04 abril 2009

G20 E A ECONOMIA MUNDIAL

A reunião do G20 está à beira de se tornar num enorme flop, como dá a entender, não só o Secretário-Geral da ONU, como as notícias que nos vão chegando. Tudo aquilo parece uma passagem de modelos em que os estilistas seguem certas correntes e tendências, sem querer misturas. De um lado, os anglófonos, do outro os franceses e os alemães (digamos a UE), e, ao fundo, os espectadores do processo. Adoro, sobretudo, os ingleses, que estão com um pé dentro da UE e o outro de fora, consoante o interesse do momento.
O problema é que a situação económico-financeira internacional é grave, muito grave, e os senhores e senhoras do G20 não parecem muito interessados em esbater diferenças e procurar uma solução comum, que esteja para lá das palavras de circunstância habituais nestas cimeiras. Esperemos que não nos desiludam, também como é habitual.
Na foto o semblante do chinês destoa... com razão?! (Isto tambeém pode ser a cara de um chinês que não brinca em serviço e muito menos com coisas sérias...)

MAIS "NÉVOAS" DE D.MANUELA

O empresário Domingos Névoa, condenado por crime de corrupção há mês e meio, foi eleito por unanimidade presidente do conselho de administração da Braval, uma empresa municipal de Braga. Isto, que não lembraria ao Diabo, foi possível com o voto favorável dos presidentes das , Camaras Municipais da Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Terras de Bouro e Vieira do Minho, do PSD e a de Braga do PS (isto é, apenas uma do PS)
Mas, quem ouviu ontem a D. Manuela Ferreira Leite a atirar-se como gato a bofe à Câmara de Braga, a única PS das cinco Câmaras que participaram na lamentável operação (quatro são do PSD num total de cinco), julgaria que o Partido da senhora estaria virgem de responsabilidades, tal a "pose séria" como costuma assumir quando atira para o ar uma grande mentirola.
Pelo que se constata a desfaçatez da senhora parece não ter limites. Isto se não estivermos em presença de um caso de inaptidão absoluta ou senil irresponsabilidade de alguém que se propõe ser candidata a Primeira Ministra de Portugal e anda por aí que mais parece uma ceguinha metida num labirinto. E uma potencial mentirosa compulsiva.
Por favor, tirem-nos essa líder de pesadelo da frente e vão lá buscar o bem parecido Passos Coelho que ainda estão a tempo de impedir um passeio alegre e sem obstáculos ao senhor José Sócrates... E não percam tempo com o cagaçal de Freeports e afins... em que só uma certa militância mentecapta, corporações cegas de raiva e uma certa senhora com uma bocarra de aterrorizar criancinhas, ainda insistem.
Entretanto e face ao coro de protestos, Domingos Névoa, pensando melhor no assunto, renunciou hoje ao cargo, revelando talvez mais vergonha do que aqueles que o nomearam e de seguida o execraram (e que antes o tinham honrado com negócios em Lisboa).

02 abril 2009

"NÉVOAS" NA MEMÓRIA DE MFL

«No final de uma visita a um centro comunitário na freguesia de Rio de Mouro, concelho de Sintra, Manuela Ferreira Leite foi questionada pela comunicação social sobre a eleição do empresário da Bragaparques Domingos Névoa, que em Fevereiro foi condenado por corrupção, para presidente da administração da Braval.
"Reajo criticando veementemente o presidente da Câmara Municipal de Braga, que é o accionista maioritário da empresa e em relação ao qual os nossos vereadores na câmara já reagiram", declarou a presidente do PSD.» [Diário de Notícias]
O problema é que o Névoa ficou queimado por causa de um negócio com Santana Lopes. Se alguma vez tivesse criticado o negócio em Lisboa ou se tivesse escolhido outro candidato para a CML teria todo o direito de criticar, assim seria melhor ter ficado calada. A cada cavadela sua minhoca.
Deve avivar-se a memória de Manuela Ferreira Leite e ter alguma contemplação dada a sua já provecta idade. Mas a Sra. não pode abusar da paciência das pessoas. Haja alguém do staf que tome conta dela ok!?

ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Morreu no dia 3 Abril de 1954. Numa cama de o Hospital da Ordem Terceira. Com um livro de Santo Agostinho nos braços. Na escabrosa solidão. No abandono imerecido. Aristides de Sousa Mendes. Homem de fé católica, de coragem irrepetível e de consciência acima da fortaleza humana, castigado, criminosamente, em vida pelo mal que nunca fez, vestiu a morte com a mortalha de franciscano. Passados cinquenta e cinco anos sob o decesso do único diplomata português que, durante a sanguinária ameaça nazi, preferiu salvar milhares pessoas a deixá-las morrer, não basta que o recordemos, mas também que reconheçamos alguém que esteve muito acima do momento. Nunca é demais escrever. Repetir. Os verbos serão sempre poucos. E as gerações não podem esquecer. Um país sem memória é um corpo sem alma. No ano de 1940, já o carrasco de Hitler dominava a Europa, o cônsul de Portugal em Bordéus contrariou as normas impetuosas do Antigo Regime, expressas na Circular 14, emitida a 11 de Novembro de 1939, o despacho do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que, sem prévio aval oficial, não autorizava os consulados a ceder vistos a quem fugisse do terror nazi. Aristides de Sousa Mendes pediu e pediu autorização para carimbar passaportes a foragidos. Mas o MNE nunca esteve à altura da humanidade. Nenhum pedido de Aristides foi aceite. Mais alto do que o peso da sua numerosa família e das ameaças disciplinares de Salazar estava a aflição do mar de refugiados, que, angustiados, esperavam o milagre nas imediações do consulado português. E o milagre consciente aconteceu. Aristides de Sousa Mendes passou vistos a todos. O salvamento que dera a judeus, anti-fascistas, comunistas e a todos que se encontravam na mira do talho nazi, acabou por ser a sua cova. A ditadura castigou-o. Expulsou-o do corpo diplomático.Empurrou-o para a miséria. Mato-o Morreu, faz hoje 55 um homem de espírito exemplar, que Portugal livre merece

COISAS DA DONA MANUELA

Não, não vou falar no novo-velho look de MFL e os óculos de sol retro-pós-modernos, vou apenas apontar mais um ponto que a leva a ser PIOR que o pior de LFMenezes ou de PSLopes e obviamente uma pálida amostra do que poderia ter sido a liderança de PPCoelho.
Ora, para a Dona Manuela o Primeiro Ministro é
a cara do aumento de criminalidade, em 2008, soa a populismo?Sim,atroz, grotesco e aviltante, claro, mas o pior é que os bons quadros do PSD devem estar mesmo todos com PPC pois não deve ter sobrado nenhum para avisar a senhora que então o Primeiro Ministro será também a cara da notável diminuição da criminalidade em 2007!Ora nem uma nem outra são linearmente verdades absolutas e muitos factores internos e externos contribuíram e continuam a contribuir para a ENORME redução em 2007 e para o facto do ano de 2008, em matéria de criminalidade, se colocar ABAIXO do nível de 2006 e 2004.
Câmara de Comuns

01 abril 2009

CRISE CHEGA A TODAS...

Para os fãs de Sex and the City que acham que iriam ver uma Carrie e Samantha consumistas, em Sex and the City 2, podem tirar o cavalinho da chuva... Nada de Gucci, Chanel, Prada e Manolo Blahnik. As garotas do “Sex and The City” também sofrerão com a crise no segundo filme do quarteto mais famoso de Nova York. Terão de abandonar o glamour das lojas mais luxuosas da 5a. Avenida, para comprarem roupas e sapatos em liquidação nas lojas dos saldos. Para a actriz Sarah Jessika Parker, que interpreta Carrie Bradshaw, a sequência do filme deve mostrar, de forma evidente, a situação económica actual, de acordo com a entrevista ao site italiano Stile.it. Assim poder-se-á ver na próxima longa série, raparigas comuns a fazer o que mais gostam "compras" ... nos saldos. É crise a chegar a todos...

