05 novembro 2006

Jardim e Mendes os meus heróis

O já célebre concurso da RTP destinado a escolher o maior português de todos os tempos começa a causar alguma polémica pela falta de critérios quanto ao enunciado da coisa mas tambem pela lista elaborada pela própria RTP que incluirá nomes que vão desde Afonso Henriques, que mediria para cima dos dois metros, até António Salazar que era homem avantajado. A polémica situa-se precisamente no conceito do "grande" ou da "grandeza". Por mim já decidi pelo último dos conceitos e já seleccionei os meus heróis candidatos: JOÃO JARDIM e MARQUES MENDES (em tamanho, um grande e outro pequenino). E desde já, com os meus parcos recursos e secundando a poderosa máquina da RTP, começo a fazer a campanha pelos meus candidatos: - Jardim pelas grandiosas obras realizadas na Madeira (à qual alguns patifes já chamam "Queijo Suiço" pela quantidade de túneis que a perfuram), feitos levados a cabo nesse bastião da portugalidade onde a bandeira das quinas é venerada até à idolatria, tudo sem gastar um tostão à república! - Mendes pela forma heróica como enfrenta os detractores desse insigne português e, qual Egas Moniz, seguiu com seu séquito rumo à Ilha dos prodígios prestar vassalagem a esse ilustre descendente de Viriato (em linha recta), não para empenhar as barbas que as não tem, mas a sua honra pelas causas e desígnios de sua excelência que os anti-patriotas e usurpadores de Lisboa procuram contrariar. Feitos tão grandiosos e gestos de tanta nobreza estão explícitos nestas duas insignes figuras da nossa história. E dou a minha última dica, depois de algumas hesitações: voto JARDIM!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários: