18 outubro 2011

REFERENDO PARA OS INLESES DECIDIREM SOBRE PERMANÊNCIA NA UNIÃO EUROPEIA




Parlamento vota este mês realização de referendo sobre permanência na União Europeia - BBC
PRIMEIRO MINISTRO INGLÊS

Parlamento vota este mês realização de referendo sobre permanência na União Europeia - BBC
Londres, 18 out (Lusa) - O Parlamento britânico vai debater e votar no próximo dia 27 de outubro uma moção que pede a realização de um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), divulgou hoje a estação pública BBC.
A moção, apresentada pelo deputado conservador David Nuttal, propõe a realização de uma consulta pública a nível nacional em maio de 2013, referiu ainda o 'site' do canal estatal.
O projeto, hoje avaliado pela comissão de Negócios do Parlamento britânico, propõe que os eleitores britânicos avaliem três opções: a permanência do Reino Unido na UE mantendo os atuais termos, o abandono do bloco comunitário ou a negociação das condições para o país continuar a ser Estado-membro.
O resultado da votação na Câmara dos Comuns não será vinculativa para o Governo britânico, mas poderá constituir um embaraço político para o primeiro-ministro conservador David Cameron.
O chefe do Governo britânico sempre recusou a realização de um referendo sobre esta matéria, mas a ideia é defendida por vários deputados conservadores.

Sem comentários: