04 maio 2011

PASSOS COELHO ANDA NAS FARÓFIAS? NINGUEM O VÊ...

Passos Coelho conseguiu chumbar o PEC IV e certamente vai aprovar o acordo com as instituições internacionais sem que tenha apresentado uma única proposta, sem ter defendido uma única alternativa e sem ter manifestado a mais pequena preocupação com o que estaria a ser negociado, nunca disse nem o que queria nem o que não queria. A sua espera pelo acordo nada tinha que ver com o impacto no país mas sim nas sondagens eleitorais que diariamente recebe.
A comunicação de Sócrates ao país foi a maior humilhação que Pedro Passos Coelho poderia ter sofrido, a troika autorizou José Sócrates a fazer uma comunicação antes de um acordo com o PSD e em que o primeiro-ministro em vez de comunicar o conteúdo do acordo informou e tranquilizou o país afastando o cenário negro que estava a ser criado pela comunicação social. Foi uma comunicação inédita nestes processos negociais, antes da divulgação do acordo e quando se sabe que se está a meio de um processo eleitoral, um governo é autorizado a dizer aos concidadãos o que não fará parte do acordo. Pior do que isso, deixou no ar que o acordo com as organizações internacionais é o PEC IV e mais algumas medidas.
A não ser que existam grandes surpresas ficaremos com a impressão de que a troika veio a Portugal para fazer aprovar o PEC IV, os mesmo que foi rejeitado por Passos Coelho, que num dia o rejeitou por ser austeridade a mais e no dia seguinte por ter austeridade a menos. Passos Coelho apostou tudo no FMI e arrisca-se a ser a sua principal vítima.

Sem comentários: