04 maio 2011

D. JOSÉ POLICARPO

Cardeal-Patriarca de Lisboa foi eleito à terceira volta. O vice será o bispo do Porto
Cardeal-Patriarca de Lisboa foi eleito à terceira volta. O vice será o bispo do Porto
O cardeal-patriarca de Lisboa é, desde ontem, o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). D. José Policarpo foi eleito à terceira volta, ontem de manhã, durante a 177.a assembleia plenária da CEP - substituindo o arcebispo de Braga, D. José Ortiga, que esteve à frente do organismo em que têm assento os bispos portugueses nos últimos dois mandatos. Para vice-presidente, a escola dos prelados recaiu em D. Manuel Clemente, o bispo do Porto, que passa a ocupar o cargo até agora desempenhado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Quem se mantém no mesmo lugar é o padre Manuel Morujão, secretário e porta- -voz da CEP.

O cargo de chefia dos bispos portugueses não é novidade para D. José Policarpo, que foi eleito presidente da Conferência Episcopal em 1999 e reconduzido no cargo em 2002. O cardeal-patriarca só foi escolhido, soube o i junto de um dos bispos presentes na assembleia, à terceira volta, apesar de ter ganho nas primeiras duas votações. À terceira foi a votos só com D. Manuel Clemente. 

Primeiro recado Ontem, D. José Policarpo falou aos jornalistas e admitiu que Portugal "está a viver um momento muito próprio". Por isso, continuou, a Igreja "não pode cair na tentação" de fazer intervenções "no campo estritamente político ou partidário, dado que não é nossa função em nome da natureza e do nosso ministério".  



Sem comentários: