28 janeiro 2012

O CARINHO DOS MEDIA PELA VIDA DE SÓCRATES EM PARIS É ENTERNECEDOR

                                                                                      


O AMOR-ÓDIO QUE TRANSPARECE DA COSCUVILHICE DOS 
MEDIA SOBRE A VIDA DE JOSÉ SÓCRTES EM PARIS É TOCANTE
O Expresso passou a semana a publicitar que a sua revista traria uma reportagem sobre a “vida misteriosa de Sócrates em Paris”. Afinal, a montanha pariu um rato: fica-se a saber, através da coscuvilhice de alguns portugueses que moram por perto, que Sócrates vive num bairro catita e não sai muito de casa, embora tome o pequeno-almoço numa pastelaria, frequente livrarias, ande de bicicleta, continue a correr e seja considerado “muito bonito”. Estas coscuvilhices baratas e as reles insinuações plantadas aqui ou acolá não aconselhariam que este artigo fosse antes publicado no popularucho Correio da Manha?






UM GOVERNO ONDE AS SOMBRAS NEGRAS ABUNDAM

Dizem que é inteligente mas não tem cara disso
Mas quem vê caras não vê corações


Correio da Manhã, hoje
Os media informam hoje de que um famoso ex-espião tem dados de cerca de quatro mil pessoas no seu telemóvel. Entre esses milhares de dados, também estarão os de Bernardo Bairrão, ex-futuro secretário de Estado, cujo afastamento antes de tomar posse deixou subitamente de ser investigado e falado?...

O QUE É UM GOVERNO CLERICAL

O que é um governo clerical?



É um governo que tem um ministro que toma uma decisão destas: «o Governo aceitou a condição que a própria Igreja [Católica] nos disse». E... a justifica desta forma: «para a Igreja [Católica] era muito importante haver simetria, e nós concordámos que fazia sentido haver simetria [na eliminação] de feriados civis e religiosos». Chama-se ele Álvaro Santos Pereira. E do mesmo passo acabou com o 5 de Outubro. Só faltou explicar se a tal «condição» da ICAR incluía o fim do feriado do 5 de Outubro.

VIVA A REPÚBLICA


Viva a República!

O governo vai acabar com os feriados do 5 de Outubro e do 1º de Dezembro.
 Aqui para nós,que ninguém nos ouve,
Cada uma daquelas datas são referências simbólicas
que não dizem nada a ninguém,
como nada diz a ninguém o feriado da nossa senhora
não sei quantos a 15 de Agosto. São feriados, ponto.
A 1 de Dezembro juntam-seuns caquécticos na Praça dos Restauradores
 e depois seguem para o Palácio da Independência, ali nas imediações,
a gritar vivas a D. João e à Casa de Bragança.
No 5 de Outubro, os Paços do Concelho de Lisboa recebem uma «cerimónia»
para  convidados, onde o presidente da República discursa. 
Estas duas datas são muito bem «comemoradas» pelosportugueses
sobretudo quando acertam em segundas ou sextas-feiras.
 Roubam-nos 2 feriados, dois dias de descanso. Não nos roubam mais nada.
Esperoque este ano, no dia 5 de Outubro, mesmo sem ser feriado,
 uma imensa multidãose concentre na estátua de António José de Almeida
 (alguém sabe quem é?)
e se
grite Vivas à República.
Isso vale mais do que um feriado.
Por Tomás Vasques

27 janeiro 2012

OLHA O CARRINHO DE GOLFE DOS PÁXAS DO BANCO DE PORTUGAL


Banco de Portugal faz ajuste directo de carro de

golfe    Os ricos...  são

assim..
.

golfe                                  

Por Margarida Bon de Sousa

Desconhece-se se há mais entidades reguladoras da zona euro a adquirir equipamento de golfe para os seus quadros. Recorde- -se que a entidade supervisora da banca nacional não cortou nos subsídios de férias e de Natal dos seus funcionários, dado que se rege pelas regras dos seus congéneres, segundo explicou o primeiro-ministro esta semana.
O processo está identificado com o número 183336 e a compra, lê-se, teve um prazo de execução de dez dias, o que deverá ser interpretado como prazo de entrega. O documento não especifica, porém, que tipo de equipamento foi adquirido pelo Banco de Portugal, no valor de 5115,70 euros. Sabe-se que a empresa que fez a venda por adjudicação directa tem dois tipos de veículos para este desporto em Portugal: o pessoal ou o utilitário.
A Yamaha Portugal tem dois tipos de modelo para venda no país. Dentro do transporte pessoal oferece dois carros. Um, o G29 E 48 Volt, é “silencioso, forte, bonito e divertido”. E há o G29A 4 – stroke, que promete, “como os melhores golfistas do mundo, dominar as técnicas mais requintadas”. O texto promocional do modelo pergunta ainda: “Porquê acreditar em tudo isto? A experiência pessoal é o melhor conselheiro.” Já o modelo utilitário, o YTF2, é descrito como “um parceiro perfeito para um dia de trabalho duro”.

