28 novembro 2009

NOMEAÇÃO DO PRESIDENTE DO T.DE CONTAS

açãoNum tempo de grandes proclamações éticas dos partidos da oposição, entremeadas por denúncias, suspeitas, informação e contra informação, PSD, PCP e PP não têm nada a dizer acerca desta notícia: O Presidente da República conferiu posse ao Presidente do Tribunal de Contas, Juiz-Conselheiro Guilherme d’Oliveira Martins.
Não têm a hombridade de vir a público reconhecer que, em 2005, se enganaram e que o Governo tomou, em 2009, uma justa decisão ao propor ao Presidente da República a nomeação, para um novo mandato, de Guilherme d'Oliveira Martins como Presidente do Tribunal de Contas? Eduardo Graça, no seu excelente ABSORTO bem clama e exorta à coerência e, diria eu, à decência dos partidos da oposição, no sentido de reconhecerem quão injustos foram quando da proposta de Sócrates para nomeação do do actual

27 novembro 2009

TUDO À ESPERA...QUE A BALANÇA ENTORTE MESMO


Já se viu que não é a discutir o desemprego, a crise ou mesmo os salários dos banqueiros que os portugueses se vão decidir a criar condições para que venhamos a imitar o regime dos Castros. Ou aparece por aí outra face oculta ou nem tão cedo veremos Jerónimo de Sousa excitado como se fosse um rapaz de dezoito anos. E se o PCP entra em letargia não é da extrema-esquerda que vem animação, o Louçã está cada vez mais parecido com o sério Enver Hodja, o Miguel Portas anda apaixonado por Estrasburgo e a borbulha da Ana Drago tende a transformar-se em verruga.
Bem que o PSD poderia proporcionar-nos alguma animação, mas por ali anda tudo à espera, não sabem muito bem do quê, mas estão todos à espera. Enquanto Cavaco se vai recuperando das mazelas à sombra da “face oculta” ninguém se decide, estão à espera de Passos Coelho, este espera pela Rangel que, por sua vez espera por Aguiar-Branco, que espera por Marcelo enquanto o professor espera por Cavaco, por fim, Manuela Ferreira Leite espera por eles todos. Enquanto o PSD nacional espera o da distrital de Lisboa anima-se, os manuelistas avançam para a candidatura à liderança distrital e como a moda é a justiça fizeram uma encenação adequada à temporada, temos o constitucionalista Bacelar, o jurisconsulto Albuquerque e os conhecidíssimos António Preto e Helena Lopes da Costa, para que aquilo se pareça com um julgamento já só falta mesmo o guarda Abel.

26 novembro 2009

E O SOL TAMBÉM QUER BRILHAR


ERC investiga interferência do Governo no 'Sol' (Já só cá faltava esta...)
por DN.pt Hoje
O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu abrir um processo de averiguações para apurar a denúncia do director do semanário 'Sol' sobre tentativa de interferência do Governo naquele jornal, relativamente ao caso Freeport
Que se passará no pombal, haverá falta de milho? A ERC é algum espigueiro? Ou estarão no pombal a fazer sementeira? O que andará o director do SOL a arquitectar? Alguma operação de markting para suprir eventuais quebras no negócio devido a falta de milho para dar aos pombos?

A ERC que faça lá o trabalhinho como deve ser e demore... demore... que é para fazer render o milho! Entretanto pode ser que apareça uma galega a parir no Camões e uns quantos desocupados a pintar o tecto ao Rossio e teremos o pombal saciado por uns tempos. Isto de haver tantos pombos para tão pouco milho é um problema logístico bicudo. Mas alguma coisa se arranjará para o malquisto astro abandonar aquele ar tão nublad0 e desamparado.

UMA GAZUA PARA ENTRAR NA CASA BRANCA


Um casal do Estado de Virgínia, Tareq e Michaele, escaparam à segurança e aos serviços secretos da Casa Branca e conseguiram penetrar na residência oficial do presidente dos EUA para participar num jantar oferecido pelo casal Obama. O casal de intrusos, que pretende participar num reality show da TV americana, não estava na lista de convidados, mas mesmo assim conseguiram passar por tudo e todos e participar no jantar de gala que estava a ser oferecido ao primeiro-ministro indiano. Depois de tudo isso, o casal colocou no seu perfil do Facebook as fotos que tirou durante o jantar. Numa dela, aparecem ao pé do sorridente vice-presidente dos EUA, Joe BidenAgora, os serviços secretos americanos abriram uma investigação para perceber como é que foi possível tal fito.O porta-voz da casa Branca, Ed Donovan, assegurou que a segurança de Barack Obama nunca esteve em perigo porque o casal teve quepassar pelo detector de armas e metais da Casa Branca para lá entrar.
»
Somos tentados a concluir que aquele avozinho, acompanhado de um borracho daqueles, suscita de imediato compaixão e solidariedade. Até abriria as portas do céu e do inferno!

in jornal I

QUATRO - PROCESSOS - QUATRO

Andam por aí quatro processos judiciais.

O processo Casa Pia que se arrasta há cinco anos onde a acusação faz-me aquelas nossas senhoras de Fátima que mudam de cor em função do tempo ou um daqueles jactos com asas de configuração variável, quando se pensava que ia dar em sentença o MP decidiu mudar a acusação, nada nos garantindo que tal venha a suceder mais umas quantas vezes. O processo Freeport que deu direito a encenações videográficas na TVI e à sobrevivência por mais algum tempo do SOL que começou por fazer concorrência ao Expresso com vídeos e acabou por lançar um famoso DVD.
A Operação Furacão que faz tanto vento que nem deu para obrigar um Optimist a regressar à doca.
O processo BPN cuja acusação nos faz recordar aquela senhora que foi a tribunal por não ter pago uma pasta de dentes ou coisa parecida no LIDL.
E o processo Face Oculta que tem tantas faces ocultas que mais parece um transformer judicial.A verdade é que a tal senhora da pasta de dentes incomodou mais os nossos penalistas e comentadores do que os do BPN de que agora se diz terem desviado mais de três mil milhões de euros. Tal ninharia não parece incomodar as consciência dos nossos jornalistas que já deram o caso por encerrado, o Presidente da República nunca ficou nem preocupado nem incomodado ao ponto de chamar o Procurador-Geral ou o presidente do Supremo a Belém, aliás, nem se deu ao trabalho de convidar o senhor Palma para uns carapaus alimados e, tanto quanto se sabe, ninguém mandou o Lima dizer ao jornalista do Público que quem roubou o dinheiro foi o Sócrates.

O caso Freeport parece ter morrido mas os juristas do Ministério Público não sabem como o enterrar, provavelmente foi a pensar nessa tarefa árdua que os sindicalistas do Ministério Público tanto exigiram meios para levar o processo até ao fim, pelo que se vê acabaram os meios e agora não há ninguém para fazer de coveiro. O pior é que já há morto o dito faleceu de morte natural mas o Ministério Público não sabe o que fazer aos arguidos que acusou de homicídio. Quando fizerem o enterro vão ter que explicar muita coisa, daí que ninguém lhe queira fazer o funeral.A
Operação Furacão foi o que se viu, dia sim, dia não havias buscas, eram milhões e milhões de dinheiro que tinha fugido e eis que o caso ficou esquecido, nem o Ministério Público pede contas nem ninguém o questiona.Importante, importante é a Face Oculta, não só ocultou todos os outros processos, como ocultou outras coisas que convém ocultar, desde os disparates eleitorais de Cavaco Silva à Via Sacra que o PSD está a passar com a liderança de Manuela Ferreira Leite, para não referir o famoso Apito Dourado que foi conduzido pela nossa super-magistrada, a Garzonete à portuguesa que graças ao seu grande empenho na luta contra a corrupção ia higienizar o país.Agora que todos estávamos convencidos de que a PJ usava meios de fazer inveja ao FBI e que da próxima seríamos nós a emprestar os cachorros à portuguesa, agora que todos tínhamos ficado a saber que os administradores do BCP ganham tão mal que precisam de gorjetas de sucateiros, agora que, finalmente, íamos ter acesso ao conteúdo da famosa certidão que nos permitiria ficar a saber a cor das cuecas de José Sócrates, eis que a Face Oculta quase se ocultou, lá arranjaram os arguidos da praxe, os jornais amigos dos procuradores foram recompensados pelas perdas da publicidade institucional , daqui a uns tempos não se fala mais nisso e é mais um processo que vai para a secção de congelados do Ministério Público. Talvez lá para as próximas legislativas, quando os magistrados voltarem a andar cheios de pica eleitoral voltem a desocultar mais umas peças processuais para que Jerónimo de Sousa mais os sindicalistas da magistratura venham exigir que sejam dados todos os meios à investigação.Começo a perceber porque razão algumas personalidades exigiram que fossem dados os meios aos processos Freeport e Face Oculta, era para que em vez de princípio, meio e fim só tenham mesmo meio, para que nunca acabem.
Publicada por Jumento

RECONDUÇÃO DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS

Quando da escolha de Guilherme Oliveira Martins para presidente do Tribunal de Contas, os partidos da oposição não pouparam críticas a Sócrates, a menor das quais terá sido a afirmação de ser pouco prudente e de prejudicar a imagem daquele tribunal colocando dúvidas à isenção do órgão responsável pela fiscalização da legalidade das contas públicas. Esta, com mais ou menos nuances foi a opinião geral que PSD, CDS e PCP sobre a escolha feita pelo Governo de José Sócrates. O BE, mais prudente, optou por não comentar. [Público-13-9-2005]
Destaca-se a opinião comunista, pela boca do deputado Agostinho Lopes que vai ainda mais longe na sua apreciação. "Há aqui um problema de julgamento e de isenção que se exige a um presidente do Tribunal de Contas que, na nossa opinião, dificilmente será exercido por quem está de tal forma identificado com o PS. Claro que estes usam viseiras e julgam os outros pelos seus padrões de comportamento.
Agora o Presidente da República, por proposta do governo, Guilherme d'Oliveira Martins foi nomeado para novo mandato, tomando posse no dia 26, mas parece que ninguém deu por isso. Os que criticaram antes ficaram agora mudos e ainda bem porque ninguém os pode ouvir cramar (A C.S. esqueceu - adoram desgraças e ninguem os tira desse registo)

O QUE NOS DEVE PREOCUPAR!!!


A SITUAÇÃO DA ECONOMIA DOS E.U.A. ANALIZADA POR UM ECONOMISTA BRASILEIRO QUE NOS DEVE QUESTIONAR SE ESTAREMOS A PREPARAR-NOS PARA OS CHOQUES EM CADEIA INEVITÁVEIS SE A COISA DER MESMO PARA O TORTO. ENTRETANTO VAMOS DANDO CORDA AO CASO DO SR. VARA QUE, NA QUALIDADE DE BANQUEIRO, ALGUMA SOLUÇÃO ENCONTRARÁ...
pelo Prof. Paulo Rabello de Castro Rio de Janeiro, 9 de novembro de 2009
O anúncio da taxa de desemprego de 10,2% nos EUA –– ou de 17,5% se computados os que vivem de bicos e os desalentados –– evidenciou a fragilidade da sua recuperação. Na Grande Depressão, dos anos 30, a taxa de desemprego circulou em torno de 20%, mas naquele tempo não se recebia o cheque do seguro-desemprego em casa. Fazia-se fila à porta das fábricas e nos pontos de distribuição de sopão. O tratamento mais digno e inteligente aos desempregados não significa, porém, uma vantagem da situação de hoje frente ao quadro doloroso na década de trinta. Até 2011, pelo menos, assistiremos a um quadro de riscos extremos para os americanos. E os desdobramentos, para quem deles dependa?
A armadilha do Federal Reserve, o banco central dos EUA, é do tipo “se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come”. Como um barquinho levado pela maré para o alto mar, o FED deixou a economia deslizar pelas águas ainda calmas da baía, tocada pelo juro negativo e pelo valor cadente do dólar. O monumental déficit fiscal causado pelos planos de estímulo e socorro tenta resgatar o impulso ao gasto, mas o efeito principal desses planos de intervenção é causar uma alta especulativa nas bolsas e nos mercados de commodities, onde a liquidez do fraturado sistema financeiro se concentra. Especular virou atividade subsidiada pela política monetária e pelos contribuintes. Mas o destino do barco é a boca do alto mar, onde águas turbulentas levarão os passageiros de novo ao pânico. Tal descrição nada tem de sombria ou exagerada: revela apenas o que normalmente não é dito nem publicado. Não é a versão, digamos, oficial da crise. De fato, marchamos para uma “rebolha” de ativos hiper-valorizados e que pode estourar a qualquer momento, à medida que os fundos se desfaçam de suas posições compradas, por temor de uma mudança de Ben Bernanke em relação à fraqueza do dólar.
Se ocorrer um novo ataque especulativo, desta vez será contra o dólar dos EUA. O endividamento do conjunto da sociedade americana, incluindo governo, empresas, famílias e setor financeiro, atingiu um nivel próximo a quatro vezes o total da sua produção (PIB). Tal proporção de 400% do PIB nunca antes havia sido alcançada, mesmo para financiar o esforço de guerra. Desta vez, o atoleiro de dívidas é geral. Esta é a diferença fatal. Nesse cenário, tipicamente brasileiro dos anos 80, que conhecemos tão bem, a economia americana avançará devagar e os especuladores estarão sempre prontos a apostar contra a política do FED. Quanto mais munição se lhes der, mais força terão para derrubar as comportas do dique de contenção. A munição é a liquidez abundante que o FED lhes serve agora, e a especulação tomará a forma de inflação repentina.
A inflação tem um sentido purgativo. É a forma politicamente indolor de se atribuir um imposto a quem detém dólares ou ativos equivalentes. A inflação reduz o valor real das dívidas do governo e dos indivíduos. Mas quando os preços se mexerem, o FED será obrigado a correr atrás do prejuízo maior, que é a perda da confiança no dólar como reserva de valor. Daí a armadilha citada, da qual resultará nova alta de juros e o empurrão no barco para as ondas de alto mar, com outra sequência de destruição de postos de trabalho.
A política econômica atual, no Brasil, não dá mostras de estar prevenida para um desfecho de cenário negativo em 2010. Pelo contrário, só se cogita da alternativa positiva, o que é psicologicamente muito bom, mas prudencialmente muito ruim. O Brasil não tem pára-choques contra uma segunda trombada que atinja de frente a frágil “recuperação” dos EUA e que, de tabela, interfira no delicado equilíbrio mantido até agora pela China, nossa principal compradora e razão última do sucesso que tivemos neste País até aqui. A valorização intensa do real nas semanas recentes é sinal inequívoco de que a euforia nos tomou conta. Riscos ampliados à frente
.
Em "A Destreza das Dúvidas"
Continuar a ler aqui

25 novembro 2009

CIBELLE

clique para ouvir Cibelle
cibelleblackbird

A IMPUNIDADE FAVORECE A BANDALHEIRA

AFINAL O JUIZ DE AVEIRO NÃO ERA CONTRA A DESTRUIÇÃO DAS ESCUTAS
«O Conselho Superior de Magistratura (CSM), reunido hoje em plenário, anunciou que o juiz de instrução criminal de Aveiro, António Gomes nunca foi contra a destruição das escutas a conversas entre Armando Vara, arguido do processo ‘Face Oculta’, e o primeiro-ministro. José Sócrates, que estiveram na origem de certidões autónomas extraídas do caso principal.
“O juiz de instrução criminal de Aveiro comunicou ao CSM que é falsa a notícia do fim-de-semana de que se recusou a destruir as escutas consideradas inválidas pelo Supremo Tribunal de Justiça”, anunciou o vice-presidente do CSM, juiz conselheiro Ferreira Girão.»
Nã0 seria oportuno e clarificador das relações da Justiça com certos e desbragados orgãos da Comunicação Social se as respectivas entidades do poder judicial processassem sem piedade os tais orgãos mensageiros das propaladas mentiras? Não é muito dignificante para o Poder Judicial ver execráveis pasquins a passar a imagem de privilegiados mensageiros da Justiça com mentirolas e especulações soezes. De certeza que a nossa Justiça seria muito mais respeitada e dignificada se não desse espaço aos pasquins! Não sabemos em que medida o poder legislativo será culpado da situação, dado ser este Poder que normalmente vive, temoroso, mancomunado com as gentes de tais pasquins. Por isso muito virtuosa seria a introdução de exigência num sector que ainda é respeitado mas corre riscos se abrir demasiado a guarda.

COMO SERÁ QUE SÓCRATES SE VAI SAFAR DESTA?

COM O MUNDO ÀS COSTAS E TUDO E TODOS PROCURAM DIFICULTAR-LHE A VIDA.... NÃO SOBE OS IMPOSTOS? QUEM VIER A SEGUIR SOBE-OS E IMPUTA-LHE OS CUSTOS... Valha-nos a Justiça e o seu profundo e
apurado sentido de Estado!

O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu ontem que não haverá qualquer subida de impostos até ao final da legislatura, um dia depois de o governador do Banco de Portugal ter admitido que não será possível pôr o défice abaixo de 3% até 2013 sem aumentar a carga fiscal. Contudo, com uma economia estagnada nos próximos anos e uma pressão cada vez mais forte sobre a despesa pública, os economistas duvidam de que Sócrates consiga conciliar este compromisso com os portugueses com aquele que assumiu com Bruxelas: ou seja, à falta de um debate político para cortar na despesa haverá mesmo uma subida de impostos. "Há rubricas nas quais se poderia cortar, simplesmente nem o governo nem a oposição mostram qualquer vontade de querer mexer nas coisas", afirma o ex-ministro das Finanças Medina Carreira. "Se não há condições políticas, se a despesa pública é rígida e se a economia não cresce, só há duas hipóteses: ou se deixa subir o défice ou se aumentam os impostos", acrescenta, numa opinião partilhada pelo fiscalista Saldanha Sanches. Também Silva Lopes, ex-governador do Banco de Portugal, considerou ontem "impossível" trazer o défice orçamental - este ano em 8,4%, anunciou ontem o governo (ver páginas 20 e 21) - para os 3% exigidos por Bruxelas em 2013 apenas reduzindo a despesa.
Ainda por cima proibido de se aconselhar com o banqueiro Vara porque lhe escutam as conversas e a Lavadeira SOL-POSTO põe tudo no estendal... É uma desgraça...

