28 fevereiro 2009

O GRANDE ESTRATEGA - AUSENTE

Já é habitual Manuel Alegre chamar a si o protagonismo dos congresso do PS através das ausências, depois de se entreter a criticar o seu partido deixa tudo em suspenso não dizendo se vai aos congressos. No ano passado lá apareceu a meio, este ano esperou por sábado à tarde para comunicar que não ia.
Pelos vistos Manuel Alegre gosta mais de exibir as suas ideias* em conclaves com a extrema-esquerda, onde todos o elogiam na esperança de dividir o PS, mas na hora de defender as suas ideias dentro do seu(?!) próprio partido não aparece
in O JUMENTO
*Falta saber se tem ideias que se aproveitem para exibir fora do âmbito dos apóstolos que o seguem como individualidade providencial.

HORAS DA RÁDIO






INSTALEI-ME EM CASA COM A RDP-ANTENA UM SINTONIZADA PARA ACOMPANHAR O QUE SE PASSA NO CONGRESSO DOS SOCIALISTAS. AZAR O MEU! NÃO SEI SE POR INFLUÊNCIA OU NÃO DO TORQUEMADA, A VERDADE É QUE QUASE SÓ OUVI PERORAÇÕES DO PCP E DO BLOCO DE ESQUERDA SOBRE A HECATOMBE QUE OS DA MÃOZINHA ESTÃO A REALIZAR NO PAÍS, DA QUAL NEM A ANTENA UM ESCAPARÁ. CHEGUEI A PENSAR QUE SE TRATARIA DO CONGRESSO DESSES PATRIÓTICOS PARTIDOS MAS PARECE QUE APENAS ABANCARAM EM QUALQUER LUGAR ESTRATÉGICO PARA LANÇAREM O SEU VISTOSO FOGO DE ARTIFÍCIO, FESTA PARA A QUAL CONVIDARAM GENTILMENTE AQUELA PRESTIMOSA RÁDIO QUE EU TENHO A MÁ SINA DE CUSTEAR. PODE TAL DISPONIBILIDADE SER UM PRENÚNCIO DE QUE ESTARÃO PRÓXIMOS OS AMANHÃS QUE CANTAM OU, QUEM SABE, UM PREC PURIFICADOR QUE RESTITUA A COISA AO POVO UNIDO?...

O QUE FAZ ALEGRE...


Veio o Congresso da entronização de Sócrates, como se esperava, e Alegre com angústia ou sem ela, aceita a Comissão de Honra. O que, em teoria, o obrigava a comparecer em Espinho, sem mais drama ou capricho. Ora, precisamente, até hoje (6.ª feira), Alegre ainda não esclareceu se ilustra ou não ilustra o Congresso com a sua gloriosa presença. Aparecer em Espinho é a sua submissão ao PS de Sócrates. Não aparecer é uma rejeição pública quase imperdoável. Alegre compreensivelmente balança. Vive da ambiguidade e, sem ela, acaba. Só que hoje o tempo da ambiguidade é curto. Ou ele se decide depressa ou depressa deixa de importar o que ele decida. A vida passa bem sem ele.VPV
Correcto e objectivo!!

BENEFITS SUPERVISOR SLEEPING


O milionário Abramovich adquiriu este "Benefits supervisor sleeping", obra de Lucien Freud, pela módica quantia de 21,33 milhões de euros, pintura que se exprime pela representação de uma matrona descomposta, mas que nada tem a ver com o erotismo da Criação do Mundo de Coubert e que tanta celeuma suscitou pela acção policial bracarense, que terá cumprido os ditames de quem acha sacríloga a exposição de em belo sexo feminino, representando a beleza transcendente daquilo que materializa a existência da humanidade.
Obra valiosa, mas sem a representatividade erótica que a de Coubert transporta, é porém uma dramática e simbólica representação da mulher na sua decadência física e não causando, por certo, nenhum clic inquisitorial às becas de Braga, não correndo eu, porventura, o risco de ser queimado vivo por esta publicação. Mas é, nesta obra de Lucien Freud, nas suas formas deformadas pela usura da vida, o ocaso da mulher em todo o seu esplendor!

PACHECO NO SEU ABRUPTO DAS LAMENTAÇÕES

Diz Pacheco lacrimoso:

Sequência nos noticiários da TSF: voz de Santos Silva respondendo a alhos com bugalhos, sobre a falta do Primeiro-ministro à reunião europeia contra a crise; voz de Manuela Ferreira Leite criticando o Primeiro-ministro por trocar uma festa de encerramento de um congresso pela ida à reunião. A sequência cronológica é a inversa, mas pode justificar-se O que não se justifica é o que se passa a seguir. A quem é que a TSF dá a última palavra neste assunto? Imaginem? Francisco Louçã, numa intervenção jocosa sobre a pouca importância do assunto e a irrelevância da reunião da UE... O balanço final é que é o PS a ter razão, dada por Louçã, num tom jocoso e de desprezo para Manuela Ferreira Leite...É assim que se trata um assunto claramente incómodo para o PS e Sócrates.. (ainda bem que o ridículo não mata!)

27 fevereiro 2009

FERREIRA LEITE NÃO CONSEGUE MAIS DO QUE ISTO



Por muito que os jornais de hoje silenciem o Congresso Nacional do Partido Socialista é incontornável a relevância política do acontecimento que se inicia esta tarde em Espinho. O Partido Socialista é, independentemente da sua liderança, o grande motor político de Portugal e a reunião magna dos seus militantes merece atenção e análise.
ManuelaFerreira Leite já veio a terreno falar dele e, uma vez mais fazendo-se de política não política, entrou pelo enlameado em que se atola cada vez que fala. Diz a senhora ser imperdoável que Sócrates falte a uma reunião europeia onde se debaterá a crise internacional para estar presente no Congresso Nacional do seu Partido.
Sabemos que Ferreira Leite não consegue mais do que isto, até porque ainda nos lembramos do pouco que fez quando foi poder, mas conseguir tão pouco, isto é, não reconhecer a importância da presença de um líder no seu Congresso Nacional, justifica muito do estado em que, com o contributo dela, se transformou o PSD de hoje.
Foi por raciocínios como o de MFL que Durão Barroso abandonou o lugar com que os portugueses o honraram pelo voto em troca do cargo que lhe foi oferecido por meia-dúzia de iluminados.
Este Congresso Nacional do PS até poderá ser apelidado de Missa Solene para hossanas a um Deus menor, mas nunca poderá ser desvalorizado como um acto político menor no Portugal democrático.
Palavras criteriosas e certeiras (dizemos nós)

26 fevereiro 2009

UM OBAMA JUSTICEIRO?


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs perto de 1 bilião de dólares (780,5 mil milhões de euros) em aumentos de impostos para os 2,6 milhões de americanos com maiores rendimentos, bem como profissionais da área financeira em Wall Street, multinacionais sedeadas nos EUA e petrolíferas. A ideia é que "patrocinem" as reduções de impostos para quem ganha menos.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs perto de 1 bilião de dólares (780,5 mil milhões de euros) em aumentos de impostos para os 2,6 milhões de americanos com maiores rendimentos, bem como profissionais da área financeira em Wall Street, multinacionais sedeadas nos EUA e petrolíferas. A ideia é que "patrocinem" as reduções de impostos para quem ganha menos.
A proposta de Orçamento para 2010, apresentada hoje por Obama, prevê restabelecer em 2011 as duas mais elevadas percentagens de tributação de 36% e de 39,6% aplicadas na era Clinton, contra as taxas de 33% e de 35% que os americanos mais ricos pagam actualmente, salienta a Bloomberg.A proposta projecta igualmente um aumento dos impostos sobre os ganhos de capital e dividendos para 20%, para os americanos com os rendimentos mais elevados, contra os 15% definidos por George W. Bush em 2003.Estes aumentos de impostos, que Obama prometeu na sua campanha eleitoral da corrida à presidência, serão os primeiros a ser aplicados sobre os americanos mais ricos desde 1993 e inverterão um caminho tomado por Bush – que consistiu em reduzir a carga fiscal para os cidadãos mais abastados do país, refere a Bloomberg.
“Trata-se de um claro repúdio da política de Bush”, comentou à Bloomberg um economista da Universidade de Maryland, Peter Morici. “É um Obama Robin dos Bosques”, acrescentou.
Ler mais Jornal de negócios

FARPAS DA MADEIRA

Porque será que tudo em Ferreira Leite me faz lembrar uma telenovela portuguesa dos anos 70? "Farpas da Madeira"

BRUXELAS APROVA MEDIDAS DO GOVERNO

Comissão Europeia aprovou em Bruxelas, e propôs à apreciação do Conselho o seguinte:

- "O Governo Português aprovou significativas medidas fiscais discricionárias em resposta à desaceleração econômica. O pacote-estímulo para 2009, adoptada em Dezembro de 2008, está em consonância com o Plano de Valorização Económica Europeia (EERP) acordado em Dezembro de 2008 pelo Conselho Europeu e representa uma resposta adequada à desaceleração económica. Isso representa um pacote temporário de apoio à actividade económica em 2009 e será descontinuado em 2010. As medidas incidem principalmente sobre os investimentos, o apoio às empresas exportadoras, ao emprego e à protecção social. Este esforço orçamental está conjugado com uma antecipação de fundos comunitários de cerca de ½% do PIB, que é neutro para o equilíbrio orçamental. Estas medidas, somadas a outras, ascendem a um total de 0,4% do PIB e já tinham sido anunciado ao longo de 2008 para apoiar famílias e empresas. As referidas medidas são oportunas, segmentadas e temporárias, visando responder amplamente aos principais objectivos da política em termos de curto prazo e aos desafios colocados pela desaceleração.
Além disso, o pacote inclui diversas medidas estruturais que o apoio a longo prazo potencia a reforma política, na medida em que eles podem ajudar a aumentar o crescimento potencial do PIB, reforçando a competitividade e emprego, bem como rendimentos para apoiar os grupos desfavorecidos, por exemplo, financiamento de upgrades infra-estruturas físicas, contratação de pessoal ou reduzir custos. Estas medidas estão também relacionadas com a agenda da reforma a médio prazo e as recomendações específicas, por país, proposto pela Comissão em 28 de Janeiro de 2009 no âmbito da Estratégia de Lisboa para o Crescimento e o Emprego.
Operações financeiras também são apresentadas no programa, nomeadamente destinadas a subsidiar linhas de crédito para as empresas.
As voltas que a gente de alguns partidos vai dar à moleirinha para convencer os portugueses que isto não é verdade... QUE É SÓ PROPAGANDA!!! É A VIDA...

25 fevereiro 2009

OBAMA É UMA LUZ QUE BRILHA NO HORIZONTE


Palavras de Obama no seu primeiro discurso perante o Congresso depois da posse do cargo de Presidente, feito na madrugada do dia 25. Palavras de optimismo e exortação bem necessárias e, parece claro, a envolver a União Europeia nessa estratégia. Esperemos que não apareça um francês qualquer com os nacionalismos serôdios do costume, pois os tempos difíceis que estão aí requerem uma forte e profícua conjugação de esforços. E que viva OBAMA!!!

SOBRE O PACHECO TORQUEMADAS


O grande educador
Para quem se preocupa, como o Dr Pacheco Pereira, com a baixa qualidade do debate político e berra, indignado, contra a importância que se dá aos soundbytes e minudências, não deixa de ser surpreendente a sanha contra uma possível incorrecção ou falha menor de um actor político, num tema que importa tanto ao debate como um pente a um careca. Por outro lado é entendível. No fundo, é normal em alguém que pensa que a verdade – a dele, claro está – é um programa político e que se promove a inquisidor-mor dos jornais e jornalistas a quem tenta impor a agenda certa, ou seja, a dele. Para ele, que vive no “universo mediático-político” mas, por qualquer razão que me escapa tem de viver no meio desses ignorantes – coitado -, não chega tentar espalhar a verdade. No intervalo dessa missão encontra tempo para explicar como se deve ou não ler uma determinada obra. Ficamos a saber que determinados livros não podem ser lidos pela fresca da tarde. Já que estava com a mão na massa podia educar os ignorantes que vivem longe da realidade e que não sabem que existe pobreza, desemprego, insegurança, doença e morte – oh, quanta soberba - que tipo de bebida ou tabaco devem acompanhar os livros do Sartre ou Heidegger.
(Estava tão curioso para saber qual seria o nível de situacionismo a que tinha chegado a entrevista da Dra Manuela Ferreira Leite ao Correio da Manhã ou a do Dr Passos Coelho ao sério e verdadeiro Público mas, pelos vistos, não deve ter havido tempo)
de 31 da Armada-P.M.Lopes

23 fevereiro 2009

CRISE NA ESQUERDA EUROPEIA

















O Jornal El País traça um quadro bem negro da esquerda europeia que fenece nas suas multiplas contradições, abrindo caminho às forças políticas da direita que, atentas, começam a surgir como senhores da hegemonia social, deixando o que resta dessa esquerda em verdadeiro estado comatoso. Na Itália, a direita de Berlusconi já enterrou toda a esquerda que, quais ratos das Galápagos, se foram afogando nos seus radicalismos e contradições. E, neste caso, não sabemos se ficarão exemplares suficientes para conservar a espécie. Em França o quadro há muito tempo que é parecido e na Alemanha a senhora Markle já reduziu o Partido Social-democrata à expressão do nosso BE. Mas o esvaziamento da esquerda está a ser feito em favor da direita pura e dura em consequência dos estragos feitos pelos comunistas e afins que pululam por aí a fazer o mesmo e pior. É necessário começar a responsabilizá-los pelas suas malfeitorias. O caso dos professores (uma classe algo privilegiada) é um exemplo recente das espúrias alianças que o PCP consegue estabelecer com a finalidade pura de potenciar a agitação pela agitação; desestabilizar e sabotar... Há que recuperar do estigma do anti-comunismo que essas forças conseguiram fixar nos meios da esquerda democrática e que tem constituido um abrigo para os ditos e uma limitação... para quem se tem submetido a esses predadores sociais.(Claro,este é um discurso anticomunista!)
Entre nós ainda há uma réstea de esperança com um partido de esquerda no poder e que, renovado e regressado à sua verdadeira matriz, expurgado de radicalismos alegristas e socráticos, se apresente como alternativa a si próprio, progressista e dialogante, mas... não cedendo, nos limites da sua autoridade democrática, perante as cassandras e pardais predadores que pululam acantonados nos "seus territórios" e, normalmente, aliados com as mais sectárias e destrutivas forças políticas (PCP e quejandos) que são, aliás, quem escancara as portas à direita... com o reles e sistemático discurso anti-PS, a estratégica sabotagem do sistema produtivo e o bloqueamento estruturado dos serviços públicos.
Será por isso altura de agir no sentido de restaurar a confiança no ainda muito significativo espaço da esquerda democrática, não adepta de radicalismos revolucionários que promovem a miséria, sobre a qual se promete construir miríficos amanhãs que cantam.
Será também tempo de, em Portugal, a esquerda séria e fiável, em sintonia com os seus parceiros de Espanha, desenvolverem políticas sociais e de redistribuição adequadas ao produto, de molde a poderem tornar-se um farol para a anémica e desorientada esquerda europeia. Só falta que à causa se entregue gente adulta, desprendida e generosa que não se esgote em projectos de mera afirmação pessoal.

22 fevereiro 2009

POIS... MANUEL ALEGRE É O QUÊ?


"Se não houvesse medo, um qualquer dos destacados militantes socialistas que periodicamente nos avisam do grave perigo que atravessa a sociedade portuguesa teria tido a coragem suficiente para abandonar a sua zona de conforto e enfrentar José Sócrates. Pelo menos, ter-se-iam evitado estes embaraçosos 96,43%, muito pouco europeus. Além de que se teria ganho uma excelente oportunidade para perceber o que vale, a nível interno, a sensibilidade que há muito pressiona o partido do Governo.Obviamente, Manuel Alegre não tinha interesse em que ficasse à vista o peso interno da sua corrente no PS.
De forma hábil, ele tem construído o essencial da força de negociação perante Sócrates no destaque que as suas posições, assentes em propostas e críticas de natureza social, vão recolhendo no País e não no partido
."
João Marcelino - Diário de Noticias