02 janeiro 2010

PERSONALIDADES DE 2000


As distinções de 2009
Personalidade “Jumento 2009”
2009 foi o ano em que muitos portugueses ficaram a conhecer Cavaco Silva, um político medíocre rodeado de assessores mal formados, um Presidente da República sem ideias nem projecto, que está mais preocupado consigo próprio do que com o país. Soubemos que o “grande” Cavaco Silva ganhou dinheiro fácil com acções do BPN, que o seu braço direito conspirou contra a democracia, que os seus “imensos” conhecimentos de economia serviram mais para instigar a crise institucional do que para ajudar o país. Talvez por isto e por muito mais os leitores do’O Jumento escolheram o ainda Presidente da República para “Personalidade Jumento” 2009.
Político do Ano: José Sócrates
Nenhum político resistiu a tanto ataque vindo de todos os lados, no seu partido teve que aturar a vaidade ofendida de Manuel Alegre, em Belém contou com as “preocupações” de Cavaco Silva e as diatribes conspirativas dos seus assessores, na comunicação social teve uma estação de televisão, pelo menos um semanário e vários diários dedicados em exclusivo ao seu derrube, na magistratura contou com a perseguição de magistrados que acham que fazem melhores escolhas eleitorais do que os portugueses, nos sindicatos teve o ódio de todas as estruturas sindicais controladas pelo PCP. Apenas contou com o apoio indirecto do PSD cujos dirigentes em vez de fazerem oposição insistem na autofagia.
A nódoa política do ano: Manuela Ferreira Leite
É difícil ser tão incompetente, diria mesmo ser uma tão grande desgraça política, quanto Manuela Ferreira Leite. Rodeou-se da intelectualidade (da treta, mas a pouca que resta) do PSD, contou com a ajuda preciosa dos assessores de Belém ( o mesmo é dizer do PSD que nunca escondeu a simpatia por MFL e até mudou de atitude em relação a Sócrates desde que a sua amiga passou a liderar o PSD, com a ajuda dos seus assessores e de votos comprados pelos seus amigos de Lisboa), beneficiou da maior crise financeira de que há memória, foi ajudada por altas inéditas nos preços do petróleo e dos produtos alimentares, contou com o desgaste provocado a Sócrates por movimentos como os professores, beneficiou do caso Freeport que foi usado descaradamente para a levar ao poder e, depois de tudo, isto esta pobre senhora poucos mais votos teve do que Pedro Santana Lopes. Foi uma forma vergonhosa de terminar uma carreira política marcada pela pobreza intelectual, por um baixo nível de linguagem e por um discurso político próprio de África. Para terminar parece não querer ir embora, talvez na esperança de chegar ao poder com a ajuda dos magistrados.
Político da oposição do ano: Paulo Portas
Quando muitos prognosticavam a morte política de Paulo Portas ao mesmo tempo que Louçã já falava em governo os portugueses foram surpreendidos pelos resultados eleitorais do CDS que depois de ter sido o “partido do táxi” recuperou o estatuto de grande partido. É evidente que teve a preciosa ajuda do lixo cavaquista do PSD, mas isso não é suficiente para lhe tirar o mérito. Enquanto o PSD esperava a ajuda de Cavaco o líder do PSD fez oposição, enquanto o PSD limitava-se a criticar o CDS fazia proposta, quando o PSD levou a votos uma líder incompetente o líder do CDS fez uma excelente campanha eleitoral.
O sindicalista do ano: António Chora (Autoeuropa)
O presidente da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa transformou-se numa referência da nova geração de dirigentes sindicais, tendo sido um interlocutor que soube defender os interesses dos trabalhadores que representa percebendo que esses interesses passam, antes demais, pela viabilidade da empresa. Quem não lhe perdoou a ousadia foi o PCP cujos dirigentes dominados pelo ciúme e pelo meso não hesitaram em pôr em risco o futuro da empresa só para reporem a “normalidade sindical”.
Nódoa sindical do ano: senhor Palma (Ministério Público)
O senhor Palma presidente do sindicato dos magistrados policiais deve ter a inveja de todos os outros sindicalistas, lidera uma classe que todos os políticos desejam ter por amigos e por isso todos se desdobram a propor mordomias e a bajulá-los. É por isso que o senhor Palma tem de se entreter com outros temas e para passar o tema usa o seu estatuto de sindicalista de tão nobre classe para fazer política. Centenas de milhares de professores vieram para a rua ao mesmo tempo que os magistrados conservaram todas as mordomias e quem foi recebido em Belém? Pois é, foi o senhor Palma pois o caso Freeport motivou mais “preocupações” a Cavaco Silva do que a situação do ensino.
Nódoa empresarial do ano: Dias Loureiro
Ser um homem rico, o que em Portugal desperta a inveja de muita gente, contar com a amizade do Presidente da República que chega a afirmar em público a sua convicção na sua inocência ao mesmo tempo que chama o senhor Palma a Belém (desprezado o Procurador-Geral) para falar do caso Freeport, ser ouvido no MP e dar-se ao luxo de voltar no dia seguinte para entregar documentos de que se havia esquecido, beneficiar de uma total ausência de fugas ao segredo de justiça em relação ao seu envolvimento no caso BPN e manter-se até aos limites como membro do Conselho de Estado, não está ao alcance de qualquer um. Todos ficámos a aperceber que Dias Loureiro não só é um empresário de sucesso, como é um cidadão com poderes e direitos muito superiores aos que a Constituição da República confere a um cidadão comum. Vá lá que isto é uma República, porque se fosse uma monarquia não só teríamos que aturar a dona Maria até que não suportasse mais meias-solas, como Dias Loureiro seria pelo menos Marquês, talvez mesmo Marquês do Poço de Boliqueime.


NOVIDADES SÓ NO CONTINENTE


Novidades, novidades... só mesmo no Continente
Quem quiser saber a razão pela qual o rei dos hipermercados despachou o director da sua folha oficial tem de procurar outras fontes de informação, porque a folha nada lhe diz.Aqui, por exemplo, ficamos a saber que, só nos primeiros dez meses de 2009, a quebra nas vendas rondou os 9 por cento.Mas os homens-sonae têm outras fontes de informação. Basta-lhes entrar pelo "acesso restrito a associados" desta página para ficarem a conhecer os estragos acumulados. E é o que terão que continuar a fazer - a avaliar pela notícia de hoje.

NÃO HÁ CRISE QUE DÊ JUIZO A ESTA GENTE!


Há quem rejubile com os gastos excessivos que os portugueses prodigalizaram neste último mês do ano – entre 1 e 26 de Dezembro foram levantados 2.131 milhões de euros no multibanco e feitas compras no valor de 2.577 milhões pelos cartões de débito. É muito, é pouco? Se acrescentarmos que a maioria absoluta dos programas de viagens para o final do ano no estrangeiro está esgotada, o cenário é mais do que festivo: é preocupante. Lamento desiludir, mas isso acontece sempre a anteceder os períodos de depressão. De onde vem tanto dinheiro? Do endividamento e do cenário de juros baixos, que mudará em 2010. Não é preciso ser economista para perceber o que significa esta corrida idiota ao consumo.

SANTANA LEVA-SE MUITO A SÉRIO!

É pior a emenda...
Santana não desiste. E leva-se a sério. A sério!O Eduardo Pitta também fala a sério. É ele que diz...E o Zé Simões também.E, já agora, o Daniel, que é o principal visado.E eu acho que os gajos têm todos razão. Todos menos Santana, que não tem emenda. É como o soneto.

PORQUÊ SÓ AGORA?


O Banco de Portugal (BdP) quer implementar "uma aplicação informática" que visa "centralizar a informação" sobre transferências para offshores de montantes acima dos 15 mil euros - mesmo que em várias tranches -, tanto de empresas como de particulares. Este é mais um conjunto de afinações do BdP para reforçar a supervisão no que toca aos paraísos fiscais, que, depois dos mediáticos casos do Banco Privado Português e Millennium bcp, foram apontados como potenciadores de fraudes devido à opacidade que oferecem. Por offshore entende-se uma jurisdição que atrai não residentes em virtude da existência de regimes menos exigentes

na obtenção de autorização para o exercício da actividade bancária e de supervisão, de regime especial de sigilo bancário, de vantagens fiscais, de legislação diferenciada para residentes/não residentes ou de facilidades de criação de veículos de finalidade especial. Offshores não cooperantes Em Junho o governo aprovou uma lei onde responsabilizou o BdP pela definição das offshores não cooperantes e, logo, com as quais não se pode negociar. Porém, e até ao momento, ainda nada foi definido.Perguntamos, na nossa ignorância, porquê só agora estas afinações?

O TWITAR DE NOGUEIRA LEITE

António Nogueira Leite, que às vezes as televisões convidam para comunicar ao povo as análises económicas alinhadas com o PSD, anda no Twitter a dizer umas coisas feias sobre outras pessoas do PSD.
Claro que dizer-se que foi Secretário de Estado do Governo de António Guterres não é um desprimor! Embora no PSD se desqualifique quem andou ou anda por aquelas bandas... Porém o qualificativo de salta-pocinhas já eu não lhe chamaria porque o seu contacto com o PS foi um mero equívoco e não deixou marcas nem consta que tenha deixado saudades. O PSD que o terá aliciado, agora que o ature.

01 janeiro 2010

A LEGITIMIDADE E A FALTA DE CONDIÇÕES PARA GOVERNAR


Cavaco Silva afirmou na sua mensagem de Ano Novo que o executivo "dispõe de todas as condições de legitimidade para governar", mas manifestou preocupação com a dívida externa e o desemprego e que de impostos está bem assim. Nada de especial a registar, a não ser o facto de todas as suas aparições solenes cheirarem a campanha eleitoral.

Manuela Ferreira Leite aparece mais à medida que se aproxima do fim do mandato e continua muito... sintonizada com o Presidente da República.... Deve ser essa aliás a principal razão do arrastar do processo de escolha da nova liderança do PSD atendendo ao ascendente de Cavaco sobre a nominal líder. No jantar de Natal com deputados do PSD, lá veio com a cassete "o Governo pode e deve, governar"Quer dizer que Sócrates está metido em duros trabalhos com a orientação do PSD sedeada no ou nas redondezas do Palácio de Belém, repetindo o chefe e a subalterna, até a exaustão, que o governo tem legitimidade para governar, mas na realidade sem condições de facto para o efeito... E nem o Presidente nem o PSD, naturalmente concertados, perderão a oportunidade de tentar escavacar de vêz o P.S., independentemente da situação do País.Para além disso o Professor Cavaco Silva está mais interessado na sua reeleição do que em qualquer outra coisa e um PS escavacado é um adversário neutralizado.E a este propósito estejam atentos ao programa das festas da companha eleitoral do Senhor Professor,já em curso, bem como aos custos dessas festividades e comemorações para um País em grave crise económica e desemprego galopante. Mas no discurso das janeiras não resistiu e também e disse:
- o país tem de começar a consolidação orçamental já em 2010. (e acrescentamos nós: e Sócrates comprometer-se a transportar às costas uma pirâmide do Egipto para implantar no jardim fronteiro ao Palácio de Belém a fim de ali perpetuar a memória do Presidente republicano intelectualmente mais dotado desde a República de Platão. E ter alguém chamado Sócrates como subalterno é a pequena vingança do discípulo sobre o mestre.
Ver mais.. e melhor! E ainda a tempo:
É inconstitucional um Presidente fazer oposição ao governo?
- É!
- E o que acontece, se o fizer?
- Nada!

A RESPOSTA DE UM HOMEM SÉRIO AOS ANJINHOS DO B.E.


Há dias, escrevi sobre um blog de revolucionários da tanga, defendido por Pacheco Pereira como claro de opinião. Demonstrei que não. Dei o exemplo de um defensor da "violência revolucionária" que, ainda há pouco, ganhava a vida promovendo a McDonald's, ícone do imperialismo americano. Tratava-se de alguém que, em nome de uma agência de comunicação, promovia a McDonald's, empresa que, se fosse incendiada por radicais gregos, deixá-lo-ia extasiado. Dizem-me: mas ele tinha de ganhar a vida. Pois eu digo: não, um revolucionário anticapitalista não faz propaganda à McDonald's. Como eu, que sou contra o terrorismo, não promoveria a ETA, nem esganado. Não é tão simples? O tal blog pespegou um post com o título "A amnésia de Ferreira Fernandes" e mostrou um panfleto dos SUV, uma organização revolucionária, de 1975. Mas que amnésia?! Alguma vez escondi que fui revolucionário? Nunca o gritei, porque não me orgulho, nunca o escondi, porque não me envergonho, disse-o sempre e simplesmente, porque foi assim. Porque fui o que fui, desertei da tropa colonial, vivi anos no exílio, fui expulso da tropa em 1975, fui preso e expulso de França onde vivia. Era essa a minha opinião, vivi-a. Nunca fui um revolucionário da tanga. Não me atirem com o passado porque eu meto-o ao peito. Ferreira Fernandes noDiário deNotícias

31 dezembro 2009

ARMAS NAZIS QUE NÃO CHEGARAM A TEMPO...

