23 janeiro 2010

MANUEL ALEGRE E OS TROCADILHOS DO ANACLETO


"O BE regista (pela milionésima vez) a afirmação da sua disponibilidade para apoiar a candidatura presidencial de Manuel Alegre que, tratando-se de uma candidatura supra-partidária, a eleição presidencial convoca uma exigência de responsabilidade totalmente distinta daquela que é o debate sobre a governação do país", declarou Francisco Louçã, em conferência de imprensa, em Lisboa. Pois!...
Neste sentido, "o BE repete até à exaustão que saúda, regista e apoia esta manifestação de vontade de Manuel Alegre" em candidatar-se à Presidência da República.
É tal 0 afã do Anacleto em colar-se a Manuel Alegre e à sua candidatura à Presidência da República que parece já ter ocupado todos os lugares disponíveis da plateia onde o poeta declama as suas arengas.Pois deixemos Manuel Alegre entregue ao desvelo do Anacleto e sigamos em frente... Alegre que de si já não era muito apelativo para muita gente, quase fica transformado num patinho feio! (diz-me com quem andas...). Assim, até Cavaco, apesar daquela imagem de Mefistófeles que ele próprio, o seu rasca porta-voz... e alguns conselheiros lhe colam à pele, começa a deixar no ar a hipótese de valer a pena conferir-lhe o segundo mandato de forma confortável. Mal por mal... longe do Anacleto!
No ABSORTO, de forma menos expedita mas muito mais e séria, reza assim:
Qualquer cidadão é livre de manifestar a sua intenção de se candidatar a Presidente da República. Qualquer partido é livre de manifestar apoio à intenção de qualquer cidadão em candidatar-se a Presidente da República. Mas esta dança de palavras do BE manifestando apoio à intenção de candidatura de Alegre embrulhada numa suposta superioridade supra partidária faz-me lembrar coisas tristes. Cada um é livre, em democracia, de afirmar as suas intenções e preferências mas não me venham, num regime de partidos, tentar “vender” a superioridade de candidaturas presidenciais supra partidárias quando todas nascendo da vontade livre dos candidatos são apoiadas pelos partidos. Deixemo-nos, pois, de brincadeiras que a coisa é séria.

22 janeiro 2010

CAVACO, ENFIM


Pedro Adão e Silva, O tecto de Cavaco: Ao longo destes quatro anos, Cavaco deu algum passo no sentido de alargar a sua base eleitoral? A resposta é não. Nesse sentido, o primeiro mandato de Cavaco foi atípico. Com o recurso a comunicações ao país que só introduziram ruído no debate; com uma inclinação para tutelar o seu espaço político de origem; e, acima de tudo, com uma reconversão de primeiro-ministro modernizador em Presidente conservador, numa altura em que o conservadorismo social está em retracção no país, Cavaco cristalizou a sua base de apoio. Pelo caminho, ao envolver-se por interposta pessoa nas disputas eleitorais, delapidou aquele que era o seu principal capital político: a ideia de que pairava acima da miséria da política partidária e que era um referencial de estabilidade e previsibilidade. A consequência é que, pela primeira vez, se discute a reeleição de um Presidente.

ENTREVISTA DE FRANCISCO ASSIS


Excelente entrevista de Francisco Assis hoje na Antena 1 à Maria Flor Pedroso, muito boa mesmo...humm! Siga o link para ouvir.

SPORTING - AGREMIAÇÃO DESPORTIVA DE PRESTÍGIO INTERNACIONAL


A Academia Sporting, em Alcochete, recebeu o certificado de qualidade atribuído pela Empresa internacional de Certificação (EIC), tornando-se o único centro de estágio europeu a receber essa distinção de excelência.
Segundo avança a edição de hoje do jornal Record, este certificado de qualidade foi alcançado devido a factores como o recrutamento de jogadores, a formação desportiva, o acompanhamento médico-desportivo, a formação pessoal e social e os programas lúdico-desportivos que a Academia Sporting apresenta.
O jornal Record informa ainda que para o primeiro nível de excelência agora atribuído ao Centro de Estágio do Sporting Clube de Portugal, foram também relevantes três requisitos fundamentais como a missão, visão e valores da Academia, o sistema de gestão de qualidade e a percepção de novos clientes (equipa A, família e atletas) e colaboradores sobre o trabalho desenvolvido.
A cerimónia de entrega da distinção terá lugar amanhã, às 18.00, no auditório do estádio José Alvalade
.

ASSIM SE VÊ A INUTILIDADE DO PSD

Os dois Jovens políticos que interessam a Portugal? Parece que sim!

Centristas e socialistas votaram ontem lado a lado na Comissão de Orçamento.
PS e CDS/PP deram ontem claros sinais de aproximação, quer na lei das finanças regionais quer nos prazos de reembolso do IVA, no que deverá ser a antecâmara de um acordo para a viabilização do Orçamento do Estado para 2010.
No Governo, o entendimento com o CDS é apontado para "breve". Ao que o DN apurou, o Executivo quer ter um acordo firmado até ao final da semana - até porque o OE deverá dar entrada na Assembleia já na terça-feira. Entre os centristas, tudo se resume a uma exigência: o caderno de encargos avançado pelo partido nas negociações com o Executivo.
O aumento das pensões , o valor da redução do pagamento especial por conta (PEC) e as tabelas de retenção na fonte do IRS são as questões que se estão a revelar de mais difícil acordo entre o CDS e o Governo. Mas não deverão constituir uma barreira inultrapassável. Prova disso são as palavras do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ontem, após a reunião com o PSD: "As negociações com o CDS vão agora prosseguir, temos ainda alguns assuntos a ultimar" -uma palavra que demonstra o optimismo que reina no Governo.
Ontem, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, socialistas e centristas já "ultimaram" outras questões. Perante duras críticas dos restantes partidos da oposição - e em particular do PSD -, o CDS avançou com um pedido de adiamento da lei das finanças regionais para a próxima semana, no que contou com o voto favorável do PS. Pouco depois, os dois partidos avançaram um documento conjunto que estabelece novos prazos para o reembolso do IVA às empresas (ver caixa em cima). A proposta teve como base três projectos de lei (do PSD, CDS e PCP) sobre a mesma questão, aprovados no Parlamento no final de Novembro - numa famosa sexta-feira em que a oposição aprovou mais de uma dezena de projectos, à "revelia" dos socialistas. Na mesma data foi aprovada uma proposta do CDS que defende a imposição de juros quando o Estado se atrase nos pagamentos - outro documento que ontem foi adiado, e que deverá também ser alvo de um acordo. A oposição não poupou a ironia face à repetida convergência entre PS e CDS, falando repetidamente em "casamento" entre os dois partidos.
À margem das conversações orçamentais - mas a correr em paralelo - a lei das finanças regionais promete tornar-se num enorme foco de tensão. O Governo não aceita alterações à lei, defendendo que as contas públicas não podem comportar novas transferências para as regiões autónomas. Um ponto em que faz finca-pé, preparando-se para dramatizar o discurso até ao ponto da crise política, caso a oposição viabilize alterações à lei. Essa é a intenção de PSD, BE e PCP. O CDS continua também a garantir que não abdica de alterações ao actual quadro legal.
Tags: Portugal

21 janeiro 2010

DOLOROSO INTERMEZZO

«Matamos duas e três vezes os nossos poetas. Os políticos, esses, servem-se deles para adiantar conhecimentos literários de duvidosa autenticidade. Torga, Sena, O'Neill foram os mais citados por presidentes da II República. Mário Soares conheceu quase todos. De muitos, foi amigo. E ouviu de Torga, de Sena e de O'Neill mordazes palavras recriminatórias. O'Neill timbrou um estribilho célebre: "Ele não merece, mas vota no PS."
Era gente de outra estaleca, que se deixava levar pelo poder da ironia e do sarcasmo. Procedia de uma geração sem equívocos e sem ambições de soldo ou de glória. O sonho de liberdade alimentou a vida e iluminou a obra dessa gente. Soares sentou à mesa do Palácio de Belém o que de melhor havia na literatura portuguesa e europeia. Eanes, com a decência comum ao cavalheiro da aristocracia de província, nunca alardeou as suas amizades intelectuais, mas tinha-as, honrava-as e respeitava as plurais tendências de cada qual. Com discrição e decoro chegou a ajudar alguns e a tentar corrigir injustiças, como no caso de Natália Correia.
Também tivemos sorte, nesta matéria, com Jorge Sampaio. Acaso foi timorato em excesso, quando presidente. Porém, seria incapaz de confundir Thomas Mann com Thomas More. Não era adepto da superstição do consumo, não era frequentado pela ironia, mas emocionava-se com a condição humana.
Cavaco constitui um intermezzo por vezes doloroso, amiudadamente cómico, e sempre torturante: não é homem animado pelas apoquentações do espírito. E se nunca está à vontade num ajuntamento, quase entra em pânico num grupo de pessoas medianamente letradas. (...)»


[Diário de Notícias]Por Baptista-Bastos.

SERÁ QUE A DIREITA FADISTA TEM FUTURO?


É difícil encontrar um pensamento autónomo na nossa direita . Nas questões políticas e económicas, os nossos "direitistas" repetem os dogmas da esquerda; nas questões privadas, seguem a Igreja. Enquanto contestam a ideia do casamento gay, os deputados do PSD são capazes de dizer que o nosso código laboral (o mais rígido da Europa) é "neoliberal".
Tudo isto é um bocado deprimente: a direita portuguesa considera que o palco da luta política é a alcova, e não a praça pública. A nossa direita acha que a luta se faz nos costumes dos lençóis, e não na política. A nossa direita, minhas amigas, é apolítica. A nossa direita só vive do "social
".
Até a Maria Cachucha, (dizemos por nosso lado) que se deslumbrava com os senhores de botas de cano alto, brilhantes e de esporas prateadas, já se entrega aos devaneios do Bloco de Esquerda e menospreza os senhores e, por via do B.E., até estará rendida ao Manuel Alegre que lhe disseram ser um artista fazedor de letras muito lindas para para serem cantadas, como aquela do fado dos contentores... É uma confusão!

20 janeiro 2010

QUAL A UTILIDADE DO ACTUAL PSD???


Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, garantiu que não está preocupada com o facto de o CDS se ter adiantado num possível acordo com o Governo para o Orçamento do Estado de 2010 e esclarece que o sentido de voto do PSD só será decidido depois de ver "o conteúdo" do documento". Não quis contribuir para esse conteúdo para depois entrar num descabelado bota-a-baixo que é só e apenas o que ela e o seu mentor sabem fazer...
Esta incompetente e irresponsável, guiada pelo montículo da Marmeleira, não sabe assumir, nesta grave emergência de crise económica, as responsabilidades inerentes a um partido da importância do PSD? O que faz essa gente do PSD que não corre com essa ave de mau agoiro?
Paulo Portas e o CDS estão, há já muito tempo, a ultrapassar o PSD em credebilidade, competência e utilidade prática. Se nestas ocasiões o PSD desaparece, para que serve o PSD? Ser apenas uma organização destinada gerar tachos e prebendas diversas para o bom-bom da rapaziada? Os eleitores já estão atentos e as sondagens não mentem: há cada vez mais portugueses de olhos abertos e já serão muito poucos os que votam com eles fechados... em qualquer avantesma que lhe ponham à frente...

PADRES - CELIBATO E OUTRAS QUESTÕES


Dinâmicos, solidários e disponíveis para ouvir as pessoas. Estas são as características que os padres devem ter, na opinião dos inquiridos numa sondagem realizada pela Universidade Católica de Braga. No inquérito, apresentado no Congresso Internacional sobre o Presbítero, a decorrer em Braga, os inquiridos deram menos importância ao celibato ou pobreza dos sacerdotes e mostraram-se também divididos em relação a dois temas polémicos na Igreja Católica: a ordenação das mulheres e o casamento dos sacerdotes.
"A componente humana e a relação com o outro são muito valorizadas. O celibato e as questões materiais são características mais desvalorizadas na imagem que os inquiridos têm do padre", afirmou ao DN Vera Duarte, professora da Faculdade de Ciências Sociais e responsável pelo inquérito. Se antes, a figura do padre era a de um homem austero e distante, agora as pessoas, católicas ou não, procuram valorizar outras qualidades como a generosidade, a humildade e a disponibilidade. "O padre que cativa a atenção das pessoas é o que fala para o povo", afirma Vera Duarte. Ou seja, num contexto de afastamento das pessoas da religião, acrescenta a professora da Universidade Católica, "o sacerdote que vai cativar mais é o que tem o lado mais humano e consegue chegar melhor às pessoas".
Este inquérito, realizado na zona de Braga, via telefone, a uma amostra de 599 pessoas maiores de 18 anos, mostra ainda que a imagem e o perfil do sacerdote condicionam a prática religiosa dos crentes. E mesmo os que não têm fé possuem uma opinião sobre os assuntos da Igreja Católica.
Para a maioria dos inquiridos, o padre deve dedicar-se exclusivamente ao sacerdócio e não ter outra actividade profissional. Mais de 60% das pessoas consideram ainda que este não se deve envolver na vida política.
Já o celibato e a ordenação dividem católicos e não católicos. E as respostas do inquérito nem sequer permitem traçar relações entre prática religiosa ou género e a opinião defendida. 49% dos inquiridos consideram que os padres devem poder casar, contra 46% que discordam. Em relação à ordenação de mulheres sacerdotes, as opiniões dividem-se igualmente: 46% concordam e 49% não.
"Não se pode dizer que os católicos ou as mulheres pensem de uma maneira e os não católicos de outra. É um assunto que está na esfera pública e as pessoas posicionam-se mesmo não tendo relação com a Igreja
", diz Vera Duarte.

MANUEL ALEGRE - O PATRIOTA

Manuel Alegre, um homem de esquerda nas convicções políticas, nunca enjeitou a preocupação e a tradição patriótica e sempre achou que o país era mais que economia. Pode ser que a sua candidatura contribua, na metade da nação que está à esquerda, para uma repolitização da política em que esta deixe de ser a arte de tirar e dar coisas a uns e outros em troco de votos.Da outra margem da nação ficamos a ver, esperando que, também por cá, alguém pense nisso.
Estas são palavras de um homem de direita, Jaime Nogueira Pinto, que aponta o exemplo de patriota de Manuel Alegre ao candidato da outra margem, isto é, Cavaco Silva. Sendo de anotar a ideia deste teórico da direita portuguesa de definir a esquerda como a arte de dar coisas uns aos outros em troco de votos.
Bom, Manuel Alegre é um conservador com forte pendor monárquico, desfrutando de fortes simpatias na direita fadista e na dos pergaminhos... Sendo ele o candidato do Bloco de Esquerda ainda vamos assistir à reunião dos betinhos em redor do Francisco Anacleto...

TOCA A ANDAR

Os benefícios do jogging para a saúde são, há muito, conhecidos. No entanto, a relação entre a corrida regular e a performance do cérebro nunca tinha sido comprovada - e compreendida - pelos cientistas. Até agora. Um grupo de neurocientistas da universidade de Cambridge acredita ter descoberto as razões por que correr estimula o cérebro. Fazer jogging diariamente, revelam, conduz ao crescimento de centenas de milhares de novas células no cérebro - o que permite aumentar a capacidade de invocar memórias sem as confundir. Um processo tido como crucial no desenvolvimento da aprendizagem e de outras tarefas cognitivas importantes. Além disso, o grupo de investigadores comprovou que o jogging desacalera o processo de envelhecimento do cérebro ao longo dos anos. A descoberta poderá contribuir para o tratamento da deterioração da habilidade mental que afecta muitos idosos."Sabíamos que o exercício faz bem à actividade cerebral, mas este estudo permitiu- nos compreender porquê", explicou ao jornal britânico "The Guardian" o neurocientista comportamental de Cambridge e coordenador do estudo, Timothy Bussey. Estudos anteriores já tinham demonstrado a importância do exercício no tratamento de depressões. E alguns medicamentos anti-depressivos actuam, aliás, no sentido de estimular o crescimento de novas células no cérebro. Agora, os cientistas acreditam que na origem dessa renovação poderá estar o aumento do fluxo sanguíneo ou os altos níveis de hormonas que são libertadas durante o exercício físico.

E SE O RAPOSO TEM RAZÃO?


