06 março 2010

QUANTO PIOR MELHOR - A VELHA ESTRATÉGIA DO PCP

A greve na função pública é apenas a preparação da ampliação da luta." Foi assim que Carvalho da Silva antecipou a greve de ontem, em entrevista ao "Diário Económico". Não espanta: na mesma entrevista classificou o acordo tripartido alcançado na Irlanda como resultante de uma "cultura diferente" e classificou o apelo à negociação como uma "treta" (sic). O sindicalismo português é apenas mais um elemento da miséria política do nosso país. Perante dificuldades extremas e constrangimentos que aparentam ser inultrapassáveis, o que se exigia de todas as partes eram convergências: entre partidos e governo, entre empresários e sindicatos. O que nos é oferecido é precisamente o contrário: uma total incapacidade de negociar, de abandonar a rigidez da posição de partida para alcançar um compromisso. Entretanto, o desemprego continua a sua imparável cavalgada e a dívida que temos de pagar lá fora fica todos os dias mais cara. Portugal tem níveis de conflitualidade laboral (medidos pelo número de greves) comparativamente baixos e estes têm descido de modo acentuado. A administração pública é a excepção. Hoje faz greve quem pode (quem tem uma relação laboral protegida) e os funcionários públicos podem. Contudo, é também sabido, o padrão de baixa conflitualidade laboral coexiste com níveis elevados de contestação política de base sindical. No fundo, as greves servem para "ampliar a luta". As consequências da estratégia serão incontornáveis: um acantonamento político e social do movimento sindical, sem ganhos visíveis para os trabalhadores. Precisamos, de facto, de "outras políticas", mas precisamos não menos de outros sindicatos.Pedro Adão e Silva no jornal i . Carvalho da Silva que será o membro do PCP que melhor disfarça a os objectivos últimos do projecto totalitário desse partido, mas fica com a careca à mostra quando revela esta frieza de conduzir o rebanho para o abismo sabendo, de ciência certa e segura, que está a prejudicar profundamente os trabalhadores, conduzindo-os para o desemprego certo.(embora instrumentalize os funcionários públicos que julgam ter o emprego garantido - mas, hoje, não devem ter isso como adquirido...) Mas a revolução não se faz com trabalhadores satisfeitos! As vítimas da fome só se levantarão se tiverem fome. Há pois que criar as condições e em tempo de crise geral qualquer empurrãozinho pode gerar um grande trambolhão! Há muito boa gente que tem promovido esse senhor a santo e nem lhe faltará capela onde lhe destinem altar se conseguirem substituir a cruz pela foice e o martelo...

O ESTADO DA JUSTIÇA


05 março 2010

A CAÇA AOS GAMBUZINOS

alegremente a rapaziada caçando gambuzinos...


O país precisa de sair da crise.
A Madeira precisa de ser reconstruída.
É preciso revitalizar a economia.
É preciso baixar o desemprego.
É preciso baixar a dívida.
A educação é uma prioridade.
A saúde também
daqui

Bom! Isto é a gente a falar, porque para a oposição, com BE, PCP, CDS e o PSD a comandar... que, com actual espúria aliança têm maioria na Assembleia da República, seria importante esclarecerem os portugueses, duma vez por todas, sobre as seguintes questões:- A recusa da publicação de uma crónica num jornal pelo seu director será um acto de censura?- Há ou não liberdade de expressão em Portugal?- O Primeiro-ministro sabia ou não do negócio (falhado) PT/TVI, quando disse que não sabia?- E a Fundação das Telecomunicações, é pública ou privada?
Nesse afã de achincalhar o parlamento, os ministérios e o Primeiro Ministro, numa verdadeira fantochada de caça aos gambuzinos, lá andam esses inimputáveis que custam milhões aos contribuintes a fazer figuras tristes e a envergonhar os portugueses perante o estrangeiro. Oh tal canalha!!! Ainda se lixassem só quem vota neles...

04 março 2010

veja aqui

A PT QUER A TVI MAS SEM CONTEÚDOS RASCAS

O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, afirmou hoje que o negócio da compra da TVI não foi discutido ao mais alto nível dentro da PT e "dizer que a empresa foi instrumentalizada é um insulto".
"Qualquer tentativa de dizer que a PT foi instrumentalizada do ponto de vista político é um insulto", afirmou Zeinal Bava aos jornalistas no final da conferência de apresentação dos resultados de 2009, referindo-se a um alegada operação de compra da TVI pela PT.
Zeinal Bava assegurou hoje que "o tema não foi agendado, nem na sede da PT, nem no conselho de administração. Nem o conselho de administração, nem a comissão executiva, discutiram este negócio", garantiu.
O presidente da PT justificou o interesse na aquisição da TVI com o facto dos preços praticados pelos fornecedores de conteúdos serem, na sua opinião, "demasiado elevados".
"Compra da TVI era boa para a PT e para a Media Capital"
O presidente executivo da PT reforçou que a aquisição da TVI, que acabou por não avançar, era um bom negócio para ambas as partes.
"A compra da TVI era bom para a PT e para a Media Capital", considerou Zeinal Bava, no final da apresentação dos resultados anuais da operadora, dizendo que a empresa continua interessada na área televisiva, considerada "estratégica".
"A PT só investe em negócios que façam sentido estratégico e que tragam valor aos accionistas", sublinhou, lançando críticas sobre o elevado custo dos conteúdos em Portugal e garantindo que a empresa quer apostar neste segmento do mercado.

E o Tio Francisco Balsemão gostaria que a PT comprasse a TVI e entrasse no negócio dos conteúdos? Claro que não. Se a PT se mexer nesse sentido estejam atentos para verem o PSD a impedir o negócio... para defender os negócios do tio.

É ÓBVIO QUE O PSD ANDA A FAZER FIGURA DE URSO


"Desminto categoricamente que tenha feito qualquer tipo de pressão sobre a Prisa, em meu nome ou em nome de quem fosse", começou por afirmar António Vitorino.
Em declarações aos jornalistas, o advogado e antigo dirigente socialista, refere que "as acusações não foram consubstanciadas, não encontram correspondência na fonte que é citada, mas constituem um ataque ao meu bom nome profissional que repudio totalmente".
Recorde-se que Manuela Moura Guedes esteve ontem na Comissão Parlamentar que investiga a intenção de compra de parte da TVI pela Portugal Telecom onde acusou António Vitorino de ter pressiona a Prisa para a afastar da TVI.
A jornalista referiu aos deputados que teria sido o administrador da TVI, Bernardo Bairrão, a dizer-lhe que a decisão de suspender o "Jornal Nacional de Sexta" da TVI partiu do socialista António Vitorino.
No entanto, na sua intervenção no Parlamento na terça-feira passada, Bernardo Bairrão garantiu não ter havido ingerência política no cancelamento do Jornal Nacional de Sexta e que a alusão a Vitorino foi feita numa "conversa de corredor" a que deu "pouca credibilidade" e ainda que
"muito menos comentei com Manuela Moura Guedes".
É óbvio que a senhora é uma língua destravada que o PSD procura explorar, mas o que este partido anda a fazer é figura de urso e a desqualificar-se politicamente. Quem não encolhe o trem e aterra devagarinho para não rebentar os pneus...e deixa de escolher só más companhias. Esta rapaziada que a Manuela Ferreira pôs em roda livre ainda dá cabo do partido de Sá Carneiro. Já faltou mais.

VIOLÊNCIA JUVENIL

O corpo de Leandro Pires está perdido no Tua. Enquanto uma centena de homens procura, desde terça-feira, que o rio o devolva, a família e a cidade de Mirandela esperam respostas. Poderá a violência de que seria vítima na escola ter originado o suicídio de uma criança de 12 anos? O Ministério da Educação abriu um processo de averiguações para ajudar a perceber um caso invulgar. A confirmar-se, será o primeiro suicídio relacionado com bullying de que há registo em Portugal.
Apesar de umas raspas de modernidade, Trás-os-Montes continua, como dizia Torga em Contos da Montanha, um mundo develhos desamparados, adultos desiludidos, jovens revoltados — num palco de desolação” Em boa verdade... como o resto do país! Aqui- d'el-rei!!!




