15 fevereiro 2012

EUA PONDERAM ABANDONAR BASE DAS LAJES

 
Base das Lajes, nos Açores
Base das Lajes, nos Açores




Os Estados Unidos reconhecem a importância estratégica das Lajes, nos Açores, mas o futuro da base continua em aberto e pode passar por uma saída das forças norte-americanas, afirmou hoje em Lisboa o secretário da Marinha Ray Mabus.

"Reconhecemos o valor estratégico da base e sei que à medida que avançarmos no processo de decisão esse será um dos principais aspetos, porque é uma das nossas principais bases de trânsito para a Marinha e uma das nossas principais bases de reabastecimento, tanto para a Marinha como para a Força Aérea", disse o responsável num encontro com a imprensa em Lisboa.
Ray Mabus frisou por várias vezes que "não foi tomada qualquer decisão final" e que "está tudo em cima da mesa", admitindo no entanto que o futuro possa passar por uma saída dos Estados Unidos da base.
"Deixar completamente os Açores é uma das opções em consideração (...) Todos os nossos serviços estão a ser analisados neste momento, tanto de um ponto de vista estratégico como orçamental, mas sublinho que não foram tomadas decisões finais"

Sem comentários: