, se isso acontecesse, politizaram a questão», diz. Com isso «quem ganha é a insistência e a teimosia do Governo».
Perez Metelo explicou ainda que 2011 é um ano particular face aos anos vindouros, devido ao elevado montante de dívida pública que vence este ano, particularmente no primeiro semestre. «Temos 22 mil milhões de euros para colocar até ao final de Junho e faltam apenas 18 semanas. São quase mil milhões por semana».
Peres Metelo



OS DONOS DO TERRITÓRIO DA COMUNICAÇÂO SOCIAL






Não temos de nos limitar à dimensão política para ficarmos curiosos acerca do fenómeno: o PS não tem qualquer território demarcado na comunicação social. A TVI do casal Moniz era uma FOX, a SIC é um antro do PSD, o Público continua à espera da oportunidade para completar a vingança por causa da OPA da PT e é um vazadouro de Belém, o Expresso é a SIC que é o PSD, o DN adora Passos Coelho e está farto de Sócrates, o Sol e o Correio da Manhã perseguem e tentam abater tudo o que for socialista. A Renascença é a Renascença. Quanto à RTP, quando não está num rigoroso equilíbrio de representatividade democrática que até obrigou o Pacheco a andar de cronómetro a medir a secundagem das notícias no Jornal da Tarde, permitiu-se até há pouco também manter personagens como Judite de Sousa, abertamente tendenciosa a favor do PSD. A Antena 1 viu uma campanha publicitária à estação censurada num daqueles delírios que uniu comunas e reaças a pedirem sangue, ai dela se mijar fora do penico. E a TSF dá voz a todos – pelo que todos podem escolher o ângulo crítico que preferirem para a descreverem – cumprindo-se na procura de um jornalismo radiofónico de excelência.
Não existem outros órgãos com poder de influência.





17 março 2011

ACENDER UMA VELA

EM VÊZ DE AMALDIÇOAR A ESCURIDÃO
PROCUREMOS ACENDER UMA VELA
(ditado chinês)

Veja este vídeo fantástico do MSN: 'Batalha: Los Angeles HD' (Exclusivo MSN - trailer 2)

Veja este vídeo fantástico do MSN: 'Batalha: Los Angeles HD' (Exclusivo MSN - trailer 2)

A DIREITA QUE NÃO SE ESCONDE SOB CAPAS SOCIAIS






"A dirigente de extrema-direita francesa Marine Le Pen disse  [14 de Março] a imigrantes na ilha de Lampedusa (Itália) que a Europa "não tem capacidade" para os receber".
Esta declaração da presidente da Frente Nacional francesa espanta-me e indigna-me por diferentes razões:
i. A Europa não tem capacidade para receber imigrantes? Qual Europa? A Europa demograficamente estagnada, em que a inversão da pirâmide etária torna insustentáveis os sistemas de pensões e a segurança social??
ii. A população total é factor de crescimento económico. Basta pensar nos Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha. A população total é factor de atracção de investimento interno e externo: é esquecer os clusters do Michael Porter e estudar os "clusters" do Paul Krugman. Isto aplica-se sobretudo a países com baixa densidade populacional: Portugal e Espanha.
iii. Marine Le Pen é francesa e vem a Itália falar em nome da Europa?! Quem é que a mandatou para tal? Ela nem em França fala em nome da maioria dos franceses, quanto mais falar fora do país dela em nome da "Europa"!!
 paul krugman

16 março 2011

VEJA ESTE VÍDEO FANTÁSTICO EXCLUSIVO DO MSN



Sucker Punch”




.Veja este vídeo fantástico do MSN: 'Sucker Punch - Mundo Surreal HD' (Exclusivo MSN - Trincheiras) clicar no link para ver o vídeo
Zack Snider está de regresso, depois do sucesso de "300" e "Watchmen - Os Guardiões", com mais uma aventura gráfica. "Sucker Punch" centra a sua história em Babydoll, uma jovem internada pelo seu padrasto num hospital psiquiátrico, onde a rapariga está na iminência de receber uma lobotomia. Assim, para escapar à realidade, cria um mundo de fantasia no qual se junta a uma equipa de outras pacientes, que a poderão ajudar a escapar.























15 março 2011

O PSD TEM SEMPRE O CIRCO MONTADO







Partidos da oposição "andam a enganar" os portugueses - diz Teixeira dos Santos

Bruxelas, 15 mar - O ministro das Finanças,  Teixeira dos Santos, acusou hoje os partidos da oposição, em particular o PSD, de "enganarem" os portugueses quando transmitem a ideia de que Portugal pode resolver os seus problemas sem medidas de austeridade adicionais.

