25 junho 2007

A COMUNICAÇÃO SOCIAL DEVE AJUDAR A MELHORAR A SOCIEDADE


Faleceu Manuel José Lopes da Silva, professor da Universidade Nova de Lisboa que se insurgia (parece que se enervava mesmo) perante a ignorância sobre princípios dos alunos de Ciências de Comunicação. Inquietava-o a formação dos futuros jornalistas que se divertiriam com as suas aulas de ética e dos valores intrínsecos da verdade, da família, do bom nome das pessoas, da pedagogia social, dos sãos costumes e da convivência cívica e civilizada. Interessava-os mais o sensacionalismo as notícias e as manchetes. Para se imporem no meio sabiam que era pouco importante elevar a sociedade dos nossos dias a um nível intelectual, estético e ético de nível superior.
A nossa comunicação social, quase se excepções, raramente cumpre a função pedagógica de melhorar a sociedade, explorando apenas e até à exaustão, os atavismos seculares de um povo inculto e estupidificado.

Operando em ambiente formalmente democrático, não promove a democracia, antes se aproveita dela para servir interesses particulares e fazer do sensacionalismo e da alienação a sua razão de ser.