10 abril 2010

ROTEIROS - COMÍCIO


ANÍBAL CAVACO SILVA, depois de Passos Coelho o ter afagado, convidando-o a recandidatar-se com a promessa de colocar o PSD a seus pés, perdeu os receios de que o novo líder do seu Partido levasse à prática uma estratégia menos cooperante, ameaça que se desprendia dos seus gestos antes do último toque de ordem para reunir as forças, com a promessa de poder à vista e o odoroso aroma que esse poder tem para dar paz aquele autêntico saco de gatos.
Por outro lado e em virtude das mesmas circunstâncias, o Prof. Cavaco Silva entrou decididamente em oposição aberta ao Governo, utilizando, para o efeito, os comícios da sua recandidatura à P.R., a que eufemisticamente resolveu chamar "ROTEIROS", mero expediente para usar os meios do Estado em proveito da sua campanha política pessoal e de, ao mesmo tempo, usar a palavra de forma acutilante com vista a facilitar a vida ao seu PSD no combate ao Governo. Comete assim os mesmos pecadilhos dos vulgares políticos-politiqueiros que, em linguagem popular, se qualificam de a PORCA DA POLÍTICA, pecadilhos que procura disfarçar com as encenações aparatosas de cerimónias de Sua Exª o Chefe de Estado em desempenho de funções! Com o agravante de muitas vezes as críticas se centrarem em situações que ele próprio deixou de herança aos que vieram a seguir... Mas como o Prof.Cavaco Silva parece ter um lado a tender para o mauzinho, devemos reconhecer que a decisão do Tribunal Constitucional sobre os casamentos anormais ter-lhe-ão causado alguma crise nervosa do tipo mastiganço-bolo-rei e feito subir os níveis de mau humor... E como o que ele tem mais à mão para desopilar é o governo de José Sócrates, pumba e aí vai disto... Entretanto veremos Sua Excelência em acção com os seus roteiros-comício... abrindo rotas ao seu PSD.

ROTEIROS - COMÍCIO

Drag and drop meDrag and drop meANÍBAL CAVACO SILVA, depois de Passos Coelho o ter afagado, convidando-o a recandidatar-se com a promessa de ter o PSD a seus pés, perdeu os receios de que o novo líder do seu Partido levasse à prática uma estratégia menos cooperante, ameaça que se desprendia dos seus gestos antes do último toque de ordem para reunir as forças, com a promessa de poder e o odoroso aroma que esse poder tem para dar paz aquele autêntico saco de gatos.
Por outro lado e em virtude das mesmas circunstâncias, o Prof. Cavaco Silva e entrou decididamente em oposição aberta ao Governo, utilizando, para o efeito, os comícios da sua recandidatura à P.R., a que eufemisticamente resolveu chamar "ROTEIROS", mero expediente para usar os meios do Estado em proveito da sua pessoal campanha política e de, ao mesmo tempo, usar a palavra de forma facilitar a vida ao seu PSD no combate ao Governo. Comete assim os mesmos pecadilhos dos vulgares políticos-politiqueiros que, em linguagem popular, se se qualifica como a PORCA DA POLÍTICA, pecadilhos que procura disfarçar com as encenações aparatosas de cerimónias de Sua Exª o Chefe de Estado em desempenho de funções! Com o agravante de muitas vezes as críticas se centrarem em situações que ele próprio deixou de herança aos que vieram a seguir...
Mas como o Prof.Cavaco Silva parece ter um lado a tender para o mauzinho, devemos reconhecer que a decisão do Tribunal Constitucional sobre os casamentos anormais ter-lhe-ão causado alguma crise nervosa do tipo mastiganço-bolo-rei e feito subir os níveis de mau humor... E como o que ele tem mais à mão para desopilar é o governo de José Sócrates, pumba e aí vai distoEntretanto veremos Sua Excelência em acção com os seus roteiros-comício... abrindo rotas ao seu PSD.

09 abril 2010

ESTAMOS SALVOS - COELHO VAI ENTERRAR O PEC

Drag and drop me Depois do McDonald's, é a vez da Pizza Hut encerrar restaurantes na Islândia. É que encomendar uma pizza tornou-se demasiado caro para muitos islandeses, que ainda estão a recuperar do colapso financeiro do final de 2008.
Após 20 anos a operar no território, a Pizza Hut admite fechar dois dos três restaurantes devido à quebra da procura, ao aumento dos custos de importação de matérias-primas e à queda da moeda nacional.
"É óbvio que as famílias têm menos dinheiro para gastar e os restaurantes estão entre as primeiras coisas que as pessoas cortam", disse à Reuters Thordis Loa Þórhallsdóttir, gerente Pizza Hut.
Já em Outubro, quando o gigante do "fast food" McDonald's anunciou a retirada da Islândia, pelas mesmas razões, milhares de islandeses correram para os restaurantes da cadeia comer o último Big Mac. No caso da Pizza Hut, não será tão dramático. A cadeia mantém um estabelecimento aberto perto da capital, Reiquiavique, para os clientes mais fiéis...
Devemos começar a pôr as barbas de molho?
-Nem pensar!!!... Vem aí o Passos Coelho para enterrar o PEC..., salvar a Pátria..., as pataniscas e os peixinhos da horta...

A CORRUPÇÃO


Estudo sobre corrupção participada no país identificou a origem do mal: poder local constatando-se que os homens são mais corruptos que as mulheres.Uma das maneiras mais simples de combater a corrupção é não votar em determinados candidatos", diz Luís de Sousa, professor do ISCTE e autor do estudo sobre corrupção em Portugal, que foi promovido pela Procuradoria-Geral da República. Apresentado ontem em Lisboa, com a presença do líder do Ministério Público, Pinto Monteiro, e do ministro da Justiça, Alberto Martins, o estudo revela que quase 90% da corrupção participada envolve os órgãos de poder local: 68,9% dos crimes de corrupção passiva são cometidos nas câmaras municipais, 15,6% nas empresas municipais e 4,4% nas freguesias.
O procurador-geral da República apelou ontem à participação do governo para garantir aos órgãos de polícia criminal os meios necessários para evitar que os processos se "continuem arrastar". Mas, para o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins, a solução para a corrupção em Portugal "está na descentralização".O estudo realizado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) em parceria com Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do ISCTE, mostra a disparidade dos resultados entre Norte e Sul. Dos 838 processos que foram analisados entre 2004 e 2008, 173 dos crimes de corrupção dizem respeito ao Porto, mais 73 do que em Lisboa. No crime de peculato, a capital do tem vantagem: 105 contra 75 no Porto. Participação económica em negócio regista o menor número de incidências: 21 para o Porto e 11 para Lisboa. As diferenças entre as duas principais cidades do país podem ter várias interpretações. António Lobo Xavier avisa: "Pode querer dizer que, no Porto, a população é mais participativa nas denúncias". O advogado e gestor da Sonaecom defende que há uma grande desconfiança dos portugueses na justiça. E, portanto, "pode haver mais confiança cívica no Porto".

A VINGANÇA DA DIREITA FRANQUISTA

Drag and drop me

08 abril 2010

SENEGAL - ESTÁTUA RENAISSANCE

O Senegal faz hoje 50 anos. No entanto, vou dedicar-me a um acontecimento de ontem e de pormenor (53 metros de altura). A estátua Renaissance Africaine, ontem inaugurada em Dacar, é mais alta do que a Estátua da Liberdade, custou 23 milhões de dólares e o país é pobre, mas não vou por aí. Há sinais mais interessantes. No alto de uma colina da capital, a estátua surpreende pela pose. Um homem de peito feito ao vento, queixo levantado, agarra a mulher e o filho com os seus braços musculosos. O dedo da criança, apontando, culmina a estátua. É evidentemente uma obra estalinista. Poderia ilustrar a família de um kolkhoze soviético - e tudo se explica porque a empresa que forjou o cobre daquela estátua é norte-coreana. Com tanta prática em grandiosas estátuas de Kim Il Sung, a Mansudae faz preços imbatíveis. Aprecie-se a ironia do Senegal - que quer celebrar o renascimento africano e é um dos berços da estatuária da África Ocidental (que tanto influenciou a arte moderna, diz Picasso) - ser obrigado a recorrer, por uma mesquinha questão de dinheiro, a um estilo que lhe é tão exterior... Por outro lado, os imãs (os senegaleses são islâmicos) protestaram por a mulher mostrar um seio e ter uma perna nua. É o lado bom da estátua: ao menos na nudez presta-se homenagem ao autêntico renascimento africano.
Ferreira Fernandes DN

OS SUBMARINOS DO PSD-CDS

Sobre os submarinos do governo Durão/Portas, escreve Vasco Pulido Valente, hoje mesmo, no Público: «Não me parece que o escândalo vá longe.» E explica porquê: «Por um lado, nenhum deles [os submarinos e a pedofilia na Igreja] tem implicações directas na sobrevivência do Governo ou na reputação de Sócrates.» A nuance é decisiva. Não contribuindo para afectar a imagem do primeiro-ministro, a opinião publicada em jornais e blogues — em grande parte dominada pela «geração Fox News [...] uma simbiose entre os ex-leninistas e os miúdos muito conservadores que têm no Pacheco Pereira uma espécie de ídolo», na síntese, certeira, de António Nogueira Leiteaborrece o tema.
Como lembrou ontem o Pedro Adão e Silva, «Diz muito, aliás, sobre o país, que o Parlamento ande entretido numa comissão de inquérito para saber se o primeiro-ministro tinha conhecimento de um negócio abortado entre privados e não se faça uma comissão de inquérito sobre as contrapartidas nos negócios militares, onde há indícios de 4,6 milhões de euros em subornos... Trivial!
Drag and drop meDrag and drop me

O ECOSSISTEMA POLÍTICO

Drag and drop me

A DEMISSÃO de Nuno da Camara Pereira de líder do PPM preocupa-me.
Pode vir a ser o fim de mais um partido histórico. Desde o 25 de Abril, são inúmeros os pequenos partidos que já se extinguiram. Onde estão a AOC, a FEC(ML), o PDC? Isto não pode continuar. Agora percebe- -se que Santana Lopes tenha querido o PPM na sua coligação por Lisboa: quis mostrar preocupação pelo património devoluto e a cair. Eu gostava de fazer um apelo ao IPPAR e à ministra da Cultura: os pequenos partidos ainda existentes têm de ser considerados património histórico e cultural e devem ser preservados e recuperados. Por exemplo, vamos incentivar Pacheco Pereira a sair do PSD e a refundar o seu PCP(ML). Sempre que há eleições, assistir a um debate televisivo com os pequenos partidos é como ir a um museu ou a uma daquelas feiras de reconstituição medieval. É história viva. Ver e ouvir Carmelinda Pereira, do POUS, propor a união entre PS e PCP é comovente. Se conseguimos salvar o lince-ibérico, também podemos salvar a Carmelinda. Os defensores da língua portuguesa têm de estar gratos a Garcia Pereira e ao PCTP/MRPP por manterem vivas expressões como "social- -fascismo", "operariado", "povos oprimidos". No futuro Museu da Língua tem de haver um holograma de Garcia Pereira a repetir estes termos em loop. Mas atenção, o que deu origem ao Bloco de Esquerda não é solução. Foi o mesmo que destruir um edifício histórico para fazer um centro comercial "tipo Taveira", com lojas de franchising ideológico. O major Tomé era a bifana, Louçã é o hambúrguer de soja.

A ÉTICA QUE SE ESVAI

Drag and drop me Emídio Rangel foi ouvido na Comissão de Ética da Assembleia da República. Leu e entregou aos deputados uma declaração em que pôs a nu os podres do jornalismo que se pratica em Portugal. A oposição (PSD, CDS, PCP, e CDS), a quem esse tipo de jornalismo tem ajudado a disfarçar a sua incapacidade para enfrentar o governo no plano político, não gostou e recusou fazer perguntas ao convidado.Assim se esvai a ética duma comissão. Pois...

