17 janeiro 2010

MARIA DE LOURDES PINTASSILGO


Maria de Lurdes Pintassilgo: 80 anos sobre a data de nascimento da única mulher que foi PM em Portugal
Diversos vultos femininos emergiram por mérito próprio nos 35 anos da democracia portuguesa. À memória vem antes de mais a Engª Lurdes Pintassilgo, não só pelo facto único de ter sido o caso inédito de ser a única mulher a exercer o cargo de Primeiro Ministro (no V Governo Constitucional), mas por ter sido a primeira e única mulher a aspirar à Presidência da República, como independente, (tendo sido eliminada na primeira volta das eleições de 1986), como ainda por ter mantido uma actividade política activa manifesta na sua presença como deputada independente no Parlamento Europeu, entre 1987 e 1989, integrada no Grupo Socialista. Para aqueles que não a conheceram, recomenda-se a visita ao Arquivo Pintassilgo. Deixo alguns extractos da biografia dessa mulher que deixou, em 2004, um vazio não preenchido em Portugal. Se fosse viva completaria a 18 de Janeiro de 2010, 80 anos.
(
A biografia de Maria de Lurdes

Queremos agradecer Aos editores do excelente "REGRA DO JOGO"a iniciativa de evocar o nome de MARIA DE LOURDES PINTASSILGO, conforme resenha que atrás reproduzimos com muita honra e prazer. Gostaríamos de aproveitar para aqui lembrar a acção da Primeira Ministra Pintassilgo na tragédia do sismo de Janeiro de 1980 na Ilha Terceira, aí revelando a sua têmpera de governante e de mulher de acção,como Primeira Ministra, mobilizando meios e disponibilizando organização capazes de acorrer com eficácia à destruição de grande parte do parque habitacional da Ilha Redonda. Foi a partir dessa acção e da boa coordenação com o Governo Regional, que a reconstrução se iniciou com rapidez. E se a reconstrução se concluiu em relativamente pouco tempo, foi mérito dos seus habitantes, do seu governo e autarcas, mas muito e decisivamente pelo inicial empurrão moralizador e mobilizador dessa grande figura da nossa história recente.
Maria de Lourdes Pintassilgo,cidadã solidária, Mulher de alma pura como a água cristalina... Os terceirenses com boa memória não a esquecem!

Sem comentários: