21 novembro 2009

NEM FIGO ESCAPA À SANHA PERSECUTÓRIA

Por causa da noticia publicada pelo Correio da Manhã, o ex-jogador de futebol Luís Figo vai, ainda hoje, entregar no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa uma participação criminal contra o diário segundo um comunicado que Figo enviou à agência Lusa.
O jornal faz hoje manchete com o título "Figo nas escutas de Vara e Sócrates" referindo que "o apoio de Luís Figo ao PS nas últimas eleições legislativas terá custado 75 mil euros a uma empresa pública".
Ao que conta o jornal, o ex-futebolista "esteve num pequeno-almoço no Hotel Altis Belém, a 25 de Setembro, no último dia de campanha, onde foi anunciado como mais um apoio de peso a Sócrates".
Por seu lado o ex-jogado desmente a notícia através do seu assessor Miguel Macedo que afirma não haver "qualquer envolvimento de Figo numa operação paga".
"É uma mentira sem sentido, que só pode ser entendida como uma tentativa de manchar o meu nome associando-o a factos que nada têm que ver com a minha vida", refere Luís figo no comunicado enviado à Lusa.
A concluir, Luís Figo ironiza, referindo-se à participação criminal que ainda hoje vai entregar no DIAP de Lisboa contra o Correio da Manhã: "Daqui a cinco anos, talvez algum tribunal os julgue".
Figo, que não terá falhado com o seu apoio ao P.S. nas principais campanhas eleitorais, como simpatizante confesso daquele partido, vê-se envolvido nesta tramóia que parece não querer só varrer de cena o Partido Socialista mas incomodar também os seus apoiantes. Isto passa-se no Portugal de Cavaco Silva que nesta operação terá dado o tiro de partida com a inventona das escutas de Sócratas à Casa do da Presidência... Pois, é a consequência de o Estado Português estar nas mãos de muitos democratas da treta. Gente menor... fadistas de bota cardada, sem nível nem grandeza. Gente que cujos sorrisos parecem máscaras de Carnaval!

MARCELO VERSUS PASSOS COELHO




Os antipassoscoelhistas do PSD da Linha de Cascais já estão mais sossegados: convenceram-se finalmente de que não precisam de arranjar um candidato betinho alternativo, uma vez que Marcelo Rebelo de Sousa lhes garantiu que avançará para a liderança do partido quando Manuela se despachar... Para já, ninguém assume a boa nova: afinal, como disse um dirigente social-democrata, (segundo o i), "com Marcelo as informações têm de ser actualizadas quase ao dia". À idiossincrasia pessoal de Marcelo - fazem também parte do património histórico do PSD as suas hesitações e mudanças de ideias - junta-se uma questão de timing político. Não é do interesse do professor anunciar qualquer intenção antes de serem convocadas as eleições directas no PSD. O próprio Marcelo Rebelo de Sousa confessou aos seus próximos que não vê qualquer interesse político em colocar-se ao mesmo nível de Pedro Passos Coelho, que já está na corrida pela liderança.
As gentesPPD/PSD da Linha de Cascais, porventura preocupadas com um candidato "matreco" de Trás-os-Montes, terão ficado mais descansadas com a descida de "Cristo" à terra... Mas o País terá ficado em sossego com a perspectiva de uma mente instável se apresentar como a alternativa que o PSD tem para a governança? Quem não conhece as idiossincracias de Marcelo que não se ficarão apenas pelas suas hesitações e mudanças de ideias (as quais, só por si, dariam para um chumbo sem apelo)? Na minha opinião, que nem tenho voto na matéria, o jovem Passos Coelho, até porque é transmontano e um celta puro sem misturas mouriscas, vale por dois m Marcelos. E isso ficará demonstrado não tarda. (Marcelo, consabidamente, é talvez o maior produtor de intriga política em Portugal, uma actividade que domina e que tem sabido inundar nos canais mediáticos para interferir na conduta dos agentes políticos e daí extrair dividendos políticos pessoais (nem sequer são partidários, são pessoais, sublinho-se). Há mais de 30 anos que faz isso: intriga... Onde é que já se viu valorizar assim um intriguista de alto coturno?! O PSD sofre de profundas maleitas e contradições insanáveis às quais só um transmontano de cajado bem medido poderá por cobro.
.

A "NOVA" BELA ADORMECIDA - EM PALCO

Uma Bela Adormecida perseguida por Marilyn Monroe
Ir à notícia , porAna Ferreira Alves Um dos contos de fadas mais famosos do mundo estreia no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, na versão ópera. É para crianças e é bem mais divertida e moderna que o habitual.

Não, qual Disney. A ópera foi composta pelo italiano Ottorino Respighi (1879-1936) em 1922, com o título "La Bella Addormentata Nel Bosco", muito antes da versão animada de Walt Disney, que só foi criada em 1959.
A história, que também já tinha inspirado um bailado de Tchaikovsky, é uma fábula tão antiga que é impossível precisar o ano em que começou a ser contada. A versão mais conhecida foi fixada pelos Irmãos Grimm na sua recolha de contos de fadas, no século XVIII. É essa que Respighi segue nesta ópera, em que faz referência a outras composições de Debussy, Puccini e Ravel, numa espécie de viagem pela própria história do género. E aqui o objectivo é cativar um público jovem?Sim. Para além de a própria história ter aquele lado de encantar da princesa que recebe uma maldição e, depois de se picar numa roca, fica adormecida até um príncipe a beijar, o espectáculo que o São Carlos estreia hoje, às 15h00, é cantado em português, numa versão original de Alexandre Delgado, com direcção musical de João Paulo Santos. Para além de a ópera ser especialmente dedicada a crianças e escolas e durar pouco mais de uma hora, é constituída por artistas do programa Jovens Intérpretes.Que programa é esse?É uma iniciativa nova do São Carlos coordenada pelo encenador brasileiro André Heller-Lopes. Tem como fim descobrir novos talentos. Actualmente acolhe seis cantores residentes e uma figurinista/cenógrafa, com uma média de idades de 24 anos. Todos estão no espectáculo.
Estreia hoje às 15h00. Dias 2, 4, 9, 14 e 17 de Dezembro às 15h00, para escolas; dia 21 e 28 de Novembro às 16h00, e ainda 6, 13, 19 e 20 de Dezembro, também às 16h00, para famílias.Bilhetes de €5 a €15.
bela adormecida, , ópera, ottorino respighi, tchaikovsky, teatro nacional de são carlos
Espera-se que este trabalho não seja um exclusivo para quem tem a possibilidade de o ver em cena directamente, mas que, oportunamente, possa ser mostrado às nossas crianças de todo o país através da TV

O PORTUGUÊS DA AL QAEDA


Yusuf em Lisboa, no Chiado, apoiado em Fernando Pessoa

Paulo Santos Abdullah Yusuf, o português da Al-Qaeda , veio a Lisboa e falou de guerra e paz.
O que pensa da situação no Afeganistão? A presença da NATO é um factor de segurança ou de tensão? Há alguma alternativa?Para nós, muçulmanos, a situação é óptima. De facto, não podia ser melhor, com um governo sem legitimidade e uma corrupção galopante. Os governos ocidentais já começaram a compreender que a situação, depois de oitos anos, não está mais próxima de um final positivo (para eles) do que quando começaram. Não era necessário ser clarividente para prever que não podia ser de outro modo historicamente. A Rússia e a Inglaterra tentaram várias vezes controlar o Afeganistão e foram sempre derrotados, sempre. O que poderia fazer pensar aos imbecis dos americanos e ao mentecapto do Bush que os EUA poderiam fazer melhor?! No Afeganistão, a União Soviética deu os últimos suspiros e faleceu, esgotada moral e economicamente. O Ocidente irá pelo mesmo caminho. Temo que vocês caíram na ratoeira preparada pela Al Qaeda nas montanhas do Hindu Kush. E o plano é simples: abrir tantos focos de guerra quanto possível. Vocês correm a apagar esses focos e lentamente as vossas economias vão por água abaixo. Neste momento é a Somália, onde vocês, europeus, se estão a preparar para se meter... Não sei se os vossos políticos são estúpidos ou simplesmente ignorantes.
A alternativa é deixar-nos em paz. Se vocês deixarem que nos governemos a nós próprios (sem que tentem sempre estabelecer um governo mais maleável para os vossos interesses), não teremos motivos para estar em guerra.
E o que pensa da presença militar de Portugal no Afeganistão? A presença militar de Portugal é tão importante como o papel que Portugal tem no mundo. Isto é: nulo
.Expresso

COMBATE À SIDA


COMBATE À SIDA PASSA POR DIABOLIZAR O ACTO SEXUAL?

A solução foi apresentada esta semana e é considerada "utópica" entre especialistas. Os cientistas da Universidade de Octávia, no Canadá, defendem que a erradicação da sida passa por investir já, e para próximos cinco anos, todo o dinheiro disponível para combater a doença nas próximas duas décadas. Num artigo publicado na revista "BMC Public Health", os investigadores dizem que 60 mil milhões de dólares (40,2 mil milhões de euros) - quantia já disponível, entre donativos e investimentos nacionais - seriam suficientes para reduzir a taxa de infecção a dois quintos e levar ao fim da epidemia da sida. Os autores desenvolveram um modelo que divide o globo em diferentes regiões e faz as previsões de erradicação com base em dados epidemiológicos como as taxas de infecção, o número de pessoas em tratamento e a resistência aos medicamentos anti-retrovirais. "Estamos há 25 anos à procura da vacina, quase sem sucesso. No entanto, temos ferramentas para erradicar a doença. Por isso, as nossas projecções só utilizam as ferramentas e o dinheiro disponível", disse ao i o autor do trabalho, Robert J. Smith. Segundo o investigador, a estratégia de combate passa por tornar o tratamento acessível a todos os seropositivos, massificar as campanhas de sensibilização e distribuir preservativos a todas as pessoas do planeta - factores contabilizados no modelo.

20 novembro 2009

GRÃO a GRÃO




Esta pequena nota de Ferreira Fernandes leva-nos a pensar que o caso em apreço e a forma como é passado para a opinião pública, aos bochechos, deixando no ar a dúvida e a espectativa do que ainda está para deslindar, ao geito de... e vocês ainda não sabem o melhor!!... se inscreve numa operação destinada a descredibilizar o governo e a decapitar o Partido Socialista. Tresanda a vingança que alguns referem como causa a mexida no esquema das férias judiciais no início do governo Sócrates, outros, mais avisados, pensando irem as motivações mais fundo e se situarem no âmbito politico-ideológico, sendo a direita pura e dura, nas áreas onde o seu peso socio-político é predominante, em guerra aberta para desalojar qualquer resquício de esquerda da área do poder político. Porventura operação que poderá ter sido iniciada com os episódios do "Casa Pia"...
Pode este caso ter esses contornos cavernículas, pois os miasmas que se soltam são um pivete! Uma coisa já é quase certa: estão a escaqueirar a credibilidade da Justiça e dos seus agentes. E com a Presidente da República actual, intelectualmente um primário,sem quaisquer resquícios de grandeza, com impulsos para a golpada e rodeado de conselheiros como o cavernícola Carreira, o que poderemos esperar? Esperar sentados!

SUBMARINO DO PORTAS

submarino Portas
Chove a cântaros e no Tejo anda um submarino em manobras. Começo a entender a necessidade dos submarinos na Armada Portuguesa:- Em caso de inundações severas passarão a ter meios de resgate submersíveis que permitam actuar em prol das populações afogadas. Informação e opinião proferida na Barbearia do senhorLuis. Aqui, em Angra, chove simplesmente. Não se passa nada...

19 novembro 2009

OS PORTADORES DE MÁS NOTÍCIAS...












Nas habituais frustrações que, desde a antiguidade, fazem com que os portadores de más notícias sejam mortos por quem não pode, ou sabe, como matar quem lhas manda, faz-se agora crer que os órgãos de comunicação social violam o segredo de justiça (imagino que essa crença até faça parte da Lei).Como tenho a ideia de que os órgãos de comunicação social não são parte do poder judicial, nem conseguem ainda ter meios de espionagem dentro das instâncias judiciais, remeto mais esta aleivosia para o campo do primarismo taxista (sempre os taxistas a pagar as favas).

QUE É FEITO DO SENHOR LIMA DAS ESCUTAS?


Neste frenesim de golpes e golpinhos dirigidos ao herói do nosso tempo, o indomável José Socrates (será um osso ruim de roer...), quem parece ter caído de vez no esquecimento(!?) da agenda dos jornais, é o inefável Fernando Lima o bode expiatório da inventona das escutas de Belém. Está com Cavaco Silva? Faz o quê? Estará a escrever um livro sobre "As memórias do golpe falhado para lixar o Sócrates.?" Voltou ao Diário de Notícias? Bem, como a central de informações da actualidade parece ter o domínio total das cores alaranjadas, é muito provável que, nesta emergência, o senhor Lima não poderiria ser dispensado e terá tarefas importantes a desempenhar, o que não impedirá que acumule com outras funções, como por exemplo tomar conta dos aprovisionamentos da despensa do Palácio de Belém... o que até serviria para disfarçar. O que será dificil disfarçar é o sua utilidade para a tramóia.
Mas sobre ele caiu de facto aquele manto da invisibilidade que tanto jeito deu no começo da saga Harry Potter... Não surpreenderá que a memória devolva histórias de feitiços e aprendizes de feiticeiros – talvez porque, neste caso, os feitiços se têm virado quase sempre contra os feiticeiros. Quem escuta e quem é escutado, quem é negligenciado e quem negligencia, parece uma brincadeira de crianças. Em lugares muito sérios (embora nos parece que, em tempos idos já teriam sido muito mais sérios e fiáveis...).

A CRUZADA ANTI-SÓCRATES





A nova estratégia de alguns grupos políticos passa agora por criar a ideia de que se Sócrates está envolvido em tantos casos então é porque se trata um grande malandro. Isto é, lançam-se suspeitas sistemáticas, não provam nada e depois dizem que esteve envolvido em muitos casos como se tivesse sido sempre condenado.
Pior ainda, cria-se um ambiente de intimidação de tal forma que sempre que alguém se opõe a estes truques é logo apelidado de conivente... No processo Casa Pia todos os que ousavam desconfiar do processo eram pedófilos, agora são corruptos.Se Sócrates é corrupto provem-no e se o fizerem então que se demita e seja condenado, mas até que o provem defenderei Sócrates, da mesma forma que teria defendido Sá Carneiro ou Pinto Balsemão. A verdade é que nenhum político português foi tão investigado como Sócrates, teve tanto ódio por parte dos magistrados e das polícias e foi tão vilipendiado por bandalhos fascistas.Até que se prove o que quer que seja Sócrates é mais do que presumivelmente inocente, é inocente e não serei eu que por oportunismo ou porque as minhas capacidades ou projecto político não convencem os eleitores vou prescindir dos meus valores, desrespeitar os mais elementares princípios da democracia ou destruir qualquer adversário político só para chegar ao poder. E o pior é que alguns dos que têm tanta fome de poder estão na verdade a sofrer da síndrome da abstinência porque há muito que sentem a falta das comissões e dos financiamentos ilegais, como os da Somague que ajudaram Durão Barroso e Manuela Ferreira Leite a ganharem as eleições. Pior ainda, arranjaram para bode expiatório um dirigente com uma doença grave para assumir as culpadas de ter recebido o financiamento.

18 novembro 2009

O HOMEM OU É MUITO BOM OU MUITO MAU!!!

Hoje o Presidente da República recebe o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e, apesar de a agenda ter sido classificada como altamente confidencial pelas duas instituições, não restam dúvidas aos observadores judiciais de que será o caso Sócrates a estar em cima da mesa. Desconhece-se também de quem foi a iniciativa da reunião, mas está excluído que seja uma simples "apresentação de cumprimentos". A verdade é que o Presidente da República não reúne com Pinto Monteiro desde Fevereiro.
O lado absolutamente irónico desta situação é que, enquanto o Presidente da República alimentava a suspeita de estar a ser vigiado por Sócrates, quem efectivamente estava sob escuta do Ministério Público era o primeiro-ministro, sem que ninguém, aliás, suspeitasse.
Mas estranha-se que o Presidente não tenha mantido o seu interlocutor privilegiado naquele sector da magistratura, na circunstância o magistrado sindicalista João Palma, o qual já antes tinha sido recebido com toda a normalidade na Presidência da República a propósito do Freeport, a outra operação anti-Sócrates, ao que parece ultrapassando o Sr.Procurador Geral.
Não percebendo nós de assuntos de protocolo mas alguma coisa de hierarquias, tudo isto cheira a esturro e parece haver muito boa gente que, cada qual a seu modo, parece terem algo em comum com a desbocada da TVI em relação a Sócrates. E este homem, perante isto tudo, só pode ser portador de uma de duas qualidades: Ou é muito bom, ou muito mau! Eu Acho que ele é muito Bom!!!.Determinado e pertinaz! O que lhe torna a vida difícil neste país de mediocres, indolentes e preguiçosos mentais. Ficam exaustos só de verem alguém a mexer-se com desenvoltura... Então se abanar a pasmaceira, mexer com mordomias 0u retirar privilégios... meu Deus!!



OBAMA CONTINUA A SER UMA ESPERANÇA

Parecia uma oportunidade única para chegar ao vasto público chinês, mas não foi. No primeiro dia em Xangai, a capital financeira da China, o presidente Barack Obama aproveitou o encontro com estudantes para transmitir os "valores americanos" de liberdade de expressão e de acesso à informação. "Deveriam estar disponíveis para todas as pessoas" em todo o lado, afirmou Obama, num sinal de pressão sobre o controlo duro que o Partido Comunista Chinês exerce no país. O impacto da mensagem na China morreu, contudo, às mãos desse mesmo controlo - os estudantes na plateia e as respectivas perguntas tinham sido cuidadosamente escolhidos, o evento não foi transmitido na cadeia de televisão nacional chinesa e mesmo a frase de Obama sobre a importância de libertar a internet (da censura) acabou por ser eliminada dos sites noticiosos chineses. "Percebemos as limitações", admitiu o conselheiro da Casa Branca David Axelrod, citado pelo "Washington Post". Ainda assim, "as respostas foram dele [Obama] e ele teve uma oportunidade de as transmitir a uma audiência mais vasta na televisão local [Xangai] e na internet. Valeu a pena", defendeu.
Os( nossos bernardinos continuarão a propagandear as liberdades chinesas...)

BOA PERGUNTA!!!

Apesar de Cavaco Silva ter feito progressos ao não ter chamado o sr. Palma a Belém para o ouvir falar sobre o caso Face Oculta, como sucedeu a propósito das supostas pressões sobre os magistrados do caso Freeport, a verdade é que começa a ser habitual que Cavaco receba alguém quando um processo judicial está na berra, isso só não terá sucedido no caso BPN, sabe-se lá porquê.
Até pode ser coincidência a recepção do Presidente do Supremo Tribunal de JUstiça, mas depois de Cavaco se ter manifestado preocupado com o caso Face Oculta, estas coincidências podem ter uma segunda interpretação. Digamos que não é muito saudável na perspectiva da separação de poderes.
HIPOCRISIA
A direita, com o apoio de Cavaco Silva, opôs-se à alteração das normas das uniões de facto com o argumento de que havia o casamento. Agora até aceita o casamento gay desde que este seja substituído por um contrato. Isto é a hipocrisia da direita portuguesa
.
PARA VER E PENSAR

17 novembro 2009

A PIDE TAMBÉM ESCUTAVA

Programa da RDP, o Contraditório, com Carlos Magno, Luis Delgado e Ana Sá Lopes.
Diz Carlos Magno: “Há coisas que um cidadão não faz, não faz pelas pernas abaixo e não comenta escutas.” De memória, dizem eles, e até o inefável Luis Delgado, entrou neste acordo de conversa: “Quem colocou as escutas cá fora cometeu um crime. Repugna-me que alguém seja quem seja, esteja a ser escutado. Como diz o Bastonário Marinho e Pinto, até um arguido e o seu advogado tem o direito a não ser escutados, quando alguém está a escutar, deve parar logo ali.Vejam lá o que isto dá: aqui há coisa de um mês andávamos todos preocupados a discutir porque o Presidente estava a ser escutado, afinal era Sócrates que andava a sê-lo há quatro meses. Provavelmente andamos todos a ser escutados isto é uma sociedade inquisitorial pidesca, soviética, própria de regimes ditatoriais etc. etc. “
.
Direi mais: é preciso registar os nomes de quem está a dar apoio ou concorda com a isto porque não é gente de confiança para alguma vez ter acesso aos destinos deste país.Clique no link daquela conversa, e depois no botão de áudio para ouvir, porque raramente lhe sugiro coisa que não mereçam ser ouvidas.in ARROIOS
.
Etiquetas

FINALMENTE UM SORRISO ABERTO!...


Só para ver esta senhora sorrir e perder aquele ar de condenada ao cadafalso, vale a pena aceitar os sacrifícios e os tratos de polé a que Sócrates tem sido submetido.

O GAJO É BOM? - VAMOS DAR CABO DELE!!!

Depois de desembarcar em Macau e na Venezuela, o Magalhães está a caminho de conquistar a América do Sul. Há vários países interessados em importar o minicomputador produzido em Portugal e 2010 deverá ser o ano da sua explosão internacional. Quem o garante é Nuno Martins, responsável máximo pelo Magalhães na Intel, que falou ao i sobre o fenómeno do portátil de baixo custo lá fora.
"A Intel tem registado algumas tentativas de criar versões nacionais, mas Portugal foi único no mundo. Fez o que ninguém conseguiu fazer", avança o responsável, que considera a expansão do Magalhães inevitável. O governo colombiano já veio a Portugal conhecer o projecto e há interesse em países como o Chile, onde o acesso a tecnologias no âmbito educativo ainda é muito reduzido.
A verdade é que estes governos poderiam optar por desenhar uma versão própria, licenciando o Classmate PC desenvolvido pela Intel e que esteve na base do Magalhães. No entanto, Nuno Martins explica que este é um empreendimento dispendioso, que exige muita coordenação entre governo, empresas e escolas. "A abordagem global que Portugal teve foi única, e a forma como conseguiu pôr a funcionar o Plano Tecnológico da Educação exemplar", defende o responsável da Intel. Por isso, é mais fácil e barato importar o Magalhães.
(jornal I.).
Confirmado o sucesso do famigerado Magalhães poder-se-ia anunciar a crise de dor-de-corno do PSD e as prováveis sessões de carpideiras no funeral da estratégia do inefável Pacheco que terá visto na triste campanha que encetou contra o inocente objecto a estratégia certa para levar a patroa a primeira ministra. Campanha que teve também o apoio de outro vencido da vida, que provou na acção estar a milhas do que prometia como político, o preclaro António Barreto. O que prova quão difícil é fazer algo num país de empatas. Empatas que não olham a meios para destruírem (é o termo) quando aparece alguém que é capaz de estabelecer, com evidência, quem tem valor e faz de quem o não tem e só empata. São os empastas,os incompetentes e as camarilhas de notáveis inúteis que arregimentam, a verdadeira desgraça deste país...
Queremos neste pequeno exemplo demonstrar que JOSÉ SÓCRATES é um político que faz, que constrói, que puxa o País para cima!!! Mas vejam a guerra sem quartel que tem sido movida com toda a espécie de metralha contra o político que veio pôr em evidência a rafeirada inútil que pulula neste desgraçado país que consome mundos e fundos para manter esse ror de inúteis a pão-de-ló. E sempre com as pantalhas disponíveis para venderem a sua banha da cobra ... e zurzirem no Sócrates. Claro que, como a canalha gosta de pagode... e como são os impatas e os incompetentes que têm os palhaços e os coca-bichinos, a canalha segue-os sempre à espera de mais uma momice, mais uma cambalhota. E lá vamos cantando e rindo.






16 novembro 2009

CAVACO DESVIADO PARA AS LINHAS DE TORRES


Cavaco a apanhar bonés dos franceses na Linha de Tores

A Europa esteve hoje, 11 de Novembro, dia da comemoração do Armísticio da I Guerra Mundial celebrado em 1918, com os olhos postos em Paris onde França e Alemanha se deram as mãos e reafirmaram o seu credo na União Europeia. Pois em Portugal alguém obrigou o PR a recuar um século mais, a recuar para a guerra peninsular e a discursar sobre as Linhas de Torres, acto que podia muito bem ter lugar em vários outros dias. Depois queixem-se da periferia

ASININOS

O que alguns arautos da defesa do Estado de Direito reclamam é a sua subversão pela via das alterações pontuais em função dos seus interesses políticos, esquecendo que a abertura a esse voyerismo é o principio que pode vir a legitimar a coisa mais execrável num regime político: a escuta segredosa ao cidadão. Isto deixa-me um arrepio no pelo, mas pelos vistos não deixa a todos. E vi ontem alguns na TVI, o José Manuel Fernandes, pois claro, e um artista com um ar muito pouco recomendável que dá pelo nome de António Ribeiro Ferreira, (um primário + para o primata) sobre o qual descobri esta pérola de veneração a Bush, tendo-o descoberto nesta e nesta onde o pode conhecer. É com exemplares destes que o jornalismo e a Direita vão fazendo o seu caminho. E é uma pobreza que a televisão promova o seu fel, unicamente à cause de Sócrates.

Pois... a dita direita ataca sempre açulando os cachorros do seu canil!

PROSTITUTOS


Instalou-se, informalmente, na comunicação social portuguesa um programa de justicialismo cujos resultados estão à vista. Talvez nunca se tenha vivido,desde o 25 de Abril de 1974, uma atitude de tanto sarcasmo, ironia e desconfiança como aquele que os senhores do poder conseguiram montar contra o sistema judiciário. Por mais esforços que centenas de polícias, de procuradores e de juízes possam fazer para entregar dignidade à sua profissão, a traficância de informação entre gente que vive no meio judiciário, na comunicação social e na política tornou-se num verdadeiro prostíbulo. Uma realidade sórdida onde os diferentes actores políticos procuram contaminar a Justiça.Um mundo sinistro de personagens sinistras do sistema judiciário que libertam informações,ou meias informações, verdades, ou meias verdades, condicionando a vida pública e política. Por outro lado, a comunicação social mistura, tempera, agita, coloca em lume brando, notícias apocalípticas que, em lume brando, desfazem vidas, destroem a honra e o carácter dos visados. O segredo de justiça já não passa de um arroto.A falta de decisão judicial em vários processos arrasta-se e arrasta Portugal para a lama. A pretensa moralidade de comentadores comprometidos ou avençados tempera o resto.
Quando o País se torna governável à luz do boato ou da notícia do dia, deixou de haver Governo, deixou de haver Oposição, deixou de haver política na sua maior nobreza para emergirem graves personalidades, botando discurso beato sobre a intriga, desleixados das suas obrigações.
Governe quem deve governar. Faça Oposição quem a deve fazer. Investigue quem tem competência para investigar.
Mas, sobretudo, é preciso que ganhem vergonha na cara e cumpram as suas obrigações para com o País.
É para isso que lhes pagamos. E, já agora, que a justiça seja séria e julgue, em vez de mandar julgar na praça pública.
A mediocridade já foi longe demais, cheira a podre e a indignidade.


Não é com esta prostituição moral que o País sairá da crise.


ESCUTAS - 11 - AS HIENAS A CRAMAR!!!


A hiena caracteriza-se por ser um animal que come merda,
tem uma enorme destreza e grande crueldade...

Guilherme Silva fundamenta a sua aparição com a proverbial independência, argumentando que "toda a gente tem dúvidas"... Imaginem se o preclaro senhor fizesse um plesbicito na Madeira a quantidade de opiniões alinhadas que de lá não traria! E um despacho do patrão: enforque-se o cavalheiro! É um pagode

15 novembro 2009

CAMUS, O MARXISMO E OS COMUNISTAS

J.paul SARTRE E albert AAMUS

Contar-se-iam pelos dedos da mão os comunistas que chegaram à revolução pelo estudo do marxismo. Convertem-se primeiro e só depois lêem as Escrituras". (“O Homem Revoltado”)São os participantes ideais de um estado baseado no anonimato e na alegada eficiência dos seus funcionários. A burocracia inunda toda a forma de totalitarismo mesmo a que se diz democrática. É a Secretária da Peste que em Estado de Sítio se assume como revolucionariamente justa – e, na verdade, que haveria mais justo que a morte que a todos abraça? – e assim fala sobre a revolução: -“As revoluções não falam de insurrectos. A polícia, hoje, serve para tudo, mesmo para derrubar o governo. E não será melhor assim, de resto? O povo pode descansar enquanto os bons espíritos pensam por ele e decidem em seu lugar sobre a quantidade de felicidade que lhe é favorável”In CAMUS, M. Luiza Borralho – Rés, 1984 (Um livro raro acerca de Camus, editado em Portugal, que encontrei, por acaso, numa livraria de Lisboa – muito interessante.)