"O que eu constato dos partidos políticos da oposição, e em particular do PSD, é que andam a enganar os portugueses querendo dar a ideia de que nós resolvemos os nossos problemas sem necessidade de impor qualquer sacrifício aos portugueses", disse Fernando Teixeira dos Santos à entrada de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, em Bruxelas.
O ministro das Finanças insistiu que o país tem "graves desequilíbrios que deve resolver", tendo dado como exemplo os problemas na área orçamental e da balança externa.
Isto é uma evidência mas o cheiro do "POTE"  é tão apelativo que não conseguem resistir...  Daí o coca-bichinhos do CIRCO, o Relvas, já ter subido ao palanque para dar início às suas momices anunciadoras das respectivas palhaçadas que se seguem às que já decorrem pelas estradas de Portugal com o dilecto pessoal da pesada que, por sua conta, se encarregará de fazer mais estragos para levar o País ou buraco. Tudo sob as batutas  dos encartados maiorais do laranjal

14 março 2011

O CHEIRO A POTE E OS CARÊTOS DE NTRUDO DO PSD







Passos Coelho e a rapaziada mais próxima ameaçaram durante a madrugada de sábado atirar o país para o caos. Mas a comissão
permanente e a comissão política só se reúnem amanhã para ratificar o que Passos, Relvas & Marco António já decidiram. E o Conselho Nacional pode esperar, não vá algum espontâneo, com sentido das responsabilidades, lançar a confusão na estratégia de atirar o país para o caos.
Entretanto o "socialista"Nogueira Leite que parecia querer alinhar no grupo dos caretos desistiu definitivamente de seguir Passos e agora quer ser pastoreado por Deus (parece que gostava de ocupar o lugar de Ângelo Correia junto de Coelho...Impossível. E como a criatividade abunda por aqueles lados, decidiram também reciclar o slogan anti-ETA de há duas décadas. Uns pândegos!




13 março 2011

FOJE QUE VEM AÍO CHECO!...


Pelo menos duas vezes, sucessivamente, Cavaco Silva não defendeu os portugueses no plano internacional: "Presidente Checo considera inadmissível o défice excessivo em Portugal".

Ou seja:  Pelo menos duas vezes Cavaco meteu o rabo entre as pernas... Grande representante da raça lusitana... Nem coragem tem  de mandar  bardamerda um provocador... do jeito: e se o senhor checo fosse, pé, ante pé, para o raio que o parta!?...

COISAS DE GENTE DESAVERGONHADA









A manif dos precários, patrocinada pelo Presidente da República, deixou empolgado o blogue da São Caetano. Não se percebe porquê. Ainda há dias, o Parlamento chumbou uma iniciativa do PSD para a criação de um regime de contratos orais de trabalho a prazo  para os jovens.
Este projecto de lei do PSD previa, entre outras coisas, que, ao contrário do regime geral constante do Código do Trabalho, pudesse não existir qualquer contrato escrito entre empregador e trabalhador, uma vez que a inobservância da forma escrita não determinaria a nulidade do termo. Esta proposta do PSD não representava apenas a legalização da mais radical das precariedades — ela colocava também no ponto mais elevado a arbitrariedade a favor da entidade empregadora. É de crer que a manifestação dos precários tivesse  como alvo  as gravosas intenções do PSD.
 Mas  manifestação dos enrascados lá se fez com a ajuda da comunicação social e dos aparelhos partidários, Foi bonito ver jovens da extrema-direita de braço dado com enrascados da extrema direita, crianças que se querem desenrascar quando chegar a sua vez ao colo de velhotes que andam à rasca dos bicos de papagaio, deputados do PCP porque estão á rasca para chegar à idade de serem líderes do partido de mão dada com deputados do BE que se vêm à rasca para parecem jovens de dezoito anos. Uma enrascada dos diabos a partir das inspiradas acçõs do pior P.R. depois do Almirante que dizia...mais ou menos coisas destas... já não vinha aqui desde a última vez que cá estive.

Um jovem que anda mesmo à rasca é o Passos Coelho: Cavaco não gosta dele;  Sócrates já não lhe pede autorização para adoptar programas de austeridade; o Santana Lopes já  pensa em lançar um novo partido; o Pacheco Pereira demarca-se das suas posições e não lhe passa cartão e até  Ângelo Correia já concluiu que é um caso perdido não lhe garante emprego na Fomentivest no dia em que os cavaquistas o atirarem à rua pelas janelas da Santana à Lapa...  E lá irá o resquício das DOCE remoer as suas dores para os precipícios das margens  do Corgo ou meditar no aforismo que sustenta que p'ra lá do Marão mandam os que lá estão...



