21 maio 2011

DÉFICE DE SUBSECTOR ESTADO CAIU 45%

BOAS NOTÍCIAS



Medidas de austeridade levaram a saldo positivo de 726 milhões de euros na Segurança Social.
 O défice do subsector Estado caiu 45% quando comparado com igual período do ano passado. A diferença entre o deve e o haver no Estado é nesta altura de 2.539 milhões de euros, segundo números avançados há pouco pelo secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos. Emanuel dos Santos explica diminuição do défice do subsector Estado em 45%
O secretário de Estado explicou ainda que o défice público reduziu-se em 75,5% nos primeiros quatro meses do ano. “O número que agrega de algum modo e faz a síntese deste resultado é o facto de o défice público, incluindo a Segurança Social e a Administração Central, reduziu-se de Janeiro a Abril, em 75,5% relativamente ao período homólogo de 2010. Para este resultado contribuiu naturalmente com maior peso a redução do défice do Estado. Para esta redução, e do lado da despesa do Estado, temos uma contracção de 3% em termos nominais e contabilizados.”
Na Segurança Social, os valores apontam para saldo positivo de 726 milhões de euros, mais 250 milhões do que nos primeiros quatro meses do ano passado, e a despesa do Serviço Nacional de Saúde desceu 5,7 por cento para 126 milhões de euros, alicerçada na redução da massa salarial, na revisão das omparticipações de medicamentos e na imposição de um corte na despesa hospitalar, segundo a execução orçamental."


                  

Sem comentários: