04 setembro 2010

La partida, Victor Jara

Accordion La Partida

La Partida

A QUERMESSE DAS PARÓQUIAS DO P.C. P.

O Partido Comunista, como organização agregadora de crentes, com a sua hierarquia composta de papa, bispos, cónegos, párocos, curas, sacristões etc, a exemplo de outras organizações da área do transcendente, também reúne as suas paróquias numa Quermesse Anual com toda a parafernália da sua liturgia, quermesse a que atribuem o nome de "Festa do Avante" honrando ao que parece o nome de um periódico dessa organização para- religiosa que serve de mensageiro da verdade para elucidação dos crentes.
Como organização religiosa de fartos meios, adquiriu mesmo os terrenos da chamada Quinta da Atalaia, de grande dimensão, destinando-a à realização anual da sua quermesse que dizem muito apelativa para quem gosta da rambóia, não sendo contudo muito eficaz em recrutar novos crentes, tendo em consideração o facto de a dita organização ter vindo a diminuir a sua base de crentes e convertidos. Os tempos não estão nada propícios a enfiar barretes.

03 setembro 2010

COISAS DO SENHOR LUIS DA BARBEARIA

"Vai ser uma pouca vergonha"
Como se sabe pelos jornais não existe política de educação e o Ministério nada faz para melhorar as escolas.
Sabe-se pelos jornais e confirmo pelo que de minha casa observo na demolição dos pavilhões enratados da Vergílio Ferreira. Está-se a encher aquele espaço de coisas novas com os operários a trabalhar em tempo reforçado para que o ano de 2010/11 seja o espelho da tal inoperabilidade de que os jornais falam.
Por este andar corremos o risco de atingir o cúmulo de ter alunos a gostarem da escola e professores com condições de ensinar.
Vai ser uma pouca-vergonha!


02 setembro 2010

MENTIROSOS OU IDIOTAS ÚTEIS?



os idiotas, úteis ou não


Ao contrário do que afirma Martins da Cruz, então Ministro dos Negócios Estrangeiros do governo PSD-CDS chefiado por Durão Barroso, não havia, em 2003, "consenso generalizado sobre a existência de armas de destruição massiva (ADM) no Iraque". Tal consenso restringia-se ao trio dos Açores (Bush, Blair e Aznar), ao seu "mordomo", Durão Barroso, e outros governantes europeus desejosos de embarcarem no comboio da invasão e ocupação ilegais do Iraque, contra o sentimento da esmagadora maioria das opiniões públicas europeias.
Por um lado, havia as análises e informações manipuladas pelos serviços secretos americanos e britânicos, a mando de Blair, Bush, Rumsfeld e quejandos. Para estes, as ADM cresciam como cogumelos e o exército de Saddam era o quinto mais poderoso do mundo, apesar de dez anos de embargo e desmantelamento sistemático de ADM.
Barroso e Portas colaboraram activamente e com entusiasmo na mentira que os senhores Blair, Bush e Rumsfeld (o "amigo Donald" de Paulo Portas) pregaram ao mundo, com o apoio ideológico de neo-conservadores (ex-esquerdistas que se tornaram aprendizes de feiticeiro). Porque, das duas, uma: ou Barroso, Portas e Martins da Cruz sabiam que era mentira o que Blair, Bush e Rumsfeld lhes impingiram, e portaram-se como mentirosos compulsivos; ou também foram enganados e portaram-se como idiotas úteis. A escolha é embaraçosa.
O balanço de sete anos de guerra é desastroso, sob todos os pontos de vista. A contabilidade dos mortos é cruel. O registo das perdas americanas é muito preciso: até 24 de Agosto, morreram 4420 militares e 1487 funcionários civis, além de 31 897 feridos em combate. Do lado iraquiano, o registo é tão vago quanto assustador: cerca de meio milhão de mortos, embora as diversas estimativas oscilem entre 200 000 e 600 00 mortos. Ninguém estabelece a diferença entre aqueles que foram vítimas da estratégia de "choque e pavor" das tropas americanas e britânicas, aqueles que têm sido vítimas da guerra civil entre sunitas e xiitas desencadeada pela invasão, e aqueles que continuam a ser vítimas da estratégia terrorista posta em prática pela Al Qaeda, cujos elementos só lograram infiltrar-se no Iraque a partir da ocupação militar do país.
Entre todos os governantes política e moralmente responsáveis pela invasão e ocupação do Iraque, e pelas carnificinas que se seguiram, ainda há alguns que se mantêm activos e cuja indiferença perante a tragédia é total. Entre estes contam-se: o "mordomo das Lajes", Durão Barroso, promovido a presidente da Comissão Europeia (que continua em Bruxelas a presidir ao "desastre europeu"); e o "amigo de Rumsfeld", Paulo Portas, que não despega da liderança do CDS e continua bastante preocupado com a segurança dos portugueses (a dos iraquianos que vá para o diabo!).
Numa altura em que os políticos de direita não poupam nos insultos e passam o tempo a chamar "mentiroso" ao PM, seria útil que os presidentes do PPD/PSD e do CDS/PP se interrogassem sobre o passado recente dos seus partidos e chegassem a uma conclusão: os seus antecessores, em 2003, portaram-se como mentirosos ou como idiotas úteis? Paulo Portas pode ser dispensado de responder, para não decidir como juiz em causa própria.do Jornal I







(Mas para isso era preciso que tivessem um pouco de vergonha na cara)

31 agosto 2010

OS FOGOS DOS INCENDIÁRIOS

UM EXEMPLO DE UM INCÊNDIO FLORESTAL NO DISTRITO DE VILA REAL UMA DE MUITAS TRAGÉDIAS
DE UM PAÍS DE LOUCOS E DE INCENDIÁRIOS

ELEGIA DO SEGUNDO SONHO VIVO

Amor que vens na vaga do Índico e no sonho
Ao poeta velho e adormecido,
Ouve:
A noite que nos cobre é a minha harmonia e o teu desgosto,
Nosso encontro de cegos batido bordão a bordão.
Ela, que veio acordar-me e carregar-me,
Trouxe-te como a andorinha traz uma pallha na asa,
E é ela que talvez à mesma hora prime
Teu largo coração com seu pulso de bronze
E uma lágrima vã nos teus grandes olhos animais.
Apega-te à noite, dá-lhe a tua tristeza e ainda um resto de véu,
Enche-te de saudade e água estendida,
Faz-te leve no vento e fácil ao mar que nos criou,
E vem ao teu amor de infância,
Assim: com a tua cabeça que a água verde atira,
Coroada de asas e bichos frenéticos,
Cortada a relâmpago nas espumas,
Alta, leve ( e a estrela que nela se avivou?).
Depois, com as tuas mãos que sem querer me arredaram,
Tenta o suor abstracto da minha testa
E leva-o no lenço para umas pérolas que te dou.
Já, meu amor, será a mocidade ardida,
Os anéis enterrados antes antes de um aro mútuo,
Partida a âncora da promessa
E o cabo de vaivém todo enrolado a bordo
Como quando larguei e - ao menos uma vez! - me esperaste
[vão.
Já, meu amor, ninguém toucará a Menina
Destas rosas poéticas que eu crio,
Destas rosas de sangue que as lágrimas do Anjo tingiram,
Daquelas rosas brancas fanadas no lume ido e lento,
Outras molhadas na manhã da Ilha, no vinho,
Rosas de silêncio e de lava.
Vitorino Nemésio
Publicada por José Carlos Mégre

PORTAS A SEMEAR INTOLERÂNCIA

Paulo Portas quer um referendo que pergunte isto: "Querem que um delinquente apanhado em flagrante a cometer um crime seja, obrigatoriamente, sujeito a um julgamento, em regra nas 48 horas seguintes?" Paulo Portas tem ainda mais duas perguntas para referendar, todas à volta do mesmo. O Estado, perguntando: "Mata?" E o povo respondendo: "Esfola!" Parece que já são muitos os professores de Direito que criticam o referendo de Portas por não levar a nada. Ao que Portas quer perguntar, a Constituição responde: "Não podes perguntar". O referendo de PP seria, pois, constitucionalmente um desperdício. Não vou por aí, pela razão, já tantas vezes aqui confessada, da minha ignorância de leis. Mas sou contra o referendo de PP pela redundância que esse referendo é. Sim, porque o que tem havido mais são referendos desses - quase sempre à porta dos tribunais, com um homem, de blusão tapando-lhe a cabeça, a sair a correr do furgão da polícia. Pergunta desses costumeiros referendos: "Que fazer com este tipo?" Resposta do povo: "Tribunal pra quê? A gente faz-lhe a folha!" Ou, simples e curto: "Bandido!", assortido de tentativas de cachaçadas. Havendo quase todos meses referendos destes, para quê mais um?

QUE CRIME COMETEU QUEIROZ ?