NO PAÍS DOS SACANAS



NO PAÍS DOS SACANAS



Que adianta dizer-se que é um país de sacanas?
Todos os são, mesmo os melhores, às suas horas,
e todos estão contentes de se saberem sacanas.
Não há mesmo melhor do que uma sacanice
para poder funcionar fraternalmente
a humidade de próstata ou das glândulaslacrimais,
para além das rivalidades, invejas e mesquinharias
em que tanto se dividem e afinal se irmanam.
Dizer-se que é de heróis e santos o país,
a ver se se convencem e puxam para cima as calças?
Para quê, se toda a gente sabe que só asnos,
ingénuos e sacaneados é que foram disso?
Não, o melhor seria aguentar, fazendo que se ignora.
Mas claro que logo todos pensam que isto é o cúmulo da sacanice,
porque no país dos sacanas, ninguém pode entender
que a nobreza, a dignidade, a independência, a justiça, a bondade, etc.,
sejam outra coisa que não patifaria de sacanas refinados
a um ponto que os mais não são capazes de atingir.
No país dos sacanas, ser sacana e meio?
Não, que toda a gente já é pelo menos dois.
Como ser-se então nesse país? Não ser-se?
Ser ou não ser, eis a questão, dir-se-ia.
Mas isso foi no teatro, e o gajo morreu na mesma
.
[Jorge de Sena]
Em 10/10/1973-meses antes do 25 de Abril!
Como estamos agora de sacanice? Pior! E mais refinada...

ESCUTAS - 10 - CINQUENTA E DUAS CASSETES



(Pandegos é curto - Sacanas é o termo correcto)

O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE E O PSD

ANTÓNIO ARNAUT
Por José Niza e... para que conste...
1. A mentira mais descarada, desavergonhada e oportunista da última campanha eleitoral saiu da boca de Manuela Ferreira Leite no frente a frente televisivo com José Sócrates.
Vá lá saber-se porquê, Sócrates tinha o detector de mentiras desligado. E não reagiu. O mesmo aconteceu com os nossos sábios – comentadores e analistas – sem memória que por aí pululam nos jornais, rádios e – sobretudonas televisões, a dizer banalidades e a fazer profecias.
E qual foi a mentira?
O que disse Manuela
?
- Que o PSD sempre apoiou o Serviço Nacional de Saúde!!!
Ao ouvir isto saltei no sofá da sala e desatei aos gritos. A minha mulher até julgou que eu estava a ter um ataque de asma democrática. Indignei-me. Revoltei-me. Chamei à senhora nomes ainda mais feios do que os que João Jardim chama aos jornalistas.
Afirmar, perante um milhão e meio de portugueses, que o PSD sempre apoiou o SNS, é o mesmo que proclamar que Salazar foi anticolonialista. Não é falta de memória, é falta de vergonha.
Mas vamos lá então ver como é que o PSD se comportou quando o SNS foi criado, em 1979, na Assembleia da República.
2. Há dias o António Arnaut telefonou-me: “Ó Niza, vou lançar um livro sobre os 30 anos do SNS e gostava que viesses, até porque tiveste um papel importante na sua criação”. E lá fui até Coimbra, à linda Quinta das Lágrimas.
A sala estava apinhada. Umas trezentas ou quatrocentas pessoas. Nunca vi tanta gente no lançamento de um livro. Gente de todas as cores, ideologias e culturas, da direita ao BE. O António Arnaut fez questão em que eu fosse para a mesa fazer-lhe companhia a ele, ao Dr. Almeida Santos e à Drª Ana Jorge, ministra da Saúde. Manuel Alegre – a convalescer de um internamento hospitalar – enviou um texto sobre a criação e importância social do SNS no qual considera que o maior legado do 25 de Abril e do PS a Portugal foi o Serviço Nacional de Saúde.
Arnaut contou histórias da História do SNS. Por exemplo esta: Quando Mário Soares o convidou para ministro da Saúde do governo PS/CDS ele aceitou. Mas só com a condição de avançar com o SNS. Soares disse que sim. E só mais tarde percebeu que estava metido num saco de gatos.
Nessa altura eu era presidente da Comissão Parlamentar de Saúde e responsável nacional do PS por essa área. E foi nessas duas qualidades que com o Arnaut, o Prof. Mário Mendes, o Prof. Miller Guerra, e outros, deitámos mãos à obra.
A propositura do SNS na AR caiu como uma bomba nas bancadas da direita. O PSD e o CDS reagiram rapidamente e em força! A Ordem dos Médicos/Gentil Martins ameaçava com greves e boicotes. A maioria dos médicos portugueses entrou em pânico, bramando contra a ideia de se transformarem em “funcionários públicos”. Mesmo dentro do PS havia gente hesitante e ambivalente, sensível à demagogia da direita e às ameaças dos médicos. A começar por Mário Soares.
Os debates parlamentares – nos quais participei – foram de cortar à faca. Recordo-me de deputados médicos do PSD e do CDS atacarem o SNS de todas as formas e feitios. Recordo-me até dos principais porta-vozes desse repúdio pelo SNS: Malato Correia e José Ferreira Júnior, pelo PSD. E Rui Oliveira, pelo CDS.
Finalmente, com o apoio do PCP, a tão falada “maioria de esquerda” funcionou. E assim se cumpriu uma das promessas maiores do 25 de Abril e o artigo 64º. Da Constituição (Direito à Saúde) que eu ajudei a redigir.
Voltemos à Quinta das Lágrimas. Depois do lançamento do livro, o jantar: Arnaut, Almeida Santos, Ana Jorge e eu. Enquanto depenicávamos aquelas ficções culinárias a que chamam “nouvelle cuisine”, e sofríamos com as peripécias dramáticas do Portugal-Hungria, o Arnaut e eu abrimos o livro das estórias da História do SNS. Que davam outro livro!

ESCUTAS - 9 - INSÍDIA

Quando me questionam sobre os casos que se sucedem onde os policiais fazem de justiceiros, onde a justiça faz de politiqueiros e onde os políticos fazem de parvos, respondo sempre da mesma forma: - Ainda acredito no poder judicial português, apesar dos pesares, e por isso espero que os casos se resolvam sendo ilibados os inocentes e condenados os criminosos. Só depois disso farei as minhas apreciações.Dizem que isso é coisa de barbeiro inocente e ignorante, zangam-se e desandam cada um com a sua sentença no bolso e o seu suspeitar na ponta da língua.Mas reconheço que a coisa está a ficar perigosa. Um Presidente escutado, um Primeiro escutado, um povo inteiro convencido que está a ser escutado, um regime escutado e todos sem saberem quem escuta, para o que escuta e com que intenção escuta.Enquanto isto as caixas de ressonância ribombam na insídia

A GRANDE MANUELA DA TVI


A Jornalista diz que quer avançar com um processo mesmo que o procurador-geral arquive as suspeitas. Mas pode ter chegado atrasada para "salvar" as escutas entre Sócrates e Vara."Se o procurador-geral da República não abrir um processo, eu abro." Foi desta forma que a jornalista Manuela Moura Guedes explicou ao DN o que a levou a constituir-se como assistente num processo que diz respeito a escutas telefónicas entre José Sócrates e Armando Vara, ex-vice-presidente do BCP, um dos arguidos do caso "Face Oculta. Que gente feia pontifica por aí! Valha-nos a alta qualidade dos poderes instituidos para nos garantir a vida cívica sem sobressaltos... Nada porém podendo fazer quanto a problemas de ordem estética que muito dependem do gosto ou mau gosto dos portugueses a quem um célebre inglês de antanho chamava de porcos feios e maus. O que não é o caso da Guedes que é uma das mais belas mulheres de Portugal e um miminho em termos de comportamento cívico.

ESCUTAS- 8 - TRAPALHADAS

A semana começou como acabou: com mais uma enorme trapalhada da justiça portuguesa. Além da crónica lentidão, da eterna burocracia e das guerrilhas inqualificáveis entre os sectores da investigação, há uma falta de objectividade e de transparência inadmissíveis, escondida quase sempre sob o manto infinito e assustador em que se transformou a lei do segredo de justiça. Se sábado o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, tivesse confirmado com um simples "sim, foram enviadas certidões extraídas do processo 'Face Oculta' para o Supremo Tribunal de Justiça, órgão a quem compete verificar a legalidade das escutas de um dos envolvidos, o primeiro-ministro", em vez de um linguajar jurídico que nada dizia e levantava todas as leituras e suspeições possíveis, onde é que se quebrava a lei? Se Pinto Monteiro tivesse acrescentado que ainda não existiam decisões sobre as ditas certidões porque se aguardavam novos dados da investigação, em vez de entrar num jogo de pingue-pongue inacreditável com o presidente do Supremo, Noronha do Nascimento, onde é que se quebrava a lei? Se Noronha do Nascimento tivesse respondido que já tinha deliberado sobre as certidões e que o resultado tinha de ser divulgado pelo PGR, em vez de criticar os "bochechos" e as atitudes da Procuradoria, onde é que se quebrava lei? Assim vai a justiça nacional: desacreditada pelo que faz, pelo que não faz e também pelo diz e pelo que não diz. Triste espectáculo este. » [Diário de Notícias

Filomena Martins