CALMA ANÍBAL!!! O COMENDADOR ESTÁ CONTIGO...

                                                                                 



CALMA, ANÍBAL! EU COMPREENDI-TE BEM E VOU TOMAR MEDIDAS!

 Extracto da carta enviada pelo COMENDADOR MARQUES DE CORREIA ao seu amigo Aníbal [amanhã no Expresso]:
    ‘CARO ANÍBAL, ILUSTRE AMIGO. Percebo que estás numa situação difícil e, como sabes, sou homem para em nome da nossa amizade te retirar de apuros. Muitos viram na tua conversa uma enorme insensibilidade social, um desconhecimento profundo do modo como vive o nosso povo. Mas eu, que sou atento, entendi perfeitamente o que quiseste dizer. Como se diz na minha terra, Deus sabe de todos e cada um sabe de si, pelo que a mim me basta tu teres dito que o dinheiro não chega, para eu estar a teu lado e perguntar: — Quanto precisas? Porque eu, Aníbal, amigo antigo, tenho disponibilidade para ir em teu socorro. Não que tenha fortuna, Aníbal, eu sou um pobre reformado a quem também sacaram uma série de dinheiro. Mas tenho cabeça, Aníbal, e não vou mexer nas minhas poupanças, ao contrário do que tu me deste a entender. Ouve, Aníbal, tu tens uma casa enorme em Belém. Por que não a rentabilizas? Aluga-a para concertos, para filmes de época, para jantares elegantes. Na casinha onde começaste a vida, tinhas assoalhadas pequenas, não precisas desses salões todos. Outra coisa, tens diversos carros e uma série de motoristas; mete-os no praça. Inscreve os carros e os motoristas como taxistas sem distintivo e dedica-te ao turismo. Volta a Sintra, percurso a Palmela, praias da Linha do Estoril. É negócio, Aníbal e, ainda por cima, é da categoria da exportação, já que o pessoal deixa a nota lá da terra deles. Também tens aí uns cavalos e uns cavaleiros que dão belos figurantes em filmes. Abre uma página na Internet e põe um anúncio a oferecer os serviços desses tipos. E há ainda as mobílias e os quadros que eu vi em tua casa. Olha, Aníbal, conheces o eBay? É pôr lá essa tralha toda e esperar a melhor oferta. Pode parecer que é pouco mas arredonda os fins do mês, porque, Aníbal, oportunidades de negócio como aquela que tiveste há anos com as ações de um banco não vão voltar a surgir tão depressa. É a vida, que, como dizia o outro, é como os interruptores, umas vezes para cima, outras para baixo.’

TSUNAMI NA COELHEIRA

Daniel Amaral, Filme de terror
:          

Com isto chegamos às respostas do actual Governo. Primeiro, foi a Taxa Social Única: falhou. Depois, foi a meia hora de trabalho a mais: também falhou. E, não desejando correr mais riscos, optou então por um daqueles modelos que todos sabíamos infalíveis: cortou nos salários, aumentou os impostos e absorveu e gastou mais uns fundos de pensões. Como é que no futuro vai pagar aos pensionistas é um tema que não lhe interessa discutir. Resta-nos falar do último acordo de concertação social, que na óptica dos trabalhadores se pode resumir assim: vão trabalhar mais, receber menos, ter menos direitos e ser mais facilmente despedidos. E como isto acontece num fase de grande subutilização da capacidade produtiva, é óbvio que o desemprego só pode disparar em flecha e em todas as direcções: um tsunami  Mensagem implícita: afinal, nós não temos produção a menos; o que nós temos são trabalhadores a mais.Que País é este?’

FAZER POLÍTICA



O tédio imenso de títulos repetitivos, alarmados e alarmantes, sem que se discuta qualquer coisa de essencial.
O Presidente da República deveria receber a remuneração correspondente ao cargo para o qual foi eleito - de Presidente da República. Não concorda com o salário? Então não deveria ter concorrido. O mesmo se aplica à Presidente da Assembleia da República, só para citar dois exemplos.
O ordenado do Presidente da Republica é, como o da Presidente da Assembleia da República, para continuar a citar os mesmos exemplos, vergonhosamente diminuto. Ambos são os mais altos representantes do Estado, deveriam ter remunerações condicentes com a responsabilidade e com o significado dos cargos.
Não me importo que reduzam feriados nacionais. Não me parece imprescindível, mas também não vejo que seja um erro crasso. O que penso ser inacreditável é o fato de se reduzirem feriados católicos e civis. A que propósito é que há feriados católicos? E porque não muçulmanos ou adventistas, budistas ou hindus? Os feriados nacionais de um estado laico deveriam ser apenas os que se relacionam com acontecimentos que tenham significado para o país por motivos históricos, científicos, humanitários, culturais. Os dias santos, fosse para que religião fosse, deveriam ser santos apenas para quem professa essa religião. Por outras palavras, quem quisesse comemorar a Assunção da Virgem tirava um dia de férias. É claro que há dias que já se tornaram património de todos e que fazem parte da cultura ocidental. Mas são poucos, mesmo muito poucos - só me lembro do dia de Natal e do domingo de Páscoa. Acabar com feriados em compita com a Igreja é mais uma cedência à total separação entre o Estado e a Igreja.
Gostava muito de ver os partidos a discutirem o prestígio das funções públicas dos representantes eleitos, a oporem-se ferozmente ao controlo da informação por fações políticas ou por grandes interesses económicos, a defenderem o Estado livre de pressões e preconceitos religiosos e morais. Gostava que os partidos políticos fizessem política
por Sofia Loureiro dos Santos

GROUND ZERO CARIOCA

 




O desabamento simultâneo de três prédios impressiona sempre. Se pensarmos que isso aconteceu nas traseiras do Teatro Municipal, a imponente Ópera do Rio de Janeiro, em plena Cinelândia, uma das praças mais movimentadas da cidade, temos a noção do desastre. O maior dos três, com 20 andares, estava com obras no 3.º e no 9.º andar; as obras seriam ilegais e afectaram a estrutura geral do edifício, que levou os outros dois atrás. Passou-se isto ontem à noite. Estão confirmados três mortos e 20 desaparecido.
in Da Literatura.
[Imagem: infografia do jornal Estado de São Paulo. Clique na imagem.]

26 janeiro 2012

O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já.
 " José Saramago
.



”Os homens só se sentem verdadeiramente irmãos quando se ouvem uns aos outros no silêncio das coisas, através da solidão… A solidão derrete essa espessa capa de pudor que isola uns dos outros; só na solidão nos encontramos; e, ao encontrarmo-nos, encontramos, em nós, todos os nossos irmãos… Só na solidão elevamos o nosso coração ao coração do Universo… Só na solidão podes conhecer-te a ti mesmo como próximo; enquanto não te conheceres a ti mesmo como próximo, não poderás chegar a ver, nos teus próximos, outros ‘eus’. Se queres aprender amar os outros, recolhe-te em ti mesmo.”
Miguel de Unamuno
" Um homem chegou aos quarenta anos e assumiu a tristeza de não ter um filho. " Valter Hugo Mãe
















MEMÓRIA COLECTIVA É CURTA

 

A memória colectiva é curta. Convém lembrar o episódio que há dois anos despoletou a histeria da asfixia democrática:

Em Fevereiro de 2009, almoçando no Hotel Tivoli, Mário Crespo terá ouvido uma conversa entre Sócrates e o director da SIC. Não tendo gostado do que ouviu (alegadamente, Sócrates terá dito que Crespo era um safardana), escreveu um artigo que o
Jornal de Notícias não publicou. A direita entrou em transe. Paulo Rangel denunciou o caso no Parlamento Europeu. Pacheco Pereira fez aprovar e dinamizou comissões parlamentares de inquérito. Crespo foi ouvido no Parlamento, onde distribuiu cópias do artigo censurado (o qual foi prontamente editado em livro por iniciativa da editora Alêtheia, de Zita Seabra). Manuela Moura Guedes também fez o seu número. A imprensa ensandeceu. A televisão entrou em órbita com dezenas de comentadores que ameaçavam emigrar. E uma centena de bloggers andou meses a martelar que nada distinguia São Bento de Pyongyang.
Agora, seguindo a doutrina de Fernando LimaUma informação não domesticada constitui uma ameaça com a qual nem sempre se sabe lidar. —, a administração da RDP acabou com um programa de opinião onde participavam António Granado, Gonçalo Cadilhe, Pedro Rosa Mendes, Raquel Freire e Rita Matos. O motivo próximo terá sido uma intervenção de Pedro Rosa Mendes sobre o recente Prós & Contras dedicado a (e emitido a partir de) Angola. Isto é uma vergonha. Mas, aparentemente, preocupa pouca gente.
Se a administração da RDP foi pressionada por Miguel Relvas, como se diz à boca grande nos sítios do costume, os deputados do PS, do PCP e do BE estão à espera de quê para pedir explicações? Se não foi, e apenas quis lamber o ministro da tutela, Miguel Relvas está à espera de quê para substituir a administração da RDP?