Que raio de crime cometeu você Queiroz? Disse em tempos que era preciso dar uma vassourada, foi? E eles estão lá há anos, mesmo depois de Saltilho e da Coreia e vão de lá sair com uma choruda reforma? Ou tem gente que não gosta de si há muito e agora é uma autoridade? Recorra Carlos Queiroz! Recorra disto, e agora não me importo que seja lá para fora, porque o que está a acontecer consigo é o resultado da paranóia colectiva de quem tutela estas coisas da bola, e das mascambices á sua volta. A única coisa imperdoável foi aquele chá com Cavaco, mas se é por isso que está metido nesta camisa-de-onze-varas, como dizem mas não acredito, então mais vale por nisto uma tabuleta de vende-se!

30 agosto 2010

O PORTAS DISPENSÁVEL...

Os discursos de Paulo Portas em matéria de segurança, além de repetitivos, tresandam a um populismo troglodita que pressupõe a alienação dos destinatários. Propor um referendo sobre segurança em Portugal, neste momento, revela a pouca seriedade com que Paulo Portas sempre actuou na política. A diferença é que, agora, já nem se dá ao trabalho de disfarçar... Gostava de saber o que leva alguém a votar nesse Portas!... Um desperdício de meios e energias para o rapaz passar o tempo e divertir-se à nossa custa.

29 agosto 2010

OS AMALGAMADOS DO PSD




NOTÍCIAS DO BLOQUEIO:
Tenho usado a figura do cerco, mas hoje aproveito o Egito Gonçalves. A leitura passista ( o CAA costuma assumir as preferências) do recado do PR é clara: Cavaco não fará de Martim Moniz . Sem ninguém para se entalar na porta, aos sitiantes resta esperar. De novo.
Uma velha teoria da psicologia social diz que se a minoria inovadora resistir ao tempo, à dissensão e ao choque com o poder uniformizador da cultura dominante, tem boas hipóteses de alcançar o poder ( ou um estatuto associado no caso de minorias não políticas). Moscovici pensava em grupos ideologicamente consistentes ( desde movimentos pelos direitos civis a guerrilhas marxistas sul-americanas).
Acontece que esta direcção do PSD é um soluço. Assentou no regresso da máquina autárquica menesista-botista ressabiada com MFL e, com o "partido lisboeta", contratou um janízaro ( Ângelo Correia) que o líder "ouve quando quer e quando não quer" e acolheu um corpo expedicionário avulso: oportunistas, vira-casacas e, inevitavelmente, alguma gente de boa vontade.
Esta amálgama, como é próprio das amálgamas, não tem direcção. Tacteia, experimenta, endeusa as sondagens e aguarda o apodrecimento do governo. Se os amalgamados lá chegarem , sabemos o que valem: uma ampulheta. Em linguagem mais prosaica diriamos que não valem um chavelho.

...daqui

PS E PSD EXTREMAM POSIÇÕES


Verifica-se um extremar de críticas entre o PS e o principal partido da oposição em torno de dois dossiês: o eventual chumbo ao OE e as propostas do PSD para a revisão constitucional. E sobre isso Ricardo Rodrigues é claro: "O PS não deseja ir para eleições, mas não as receia. Estamos preparadíssimos para o que der e vier", diz, convicto de que este governo minoritário "quer levar o seu mandato de quatro anos até ao fim".
A maioria relativa que suporta o governo na Assembleia da República obriga a que essa predisposição socialista se jogue no campo dos entendimentos com a oposição. Mas, como assume o vice- -presidente da bancada do PS, as exigências do PSD - que exige uma redução na despesa do Estado e a manutenção das deduções fiscais na saúde e educação - podem antecipar um cenário de crise. "Nós queremos governar e o OE é uma ferramenta indispensável à acção governativa. Pedro Passos Coelho sabe disso, porque o OE é um documento que espelha as opções políticas do governo. Ora, se o PSD quer instabilidade, talvez seja melhor clarificar as águas", reforça Ricardo Rodrigues.
As exigências que os socialistas rotulam de "irresponsabilidade do PSD", levam também o secretário de Estado da administração local, José Junqueiro, a reiterar que o governo "fará tudo para evitar" uma crise política logo na rentrée. Mas deixa uma ressalva: "O PSD que se atreva a criar esse clima de instabilidade. Não tememos o combate político e estamos preparados para ele", diz.
Resumindo: - O PSD EXIGE QUE O PS FAÇA JÁ O QUE O PSD FARÁ SE FOR GOVERNO - TIRAR AOS POBRES PARA DAR AOS RICOS.
Pois... se os eleitores estiverem de acordo... votem no pobre RAPAZ DE MASSAMÁ!... que vamos todos ter um lindo enterro!...