A CRISE E ONDE PODEM ESTAR AS SOLUÇÕES


A crise financeira internacional vai revelando um infindável cortejo de aberrações na gestão dos empórios financeiros e industriais, um magma, por vezes indecifrável, de aberrantes privilégios que só podem encontrar justificação na crença cega nas virtudes do mercado como antes, com o império soviético, muitos acreditaram cegamente nas virtudes da propriedade colectiva dos meios de produção. O problema é que, sob as mais diversas formas, a crise faz sempre engrossar as fileiras dos extremistas.
Os cidadãos trabalhadores, em todos os níveis da escala social, crentes na vantagem do regime democrático, exigem que os governos eleitos não distribuam os recursos de todos em favor dos “ladrões do templo”. Os governos democráticos não podem ceder às facilidades de apoiar, indiscriminadamente, quem mais alto grita a sua aflição. Não quero sequer pensar que aqueles que pagam, a tempo e horas, os seus impostos, contribuições, taxas e afins, os cidadãos cumpridores das suas obrigações perante a comunidade, sejam espoliados por uma aliança espúria entre políticos eleitos e ladrões com estatuto de empreendedores. É preciso desmanchar a trama. E para surpresa de muitos que acreditaram, com boa fé, nos amanhãs que cantam, têm que ser os partidos do centro esquerda a tomar a iniciativa de empreender políticas regeneradoras. A direita fará sempre renascer a especulação desenfreada, a esquerda da esquerda os mitos do colectivismo empobrecedor. É preciso, nesta época difícil, como aconteceu outras vezes no passado, ter a coragem de defender as reformas centradas no bom senso, na conciliação dos interesses, na defesa de um modelo de radicalismo centrista. A alternativa é o populismo que conduz à guerra.
Mas como os políticos do ocidente, seja qual for o seu quadrante político, nos dias de hoje, não têm a memória da guerra era uma boa terapia que frequentassem a rua e ouvissem, na pastelaria, a conversa da mesa do lado. Um exercício simples mas eloquente para informar políticas. Como Obama confessava, numa entrevista recente, faz-lhe falta ouvir a rua e essa falta, na verdade, é um handicap terrível para os políticos da era mediática.
(Mas, dizemos nós, cuidado com os bota-a-baixo que "dominam" a rua e são expeditos para dar uma ajudinha ao crescimento da crise e, em simultâneo, prometerem os tais amanhãs que cantam!..)

30 março 2009

O MOVIMENTO DE MANUEL ALEGRE

Rebuscando o passado para melhor entender o presente...

Talvez o mérito de Manuel Alegre tenha sido o de explicitar, sem pouca ambiguidade, o tipo de "socialismo" que é o seu e de o apresentar como a ideologia de um virtual Partido Socialista renovado.É impossível introduzir nessa "ideologia" uma coerência que não comporta. Há nele várias tradições de Esquerda amalgamadas e pouco compatíveis. Há, sobretudo, inquietante, um relento "ultranacionalismo" que o leva para outras paragens. Mas o que mais a define é o seu discurso "antipartidos" como se a essência mesma do salazarismo ressuscitasse ao serviço de um sebastianismo guevarista.
(...) Mas não se estranhe que um seu admirador lhe diga que a sua cruzada antipartido, além de intrinsecamente demagógica, populista no pior sentido, é ideologicamente incoerente, ou então francamente inaceitável. A Democracia não é o paraíso político na Terra. É apenas a difícil aprendizagem de solucionar com o mínimo de racionalidade e paz os antagonismos de toda a ordem que a sociedade dos homens fabrica. Mas os messianismos unanimistas são, sem excepção alguma, o inferno da História ou a História como inferno.
E é um facto que o movimento de Manuel Alegre nasceu, não para dar voz aos cidadãos, não contra os partidos, mas sim , contra, única e exclusivamente, o PS. Mais precisamente, o PS de José Sócrates que, entre dois velhos militantes do partido, não teve outra escolha que não fosse apostar no mais velho. Que à sombra desta quezília inicial se tenham reunido outros pequenos e grandes descontentamentos, com Sócrates principalmente, mas até com o resto, a "vidinha" inclusive, é história circunstancial.



29 março 2009

CENSURA NA INTERNETE


Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, os 12 Inimigos da Internet - Arábia Saudita, Birmânia, China, Coreia do Norte, Cuba, Egipto, Irão, Síria, Tunísia, Turquestão, Uzbequistão e Vietname (a Bielorrússia, o Zimbabwe, e outros que tal, estão à porta para entrarem neste triste clube) - «transformaram a sua Internet numa Intranet, procurando impedir as suas populações de acederem a informação online considerada ‘indesejável’». Pode descarregar aqui (em formato pdf) o relatório detalhado Internet Enemies de 2009.Reparem se há algum regime comunista que escape à lista...

D.MANUELA BORREGA E NÃO DESCOLA


A líder do PSD queixou-se há mais de uma semana de que "quase ninguém" lhe dá ouvidos. "É normal que assim seja", diz Manuel Meirinho, investigador do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)
Primeira constatação: -O PSD é hoje uma espécie de protectorado dos resquícios encanecidos da extrema esquerda "abrilina" onde pontifica Pacheco Pereira e se nota agora o reforço do decantado Vilaverde Cabral, que dá por investigador. Enquanto isso as suas habituais figuras decorativas da "Linha" estão recatadas e rendidas ao "Pinóquio"... Mas ver misturado com esta esquerdalhada decadente o bondoso Carlos Coelho!?...
Segunda constatação: Apesar de todos se esganiçarem a louvar a sublime competência de D.Manuela, todos deixam no ar a ideia de que se esforçam inutilmente para que o País a oiça... pois ela não ajuda nada... É, sem menosprezo, um mono político mais difícil de vender que bananas podres da Madeira.