É durante os conflitos armados que podemos observar os maiores avanços na tecnologia. A motivação extra para ganhar e a investigação em algumas áreas, leva a progressos extraordinários que, não fossem o esforço de guerra, levariam décadas a serem alcançados. A Segunda grande guerra mundial não foi uma excepção. Alguns dos mais notórios avanços, tiveram a sua génese na investigação alemã durante este conflito, como por exemplo, o programa espacial Russo e Americano na década de 60.A maior parte de nós já assistiu a programas sobre as armas secretas do regime nazi que, se tivessem entrado em cena noutro momento, poderiam ter invertido o rumo e o desfecho da segunda grande guerra mundial. A Alemanha desde muito cedo que se assumiu como uma nação cientificamente superior, o que lhe valeu um avanço significativo na tecnologia militar utilizada nas primeiras fases do conflito. Talvez por pensar que a guerra já estava ganha, Hitler colocou pôs menor ênfase no desenvolvimento bélico ao longo do guerra, o que acabou por se verificar decisivo na fase final. Quando a maré se inverteu, a Alemanha voltou novamente a virar-se para a investigação de armas altamente sofisticadas, num acto desesperado de voltar a virar o rumo do conflito.Essas armas extraordinárias ou "wunderwaffe" chegaram já tarde demais ao teatro de guerra mas, e se tivessem chegado mais cedo?Leia-mais: http://obviousmag.org/archives/2009/05/armas_extraordinarias_da_alemanha_nazi_-_avancos_t.html#ixzz0bIRWxgde- http://obviousmag.org/archives/2009/05/armas_extraordinarias_da_alemanha_nazi_-_avancos_t.html#ixzz0bIGIP4gKSturmgewehr 44 foi o primeiro rifle de assalto, si[Photo]milar às modernas M-16 e Kalashnikov AK-47. O ZG 1229, também conhecido pelo nome código vampiro, podira ser utilizado por sinppers à noite, através da sua visão por infra-vermelhos. Foi utilizada nos últimos meses da guerra.WunderWaffe2-Tanques-Super-Pesados. Leiamais: http://obviousmag.org/archives/2009/05/armas_extraordinarias_da_alemanha_nazi_-_avancos_t.html#ixzz0bIFGvIIW





30 dezembro 2009

UMA PARCERIA DE BOA VONTADE - LOUVÁVEL

Governo, empresas e as redes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) - boa parte ligada, directa ou indirectamente, à Igreja Católica - vão ter um pacto para salvar do desemprego cerca de 25 mil pessoas que já não recebem qualquer apoio financeiro. Querem recuperar 15 mil que hoje dependem do rendimento social de inserção (RSI), trazendo-os de volta ao mercado laboral, durante 2010. Este ano, as IPSS, em cooperação com o Estado, tiraram cerca de 30 mil pessoas do desemprego, pondo-as a trabalhar nessas instituições.A manutenção e a expansão desta rede de apoios sociais - creches, lares de idosos, centros de dia, serviços de apoio a deficientes e a idosos acamados - custa dinheiro: só este ano, o Estado deverá transferir para as IPSS cerca de 1,2 mil milhões de euros, aquilo que se gastará na terceira fase de recuperação das escolas secundárias, por exemplo. Os números enviados pelos Ministério da Solidariedade mostram que o reforço será de 4% face a 2008.
A medida que visa os desempregados está enquadrada no Pacto para o Emprego, foi incluída pelos socialistas no programa de governo e vai arrancar em 2010, ano em que o desemprego deve continuar a subir e a pobreza a aumentar, reflexo da actual crise, a mais violenta das últimas décadas.no jornal I
Claro que a oposição que poderá ser alternativa não se mexe e fica em retiro espiritual orando para que tudo corra mal e, se puder,ir metendo umas pedrinhas na engrenagem com a especializada cooperação belenense...

TAJ MAHAL - UMA HISTÓRIA DE AMOR

Umas das 7 maravilhas do mundo, praticamente todos já o viram em inúmeras fotografias, mas o que poucos sabem, é a história que está por de traz deste inigualável monumento. O Taj Mahal, é não mais do que uma ode ao amor e representa toda a eloquência que este sentimento pode ser. Durante séculos, o Taj Mahal inspirou poetas, pintores e músicos que tentaram capturar a sua magia em palavras, cores e música. Viajantes cruzaram continentes inteiros para ver esta esplendorosa beleza, sendo poucos os que lhe ficaram indiferentes.
Como todas as histórias, esta também começa da mesma maneira... Era uma vez um príncipe chamado Kurram que se enamorou por uma princesa aos 15 anos de idade. Reza a história que se cruzaram acidentalmente mas seus destinos ficaram unidos para todo o sempre. Após uma espera de 5 anos, durante os quais não se puderam ver uma única vez, a cerimónia do casamento teve lugar do ano de 1612, na qual o imperador a rebaptizou de Mumtaz Mahal ou "A eleita do palácio". O Príncipe, foi coroado em 1628 com o nome Shah Jahan, "O Rei do mundo" e governou em paz.
Quis o destino que Mumtaz não fosse rainha por muito tempo. Ao dar à luz o 14º filho de Shah Jahan, morreu aos aos 39 anos em 1631. O Imperador ficou tremendamente desgostoso e inconsolável e, segundo crónicas posteriores, toda a corte chorou a morte da rainha durante 2 anos. Durante esse período, não houve musica, festas ou celebrações de espécie alguma em todo o reino.
Shah Jahan ordenou então que fosse construído um monumento sem igual, para que o mundo jamais pudesse esquecer. Não se sabe ao certo quem foi o arquitecto, mas reuniram-se em Agra as maiores riquezas do mundo. O mármore fino e branco das pedreiras locais, Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lápis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Ambar do Oceano Índico.

Surge assim o Taj Mahal. O seu nome é uma variação curta de Mumtaz Mahal.. o nome da mulher cuja a memória preserva. O nome "Taj", é de origem Persa, que significa Coroa. "Mahal" é arábico e significa lugar. Devidamente enquadrado num jardim simétrico, tipicamente muçulmano, dividido em quadrados iguais cruzado por um canal ladeado de ciprestes onde se reflecte a sua imagem mais imponente. Por dentro, o mausoléu é também impressionante e deslumbrante. Na penumbra, a câmara mortuária está rodeada por finas paredes de mármore incrustado com pedras preciosas que forma uma cortina de milhares de cores. A sonoridade do interior, amplo e elevado é triste e misterioso, como um eco que soa e ressoa sem nunca se deter.
Sobre o edifício surge uma cúpula esplendorosa, que é a coroa do Taj Mahal. Esta é rodeada por quatro cúpulas mais pequenas, e nos extremos da plataforma sobressaem quatro torres que foram construídas com uma pequena inclinação, para que em caso de desabamento, não caissem sobre o edifício principal
Só não compreenderá este gesto quem nunca amou apaixonadamente uma mulher... e foi retribuido!

29 dezembro 2009

UMA PONTE INVULGAR NA MALÁSIA

No alto da montanha Gunung Mat Cincang, na Malásia, está uma das mais incríveis pontes do mundo. Mesmo para leigos em engenharia, imaginar que uma enorme estrutura como esta fica apoiada em um único pilar já é um exercício de tirar o fôlego; como a natureza ao redor da Sky Bridge. A ponte estaiada(presa por cabos grossos) e curva foi finalizada em 2004 e confia todo o peso do deck de passeio aos oito cabos de aço amarrados na ponta de sua grande pilastra de 87 metros de altura.
A Sky Bridge espalha-se por 125 metros e, graças a sua exclusiva curvatura, oferece diferentes perspectivas de paisagens para os visitantes. O corredor possui 1,80 m de largura e duas plataformas triangulares com o dobro deste tamanho servem como mirantes, oferecendo uma espetacular vista do Mar de Andaman e da ilha tailandesa de Tarutao.O acesso também pode ser outra espetacular experiência, com o cable car, um teleférico com carrinhos de formas arredondadas que chega ainda mais alto, em uma estação a mais de 700 metros. A subida e a descida parecem ser como a tudo relativo à ponte e a vista lá do alto: inesquecíveis!

CAMPEIA A IRRESPONSABILIDADE POLÍTICA


Bastou uma manhã de pobre mas agressivo debate, para que desejos acumulados de vingança resolvessem castigar a governação do país, na ilusão de que estavam a castigar o Governo. É possível que já exista algum arrependimento, à medida que se toma consciência da extensão do disparate, mas pode já ser tarde, se o filtro final não funcionar, ou simplesmente fizer coro com a maioria presente na Assembleia. Depois da desgraduação da Grécia no ordenamento do crédito internacional, perder de uma assentada um receita que pode ir de 800 milhões a quase dois biliões, não ajuda nada.» [Diário de Notícias]
Será que os portugueses, oportunamente, esquecerão as malfeitorias que esta senhora, íntima de Cavaco Silva, por isso provavelmente a par das coisas, mancomunada também com a esquerda lúdica e perdulária? É necessário sanear politicamente este país dos Robertos de Feira porque o regime democrático não suporta tanta irresponsabilidade e o País vai fenecendo!

28 dezembro 2009

COM AS MEDIDAS PERFEITAS? SÓ MEDINDO...


Um grupo de cientistas canadianos garante ter encontrado as medidas ideais para um rosto feminino.Os cientistas afirmam que encontraram aquelas que seriam as medidas para ter um rosto perfeito, embora só se aplique a mulheres brancas. O segredo parece ser a distância entre os olhos, boca e orelhas.Os investigadores pediram a um grupo de estudantes para darem uma nota a várias versões de uma fotografia da mesma mulher, modificada digitalmente. A conclusão foi que a distância entre os olhos e a boca deveria ser pouco mais de um terço, ou 36% do rosto (que no total é a distância do queixo ao cabelo).A distância entre os olhos deve ser de pouco menos de metade, ou 46%, da distância entre as orelhas.Ao contrário do que se poderia apensar, a actriz Angelina Jolie, considerada um símbolo da beleza feminina, não encaixa nestas medidas. Já a cantora Shania Twain parece ter as medidas perfeitas.

O PSD... SÓ COSCUVILHA


coscuvilhando

O PSD, na linha da sua fuga para a frente, iniciada... já Setembro é longe, ainda não percebeu, ou melhor, percebeu mas faz-se de desentendido para disfarçar incompetências insanáveis e pede mais esclarecimentos ao Procurador-Geral da República sobre as badaladas escutas. No fundo, a actual direcção do PSD, não tendo gente disponível nem propostas políticas que convençam os portugueses, procuram afanosamente escândalos do tipo Tiger Woods que lhes devolvam agumas hipóteses de poder que, p0r méritos próprios, não conseguirá... Por isso, apostam na mera coscuvilhice. É muito pouco, muito pouco mesmo. É a pobreza franciscana do actual PSD, moral e política, exibida em todo o seu esplendor.

27 dezembro 2009

O MAESTRO JOSÉ MANUEL FERNANDES

O provedor do leitor, Joaquim Vieira, escreve uma

Carta aos jornalistas do PÚBLICO: "(…) no caso que acabou por marcar este mandato de provedor agora no fim – a questão das notícias acerca da alegada vigilância de S. Bento sobre Belém –, continuo a julgar ter dito o que devia dizer: lançar um sério aviso sobre o que, procurando decidir em total independência e autonomia, entendi como desvio aos valores editoriais em que se fundou este jornal, um copo que eu via cheio há já algum tempo e que transbordou com essa enorme gota de água. Sei que muitos de vós se sentiram ofendidos no brio profissional quando questionei a existência no jornal de uma agenda oculta, mas não se tratava de pôr em causa toda a redacção. Só que numa orquestra afinada basta um dos seus elementos perder o tom (para mais numa posição de chefe de naipe ou de concertino), para que todo o conjunto desafine (imagine-se então se é o maestro a dirigir com outra partitura)."
Recorde-se que o caso, como o provedor na carta refere, reporta-se à inventona das "escutas a Belém", operação na qual José Manuel Fernandes, enquanto Director do Jornal Público, teve participação activa. De louvar a verticalidade e a firmeza do provedor Joaquim Vieira, jornalista de alto gabarito e um cidadão de primeira água.
José Manuel Fernandes, que assumiu a direcção de um jornal ainda novo mas já com um caminho seguro e rumo definido, sério e algo circunspecto, pelo seu primeiro Director, Vicente Jorge Silva, não deu seguimento a esse rumo e, pelo contrário, fez do mesmo veículo das suas causas e paixões, nomeadamente as de cariz político, atingindo por vezes níveis de muito pouca exigência ética e de discutivel qualidade jornalística, o que afastou muitos dos indefectiveis leitores da primeira hora. Diriamos que o PÚBLICO começou com um grande director e encontrou agora um grande provedor que poderá ter dado o mote para a sua regeneração, levando a que muitos recuperem o hábito já perdido de comprar O PÚBLICO. Será o meu caso.

AFINAL ISTO NÃO ESTÁ TÃO MAU COMO O PINTAM

Inspirados pelos ventos que sopram de Belém, os bandarristas Medina, Catroga, Barreto e quejandos fazem o que podem para atazanar a vida dos portugueses, anunciando-lhes de hora a hora que o país está falido, em declarações de bota-a-baixo e anunciando para logo à noite o fim da Pátria, lançando sobre todos nós o manto roxo da inevitabilidade da tragédia que fará de todos nós os novos ciganos de trouxa às costas, de mão estendida à caridade dos países que se salvarão do cataclismo. Qual aeroporto, qual TGV? O país está a finar-se! proclamam os bandarristas aconchegados à gente de Cavaco a quem fornecem dicas para atacar o governo. Como todas as aves agoirentas, estas também têm especial preferência por lugares onde há cheiro a cera e azeite de besuntas, conseguindo nesses meios distrair quem tem por missão informar e que parecia alheia ao que se passava no mundo, entretida com o lúgubre piar dessas aves canoras.Por isso soube-se agora de fonte limpa que a Polónia, a Itália, a Espanha e o Reino Unido, para só falar de alguns países da Comunidade Europeia, têm maior probabilidade de falência do que Portugal…que se encontra bem colocado, facto que deve desagradar muito a Cavaco pelos seus eventuais projectos de salazarização do país e também aos terroristas do verbo para não lhes faltarem munições...

BRASIL - UM PAÍS EM GUERRA?




´


Só nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo a polícia brasileira matou 11 mil pessoas desde 2003. Quem o garante é a organização mundial de defesa dos Direitos Humanos, Human Rights Watch (HRW) num relatório publicado este mês - "Lethal Force - Police Violence and Public Security in Rio de Janeiro and São Paulo".O Brasil regista uma taxa de 47 mil homicídios por ano e, segundo a base de dados do governo brasileiro - Data SUS -, em 30 anos, desde 1979 até 2008, o número de homicídios acumulados é comparável às baixas de países em guerra: um milhão de registos. A Human Rights Watch refere no seu relatório que, apesar do combate policial ser muito difícil, as "mortes extrajudiciais" levadas a cabo pela polícia, esquadrões da morte (normalmente compostos por agentes da autoridade) e milícias, raramente são investigadas e "muito poucas chegam a tribunal".
É a opção pela eficácia: limpam-lhes o sebo e depois seguem-se os trâmites legais sem embaraços nem manobras dilatórias. Mas o nosso querido Brasil dá a ideia de um país em guerra!...Embora pareça que há progressos, no âmbito das matanças, com a existência de um Conselho de Ética para o abate de gado!
Comparando com a situação portuguesa e a acção da PSP e GNR , entre 2003 e 2008, foram registadas 28 mortes em Portugal, concluindo-se que no Brasil por cada 10 milhões de habitantes a polícia mata 570 pessoas e em Portugal, em proporção, matam 4. Tendo em conta as circunstâncias e as diferenças populacionais, a civilidade das nossas polícias é uma evidência e poderão esforçar-se para melhorar esta cifra! É um orgulho para todos nós. Mas estas comparações são errelevantes dadas as enormíssimas diferenças de contexto. Se calhar aquelas cifras de 570 mortes lá e 4 cá...por mera comparação numérica, nem serão muito elogiosas para nós. Basta constatar que raramente a polícia em Portugal é enfrentada pelos marginais. O último caso mais recente de que há memória tratou-se de um meliante brasileiro de arma na mão no assalto a um Banco em Lisboa, com reféns, um deles com a pistola colada à cabeça, o qual a PSP acabou por abater... com transmissão em directo pela TV. Acto que iundignou muito boa gente pela crueza da coisa e pelo risco que correu o refém.

UM SINAL DE ESPERANÇA ?


Criança palestiniana entra no bairro cristão da cidade velha de Jerusalém vestida de Pai Natal...