Em vez de criar narrativas pseudo-optimistas, o primeiro-ministro devia falar sobre alguns factos, os tais factos explosivos. E os factos, esses sacanas teimosos, são estes: 1,850 milhões de portugueses recebem pensão de velhice, 300 mil recebem pensão de invalidez, e 380 mil recebem o rendimento mínimo. Para suportar estes 3,078 milhões de portugueses, existem apenas 5,020 milhões de portugueses a trabalhar . Destes 5 milhões, quase um milhão trabalha para o Estado, ou seja, não produz riqueza. Em anexo, convém dizer que toda a riqueza que produzimos num ano não chega para pagar o que devemos ao estrangeiro.2. Um Estado Social não se alimenta com esperanças e pseudo-optimismos. O Estado Social está falido, e nem toda a boa vontade do PS pode salvar o dito Estado Social, essa maquina que se alimenta de cifrões e não de esperança. Neste momento, o Estado Social português está morto. Pior: o Estado Social português está a matar a sociedade portuguesa, que, como é óbvio, não consegue alimentar o monstro que tem na cave.3. Os irlandeses cortaram os salários dos funcionários públicos. Em Portugal, Sócrates e Constâncio dizem que não estamos assim tão mal, e os sindicatos dizem que cortar salários "é ir contra as conquistas de Abril". O problema, meus caros, é que estamos em 2010, e não em 1974.Henrique Raposo EXPRESSO
O senhor Raposo, que vem ribombar as tiradas do sr Cavaco, por que não tenta quantificar a quota-parte da responsabilidade de Cavaco nesses aterradores algarismos? É mais fácil para o sr Cavaco e seus admiradores... descarregar a carga para os ombros dos outros, sobretudo quando se tem atentos veneradores para o desculparem... E mais sacanas e teimosos que os factos são os mistificadores.

POR ONDE ANDA A DIREITA

A direita existe?
Henrique Raposo concluiu que a direita não existe. Todos sabemos que a direita existe – excepção aberta a Henrique Raposo, pelos vistos –, só que não tem rumo, não sabe o que anda cá a fazer desde que Freitas do Amaral e Francisco Sá Carneiro viram na esquerda o modelo a seguir. O primeiro fez o caminho pessoalmente; o segundo, num momento de «inspiração táctica», proclamou o seu partido social-democrata. Mas a direita existe, e Henrique Raposo é a prova disso (não me falem no interregno de Cavaco Silva: durante dez anos nunca houve mais Estado e pior Estado) Tomás Vasques

19 janeiro 2010

O MAIOR INIMIGO DO PCP? AINDA BEM!


Vale a pena observar atentamente estas declarações de Jerónimo de Sousa sobre a disponibilidade de Alegre para se candidatar à presidência da República: “O próprio Partido Socialista (PS) ainda nem sequer tomou posição, nem sabemos se é um candidato supra-partidário e se é um candidato com que o PS se identifique e essa identificação ou não do PS é um elemento político de grande relevância”.O que Jerónimo diz, sem evasivas, é que pouco lhe interessa o que é, o que pensa e o que se propõe fazer o candidato a candidato Manuel Alegre. Para Jerónimo, o que é decisivo é saber a posição do PS para então definir a sua posição. É o que o PCP costuma fazer todos os dias, mas nunca ninguém em nome do colectivo fora tão claro sobre qual é o inimigo principal do PCP.
Eis a razão fundamental do meu apoio incondicional ao PS: é ser considerado pelo PCP o seu maior adversário! Está-se bem...

O PSD INTRANQUILO





































Aquilo que mais surpreende e desgosta é vermos inimigos jurados de ontem, abraçados, aplaudindo-se com o entusiasmo de um amor novo. Nunca imaginei Menezes, que não pára de se queixar do mal que lhe fez o grupo de Aguiar Branco, o tal grupo que jurara tirá-lo da presidência à bomba, embevecido com líderes que o odiavam. Que terá acontecido nos bastidores clandestinos é coisa que desconheço, mas o amor voltou. Lopes, que afrontou Manuela, aconchega-se nas palavras da senhora. Marcelo quer tudo. Sobretudo que ninguém esteja contra ele, embora se sinta no direito de estar contra todos. E Rangel saltita de ramo em ramo, dizendo que não, mas chilreando gorjeios de desejosa aspiração. Morais Sarmento, um dos sólidos fermentos deixados por Barroso, não quer saber. Balsemão, sóbrio, estadista, afasta-se. Quanto ao resto, agita-se febril à procura de uma poção mágica que salve o PSD. Dizem eles. Mas querem dizer, que os salve.
Vasco Campilho

PRESIDENTE DE ALGUNS PORTUGUESES?