PACHECO - O SERVIÇAL INTELIGENTE

Cozinhar fez crescer o cérebro humano pelo menos 20%, durante a evolução do homem, na mesma proporção em que diminuiu o intestino humano. Desde que o Homo erectus deixou de comer os alimentos crus, há 1,8 milhões de anos, a digestão é mais rápida. Em consequência, o intestino foi ficando menor, deixando espaço para que a energia se desenvolvesse noutros órgãos: o cérebro cresceu e a inteligência aumentou. Esta é a conclusão do estudo de vários cientistas de Harvard e Alabama, nos EUA, e de Liverpool no Reino Unido. Cozinhar faz poi crescer o cérebro e por consequência a inteligência
Eis, porventura, a descoberta que justifica a super-inteligência de José Pacheco Pereira, o monge da Marmeleira, que dedicará boa parte do tempo que lhe resta da
da missão de vigilante do pensamento dos adversários do partido que o sustenta, a estudar e elaborar pitéus que serve com especial requinte aos benfeitores que o salvaram das garras do MLEM (marxismo-leninismo-estalinismo-maoista), o recuperaram e guindaram para as altas esferas da sociedade capitalista.
É destes lacaios que cozinham bem que eles gostam!

PACHEQUICES - BARDINICES

Parece que de repente alguma imprensa descobriu que durante a última campanha eleitoral houve blogs de campanha eleitoral. Igualmente descobriu que esses blogs de campanha eleitoral eram escritos por gente ligada à política e às campanhas e, para escândalo dessa imprensa de nojo e do Pacheco Pereira, Ser superior que, por o ser é JPP e não um agente político, embora o Orçamento do Estado o pague como tal, esses blogs poderiam ter informação política e estratégia política.Claro que a comunicação social, principalmente a "asfixiada" e o "asfixiado" JPP, falam só do SIMpleX e esquecem de mencionar os blogs da campanha das outras forças partidárias, o que pouco importa por ser normal que a asfixia de JPP já lhe tenha toldado a sua sempre selectiva memória, inviabilizando a lembrança do que escreveu no Jamais, coisa da campanha cibernética do PSD. Um direito que lhe assiste, claro, tanto o de escrever e apoiar quem muito bem entende, como o de ser toldado. Já todos lhe conhecemos as manhas, nada de novo in barbearia do sr Luis.
imagem de n/escolha

03 março 2010

O BUSILIS DE BALSEMÃO É A LEI ANTI-CNCENTRAÇÃO

O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, defendeu hoje a ideia de que o governo “criou um cerco” aos meios de comunicação social. “A lei da ERC, o estatuto dos jornalistas, a lei da televisão que protege e fortalece o serviço público e afecta os privados e
a lei contra a concentração de uma estratégia de cerco que não tinha preocupação com a competitividade do sector, mas sim com a vontade de espartilhar e controlar”, defendeu, recordando que já tinha criticado esta lógica de cerco do primeiro governo de José Sócrates num discurso em 2007. Esta de controlar é a maior mistificação politica que já se viu nos tempos da democracia
Tão amigo de Sócrates que era o sr Dr Pinto Balsemão, ao ponto de o apresentar a altas instâncias internacionais e vem o desagradecido, indiferente aos interesses do seu protector, com a ameaça da lei contra a concentração da Comunicação Social que impedirá o crescimento da sua impresa. Toca a reunir tropas e vamos correr com ele! E a canalha mentecapta, contra os seus próprios interesses, uiva, brama, grita e pede a cabeça do homem que tem a coragem de defender os interesses de todos contra o de alguns poderoso, juntando-.se à equipa do partido político que se tem encarregado de fazer a restolhada para-lamentar no lugar a que se chama a casa da democracia. Mas onde hoje, Balsemão com o seu PSD e o arregimentado Bloco de Esquerda e as tontices do PCP, consegue decidir o que quer.

ESTÁ DESVENDADO O MISTÉRIO - SÓCRATES É BRUXO





































O QUE TERÁ ACONTECIDO
PARA ESTA MULHER SE TORNAR TÃO FEIA E SOFRIDA?
DIZEM QUE FOI PRAGA QUE O SÓCRATES LHE ROGOU!
DIABÓLICO......
ERA LINDA e AGORA METE MEDO AO SUSTO.
COMPREENDE-SE
AQUELE ESTADO DE ALMA ATORMENTADO
AQUELA FALTA DE ALEGRIA DE VIVER
AQUELE OLHAR A PEDIR COMPAIXÃO
AQUELA MULHER QUE SE JULGOU SER
O CENTRO DO MUNDO
A MENSAGEIRA ESCOLHIDA PELOS DEUSES
PARA ANUNCIAR O FIM DOS DIAS
A DEUSA DO APOCALIPSE
REDUZIDA À INSIGNIFICÂNCIA
PELA MALVADEZ DE UM SOCRATES
IMPIEDOSO


































































QUE ACONTECEU A ESTA MULHER PARA FICAR FEIA DETE JEITO?




SÓ PODE SER MALDIÇÃO DO MALVADO DO SÓCRATES...




... DÁ PARA ENTENDER!!!.. AQUELE TRASTE! c



Chega-lhe Manela quele merece








A TRAGÉDIA MADEIRENSE

Cavaco, perante a trgédia, entregue a minudências...

OS INTERESSES E A DESPESA PÚBLICA

“O Estado tem sido levado a criar mercado para os privados e a ser capturado do ponto de vista das suas funções técnicas. O Estado em termos técnicos está cada vez mais desapossado. Hoje interrogo-me se o Estado tem capacidade para assinar contratos com os privados. Esta é aliás uma pergunta que tem sido feita por muitos com respostas bastante convincentes. Portanto, há um contexto ideológico, ao qual é preciso dar uma certa resposta política e ideológica. Submeter-nos à ideia de que os mercados reconhecem cristalinamente o que se passa, isso não pode ser feito. O Estado é, evidentemente, que está no centro do debate político e ideológico e isso deve vir ao de cima. O pior seria naturalizarmos a posição das agências de rating (…) Endeusar o défice como se não estivéssemos numa situação como a actual não é grande caminho. Mas compreendo que tenha de haver sinais, mesmo para os tais mercados que são tão cruéis connosco. Agora o grande problema é que, quando se fala da despesa, já sabemos do que é que se fala. Fala-se de salários na função pública e de prestações sociais. A mim o que me parece é que seria muito útil um escrutínio rigoroso de toda a despesa do Estado”.in Ladrões de Bicicletas
Esse endeusamento do mercado por políticos que representam por norma interesses privados são quem, uma vez no poder, aprisiona os recursos do Estado em favor da actividade dos privados, execrando tudo o que é despesa pública, incluindo, sobretudo, os salários da da função pública, sector que passa a vida a ouvir apoucamentos e sentenças de morte à sua condição.
É interessante, neste aspecto, prestar atenção ao discurso da rapaziada do PSD que se perfila para tomar o poder no partido, que se desunham em processar a morte política de José Sócrates,com o apoio da imprensa da direita dos interesses e a ajuda das execráveis organizações do PCP e BE, pela simples razão de ser ele, Sócrates, o político que, apesar de tudo, tem revelado objectivos e coragem para travar a sofreguidão dessa gente dos interesses. PCP e BE são aliados estratégicos pela sua busca infrene e devota do paradigma da desgraça do capitalismo, julgando eles que dando corda ao doente ele se prestará a enforcar-se. Porque são ideologicamente neuróticos... são também muito perigosos.
Nunca foi tão importante saber votar para defender os nossos interesses. Ex. um funcionário público que vota PSD ou BE não sabe o que está a fazer...



02 março 2010

BUFARIA NO JORNAL i

os bufos do i

O proprietário e editor de um dos melhores Blogues da nossa praça, "O JUMENTO, " sofreu um ataque de um rapazinho pertencente aos assaltantes do 31 da Armada, um tal Mascarenhas que também garatuja de vez enquanto umas coisas no i, certamente por obra e graça de algum tio que lhe proporciona o arranjinho, pois nem a escrever domina lá muito bem a pena,tio que lhe terá oferecido também a viagenzita ao Haiti apenas para aparecer na fotografia e regressar rápidamente com a aura de grande reporter... Pois num trabalho de pretensa investigação, sobre algo que nada tem para investigar., o rapazinho presta-se a um trabalho de pura bufaria que não dignifica o i nem o seu director Martin Avilez. Aliás julgava este bem mais sensato...

A BANDALHEIRA NACIONAL


Aquilo a que estamos a assistir em Portugal tem uma designação: é uma bandalheira. Bandalheira partidária, bandalheira jornalística, bandalheira judicial, bandalheira presidencial, bandalheira ideológica. O país decidiu esquecer os seus problemas e dedicar-se à bandalheira.
Abate-se uma tragédia sobre a Madeira e assistimos a uma bandalheira, com um Presidente da República a prometer a solidariedade nacional ao mesmo tempo de dá a entender que soube o que o governo tencionava fazer pela comunicação social. A mesma comunicação social a que Fernando Lima recorreu para tentar abandalhar as eleições legislativas promovendo falsas acusações ao governo(as célebres escutas inventadas no Palácio de Belém para incriminar Sócrates. E Cavaco anda poir aí como se nada fosse... a debitar seriedade! Quem é que não tem ponta de vergonha na cara?))


In O JUMENTO (salvo o texto entre parenteses)

01 março 2010

SACRIFICIUM

1. O disco:Cecilia Bartoli,
.
Sacrificium
com Il Giardino Armonico, dirigido por Giovanni Antonini2 CD + hardcover com 152 pp.Decca, Universal, 2009Primeiro, para ouvir, depois, para ler, por fim, para pensar um pouco.

.
2. Esta é uma compilação de música para castrados, produzida sobretudo em Itália ao longo do século XVIII. Primeiro, porque às mulheres estava interdito o pronunciamento nas igrejas, inclusive cantando, depois, e sobretudo, por procura de vozes potentes e agudas para a ópera, a castração de jovens, antes da puberdade, teve uma procura crescente em Itália. Estima-se que, no auge dessa procura, entre 1720 e 1730, seriam castrados, anualmente, a sangue frio, cerca de 4000 jovens italianos, maioritariamente de origens sociais mais pobres. Destes, meia dúzia conseguiria um estatuto de estrela, depois de um treino intensivo de anos em escolas de canto.
.
3. No coração da história cultural europeia, não nas suas margens, estabeleceu-se assim uma tradição que poderia rivalizar com a da ablação do clítoris ainda hoje praticada em muitas zonas de África. Tradição que viria a ser politicamente derrotada no contexto da reunificação italiana, apesar de ter sobrevivido ainda algumas décadas mais no Vaticano
.
4. O que ilustra algo que, por mais de uma vez, referi já no Canhoto. A história da modernidade não é a história longa de uma tradição específica que distinguiria a Europa de outros espaços civilizacionais, mas a história de uma vitória, na Europa, de um projecto civilizacional novo contra a tradição europeia.
.
5. Não faz por isso sentido o raciocínio de que não são universalizáveis os valores fundamentais desse projecto civilizacional novo por desadequação em relação às tradições vigentes noutras partes de mundo. Em todo o mundo, a vitória dos valores humanistas e universalistas que estão na base dos direitos humanos foi, é e será a vitória da razão contra a tradição. Como o foi na Europa.

COISAS DE ANIMAIS IRRACIONAIS?

Homens que traem as esposas e namoradas tendem a ter um quociente de inteligência (QI) mais baixo

. A conclusão é de um estudo publicado na revista "Social Psychology Quarterly". "Homens inteligentes estão mais propensos a valorizar a exclusividade sexual do que homens menos inteligentes”, revela o estudo.De acordo com o mesmo, as pessoas que acreditam na importância da fidelidade sexual para uma relação demonstraram QI mais alto. O ateísmo e o liberalismo político também são características de homens mais inteligentes.
Posta perante esta constatação, uma neta que namora respondeu: olha que novidade! Isso é tão evidente quanto intuitivo. Coisas de animais irracionais

OUVIR CHOPIN PARA LAVAR ALMAS ATORMENTADAS


Nascia há dois séculos numa pequena aldeia na Polónia um dos compositores mais ouvidos do mundo. Em 39 anos de vida deu poucos concertos, mas a sua música ouve-se por todo o lado...
Chopin mantém-se influente 200 anos depois
A análise política popular, canalizada ruidosamente pelos taxistas mais irritados, tem o seu zénite na expressão: "Isto o que é preciso é um Salazar em cada esquina." O mais conservador dos professores de piano pode concordar com o tom do dislate, mas faria uma alteração no sujeito: "O que é preciso é um Chopin a cada esquina." O desejo do chauffeur de praça é impossível de cumprir. Já a vontade do entendido do piano é facilmente concretizada. Chopin está em todo o lado, em formatos, lugares e objectos tão comuns que nem damos por ele. Tal como as polícias secretas, no passado recordado com saudade por opinadores de taxímetro ligado.

O DIPLOMA FOI PREPARADO QUANDO RANGEL JÁ ERA DO PSD

Rangelito

Com aquela desinibição de quem diz tudo e o seu contrário, Paulo Rangel descobriu deste vez a pólvora: “É muito mais importante o pré-escolar como princípio da formação. Como princípio das bases, esse é que devia ser obrigatório, mas é mais caro, porque a rede pré-escolar não está ainda ao alcance de todos”. E também se ouviu o candidato que veio de Bruxelas para salvar o país proclamar na televisão que, ao menos, a obrigatoriedade de frequência do ensino pré-escolar se faça a partir dos cinco anos. Embora tenha opinião sobre tudo e mais alguma coisa, Rangel não estuda, não se prepara. Ele não sabe nem desconfia que a Assembleia da República aprovou um diploma que estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar e consagra a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos cinco anos de idade. E esse diploma, que acima se exibe na parte que interessa, foi preparado quando era ele próprio era o líder da bancada laranja. Portanto, quando já era do PSD e já tinha saído do CDS...

BERTOLT BRECHT INCÓGNITO NA MADEIRA

Indecentes foram as declarações de Jardim sobre o impacto no turismo da cobertura jornalística desta catástrofe

Lembrei-me de uma passagem de Bertolt Brecht, mas sem metáforas: "Do rio que tudo arrasta se diz que é violento/Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem." Desta vez muita gente tem falado da violência das margens que comprimem as ribeiras da Madeira e houve até quem tivesse previsto isto há muito tempo (caso de Cecílio Gomes da Silva, num notável artigo de 19 De facto, uma catástrofe destas nunca é natural nos seus impactos humanos. Estamos num país onde se fala muito em direitos de propriedade e onde se esquece as obrigações da propriedade: cada um constrói onde quer e como quer. Os custos sociais da inexistência de um Estado-estratega são suportados por todos, sobretudo Indecentes foram as declarações de Jardim sobre o impacto no turismo da cobertura jornalística desta catástrofepelos mais pobres, os que são oito num único quarto. A Madeira tem a mais elevada taxa de pobreza do país. Entretanto, o PS decidiu acabar com a encenação das finanças regionais. Questão de decência e de cálculo.
Indecentes foram as declarações de Jardim sobre o impacto no turismo da cobertura jornalística desta catástrofe. As prioridades discursivas de quem lidera revelam os valores ou a falta deles. A liberdade de imprensa, local e nacional, e a difusão de notícias e de reportagens são excelentes nestes contextos: restabelecem contactos, espevitam e escrutinam os poderes públicos e revelam as falhas de um modelo de desenvolvimento conservador e desigual que tem marcado e esgotado o país. Ainda para mais, a postura de Jardim tem efeitos perversos: a ideia de que os poderes públicos têm algo a esconder faz alastrar a desconfiança. Numa catástrofe, a confiança, a coordenação de esforços e a solidariedade dependem da capacidade dos poderes públicos. Já reparou como o discurso do monstro do Estado se torna, neste contexto, uma ficção ainda mais grosseira? Na realidade, agora sabemos que é preciso um radar meteorológico na Madeira e muito maior atenção a outros bens públicos: da reflorestação à mobilização de crédito ou a um planeamento mais intenso. É também necessário combater a perversão de um poder político capturado pelo rentismo imobiliário, bem expresso nos centros comerciais do Funchal. As sociedades que prosperam, no sentido amplo da palavra, são as que sabem viver pacificamente com o que a vida mostra com mais clareza em situações de risco: o peso do Estado não vai, não pode, diminuir. Habituem-se os iludidos. A questão nunca é essa, mas sim que ideias e que interesses controlam os recursos públicos
e definem as regras do jogo: as que podem aumentar ou atenuar as violências de todas as margens
.
Por João Rodrigues no jornal i Economista e co-autor do blogue Ladrões de Bicicletas

28 fevereiro 2010

PREVISÕES METEOROLÓGICAS

Segundo a TV Euronews este mau tempo estará a anunciar o fim do Inverno e a chegada do tempo ameno da Primavera" ! Isso dizem eles baseados nas científicas previsões meteorológicas. O nosso cepticismo, porém assalta-nos de imediato e não resistimos à conferência da coisa com a ciência empírica do povo que através dos tempos se foi guiando pela experiência e pelas mensagens que sobre o tema ia recebendo dos mais velhos. Assim, não ligando aos cientistas actuais e usando a velha observação meteorológica temos a seguinte previsão:
-Se a Senhora da Candelária chora (a 2 de Fevereiro), temos o Inverno fora ; se rir o Inverno está para vir
Nem mais.!
No dia da Srª da Candelária (ou das Candeias), em 2 de Fevereiro passado choveu! logo o Inverno, a cumprir-se o ditado, estará de partida... O empírico a conferir com o científico diríamos que seria um grande azar falharem os dois métodos...

O ÚNICO BURRO A QUEM SÓCRATES NÃO TELEFONOU

Não resisto a este grito de revolta, sinto-me marginalizado, ostracizado, desprezado, sinto que estou a ser tratado como um cidadão de segunda, talvez mesmo de terceira... Devo ser dos poucos a quem Sócrates não telefonou, não pressionou, não tentou comprar, bolas, nem um miserável telefonema?
Não há ninguém neste país que depois de um “está lá, quem fala” não tenham ouvido “o Senhor engenheiro José Sócrates quer falar consigo”. Ando por aqui há mais de cinco anos, ainda Sócrates nem imaginava que ia ter Manuel Alegre a morder-lhe as canelas por tudo e por nada e nem uma chamadinha, até o arquitecto que lançou o SOL mais tarde teve direito a uma hora de telefone, e eu nada.
Sou mesmo um burro azarento

O MAU AGOIRO PERSONIFICADO

A PREGOEIRA DAS DESGRAÇAS!
E QUE MAIS PODERIA FAZER ESTA MULHER
COM UMA CARA DESTAS?
CUIDAR DA SUA IMAGEM!
COM UMA CARA SESTAS?
ISTO METE MEDO AO SUSTO...