06 janeiro 2010

PROCESSO LEISLATIVO DO CASAMENTO ENTRE IGUAIS




Os deputados do PS deverão mesmo ter de respeitar a disciplina de voto nos projectos do Bloco de Esquerda e dos "Verdes" sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo e que contemplam a hipótese de adopção[Renascença].
A bancada socialista vai reunir-se esta noite para discutir esta questão, mas o líder parlamentar garante que a decisão já está tomada, apesar de reconhecer que o caso não foi pacífico.
“O que interessa são os resultados finais, no processo de formação das decisões nem sempre há consonância em absoluto”, admite Francisco Assis.
Quanto ao desafio do PSD para que a liderança parlamentar do PS desse liberdade de voto aos deputados, Assis recusa responder ao social-democrata Aguiar Branco.
“O PS não precisa de responder a esses desafios do PSD, somos um partido profundamente tolerante, temos capacidade de nos auto-organizar e decidir-mos, em cada momento, a melhor forma de participarmos nos debates e nas votações”, declarou.
Ainda estar tarde, foram ouvidos na Comissão de Assuntos Constitucionais os representantes da petição que propõe um referendo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Durante a audição ficou decidido que o universo dos eleitores dessa eventual consulta popular será abrangente e irá contemplar a emigração
.
Não negamos que este assunto nos causa alguma perplexidade devido a princípios adquiridos, regras e preconceitos que formataram as nossas vivências em sociedade. Mas porque pode tudo isso impedir que muitos concidadãos, nossos vizinhos e amigos, não realizem plenamente o seu sonho de vida? Pois que casem e sejam felizes! Os outros habituar-se-ão...

Sem comentários: