19 janeiro 2010

PRESIDENTE DE ALGUNS PORTUGUESES?


Uma Presidência da República do futuro
A gula pelo poder de Cavaco Silva impediu-o de ser o presidente de todos os portugueses, algo que todos os seus antecessores conseguiram, o seu actual prestígio resulta mais da imagem da Presidência da República junto dos portugueses do que do seu desempenho no cargo. A Presidência da República de Cavaco Silva tem sido marcada pela intriga promovida pelos seus assessores, pelo envolvimento em manobras de bastidores com o objectivo de levar o PSD ao governo e, pior do que tudo, pela conspiração contra a democracia promovida por Fernando Lima.
Em vez de promover a estabilidade política a pensar no desenvolvimento do país, Cavaco Silva tem gerido a crise política a pensar na sua própria imagem, os momentos mais difíceis tiveram-no como protagonista. EM vez de apoiar o governo, a tal cooperação estratégica de que tanto fala, optou por fazer aproximações quando as políticas são bem vistas pelos eleitores e por se ausentar quando essas mesmas políticas são menos simpáticas.
Mais do que um Presidente de todos os portugueses Cavaco Silva é um presidente da direita, em vez de ter em consideração os sentimentos maioritários dos portugueses tem optado por impor os seus próprios valores. Mais do que um Presidente da República Cavaco tem vestido o papel de candidato a Presidente da República, tem exercido o cargo mais a pensar na sua recandidatura do que no país.

Sem comentários: