02 setembro 2010

MENTIROSOS OU IDIOTAS ÚTEIS?



os idiotas, úteis ou não


Ao contrário do que afirma Martins da Cruz, então Ministro dos Negócios Estrangeiros do governo PSD-CDS chefiado por Durão Barroso, não havia, em 2003, "consenso generalizado sobre a existência de armas de destruição massiva (ADM) no Iraque". Tal consenso restringia-se ao trio dos Açores (Bush, Blair e Aznar), ao seu "mordomo", Durão Barroso, e outros governantes europeus desejosos de embarcarem no comboio da invasão e ocupação ilegais do Iraque, contra o sentimento da esmagadora maioria das opiniões públicas europeias.
Por um lado, havia as análises e informações manipuladas pelos serviços secretos americanos e britânicos, a mando de Blair, Bush, Rumsfeld e quejandos. Para estes, as ADM cresciam como cogumelos e o exército de Saddam era o quinto mais poderoso do mundo, apesar de dez anos de embargo e desmantelamento sistemático de ADM.
Barroso e Portas colaboraram activamente e com entusiasmo na mentira que os senhores Blair, Bush e Rumsfeld (o "amigo Donald" de Paulo Portas) pregaram ao mundo, com o apoio ideológico de neo-conservadores (ex-esquerdistas que se tornaram aprendizes de feiticeiro). Porque, das duas, uma: ou Barroso, Portas e Martins da Cruz sabiam que era mentira o que Blair, Bush e Rumsfeld lhes impingiram, e portaram-se como mentirosos compulsivos; ou também foram enganados e portaram-se como idiotas úteis. A escolha é embaraçosa.
O balanço de sete anos de guerra é desastroso, sob todos os pontos de vista. A contabilidade dos mortos é cruel. O registo das perdas americanas é muito preciso: até 24 de Agosto, morreram 4420 militares e 1487 funcionários civis, além de 31 897 feridos em combate. Do lado iraquiano, o registo é tão vago quanto assustador: cerca de meio milhão de mortos, embora as diversas estimativas oscilem entre 200 000 e 600 00 mortos. Ninguém estabelece a diferença entre aqueles que foram vítimas da estratégia de "choque e pavor" das tropas americanas e britânicas, aqueles que têm sido vítimas da guerra civil entre sunitas e xiitas desencadeada pela invasão, e aqueles que continuam a ser vítimas da estratégia terrorista posta em prática pela Al Qaeda, cujos elementos só lograram infiltrar-se no Iraque a partir da ocupação militar do país.
Entre todos os governantes política e moralmente responsáveis pela invasão e ocupação do Iraque, e pelas carnificinas que se seguiram, ainda há alguns que se mantêm activos e cuja indiferença perante a tragédia é total. Entre estes contam-se: o "mordomo das Lajes", Durão Barroso, promovido a presidente da Comissão Europeia (que continua em Bruxelas a presidir ao "desastre europeu"); e o "amigo de Rumsfeld", Paulo Portas, que não despega da liderança do CDS e continua bastante preocupado com a segurança dos portugueses (a dos iraquianos que vá para o diabo!).
Numa altura em que os políticos de direita não poupam nos insultos e passam o tempo a chamar "mentiroso" ao PM, seria útil que os presidentes do PPD/PSD e do CDS/PP se interrogassem sobre o passado recente dos seus partidos e chegassem a uma conclusão: os seus antecessores, em 2003, portaram-se como mentirosos ou como idiotas úteis? Paulo Portas pode ser dispensado de responder, para não decidir como juiz em causa própria.do Jornal I







(Mas para isso era preciso que tivessem um pouco de vergonha na cara)

2 comentários:

Anónimo disse...

Vergonha é coisa que essa gente não tem

Anónimo disse...

Vergonha é coisa que essa gente não tem