CASAS DE BANHO E "A ORIGEM DAS ESPÉCIES"


Um exemplar da primeira edição de "A origem das espécies", o livro com que Charles Darwin revolucionou há 150 anos as ciências naturais, será leiloado terça-feira, depois de passar anos despercebido numa prateleira da casa de banho de uma família de Oxford (Inglaterra).
A leiloeira Christie's de Londres espera que o livro atinja as 60.000 libras (66.600 euros), um valor incomparavelmente superior ao que foi pago pela família proprietária do exemplar quando o comprou numa livraria há 40 anos.
Os proprietários do exemplar colocaram-no num prateleira da casa de banho para convidados e não
tinham consciência da "jóia" que possuíam à mão, até que um parente o identificou pela lombada, depois de visitar uma exposição sobre o famoso naturalista.
Margaret Ford, directora do departamento de livros e manuscritos da Christie's, assinalou num comunicado que a família está consciente, agora, da "pechincha" que conseguiu ao comprar o exemplar, hoje ainda em bom estado.
O livro exibe o título completo da obra de Darwin - "On the origin of species by means of natural selection" ("Sobre a origem das espécies através da selecção natural") - a capa verde original do editor e a lombada com enfeites dourados.
in jornal I
Mais prosaica é a história do encontro, deste que aqui vos escreve, com a obra de Darwin, por coincidência também numa casa de banho. Contingências da célebre "gripe asiática" foi parar a um hospital militar(era recruta)e ao fazer uso da respectiva casa de banho constatou que eram os livros de uma bibliotecazeca o recurso de que o pessoal dispunha para limpar o rabo quando faltava o melhor. Foi aí que encontrou uma antiga edição dessa obra que estava já sem o prefácio e as primeiras folhas não impressas, prontinho, em linha, para o serviço. Essa foi salva, encadernada e posta a bom recato.

GRANDES ESTADISTAS

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu ontem a importância dos parlamentos ibero-americanos para dar "um impulso significativo à cooperação e coordenação entre os Estados". Sócrates desafiou os países ibero-americanos a unirem-se na construção de "uma nova ordem regulatória mundial" na economia e na política. "Esta é uma altura propícia ao debate e à concertação de posições, porque o mundo está a mudar na regulação económica e está também a mudar na política e na geopolítica", acrescentou o primeiro-ministro português, no V Fórum Parlamentar Ibero-Americano, que junta 16 representantes parlamentares. Esta virtuosa coordenação de esforços entre estes dois estadistas augura um porvir glorioso para o nosso futuro e da humanidade. Estejam atentos e escutem bem... Es-cu-tem!..

24 novembro 2009

FERREIRA LEITE - AMARGURA ÁCIDA


A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, sustentou hoje que a sociedade portuguesa vive "um constante diluir dos contornos democráticos", em que cada dia há "um pouco menos de liberdade" e "um pouco menos de justiça".
Ferreira Leite pergunta "de que serve afirmar que o sistema de justiça é um dos pilares da democracia se, na prática, todos contribuem, pela sua actuação, para o clima de desconfiança instalado? "A teoria da "asfixia democrática" instilada por Pacheco Pereira ainda continua a fazer estragos no raciocínio da D.Manuela?
Mas ficamos sem saber o quê e quem a senhora critica. Face aos acontecimentos recentes parece uma crítica ao poder judicial sem desligar o discurso das acusações ao poder executivo, ao fim e ao cabo o poder que llhe interessa. Mas não se houve daquela boca uma palavra de alento que centre nela própria e no seu projecto a esperança de melhores dias para os portugueses. É só lamúrias e melopeias tristonhas de responsos quaresmais...
Razão terá Ângelo Correia quando questionado sobre o que se está a passar no PSD na luta pela liderança decidiu recorrer ao humor."Estive agora a beber sumo de laranja e estava um bocado ácido. Mas hoje não falo de política, como compreendem. Mas o sumo de laranja estava ácido"...



23 novembro 2009

OS ARQUIVOS DA JUSTIÇA SÃO A LIXEIRA?

Documentos de processos judiciais, com a identificação e os contactos dos intervenientes, foram deitados nos caixotes do lixo do Palácio da Justiça de Lisboa, na via pública, um acto ilegal que viola a confidencialidade e as normas dos tribunais.
Escrituras com nomes, moradas e telefones, relações de heranças, notificações para audiência e peritagens de seguradoras com identificação das viaturas são exemplos de documentos encontrados pela reportagem da Lusa em diversos contentores com a tampa aberta, à mão de quem passa na rua e colocados nas traseiras do Palácio da Justiça, em Lisboa.
Em apenas três sacos, das dezenas distribuídas pelos nove contentores existentes, estavam várias peças processuais, incluindo uma disquete com uma acção judicial completa. Entre restos de papéis destruídos por trituradora, copos de plástico e outros resíduos, estavam dezenas de documentos intactos, alguns com data do próprio dia.
Por conterem dados confidenciais, estes documentos integram uma lista que faz parte de uma portaria que determina quais e como devem ser destruídos. O Regulamento de Conservação e Eliminação de Documentos em Arquivo nos Tribunais Judiciais classifica os documentos como passíveis de conservação temporal, permanente ou para eliminação
jornal I.
Minha nossa senhora!...

PERIGO - SARAH PALIN ANDA POR AÍ

Sarah Palin 2012 - o fim do mundo

O programa da NBC Saturday Night Live juntou o filme “2012”, com John Cusak, e Sarah Palin. O resultado só podia ser um “desastre político de proporções épicas”. Na montagem feita pelo programa, Sarah Palin é eleita Presidente dos Estados Unidos em 2012 o que provoca o fim do mundo. Os autores do programa cruzam excertos de intervenções de Palin com imagens do filme apocalíptico. Veja o vídeo.

SALAZAR E OS MILIONÁRIOS


É apresentado depois de amanhã o livro "Salazar e os Milionários", que desvenda o relacionamento entre os principais empresários e o homem que governou Portugal durante 40 anos. Da autoria do jornalista Pedro Jorge Castro, o livro baseia-se no diário do ditador e também em correspondência particular, relatórios e outros documentos, a maior parte inéditos.Em anexo aos vários capítulos são reproduzidos 11 rascunhos escritos por António de Oliveira Salazar, mais 141 cartas e 16 telegramas privados que foram guardados pelo governante e estão agora arquivados na Torre do Tombo. Ricardo Espírito Santo, avô do actual presidente do BES, Ricardo Salgado, era o empresário mais próximo do Presidente do Conselho. Encontravam-se quase todos os domingos ao fim da tarde, na residência oficial em São Bento ou no forte do Estoril, para conversar sobre os negócios, as viagens do empresário e até espionagem.No livro, são relatados episódios da relação com as várias gerações das famílias Mello e Queiroz Pereira, os favores pedidos por António Champalimaud, os encontros com Manuel Bulhosa e com o duque de Palmela ou a forma como Artur Cupertino de Miranda se aproximou do ditador nos últimos anos do Estado Novo. "Salazar e os Milionários" fala também da relação de Salazar com o dinheiro, na sua vida privada e na gestão do país, do seu envolvimento nos negócios dos diamantes e nas guerras do petróleo, e dos favores que concedeu aos fundadores do Hotel Ritz. A apresentação será feita pelos historiadores António Costa Pinto e Rui Ramos, às 18h30, na Fnac Vasco da Gama. O livro, editado pela Quetzal, chega às livrarias nesta sexta-feira, dia 27.
Pedir já a reserva nas Livrarias...
Aguarde-se que apareça quem conte a história de SALAZAR E OS POBRES... que fervorosamente rezavam pela longevidade do ditador, sob a orientação dos padres da Igreja católica, apostólica, romana, atormentados com os iminentes perigos do comunismo (bem... quero aqui deixar expresso que, em minha opinião, se os comunistas não têm as facetas que o antigo regime lhes imputava, a sua actuação no regime que sucedeu ao antigo, muitas vezes deu razão ao botas... São intrinsecamente destrutivos, inúteis e inaptos para servirem o regime democrático multipartidário. Potencialmente anti-democráticos...

UMA NO PAPO OUTRA NO SACO


Jaime Gama surpreendeu quando, há duas semanas, numa conferência de líderes parlamentares, anunciou o fim de dois privilégios dos deputados: desdobrarem um bilhete de executiva em duas viagens em turística (o que lhes permitia levar acompanhante nas viagens oficiais) e angariarem bónus de milhas de voo por causa das viagens de avião.
Num primeiro momento ninguém protestou publicamente, embora fosse evidente um certo mal-estar. No final de contas, ninguém gosta de perder regalias.
Depois, no plenário, José Luís Arnaut (PSD), um dos campeões das viagens (na legislatura passada presidiu à comissão de Negócios Estrangeiros), sugeriu que se poderia fazer qualquer coisa com as milhas de voo dos cartões de viajante frequente dos deputados. Por exemplo, doar esses bónus a organizações não-governamentais. Ou, dito de outra forma: convertê-las num bem com destino colectivo. E só depois suspender a regalia. Jaime Gama recusou liminarmente a ideia. Disse que primeiro se suspendia a regalia; e só depois se veria o que fazer com os bónus.
Na semana passada, a "gestão" de Jaime Gama ao dossier das viagens dos deputados voltou a ser pretexto de nova intervenção de José Luís Arnaut. Numa reunião do seu grupo parlamentar, Arnaut criticou o chefe da bancada, José Pedro Aguiar-Branco, por este ter alegadamente apoiado as medidas moralizadoras anunciadas por Jaime Gama. Segundo Arnaut - que dirige no PSD o departamento de relações internacionais - Aguiar-Branco limitou-se a dar espaço a uma eventual candidatura presidencial de Jaime Gama
.
Eis aqui um caso que poderia merecer uma campanha de indignação vinda do pombal solarengo... E nem são necessárias escutas porque o caso é escancarado.

22 novembro 2009

ESTUCADORES, POMBOS E POMBAIS






Lembro o 5 de Novembro de 2009. Nesse dia, um pombal, perdão um jornal - isto de debicadores de milho desnorteia-me -, um jornal que não nomeio porque todos mergulharam como pombos para painço no empedrado do Rossio, escreveu em título: "Escutas: conversa gravada pela Polícia Judiciária de Aveiro, Vara ouvido em almoço com Godinho." Foi a 5 de Novembro de 2009. Hoje, sabe-se que no processo não consta gravação nenhuma. É esse caso que vou investigar.Relembro o que se escreveu a 5 de Novembro. O banqueiro Armando Vara e o sucateiro Manuel Godinho, cautelosos, por telefone só marcavam encontros. Mas, quando almoçaram num restaurante da Ajuda, a 23 de Maio, um microfone daqueles de escutas direccionais, capazes de ouvir conversas a 40 metros, apanhou-os a contratarem uma corrupção de dez mil euros. Estes os factos. Enfim, os factos como os que habitualmente comemos depois de regurgitados pelos do pombal, perdão jornal. Então, com essas certezas, dedicámo-nos à veia satírica. Só dez mil euros, o Vara?!... Por um almoço, atenção; se o homem come duas refeições por dia, vezes cinco dias de trabalho, mama 100 mil euros por semanada... Enfim, assalto à Vara...Não defendo Armando Vara, não sei dele o que me permita ter opinião positiva ou negativa. Estou aqui porque me defendo. Estou farto, mas farto até à náusea, que uns estucadores, atiradores de barro à parede, pagos por mim (são funcionários públicos) para investigar crimes, porque ignorantes (incapazes de direccionar um microfone direccional), quando apanhados de mão a abanar reajam de má-fé: fornecem factos fantásticos a jornalistas para que endrominem a opinião pública.Os estucadores estendem as suas invenções na talocha e com a colher atiram argamassa, só um bocadinho de cada vez, a ver se pega. Há-de pegar porque eles sabem do que a casa gasta. continuar a ler AQUI - D.Notícias Ferreira Fernandes