Uma Presidência da República do futuro
A gula pelo poder de Cavaco Silva impediu-o de ser o presidente de todos os portugueses, algo que todos os seus antecessores conseguiram, o seu actual prestígio resulta mais da imagem da Presidência da República junto dos portugueses do que do seu desempenho no cargo. A Presidência da República de Cavaco Silva tem sido marcada pela intriga promovida pelos seus assessores, pelo envolvimento em manobras de bastidores com o objectivo de levar o PSD ao governo e, pior do que tudo, pela conspiração contra a democracia promovida por Fernando Lima.
Em vez de promover a estabilidade política a pensar no desenvolvimento do país, Cavaco Silva tem gerido a crise política a pensar na sua própria imagem, os momentos mais difíceis tiveram-no como protagonista. EM vez de apoiar o governo, a tal cooperação estratégica de que tanto fala, optou por fazer aproximações quando as políticas são bem vistas pelos eleitores e por se ausentar quando essas mesmas políticas são menos simpáticas.
Mais do que um Presidente de todos os portugueses Cavaco Silva é um presidente da direita, em vez de ter em consideração os sentimentos maioritários dos portugueses tem optado por impor os seus próprios valores. Mais do que um Presidente da República Cavaco tem vestido o papel de candidato a Presidente da República, tem exercido o cargo mais a pensar na sua recandidatura do que no país.

18 janeiro 2010

SÓCRATES O MELHOR PARA ENFRENTAR A CRISE

O gráfico não tem qualidade mas as barras dão uma ordem de grandeza dos resultados da sondagem

No Correio da Manhã: Sócrates seguro e Portas espreita.Pelos lados do CM, o verbo espreitar tem uma amplitude bizarra. À pergunta Quem está melhor preparado para liderar Portugal neste cenário de crise mundial?, 21% responderam espontaneamente José Sócrates e 3% responderam espontaneamente Paulo Portas (a dra. Manuela também espreita... com 1,8%). Tragam lá depressa o Passos Coelho, ou mesmo o Comendador Santana Lopes, caso contrário o Pacheco Pereira e a Dama fazem o enterro ao PSD.

17 janeiro 2010

MARIA DE LOURDES PINTASSILGO


Maria de Lurdes Pintassilgo: 80 anos sobre a data de nascimento da única mulher que foi PM em Portugal
Diversos vultos femininos emergiram por mérito próprio nos 35 anos da democracia portuguesa. À memória vem antes de mais a Engª Lurdes Pintassilgo, não só pelo facto único de ter sido o caso inédito de ser a única mulher a exercer o cargo de Primeiro Ministro (no V Governo Constitucional), mas por ter sido a primeira e única mulher a aspirar à Presidência da República, como independente, (tendo sido eliminada na primeira volta das eleições de 1986), como ainda por ter mantido uma actividade política activa manifesta na sua presença como deputada independente no Parlamento Europeu, entre 1987 e 1989, integrada no Grupo Socialista. Para aqueles que não a conheceram, recomenda-se a visita ao Arquivo Pintassilgo. Deixo alguns extractos da biografia dessa mulher que deixou, em 2004, um vazio não preenchido em Portugal. Se fosse viva completaria a 18 de Janeiro de 2010, 80 anos.
(
A biografia de Maria de Lurdes

Queremos agradecer Aos editores do excelente "REGRA DO JOGO"a iniciativa de evocar o nome de MARIA DE LOURDES PINTASSILGO, conforme resenha que atrás reproduzimos com muita honra e prazer. Gostaríamos de aproveitar para aqui lembrar a acção da Primeira Ministra Pintassilgo na tragédia do sismo de Janeiro de 1980 na Ilha Terceira, aí revelando a sua têmpera de governante e de mulher de acção,como Primeira Ministra, mobilizando meios e disponibilizando organização capazes de acorrer com eficácia à destruição de grande parte do parque habitacional da Ilha Redonda. Foi a partir dessa acção e da boa coordenação com o Governo Regional, que a reconstrução se iniciou com rapidez. E se a reconstrução se concluiu em relativamente pouco tempo, foi mérito dos seus habitantes, do seu governo e autarcas, mas muito e decisivamente pelo inicial empurrão moralizador e mobilizador dessa grande figura da nossa história recente.
Maria de Lourdes Pintassilgo,cidadã solidária, Mulher de alma pura como a água cristalina... Os terceirenses com boa memória não a esquecem!

AGITAÇÃO NAS CLOACAS DO PSD




Quem segue com atenção a vida do PSD não deixa de questionar, com perplexidade, quais as razões que levam a que os núcleos mais desgastados, embora poderosos, semana após semana, num rodopio frenético, testem uma procissão de candidatos, mais ou menos forçados, sebastiânicos, alguns feitos de barro, outros produzidos em laboratório. Aquilo que mais surpreende e desgosta é vermos inimigos jurados de ontem, abraçados, aplaudindo-se com o entusiasmo de um amor novo. Nunca imaginei Menezes, que não pára de se queixar do mal que lhe fez o grupo de Aguiar Branco, o tal grupo que jurara tirá-lo da presidência à bomba, embevecido com líderes que o odiavam.Que terá acontecido nos bastidores clandestinos é coisa que desconheço, mas o amor voltou. Lopes, que afrontou Manuela, aconchega-se nas palavras da senhora. Marcelo quer tudo. Sobretudo que ninguém esteja contra ele, embora se sinta no direito de estar contra todos. E Rangel saltita de ramo em ramo, dizendo que não, mas chilreando gorjeios de desejosa aspiração. Morais Sarmento, um dos sólidos fermentos deixados por Barroso, não quer saber. Balsemão, sóbrio, estadista, afasta-se. Quanto ao resto, agita-se febril à procura de uma poção mágica que salve o PSD. Dizem eles. Mas querem dizer, que os salve. Acompanho isto com estranheza e mágoa. Da mágoa dei conhecimento quando alertei para este caminho de desastre. Respondeu-me o insulto. Nunca senti tanto conforto por ser insultado. Sabia que tinha razão. A estranheza terminou ao ler o livro de Passos Coelho. Percebo que a agitação nas cloacas do poder social-democrata não é a favor de qualquer um.’Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, eleito na lista do PSD

BOA PERGUNTA!





Boa pergunta...
Da SEDES ao Medina Carreira, passando pelo João Salgueiro e Ferreira Leite, não falta gente capaz de saltar para dentro dos Ministérios e resolver o assunto. São de uma autoconfiança admirável. Mas só até àquele instante em que nos lembramos que estes cérebros andam nos círculos do poder político, empresarial e financeiro há 30, 40 e 50 anos. Ou seja, que têm sido eles os gestores do tal Portugal adiado e pobre que dizem agora conseguir salvar em 4 anos ou menos.Airresponsabilidade é descarada. Por onde andaram, em que parte do caminho se perderam, qujá nos podiam ter libertado do atraso económico há tanto tempo?
tags:
Mas na realidade trata-se de facto de três inaptos que tiveram já oportunidades suficientes para deixarem qualquer boa recordação se tivessem arte e engenho para o fazer. Esperem pois sentadinhos que dali nem um coelho manco e maneta sai da cartola. Para estarem no galarim e serem convidados para todos os bailaricos basta-lhes enfileirarem na cáfila da maldicência nacional e exibir o estatuto de ex-ministro (não importa as burradas que fez) e tem o auditório assegurado, com clube de fãs e tudo. O senhor Medina tinha uma campanha no FACEBOOK de angariação de fãs que já contava cerca de 2500. Se calhar já vai nas dezenas de milhar...
E assim vai este país, quantas vezes de cócoras perante gente como esta sem valimento, com tenda montada na feira do bacalhau a pataco e clientela garantida. E pior: com a porta do Palácio de Belém escancarada para dali apregoarem o bacalhau.
















































BLOCO DE ESQUERDA AO LADO DE ALEGRE








Francisco Louçã colocou hoje o Bloco de Esquerda ao lado da candidatura presidencial de Manuel Alegre, dizendo que as próximas eleições presidenciais serão um momento clarificador da democracia e representarão uma escolha entre o situacionismo e a vontade de mudar."As eleições presidenciais, cujo debate político será tão importante ao longo deste ano, são eleições que se vão decidir na primeira volta entre duas opções fundamentais: a vontade de uma mudança intransigente, contra a injustiça, ou o situacionismo que quer manter o país e os seus poderes económicos e sociais exactamente como eles estão", disse o líder do Bloco durante um almoço com militantes do seu partido, em Mosteirô (concelho da Feira).Louçã reforçou ao longo do discurso a ideia de que as eleições serão decididas na primeira volta e, num recado para o PS, considerou "muito importante que haja uma candidatura [presidencial] que à esquerda não seja uma candidatura partidária.
Pois... uma candidatura não partidária mas... já com o Bloco de Esquerda lado a lado (grato pelo contributo de Alegre para o seu crescimento - em desfavor do PS) e o doutrinador Anacleto já a dar, pressuroso, as suas orientações! A dupla Alegre/Anacleto, dois intragáveis iluminados que se julgam tocados pelo dom da verdade e da razão, mas muito capazes de afugentar a gente normal que costuma votar. Confesso que essa dupla me causa um certo antagonismo (para não dizer alergia!). Mas é como o NIKADAS dizia em Jnho/09, é o Louçã nos sonhos húmidos de Alegre

Alegre, no seu estilo grandiloquênte, pomposo, em busca do simbólico para dar maior grandeza aos seus gestos, foi fazer uma sessão de campanha ao Algarve para ali invocar o exemplo do intelectual Teixeira Gomes, um escritor algarvio que foi Presidente da República, afirmando que "voltamos a precisar desse rigor ético na vida privada e na vida pública"! Bem, Manuel Alegre, porventura distraído ou mal assessorado, não nos parece ter conseguido arranjar o melhor exemplo de grande rigor ético em alguém que abandonou funções, a meio do mandato e embarcou para a Argélia. Foi isso que Teixeira Gomes fez!"Sinto uma necessidade porventura fisiológica, de voltar às minhas preferências, às minhas cadeiras e aos meus livros", escreveu Teixeira Gomes ao desaparecer de Portugal e da presidência da República. O rigor deste exemplo indicia também a ligeireza com que Alegre escora os seus gestos políticos.

Hoje Alegre só fará o pleno na área do B.E. Será sim um alegre passeio para a reeleição de Cavaco Silva.. Alegre diz no Expresso que tem falado com Sócrates e este diz que "antes ser alegre que ser triste", mas o eleitorado P.S. não é muito de encarneirar... com alegrias ou tristezas... A infidelidade ranhosa com o B.E. (que não esquece) caracterizou de vez a verdadeira natureza do indevidamente chamado histórico do PS! Hitórico só do PCP
(Que grande Presidente não daria o rigoroso, experiente, sério, culto, discreto e inteligente Jaime Gama!!! ... E a perder-se tempo com um egocentrista incurável)
E esta tirada dirigida a quem discorda da sua candidatura: "Eu sei que é uma maçada para quem não gosta... (quem diz que Alegre não é um tipo rasteirinho?)

O QUE REPRESENTA O SER HUMANO PARA ESTES FARISEUS

A criatura aqui retratatada diz que há coisas piores do que a situação no Haiti. Fica mais triste com a situação espiritual em que se encontra o Ser Humano. Provavelmente até achará que tudo o que se passa nessa ilha distante não passa de castigo divino. Tão querido.
Como se pode ter respeito a esta gente e ouvir-lhes a palavra?! Este discurso é de uma baixeza inaudita. É um Bispo da Igreja Católica, Igreja que, dia a dia, é mais farisaica e mais e se distancia da humanidade... Uns embezerrados mentalmente castrados e sem piedade.
El ultracoservador obispo de San Sebastián, José Ignacio Munilla, ha asegurado hoy que "existen males mayores" que los que están sufriendo "los pobres" en Haití, como "nuestra pobre situación espiritual".
En esos términos se ha expresado en una entrevista a la
Cadena Ser, sobre una catástrofe que hasta el momento ha causado decenas de miles de muertos y tras recomendar a Zapatero evite acercarse a tomar la Comunión por su ley , por su apoyo a la ley del aborto.