07 abril 2010

VINHO TINTO

Drag and drop meDrag and drop meDrag and drop me

O consumo continuado de vinho tinto estabiliza os vasos sanguíneos do pénis, de acordo com um estudo realizado em ratos na Faculdade de Medicina do Porto e cujos resultados acabam de ser publicados na revista científica Journal of Food Science.
Os polifenóis presentes no vinho tinto promovem a estabilização dos vasos sanguíneos do tecido eréctil do pénis. Trata-se de um mecanismo que envolve o aumento da expressão das moléculas promotoras das interacções entre as células dos vasos sanguíneos.A investigação da cientista Delminda Neves revelou ainda que o referido processo ocorre de uma forma independente do etanol (álcool) existente no vinho tinto.Os autores do estudo trabalharam durante seis meses com dois grupos de ratos: um que teve como bebida exclusiva o vinho tinto e outro que só bebeu soluções de etanol em concentração equivalente à presente no vinho.Os animais tratados com vinho revelaram uma redução significativa da expressão do principal factor de crescimento dos vasos sanguíneos. Mas essa situação foi compensada pelo aumento da expressão das angiopoietinas (proteínas associadas à estabilização dos vasos sanguíneos).Os vasos do corpo cavernoso do pénis são de pequeno calilbre e a sua função de dilatação é comprometida na presença da aterosclerose (formação de placas obstrutivas nas paredes dos vasos).Verificou-se que a ingestão de bebidas alcoólicas resulta numa menor quantidade de adipócitos (células que acumulam gordura) na periferia dos vasos sanguíneos cavernosos, sugerindo assim um efeito protector contra a aterosclerose.Os resultados do estudo não são inteiramente extrapoláveis para o ser humano, mas Delminda Neves considera que este é um "modelo válido na avaliação dos efeitos dos polifenóis, presentes no vinho tinto, na expressão dos factores de crescimento e manutenção vascular".
por : Vasco
Matos Trigo

06 abril 2010

EDUARDO LOURENÇO DISSE...

" Veja bem como é que a nossa sociedade funciona. Na televisão, os programas existem para justificar os minutos de publicidade. Isto é a perversão total. O sistema inteiro vive em função dessa mediatização e dessa publicidade. Tudo lhe é subordinado. A política transformou-se numa espécie de máquina lúdica sem outra finalidade que não seja essa espécie de jogo de brincadeira hiper-séria.
Veja que já não é no Parlamento que se faz a política. É na televisão. E não são pessoas legitimadas para ter esse tipo de discurso de efeitos políticos. É gente que tem um privilégio de que nem sequer se dá conta: têm uma espécie de pelouros e funcionam como os verdadeiros detentores do poder de opinião. Não sei onde é que isso vai levar mas é uma perversão. Quem não tiver expressão mediática não existe".
Uma análise muito pertinente deste prestigiado intelectual que nos aviva o incómodo causado pelos demagogos que infestam asTV's procurando dar espectáculo a palrar. O mais emblemático dionísio palrador, o Marcelo das charlas, que terá os seus admiradores, parece que passa um mau momento (e ainda bem) pela falta de poleiro para cantar de galo. Seria excelente que as TV's chegassem à conclusão que o espectáculo do proto-ilusionista não gera audiências que justifiquem esse generoso espaço de ergoterapia concedido ao paciente para se pavonear e recrear. Está mesmo na hora de Marcelo se ir embora. Não dá para perceber a razão da piada que acham ao homenzinho.