OS EQUÍVOCOS DOS RASCAS À RASCA













Recorte de um texto de Nicolau Santos:
“Ricardo Salgado diz: “O sistema capitalista é amoral, tem de produzir resultados. As pessoas é que podem ser morais ou imorais, mas o sistema tem que ser amoral”. Amoral significa: “que supõe a ausência de toda a obrigação moral”; pessoa que não tem a noção de moral. Assim, tanto faz que as pessoas sejam morais ou imorais, para o sistema quem é valorizado é quem produz os melhores resultados. Ora, se o sistema capitalista para produzir resultados tem que ser amoral então os fins justificam todos os meios para atingir esse desiderato. E foi com base nessa amoralidade que se construiu a violenta crise em que o Mundo está mergulhado.”
E sobre isto sublinha o Justino:
“Os Jovens que pretendem fazer uma manifestação pelos seus direitos e contra a precariedade, contra quem é que se manifestam, (quer no seu manifesto quer, como se vê, na sua prática política)? Contra os capitalistas/empresários/empreendedores que limitam a economia, concentrando e não distribuindo a riqueza, quer não a distribuindo aos cidadãos quer não a distribuindo entre si, quer limitando o Consumo?

Porque os que limitam assim a economia na verdade travam o seu potencial de crescimento concentrando, inutilmente como Adam Smith recorda acima, a Riqueza em muito poucas mãos, e impedindo o alargamento do potencial de Consumo, pelo que um protesto contra eles seria bem natural.
Não.
Os Jovens que pretendem fazer a manifestação pelos seus direitos e contra a precariedade, decidem centrar o fogo dos seus protestos contra quem cada vez mais pouco pode – os que gerem o Estado. (…) Pelo que o alvo escolhido por estes Jovens está absoluta e lamentavelmente errado.”
Justino tem alguma razão na reflexão que faz, porque se virmos os gráficos do desemprego e vencimentos na Europa, veremos que a Grécia, Irlanda, Islândia, Portugal, Espanha, Itália, Hungria e outros que começam a dar sinais, não passaram de repente a ter maus governos. Parece haver assim uma desfocagem neste protesto que cada vez começa a ser mais global. Desde Adam Smith que a regra é esta: "O mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta, é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade.". Talvez se esteja então em fim de ciclo, porque o que Smith não previu, foi que o mercador ou comerciante, transformados agora nestes monstros capitalistas sem rosto, se transformassem nos Estados da era moderna. São eles que governam, os governos vão assistindo à sua evolução e gerindo os danos que provocam, porque não há pátrias para eles nem as contemplações de ordem moral ou imoral, que Ricardo Salgado subscreve. Seria contra eles/estes que os jovens que pelo Mundo se começam a manifestar, deveriam apontar os seus protestos, embora ache que quando um dia se fizer a arqueologia económica dos tempos que vivemos em Portugal, se ache um absurdo que o presidente de uma companhia de aviação ganhe num ano o que um Presidente da República ganha em cinco ou o que um padeiro ganha numa vida. Foi a lógica de Smith que o mercado foi instalando que nos trouxe a este paradigma e nisso os jovens têm toda a razão. É este sistema desumano que é preciso implodir, e o governo, ou os governos, são meros peões dele. No caso português então, apontar-lhe baterias é substitui-lo por outro neo-liberal mais radical ainda, e com menos vontade de controlo sobre os desvarios que as teorias de Smith provocaram. É por isso que me revolta a escandalosa grudagem que o Cavacolas, de Tacci, agora transformado outra vez em PR, fez aos jovens, no seu discurso, aliando-se assim à manif dos “à Rasca”. Se eu tinha alguma intenção de ir ver, perdi-a com este apelo. Eu não consigo estar onde está Cavaco, porque Cavaco não quer as mesmas revoluções que eu.
Entretanto, as corporações que se instalaram vão aproveitando o desânimo para tratar da vidinha e para sugar mais um pouco do Orçamento, colando-se, muito oportunista,  ajudando ao desfoque do problema. Ainda não é esta a revolução que subscrevo.




Catherine Deneuve - Femme, femme, femme

Serge Gainsbourg & Anna Karina - Ne dis rien

Hiroshima e Nagasaki 1/5 Documentario Original de 1945


Uma ironia trágica. O Japão primeiro, e único, país vitima de um ataque atómico, em cenário de guerra, confronta-se com os perigos que as centrais nucleares, em cenário de paz, podem suscitar. Ponto de reflexão

Kanye West - Runaway (Full-length Film)

ESTOU À RASQUINHA!...







Eu não estou à rasca. Estou à rasquinha. Um dos meus filhos já deixou a universidade pois o dinheiro não chega para tudo. O meu filho mais velho está desempregado. Só encontra trabalho a falsos recibos verdes. Mas que país é este?", desabafou Selda, que tem dois empregos para que a filha mais nova possa continuar a "sonhar com um canudo que nunca vai servir para nada".
"Quero que os meus filhos deixem a casa da mãe. Quero que cresçam e possam ser gente. Sinto que vivo num país de ladrões e que cada vez piora mais. Que venha o segundo 25 de Abril", disse a mulher, sem conseguir conter as lágrimas...