Nos media, redes sociais incluídas, a indignação traz a reboque o nome de Pedro Rosa Mendes. É um perigoso enviesamento, pois leva a concluir que ninguém daria um ui se os autores do programa fossem profissionais sem créditos reconhecidos no Meio

AFINAL NÃO HAVIA DESVIO COLOSSAL

Quinta-feira, Janeiro 26, 2012

A colossal fraude do desvio colossal




Afinal não havia um desvio colossal na despesa em 2011 (nem o imposto sobre o subsídio de Natal era necessário).

A REFORMA DA LEI DAS AUTARQUIAS


PSD e PS preparam-se para iniciar em Setembro os primeiros contactos para avançar com a reforma da lei eleitoral das autarquias. O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acredita que há «condições para um entendimento». Que pode chegar até ao final do ano. Para já, o presidente da bancada social-democrata vai esperar pelo Congresso do PS, dado que só então os socialistas fecham o processo eleitoral, elegendo os órgãos directivos. Depois, será altura de iniciar os contactos.
Quer os sociais-democratas quer os socialistas acreditam que um acordo nesta matéria (obrigatório, dado que as leis eleitorais exigem o voto de dois terços dos deputados) não será difícil. Os dois partidos já estiveram à beira de um compromisso – em 2006 chegaram mesmo a assinar um acordo no Parlamento –, mas uma imposição de última hora do então líder do PSD, Luís Filipe Menezes, acabou por ditar o fim da nova lei.
Agora, ambos os partidos manifestam a vontade de avançar. António José Seguro já deixou o desafio para um entendimento, quer em relação à lei para as autarquias, quer para a Assembleia da República.
No primeiro caso, o líder socialista defende que a legislação passe a contemplar executivos homogéneos. «Só de uma cor política», esclarece Mota Andrade, vice-presidente da bancada do PS. O que significa que o partido mais votado fica com todos os vereadores. Actualmente, o executivo é eleito pelo método de Hondt, pelo que a oposição tem também lugar nas vereações.
Já em 2006, o PS começou por defender os executivos homogéneos. Depois das negociações com o PSD, acabou por ser acordada uma solução intermédia: o partido vencedor ficava sempre com a maioria dos lugares no executivo, os restantes assentos poderiam ficar com a oposição. Luís Montenegro diz que o PSD não tem ainda uma posição definitiva sobre o modelo a seguir.
Já José Junqueiro, deputado do PS e ex-secretário de Estado da Administração Local, defende que a nova forma de eleição deve ser acompanhada da «redução do número de vereadores». «Com uma nova lei, o número de vereadores cai para metade», referiu ao SOL.

SÃO EFECTIVAMENTE PERIGOSOS!!!...

25 janeiro 2012

 
'É O HORROR':  Maria Inês Nassif, editora de Política de Carta Maior, explica a reordenação de forças conservadoras por trás das operações 'Sofrimento e Dor', na Cracolândia, e do ataque medieval contra os moradores de 'Pinheirinho', em S. J. dos Campos-SP(nesta pág.) 'Carta Maior/Cursos & Debates': "O crepúsculo neoliberal, o horizonte da esquerda e o déficit de democracia" ** nesta 5ª feira, dia 26, às 9h,auditório da Ajuris, Porto Alegre** mesa: Luiz Gonzaga Belluzzo, Mario Búrkún, Samuel Pinheiro Guimarães, e Ignacio Ramonet. 
O MAIOR DÉFICIT É O DÉFICIT DE DEMOCRACIA
O déficit de democracia é a agenda obrigatória dos dias que correm. Em 'Pinheirinho', na praça Tahrir, na praça do Sol, na praça Syntagma ou no parque Zucotti é disso que se trata. Por isso também será uma das referências centrais a pontuar as mesas temáticas do Fórum Social Temático, iniciado nesta 3ª feira, em Porto Alegre. (LEIA MAIS AQUI)
(Carta Maior; 4ª feira; 25/01/ 2012)
 
Dilma antecipa viagem e fala quinta no Fórum Social
 
 
 
Caso Pinheirinho expõe diferenças PT-PSDB também na Justiça
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Relatório francês denuncia "novo apartheid" no Oriente Médio
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Busca:  
  Cadastro: somos 72229
.

Boletim Carta Maior
.
TV Carta Maior

Assista aos vídeos da cobertura da 
TV Carta Maior no FST 2012.

Para a cobertura do FST 2012
em áudio, clique aqui
.

Página da Carta Maior no FacebookAcompanhhe o Twitter da Carta Maior
.
.
Charge - Maringoni
.

.

.
 
 
Parcerias
 

 

 

 

 

 

 

 
.
Últimas