09 maio 2009

A VOZ DA RAZÃO - HOMENS E ANIMAIS

Touradas? Lamento. Não sou cliente. Os meus amigos conservadores nunca me perdoaram a traição. E dizem, inteiramente a sério, que eu me deixei levar pelos ‘direitos dos animais’. Absurdo.
Os animais não têm direitos; a capacidade de formular e articular direitos é uma prerrogativa humana e apenas humana. Mas isso não significa que, precisamente pelo facto de sermos humanos, não tenhamos alguns deveres para com os animais. O mais básico de todos é não os torturar para gáudio das massas. A tourada pode ser uma tradição; mas nem todas as tradições são úteis, muito menos benignas. Isto faz de mim um proibicionista militante? Não faz. Proibições culturais deste tipo nunca devem vir de cima. Devem começar por baixo: pela capacidade da maioria em olhar para as touradas como os espectáculos primitivos que, na verdade, são.
João Pereira Coutinho, in Correio da Manhã

08 maio 2009

A IMPUNIDADE DOS ARRUACEIROS

ARRUACEIROS
Ainda sobre as agressões a VITAL MOREIRA, as reacções foram (ou acabaram por ser), na generalidade, de desaprovação, com a notória e iniludível excepção da direcção do PCP. Mas uma questão foi pouco ou nada abordada: a da natureza do sucedido. Essa natureza foi aliás diluída na reacção dos próprios visados, que elidiram a sua componente mais óbvia: a de crime contra a liberdade e a integridade moral e física, e portanto de caso de polícia. É um erro. Conduzir as agressões e injúrias para o plano político-partidário e exigindo apenas por elas um pedido de desculpas opera, paradoxalmente, uma espécie de banalização da violência. Mais: permite que o caso se instrumentalize numa troca de galhardetes e acusações que chegou ao ridículo dos pedidos de desculpas cruzados.Seria, é claro, interessante saber onde andavam as autoridades policiais que em regra são deslocadas para a zona de manifestações. E é de lamentar que a bateria de jornalistas presente no local não tenha tido a presença de espírito - e a coragem - de questionar agressores e injuriadores. Mas as autoridades teriam decerto a maior facilidade em identificar os envolvidos a partir das muitas imagens de TV disponíveis. Aí saber-se-ia, sem sombra de dúvida, quem são e, pela sua boca, os motivos que os moveram.

UMA OUTRA APOLOGIA DE SÓCRATES

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:

"Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca de um amigo ?""
Espera um minuto", respondeu Sócrates, "Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo.
""Filtro Triplo?""
Sim", continuou Sócrates, "Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo." E continuou: "O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
""Não", disse o homem "o que acontece é que eu ouvi dizer que...
""Então", diz Sócrates, "não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom?""
Não, muito pelo contrário...
""Então", continuou Sócrates "queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?
"Não, acho que não...
""Bem," concluiu Sócrates, "se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos sabes se é verdadeiro, para quê dizeres-me?"

07 maio 2009

FLORBELA ESPANCA - A MENSAGEIRA DAS VIOLETAS


O MEU SONETO
Em atitudes e em ritmos fleumáticos,
Erguendo as mãos em gestos recolhidos,
Todos brocados fúlgidos, hieráticos,
Em ti andam bailando os meus sentidos...

E os meus olhos serenos, enigmáticos
Meninos que na estrada andam perdidos,
Dolorosos, tristíssimos, extáticos,
São letras de poemas nunca lidos...

As magnólias abertas dos meus dedos
São mistérios, são filtros, são enredos
Que pecados d´amor trazem de rastros...

E a minha boca, a rútila manhã,
Na Via Láctea, lírica, pagã,
A rir desfolha as pétalas dos astros!..

Florbela Espanca, in "A Mensageira das Violetas"
IMAGEM: MATISS,HENRI
Odalisque with Magnolias

AS RECEITAS DE MANUEL PINHO

O PSD acaba de declarar a papa Maizena como alimento oficial dos seus candidatos às eleições europeias. Ainda não conseguimos confirmar se a Unilever, detentora da marca, vai apoiar a campanha e se esse apoio se traduzirá no pagamento dos outdoors em que Manuela Ferreira Leite pede para que lhe telefonem porque está sem ideias, pelo envio de um stock de papa para alimentar os candidatos ou mesmo pela alteração da cor das embalagens da papa para cor de laranja.
Entretanto, o PS já está a equacionar a hipótese de seguir o exemplo e tem na mira a "Farinha Amparo", desta forma deixava a marca europeia ao PSD para ficar com a nossa marca. Aliás, já há quem diga que o Sócrates saiu-nos num pacote de Farinha Amparo.
JUMENTO DO DIA

MEDIDAS DO BCE E BOAS NOTÍCIAS

O euro reagiu em alta às decisões do BCE de baixar as taxas de juro para um por cento e de realizar compras de obrigações no valor de 60 mil milhões de euros.Uma hora depois da conferência de imprensa dos responsáveis máximos do BCE, o euro registava uma subida de um por cento face ao dólar.Este tipo de medidas, que conduzem à injecção de mais euros nos mercados poderiam levar, em princípio, a uma quebra do euro face às outras divisas. No entanto, os investidores estão aparentemente a valorizar o facto de os montantes de compra de obrigações anunciados pelo BCE serem bastante mais modestos do que aqueles que têm vindo a ser usados pela Reserva Federal norte-americana e pelo Banco de Inglaterra em programas semelhantes.Além disso, dizem os analistas, o mercado parece agora acreditar que o pior da recessão económica na Europa já passou. Hoje, Jean-Claude Trichet disse que existiam sinais de uma estabilização da economia.
Quando a febre baixa o doente fica mais aliviado e qualquer boa notícia o reconforta.

PAULO RANGEL LANÇOU OBRA

Resumindo o agradável serão, Paulo Rangel lançou obra. Foi acompanhado pelo Rui Ramos e o Pedro Mexia. O Pedro Mexia sentiu, logo ali, um súbito desejo de votar em Rangel. O Carlos Nunes Lopes andou a folhear sebentas de Vital Moreira mas hoje é que leva para casa uma coisa densa. Quem sabe se não é a tal de claustrofobia democrática (que azar dos távoras alguém já se ter lembrado primeiro do Portugal amordaçado, é que era cá um brilharete…). Rangel e os bloguers agradecem-se mutuamente. A dra. Manuela passou por lá para dizer que é utilizadora do messenger. O Carlos Nunes Lopes viu o Vasco Campilho mas não se sabe se este terá retribuído o olhar.
Isto não só é divertido e até queriducho, como põe a um canto a mais dedicada santanete. Rangeletes?
Sigam os linkes que os temas não são pornográficos... Longe disso. Mas são coisas do trinta e um!

A TVI CRIOU INAPTIDÃO ESTRUTURAL PARA TRATAR DE ASSUNTOS SÉRIOS


Acabo de assistir na TVI à parte final de uma entrevista do Prof. Marçal Grilo conduzida pela Sra. D. Constança Cunha & Sá, cujo tema era a Educação e o seu estado actual. Procurava o entrevistado passar a ideia de que esse estado é bastante bom, muito melhor do que já esteve e que caminha bem e se recomenda. Constança, atrapalhada, não conseguindo obter declarações que estivessem dentro do estilo bota-a-baixo que pretendia e que, certamente a direcção da casa lhe exigirá para não se perderem pergaminhos, remexia-se, contorcia-se... mas então está tudo bem?... os doutoramentos é quase tudo lá fora! Está muito enganada, essa situação já foi invertida e os doutoramentos já são 80% feitos cá e só cerca de 20% no estrangeiro. Há uns anos era exactamente o contrário.
Com propósitos de diabolizar o desgraçado do "magalhães" e seus efeitos nefastos para a leitura... lá vem M.Grilo afirmar... olhe que não, temos um excelente programa de incentivo a leitura com muito bons resultados. Uma coisa não tem a ver com a outra... Um pesadelo.
Está claro que o ex-ministro, pessoa honrada, muito bem informado e com lúcidez para não se deixar conduzir para o terreno do cabaret de coxa, frustrou os propósitos da assalariada e foi agradável assistir ao contraste de comportamentos de gente de bem com outros que nem por isso. Deveriam guardar essas coisas para as Sextas-Feiras que, para o efeito, dizem, têm gente a esse nível. Não sei ao certo porque é raro frequentar. (sobretudo por causa das crianças a quem está vedado acesso ao promiscuo canal).



MADONA POSAVA EM PELOTA POR TRINTA DÓLARES




Tinha apenas 20 anos, pele morena e carnes roliças... Ganhava a vida como bailarina e uma vez posou nua para um fotógrafo noviorquino por 30 dólares (22,60 euros ao câmbio actual). Agora, com 50 anos, é multimilionária, a sua pele é de cor dourada e está em bom estado pela prática de muita ginástica. Tem três filhos -dois deles naturais e um adoptado- e ainda espera que a justiça de um pequeno país africano, chamado Malawi, lhe facilite os trâmites para adoptar um quarto filho, o pequeno Chifundo. Chama-se Madonna Louise Ciccone, mas o mundo inteiro conhece-a por Madonna. in EL PAÍS

MANUEL ALEGRE - O BALÃO QUE SE ESVAZIA


Bastou alguém criticar Manuel Alegre por este ter tomado uma posição menos frontal em relação aos incidentes ocorridos no dia 1.º de Maio para que este tivesse regressado às insinuações chantagistas. Só que Manuel Alegre perdeu importância e esta resultava do poder de chantagear José Sócrates face à possibilidade de lhe retirar a maioria absoluta com a criação de um novo PRD.
A partir do momento em que as sondagens dizem que Sócrates poderá perder essa maioria absoluta mesmo sem a preciosa ajuda de Alegre a Ferreira Leite, o candidato presidencial permanente fica a falar sozinho, deixou de ser notícia de abertura para passar a ocupar uma página direita do meio dos jornais. As suas afirmações deixaram de ter interesse para serem usadas na composição dos jornais, basta a venda de mais um anúncio publicitário para que o que disse Manuel Alegre passe para rodapé.
Se Sócrates perder a maioria absoluta Manuel Alegre só seria necessário à direita se o seu partido desse a vitória ao PSD e, pelo menos por enquanto, esse cenário ainda não é realista. Nesse caso Manuel Alegre não só seria condenado como poria fim ao seu grande projecto, mais uma candidatura presidencial queixotesca, aliás, se abandonar o PS essa candidatura seria ridícula.
A verdade é que a importância política de Manuel Alegre não passa de um dano colateral da importância de Sócrates, quando Sócrates perder Alegre desaparece, nem Loução o convidará para um chá, já que o PCP nem para isso o convida apesar da sua postura ridícula em relação ao que se passou no 1.º de Maio.
In Jumento

06 maio 2009

PAULO RANGEL E A FARINHA MAIZENA





Manuel Pinho, Ministro da Economia, disse hoje que o deputado do PSD, Paulo Rangel, "tem de comer muita papa Maizena para chegar aos calcanhares de Basílio Horta", a propósito da polémica sobre o programa Vasco da Gama.Manuel Pinho, que falava aos jornalistas, em Ponte de Lima, durante a apresentação da nova linha de apoio para o Turismo de Habitação e Turismo no Espaço Rural, reagia assim às declarações do candidato do PSD às eleições europeias que advertiu o presidente da AICEP, Basílio Horta, de que "corre o risco de estar a violar o seu dever de isenção" ao contestar uma proposta do PSD.
Rangel defendeu, em declarações à Lusa, que "não se compreende porque vem um quadro da Administração Pública contestar uma proposta de um candidato a umas eleições"."Na estação de rádio TSF, o cabeça-de-lista do PSD às europeias estranhou que um "agente administrativo" respondesse às suas ideias de criar um programa para colocar jovens candidatos ao primeiro emprego na Europa.Rangel acrescentou que a proposta do PSD nada tem a ver com os "programinhas da AICEP".
O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) afirmou segunda-feira que as medidas propostas pelo candidato do PSD ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, relativamente à criação de emprego para jovens europeus "já existem".Basílio Horta afirmou à Lusa que o programa Inov Contacto, destinado à mobilidade dos jovens à procura do primeiro emprego, e o programa Vasco da Gama, para colocação de empresários no estrangeiro, já estão em marcha.
Paulo Rangel defendeu, no domingo, em Santa Maria da Feira, num debate organizado pela JSD, que iria avançar, logo que realizadas as eleições, com um novo programa baptizado de "Vasco da Gama", focado na mobilidade de jovens à procura de primeiro emprego.
A farinha maizena poderá estar ali a mais, mas o resto é uma verdade e uma evidência muito maior do que o tamanho do senhor Rangel, que se estica mais do que o comprimento do braço alcança... O universo da direita, em desespero de causa e face às gritantes insuficiências da líder, resolveu, em uníssono, dotar Rangel com uma marca de competência tal, de que ninguém suspeitava, correndo-se mesmo o risco de levarem o perna curta ao estado de levitação...
Do que não se suspeitava tambem é do sentido de humor do ministro...

O PPM ACOLHE PEDRO NAMORA

Pedro Namora, ele o disse, foi uma das vítimas dos abusos na Casa Pia. Sendo a Casa Pia escola pública para crianças sem família, Namora foi uma das vítimas do desprezo com que tratamos os desprotegidos. Com o caso Casa Pia, Pedro Namora foi também o exemplo de como as vítimas, se podem ajudar à verdade, não podem ser elas o juiz. Justiceiro-mor e denunciador sem provas, ele é um dos personagens da última década no que esta teve de tribunal na praça pública. Jornalistas desonestos, maus magistrados e opinião pública analfabeta serviram-se dele tão indecentemente quanto os abusadores da Casa Pia. Com razões para ser amargo, Namora gosta de disparar de forma ressabiada.
Militante comunista, ele tem um blogue, onde, a 22 de Abril, ameaçou o seu partido de "fazer tudo" para contrariar a candidata do PCP à Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira ("a inumana", com lhe chamou). Soubemos ontem o que é fazer tudo: Namora será candidato pelo monárquico PPM.
Entretanto, o blogue dele continua com uma grande foto do Buíça russo: Lénine, o matador do
czar e da família real.

O COMATOSO ESTADO DA DOUTOROLÂNDIA

Nos dois dias mais concorridos da Queima das Fitas de Coimbra chegaram aos Hospitais da Universidade (HUC) 86 estudantes em coma alcoólico. No total, deram entrada 127, a maioria no último domingo durante o Cortejo, segundo disse ao DN fonte hospitalar, que sublinha, contudo, a normalidade dos números. D.N.
Como são "doutores", "engenheiro", e afins que pontificam e decidem sobre tudo e qualquer coisa neste pobre País, há muitas probabilidades de sermos governados e dirigidos por muitos alcoólicos. Todos os anos, pelas queima das fitas a matéria mais exaltada e elevada à glória é a "Cadeira dos Copos"!

AFINAL OS ESQUISITOS DO BLOCO AJUDARAM À FESTA!!

Ainda está o careca
Desapareceu o careca
Houve quem reconhecesse um militante do Bloco de Esquerda nas imagens televisivas da recepção violenta ao candidato socialista às eleições europeias, Vital Moreira, na manifestação da CGTP no 1.º de Maio. A provar a militância, circula uma fotografia em que Délio Figueiredo surge entre outros militantes do BE, nomeadamente Alda Macedo e José Manuel Pureza.Fotografia essa que, segundo escrevia ontem no seu blogue Vítor Dias, “terá desaparecido do sítio onde estava alojada”. E, por isso, quis o militante comunista publicá-la para mostrar que “uns têm a fama de rasura de imagens feitas para aí há 70 anos ou mais e outros têm o proveito de fazer algo similar hoje”.Alguns posts e twitters depois, e já corriam as suspeitas de que teria sido o próprio Bloco a retirar a fotografia do careca, confirmado como militante do grupo Ruptura/FER, minoritário entre bloquistas. Ao PÚBLICO, o assessor do BE Pedro Sales garante que tal não aconteceu. “Ninguém apagou nada, a foto nunca esteve no site do Bloco”, realçou. O comportamento do militante do Bloco, o careca apagado da foto (que, nas imagens televisivas, é visto a correr à frente de Vital Moreira, insultando-o) não é repudiado... pelo B.E., essa organização estalinista, intolerante e extremista que, com pézinhos de lã e a candura... do mefistofélico Louçã, vai rapando espaço ao PCP e alargando terreno para sua perniciosa acção. Curiosamente... com o beneplácito e o espargir d'água-benta do vaidoso poeta Manuel Alegre...
As imagens acima documentam e denunciam as mentirolas dessa gente esquisita d0 Bloco de Esquerda. O tal careca estava na foto e foi "saneado"

ANTERO DE QUENTAL


Voz Interior
(A João de Deus)

Embebido n'um sonho doloroso,
Que atravessam fantásticos clarões,
Tropeçando n'um povo de visões,
Se agita meu pensar tumultuoso...


Com um bramir de mar tempestuoso
Que até aos céus arroja os seus cachões,
Através d'uma luz de exalações,
Rodeia-me o Universo monstruoso...

Um ai sem termo, um trágico gemido
Ecoa sem cessar ao meu ouvido,
Com horrível, monótono vaivém...

Só no meu coração, que sondo e meço,
Não sei que voz, que eu mesmo desconheço,
Em segredo protesta e afirma o Bem!

Antero de Quental, in "Sonetos"

05 maio 2009

AS AGRESSÕES DOS AGENTES DO PCP

O episódio da agressão a Vital Moreira representa um claro retrocesso no espírito democrático deste Portugal de Abril. Os acontecimentos do 1º de Maio não darão ao candidato do PS os mesmos frutos que a agressão da Marinha Grande deu a Mário Soares nas presidenciais de há mais de duas décadas, mas têm a mesma simbologia política: intolerância e ódio.
Não suscitando quaisquer dúvidas o repúdio de tão lamentável incidente, não deixam de ser espantosas as reacções dos líderes do PCP, Jerónimo de Sousa, e de Carvalho da Silva, da CGTP. Jerónimo de Sousa esquivou-se a repudiar o incidente com a fantasiosa argumentação de que não comenta o que não viu. Quando se esperava, numa situação destas, que o PCP pudesse demonstrar estar a milhas do sectarismo de outros tempos, os comunistas preferiram manter-se numa qualquer barricada da história.
Também Carvalho da Silva, líder sindical
incensado por Mário Soares e outros senadores da política nacional, não hesitou em manipular o sofrimento de trabalhadores desempregados para, na prática, legitimar a intolerância de meia dúzia de energúmenos. Como se fosse dono do sofrimento alheio, Carvalho da Silva insultou a sua própria inteligência ao admitir implicitamente que Vital Moreira se pôs a jeito… Lamentável
!
Eduardo Dâmaso, Director-Adjunto do C.M.

FRAGATA CORTE REAL E OS PIRATAS

Os feitos da Fragata CORTE REAL

A notícia do El Pais só ganha valor porque a imprensa portuguesa tratou o acontecimento com uma displicência surpreendente com base num breve despacho da Lusa. As razões para esta displicência serão muitas mas uma delas é, certamente, a azáfama dos directores editoriais* a pressionarem os jornalistas para desencantarem novidades acerca do caso Freeport. Na verdade os jornalistas já interiorizaram que o caso se banalizou mas as pressões parecem não lhes deixarem tempo, nem disponibilidade, para tratarem outros temas...
Estamos quase a chegar à conclusão que se pretendermos informar-nos acerca de assuntos que interessam aos portugueses teremos de recorrer à comunicação social estrangeira. No caso consultem o EL PAÍS.
*Muito pouco terá cedido Sócrates a interesses inconfessáveis para tão grande sanha...

04 maio 2009

VASCO GRANJA


Vasco Granja morreu esta madrugada em Cascais (1925-2009)
Vasco Granja, divulgador de banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, morreu esta madrugada em Cascais. Tinha 83 anos. Autodidacta e com múltiplos interesses culturais ao longo da sua vida, Vasco Granja nasceu em Campo de Ourique (Lisboa) a 10 de Julho de 1925. Começou a trabalhar, ainda muito novo, nos antigos Grandes Armazéns do Chiado, e depois ao balcão da Tabacaria (Casa) Travassos, na baixa lisboeta, que consideraria, anos mais tarde, a sua universidade. O seu interesse pelo cinema surge na adolescência e aos 16 anos chegaria a ser admitido como segundo assistente de fotografia no filme “A Noiva do Brasli”.
A sua actividade de divulgação da banda desenhada intensifica-se a partir do aparecimento da edição portuguesa da revista “Tintin”, em Junho de 1968, onde escrevia e traduzia artigo, além de ter a responsabilidade da secção de cartas aos leitores. Foi director da segunda série da revista “Spirou” (edição portuguesa) e coordenador da edição de banda desenhada da Bertrand. Animou o “Quadrinhos”, um dos primeiros fanzines surgidos em Portugal, em 1972. Esteve ligado à fundação da primeira livraria especializada de BD em Lisboa, O Mundo da Banda Desenhada, em 1978.Em 1974 e 1975 integra o júri do Salão Internacional de BD de Angoulême. Depois de 25 de Abril de 1974, Vasco Granja manteve um programa regular sobre cinema de animação na RTP, que teve mais de 1000 emissões e divulgou sistematicamente as grandes escolas internacionais do género. Estava reformado desde 1990.
Carlos Pessoa-PÚBLICO
Recordamos Vasco Granja dos primeiros tempos da RTP nos Açores e dos seus programas de divulgação de desenhos animados(banda desenhada, designação por ele divulgada), a sua figura gentil, de palavra escorreita que nos prendia, atentos e interessados, pelo tema de que falava sempre com verdadeira paixão. Foi com os programas do Vasco que meus filhos contactaram com a magia dos "bonecos animados" e os ajudaram a entrar nesse fantástico mundo da fantasia. Sentidamente recebemos a notícia da morte de alguém que deixou um legado à sociedade e uma marca indelével na nossa memória. Paz à sua alma.

UM TEFONEMA PARA O PARTIDO QUE DIZ A VERDADE









Um telefonema para o partido que diz a verdade
porRicardo Costa
Operadora - Obrigado por ter ligado para o 800 20 2009, o partido que só diz a verdade.
Eleitor - Bom-dia. Eu quero ajudar o PSD mas estou um pouco confuso.
- Ligou para o número certo. Nós aqui só dizemos a verdade...

- Sabe, eu não percebi a ideia da defesa do Bloco Central...
- A nossa líder sempre disse que não queria o Bloco Central.

- Mas então porque é que agora defendeu o contrário?
- Ela apenas disse que se sentiria confortável nesse governo.
- Ou seja, admite participar no Bloco Central...
- Não, rejeita. Aliás, o dr. Rangel já explicou tudo. Não ouviu?
- Ouvi. Mas acho que ele não tinha ouvido a dra. Manuela...
- Não sei. Nós aqui só dizemos a verdade. E quando não percebem bem o que dizemos chamamos o Dr Rangel
- E pode-me explicar se o PSD é mesmo contra o TGV?
- Nós não somos contra, mas não há dinheiro...
- Mas em 2003 a dra. Ferreira Leite assinou um acordo com Espanha que previa seis linhas de TGV...
- Isso não sei, sou nova aqui...
- Mas ter prometido linhas Aveiro/Salamanca e Faro/Sevilha era falar verdade a alguém?
- A situação era outra...
- Mas acha que essas linhas algum dia teriam passageiros?
- Nós só dizemos a verdade e defendemos as Obras Públicas, desde que não tenham operários africanos e ucranianos...
- Mas isso é xenófobo e ilegal.
- Nós defendemos o trabalho para os portugueses.
- Mas olhe que os emigrantes portugueses no Reino Unido foram vítimas dessa mesma ideia.
- Isso não está aqui no manual.
- E a livre circulação de trabalhadores é um pilar da União...
- Pois, talvez seja. Mas os jornalistas nem sempre nos percebem bem... e não há dinheiro!
-Mas, se não há dinheiro porque é que o PSD vai gastar 2,2 milhões de euros nas europeias, muito mais do que o PS?
-Isso não sei, mas a dra. é poupadinha e até vai ao Pingo Doce.
- Ah! E porque é que o PSD mudou de opinião em seis meses sobre o enriquecimento ilícito?
- Diz aqui que a ideia não estava suficientemente pensada...
- Hum! Então porque é que o dr. Paulo Rangel teve de fazer um projecto de lei à pressa?
- Não sei, mas diz aqui no guia que a lei não teve que ver com o Freeport. E que neste partido quem não deve não teme.
- Sim, o dr. Marques Mendes foi exemplar nessa matéria...
- O PSD é sempre exemplar, caro eleitor, já devia saber isso.
- Pois, é pena o dr. António Preto ser tão próximo da líder...
- Não sei, nunca ouvi falar... Mas olhe, ligue ao dr. Rangel que ele explica-se muito bem.
Ricardo Costa

03 maio 2009

COMUNISTAS A REPARAR ESTRAGOS


"(...)De repente, ninguém parece interessado em saber quem foram os agressores, dignos continuadores daqueles célebres caceteiros que exerceram uma importante actividade política pela via da cachaporra em épocas passadas. Não tanto por contrariar, mas por uma questão de higiene mental, gostaria eu de saber que relação orgânica existe (se existe) entre os agressores e o partido de que sou militante há quarenta anos. São militantes também eles? São meros simpatizantes? Se são apenas simpatizantes, o partido nada poderá contra eles, mas, se são militantes, sim, poderá. Por exemplo, expulsá-los. Que diz a esta ideia o secretário-geral?"José Saramago
Tudo parece indicar que Saramago está a dirigir-se ao Secretário Geral do seu Partido a exigir algo. Mas também se julga ser regra de ouro, entre comunistas, nunca se criticarem em público e muito menos dar sugestões. Isso seria pôr em causa a infalibilidade do Grande Chefe. Não se pode macular a auréola de santidade de que é portador... (sobretudo agora, depois da recente certificação feita pela Diocese de Braga...).
Do que se trata evidentemente é de uma concertação de esforços para tentarem esvaziar o caso Vital Moreira de molde a transformar a vítima no verdadeiro culpado. Pura contra-informação típica da acção dos comunistas onde quer que operem. E o Avô Cantigas tem descaramento bastante para desempenhar esse papel... E por aqui me quedo.

QUAL DELES SE CONVERTEU?

Lendo um artigo publicado ontem no PÚBLICO, pode concluir-se que os padres de Braga já não mandam repicar os sinos das igrejas para incitar o povo a lançar fogo às sedes do Partido Comunista. Com as igrejas vazias parece que pretendem agora evangelizar o povo de Deus através dos métodos marxista-leninistas, em sintonia com o Partido Comunista. No fundo, tratando-se de duas "religiões" antagónicas, falta saber qual dos bispos se rendeu ao outro ou se estamos em presença de uma nova fase do ecumenismo romano e do realismo comunista. Ficamos porém na dúvida de quem afinal come criancinhas ao pequeno almoço... ou quem come mais.
Eis o texto completo: "Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, e o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, reunidos ontem em Braga, concordam com a necessidade de avançar com medidas de combate aos problemas sociais do país como forma de atacar a crise económica."
Faz sentido. Os papões de criancinhas cada vez concordam mais com os papas. Os bispos estão cada vez mais vermelhos e os vermelhos cada vez mais abispados. A Igreja Católica e o Partido Comunista dão a vez um ao outro, com vénias e fachabores, sempre que há ocasião para cascar no capitalismo ou nos Estados Unidos da América ou na profusão de netografia na Interporn.
Tanto faz ser um comuna ou um bispo. O puritanismo é o mesmo. O desejo de mandar em todos nós é o mesmo. A convicção de que são melhores do que nós, também. Idem aspas a existência, enrolado num cilindro debaixo do braço, de um plano para nos salvar a todos. Visto do outro lado, o desgraçado do camelo que passa mais facilmente pelo buraco de uma agulha do que um homem rico pelos portões do paraíso já tem uma foice e um martelo pintados na bossa. E os comunistas já passam mais facilmente do que os capitalistas. Considerem-se tramados. »