CONVERSAS SOBRE BANDEIRAS



Drag and drop me



Temos bandeiras espanholas nas janelas e lojas da Praça Forte de Valença. - Valença tem uma Praça Forte? - Tem, com baluartes, fosso e talude, para arredar os castelhanos, na Guerra da Restauração. - Aquela contra os espanhóis? - Exacto, essa. - E, agora, porquê as bandeiras espanholas? - Porque Lisboa tirou as Urgências ao Centro de Saúde, e o alcaide de Tui abriu as suas aos de Valença. - Mas abanar a bandeira dos outros? - Já nos aconteceu antes. - O quê? Já houve portugueses com Espanha? - Houve. - Estes de agora ainda percebo, ter o miúdo com febre e apanhar com as Urgências fechadas, dá ganas de ser espanhol... - Pois em 1580 também houve quem tivesse boas razões. - Nunca houve boas razões para defender os Filipes! - Não? A mando do Filipe II deles, Cristóvão de Moura andou a distribuir dinheiro para pagar os resgates dos cativos portugueses em Alcácer Quibir. Não era uma boa razão, libertar um filho? - Seja, mas foram só alguns portugueses... - Foram? Nas Cortes de Tomar, esse Filipe apresentou a factura: "Portugal é meu porque o herdei, porque o paguei e porque o conquistei", disse ele. E foi aclamado Filipe I, o nosso, pelos nobres, clero e povo. - E então? - Então, nada. Eu só disse "temos bandeiras espanholas nas janelas da Praça Forte de Valença", tu é que puxaste a conversa.D.N-Ferreira Fernandes
Nota de editor:Está certo sr. Ferreira Fernandes... mas sempre me apetece dizer que foi um tal Carlos Natal, autarca eleito pelo PSD, vendedor de petiscos e proprietário de um jornaleco, quem accionou e deu tonalidade alaranjada ao movimento proto separatista. O dedo da "porca" não podia faltar.... Não sabemos se o negócio de petiscos terá prosperado com esta operação, mas estes torneios, lá pelo norte, são quase sempre um bom pretexto para umas valentes petiscadas, onde o patriotismo, quando se trate disso, escorre abundante dos odres e esguicha generoso dos "gatos" espanhóis...
na imagem um "gato"espanhol

05 abril 2010

PARLAMENTARISMO BRASILEIRO


clicar no link supra para ouvir e apreciar

LUIS NOBRE GUEDES DISSE


Face ao difícil clima económico e tendo em conta que Portugal é o único país da União Europeia com um Governo minoritário, o advogado defende que "justificava-se mesmo um governo de salvação nacional - PS, PSD e CDS. E esse governo faria as reformas e tomaria algumas medidas muito impopulares mas necessárias".Num segundo momento, em novas eleições, o CDS deveria deixar de tentar "crescer à custa do PSD" para se coligar com esse partido e tirar o poder ao PS."CDS e PSD deveriam ter um programa comum e reformista para ser alternativo ao programa de Sócrates. Porque o primeiro-ministro, concorde-se ou não com ele, tem um programa para o país", refere ao DE. Sobre a comissão de inquérito ao negócio da PT/TVI, Nobre Guedes mostra-se crítico. "Não vejo que saia qualquer coisa positiva da comissão a não ser o denegrir da classe política. O resultado não vai dignificar os titulares de orgãos políticos disse ao jornal.

A MATILHA

Para não baixar a pressão e manter José Sócrates sob suspeita permanente, mas faltando-lhes já criatividade para arranjarem coisas novas, lá lançaram novamente o sarrabulho requentado dos projectos de construção assinados pelo eng. Sócrates junto da Câmara da Covilhã, exactamente quando se tornam conhecidas outras negociatas, depois dos submarinos, sobre as quais a República Checa terá indícios de que a austríaca Steyr corrompeu políticos portugueses com a compra de carros de combate 'Pandur'. Com efeito a polícia anticorrupção da República Checa estará a investigar a empresa austríaca Steyr, que em 2004 vendeu 260 viaturas blindadas Pandur de oito rodas a Portugal, por suspeitas de subornar políticos locais (de dois partidos- PSD-CDS) envolvidos na compra do mesmo material. . É na realidade muito material para opor aos projectos das barraquitas da Covilhã, que era um mero caso da actividade privada e que não envolvia o desperdício... ou saque de milhões ao erário público.
Sócrates será talvez o melhor primeiro ministro que Portugal teve no pós 25 de Abril e será difícil sbstitui-lo através de eleições limpas. A multidão ululante da "boyada" do PSD-CDS que vê o cibo distante... até aos projectos das barraquitas se agarra. Não tarda voltam a repetir as atoardas da homossexualidade... Gente sem ética nem vergonha!

É MAU DE MAIS PARA SER VERDADE...


Empresa que forneceu 'Pandur' é suspeita de corrupção:
República Checa tem indícios de que a austríaca Steyr corrompeu políticos. 'Pandur' chegaram a Portugal no meio de polémica.A polícia anticorrupção da República Checa está a investigar a empresa austríaca Steyr, que em 2004 vendeu 260 viaturas blindadas Pandur de oito rodas a Portugal, por suspeitas de subornar políticos locais (de dois partidos) envolvidos na compra do mesmo material.O caso aparenta ser em tudo semelhante ao que ocupa as autoridades alemãs, na polémica sobre a venda de submarinos a Portugal.
Segundo o jornal Prague Post, a investigação - a que se juntaram, a pedido do primeiro-ministro, os serviços de informações de segurança - "vai centrar-se em duas questões principais: o alegado suborno de políticos e as razões militares para pagar três vezes mais pelas Pandur do que Portugal".(…)
Portugal, através do então ministro da Defesa, Paulo Portas, comprou 260 viaturas blindadas de rodas (VBR) Pandur 8x8, num processo também envolto em polémica pelo resultado e pelo número. Por um lado, a comissão técnica do concurso tinha recomendado o já comercializado modelo Piranha - da empresa suíça Mowag - e a exclusão da Pandur. Entre outras razões, porque a primeira passou nos testes operacionais e a segunda (viatura nova) chumbou.Mas a comissão classificou a proposta da Steyr em primeiro lugar porque (num negócio de 364 milhões) era inferior em cerca de 12 milhões de euros à da Mowag.
Acresce que o fabricante austríaco aceitava o fabrico das viaturas em Portugal - o que permitia salvar, segundo Portas, a Bombardier e os respectivos postos de trabalho.Outro aspecto curioso nesse concurso foi o número. Segundo a Lei de Programação Militar (LPM) aprovada em Novembro de 2001, o programa das VBR para o Exército previa só 60 viaturas: 10 de reconhecimento e 50 para combate de infantaria.
Mas a revisão da lei que se seguiu, já com Portas como ministro, levou à transformação do programa. Na LPM de Maio de 2003 estava inscrita a "aquisição de cerca de 300 viaturas" de emprego imediato nas operações de apoio à paz em que Portugal participa" (o que até hoje não aconteceu).
Mais, quando Portugal já começara a reduzir o número de militares no estrangeiro, as "Grandes Opções de Política para 2004" citam o "exemplo do lançamento do concurso para o fornecimento de 322 viaturas blindadas de rodas". No fim desse ano, acabaram por ser compradas apenas 260, com opção de compra por mais 33 com canhão de 105 mm. Cinco anos depois, as entregas estão muito atrasadas e os defeitos de fabrico por corrigir.’
Fazemos votos para que nada disto se confirme! A ser verdade, juntamente com outros casos afins, seria uma verdadeira tragédia...

04 abril 2010

CAMPANHA NEGRA

Ouvi o deputado europeu Nuno Melo, num debate televisivo, relativizar a questão da pedofilia praticada pelos padres católicos. E garante-nos, naquela postura esclarecedora que o caracteriza, que pedofilia existe em todo o lado, dentro e fora da Igreja. Como se nós não o soubéssemos ou estivéssemos distraídos. O problema não é esse. Não sei se Melo, do alto das suas certezas, terá percebido que fora da Igreja a Justiça faz o que pode. Já lá dentro, entre o proteccionismo despertado por todos estes casos conhecidos, tudo se relativiza. Até parece que Cristo os protege. E agora até já se fala em campanha contra a Igreja Católica. O que o esclarecido deputado do PP não percebeu ainda é que a Igreja tem um papel moralizador na sociedade. E isso acresce-lhe responsabilidade. Logo, estes casos não são toleráveis em circunstância alguma. Até para defender a própria Igreja. O rapazinho é um irresponsável...
Respigado a partir de o BLOGOPERATORIO

OS ALINHADINHOS


A Dr.ª Manuela já repousa no segundo balcão, lá junto à poltrona do deputado Pacheco Pereira. O lendário estratega da Marmeleira, ainda combalido, faz um compasso de espera para ver se pode enterrar mais um líder, entretendo-nos, entretanto, com as suas habituais patacoadas... Mas que deputados mais disciplinados e alinhadinhos... com o Branquinho, sucessor do Branco, esforçado, a tentar corar a roupa.