03 março 2007

QUANTO CUSTAM AO ESTADO AS MANIF'S DO PCP?

As manifestações da CGTP, essa organização instrumental do PCP que terá como uma das suas finalidades neutralizar qualquer impulso de retoma da economia (a que os doutrinadores dessa excrescência dos regimes livres e democráticos [os PC's] chamam de capitalista), obedecem sempre a uma liturgia que envolve os seus devotos num ambiente de grandiosidade que os leve a interiorizar um poder quase sobrenatural dos seus dirigentes, desde o "controleiro" próximo ao dirigente inacessível. Estes sonham com a democracia do tipo soviético que, de acordo com o mensageiro AVANTE, foi a mais perfeita(!?) até hoje alcançada pela humanidade... (Despacho recente do Jerónimo dos bailaricos...ou alguém com competência delegada).
Muito bem! Os regimes democráticos são generosos e permitem a existência daqueles que até têm por finalidade subvertê-los, como é o caso. Mas o que o regime democrático que vigora neste país não deveria consentir é que esses indivíduos, abancados à mesa do orçamento, usassem os meios do Estado para as suas peregrinações e liturgias, utilizando, com o maior descaramento e falta de vergonha, funcionários, autocarros e sabe-se lá que mais, para as pressurosas e acríticas TV's mostrarem o aparato montado a preceito.
Quem passasse na Avenida 24 de Julho no grande dia da última "cerimónia" organizada pelo PCP, através do departamento CGTP, ficaria banzado com a quantidade de autocarros de Câmaras Municipais geridas pelo PCP e,...coisa curiosa, também do PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA. De relance, pelo menos, foi possível ver um autocarro da Câmara M. de Castro Marim, do PSD!...
Por estas e por outras não se pode dizer que a pouca vergonhice seja um exclusivo dos organizadores de peregrinações do PCP. Aliás, o PSD, com Mendes, Jardim e comandita, está a ficar sem rei nem roque. Parece a "Banda de Quadrazais"... a ver quem desafina mais. (De resto, não será por acaso que haja quem sustente que o PSD tem uma orgânica do tipo "leninista" o que justifica o modo de "cavalgar a burra" ao jeito do PCP. Serão primos desavindos por via de Marx. Reparem nos pormenores...).

01 março 2007

QUEM SE JULGA O PAULINHO DAS FEIRAS?

Paulo Portas e a sua rapaziada atingiram o ponto exacto da bem ponderada estratégia para retomar o controlo total da Partido (já que do Grupo Parlamentar é senhor absoluto). Indiferente à crise que acaba de criar no partido, o qual, para Portas, se transformou num mero instrumento que manipula a seu bel prazer, aí está ele, indiferente ao trabalho esforçado, generoso, de dirigentes democráticamente eleitos, a apoucar pessoas de bem para difinitivamente deixar evidente que a sigla PP significa PAULO PORTAS e acabou-se a mistificação.
Nao há nenhum Partido Popular em Portugal a não ser o PSD, com todas as suas falácias semânticas e ideológicas.
Teremos assim um partido unipessoal, tutelado pelo "redentor" PORTAS e seguido por "apóstolos" instrumentalizados e acéfalos, qualquer deles incapaz de deixar o resquício de um "evangelho"para a posteridade. Não há espírito santo que lhes valha, porque a indigência é grande! Os que se lhe podiam opor perderam a pachorra e foram à vida. Os poucos que restam dificilmente integrarão o rebanho.
O "chico esperto" em que P.Portas se transformou aí está a anunciar o seu regresso do "deserto" para divulgar as mensagens que hão-de redimir as almas das suas atribulações. E a fezê-lo com a canina colaboração de todos os meios de comunicação social, estupidamente e com laivos de subserviência pavloviana, a darem os seus espaços nobres de informação, em directo, e com um cerimonial inadequado à importância do personagem.
Quem é Paulo Portas? Que fez pela Pátria Paulo Portas? Que esperam de Paulo Portas para além dos espectáculos de ilusionismo político em que se especializou? Pretendem alimentar megalomanias e egocentrismos exacerbados? É, em suma, a irrelevância de mãos dadas com a irresponsabilidade que norteia muitos sectores importantes deste país. Vejam bem: tudo em directo para ouvir o "messias"? O reino da banha cobra... É nisto em que vivemos? Safa!!!

27 fevereiro 2007

Visto Lido e Respigado [ 1 ]

Os ex-MRPP confessam-se

-"É um homem inteligente. O problema dele é de espinha dorsal". É desta forma que a eurodeputada ANA GOMES fala do antigo camarada Durão Barroso (Expresso). Quereria referir-se à doença na coluna que acometeu o então Primeiro Ministro da "tanga"?...
*
ZEZINHA ZANGOU-SE
-"Não tenho idade, nem condições para brincar no quarto de brinquedos do PSD. Se o partido - com os votos dos lisboetas - transformou a Câmara num quarto de brinquedos, então não conta comigo. Neste momento zanguei-me"(TSF) Mas isso passa! Sem o PSD não há hipótese ...
*
MOTA AMARAL DIZ O ÓBVIO.. MAS...
-"É natural que os Açores recebam mais verbas", sendo uma Região com mais dificuldades e menos desenvolvida que a Madeira... Mas esta lei retira verbas à Madeira, acentuando a "décalage". M.Amaral, frágil e bem educadinho, continua com receio da mastim da Madeira!
*
PARA O BLOCO DE ESQUERDA A ÉTICA ERA VERDE...
- O Capelão do curioso Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, dá cambalhota medonha para justificar a permanência em funções da Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, arguida em dois processos judiciais... A intransigência em casos semelhantes é para os outros... A ética no Bloco de Esquerda era verde e passou por lá um burro e comeu-a.
*
O TIRANOSSAURO MADEIRENSE
-"Custa-me a entender a razão daqueles que acusam Sócrates de intransigência, arrogância ou autoritarismo, chegando mesmo a compará-lo a Alberto João Jardim - como se a nossa prática democrática alguma vez consentisse a quem quer que fosse uma governação ao estilo caceteiro e omnipotente do tiranossauro madeirense". (Miguel S.Tavares)
*
AS ALDRABICES ELEITORAIS
-"Por um voto se ganha, por outro se perde. Há pouco mais de um ano, o PS perdeu a Câmara de Manteigas por uma cruz a menos nos boletins de voto. "Democraticamente", diz Esmeraldo Carvalhinho, o candidato derrotado,"aceitou o resultado". Mas recorda: "de França veio um autocarro pago pelo PSD com 29 eleitores que não vivem no concelho" (Sócrates vive em Lisboa mas vota na Covilhã...) (Expresso)
*
NO MONEY, NO FUNNY
"Poderia indignar-me. Mas é-me indiferente. Tanto me faz o que aconteça à Madeira. Se se afunda em dívidas, se conquista a independência, se declara Jardim rei Momo vitalício. Desde que não continue a estourar o dinheiro que faz falta às regiões mais pobres do país, a Madeira é um problema dos madeirenses. Mas é bom que acordem: com a actual gestão financeira e fiscal da Ilha, o que pagam em impostos mal daria para encomendar os foguetes do "reveillón". Se se querem livrar dos colonialistas, é bom que estejam dispostos a pagar o conforto em que têm vivido. (Daniel Oliveira - Expresso)
*
TEORIA POLÍTICA PARA OS TEMPOS QUE CORREM
Pior do que ser pequenino e bailarino, é dizer-se que nem sabe dançar ( a origem das espécies)
*
SIM SR MINISTRO
O Ministro da Agricultura, falando para o país real através da RTP, disse "póssamos" e logo a seguir "fáçamos" . Não retive as lágrimas. Há gente que não conhece limites no afã de servir a pátria. Iletrada como diria Alexandre O'neill. (Abnoxio)
*
SEGUNDO O "AVANTE"
"A democracia soviética foi a mais perfeita até hoje alcançada pela humanidade" (o descaramento é a primeira condição para se ser um comunista) (Água Lisa)
*
PERVERSO,INÚTIL, AUTISTA, O DISCURSO DE M.MACEDO
"Dois anos perdidos" foi a síntese feita pelo secretário-geral do PSD na comemoração dos dois anos da chegada do PS ao poder. Isto mostra inveja, azedume, perfídia (Abrangente) Acrescentaria que é a atitude típica de dirigentes de um partido que nem sabem muito bem como exercer o poder e na oposição retorcem-se no delirium tremens resultante da abstinência forçada.
*
"VAMOS A ISTO LISBOA!"
Slogan de um cartaz da campanha de CARMONA RODRIGUES para a C.M. de Lisboa. "Isto", na sua singeleza, era um mistério... Agora já todos os lisboetas sabem mais ou menos o que é!...Sim, porque o sr eng. está agarrado à cadeira do poder que nem uma lapa e "ISTO"ainda pode inchar!
*
AUTORITARISMO E CIDADANIA
Em Portugal há falta de coragem, pois, a não ser assim, o presidente da Madeira não faria nem diria o que faz e diz. É sintomático do medo ancestral aos pequenos ditadores, laivos de um autoritarismo que se perpetuou durante o salazarismo e, por sua vez, entronca numa mentalidade adversa à mudança, conivente com o obscurantismo de cariz clerical. (...) Num país com indices de atraso cultural elevados, senhores como Alberto João Jardim sentem-se como peixe na água (Paulo F. Gonçalves - Porto)
*
NEM UMA PEPITAZINHA?
Por mais que se escave, não se encontra uma pepita de ouro político nos subterrâneos dos partidos à direita. (José Miguel Júdice, recente ex-PSD) São uns esbanjadores...A "fortuna" do "Menino de Ouro" foi um ar que lhe deu. Esgotou-se o filão.
*

26 fevereiro 2007

Correia de Campos - Um Ministro Precário

Correia de Campos será um técnico bem preparado e competente, mas parece não ter dimensão nem estaleca política para ocupar e gerir o actual cargo de Ministro da Saúde. Particularmente nas circunstâncias em que um governo reformista não pode prescindir da "arte de fazer política" para poder garantir o sucesso das reformas que se propõe fazer. E Correia de Campos é muito voluntarioso e poderia ser um bom Secretário de Estado, Director Geral ou coisa parecida, mas sob a tutela de um Ministro que o mantivesse devidamente controlado. O homem, certamente sem intenção, deixa uma imagem de ferrabrás e comporta-se como um espalha brasas que faz as "delícias" das "patrióticas"oposições que aproveitam para o bota-a-baixo habitual e para deslustrar o mais possível tudo que de positivo o Governo vai fazendo. Mas essa é a forma "instituida" de fazer oposição em Portugal e nada haverá a fazer. O partido que está no poder (PS) faz o mesmo quando está fora dele. É o princípio do "quanto pior melhor". Uma verdadeira calamidade de uma democracia torta, manca e zarolha.
Resumindo, o que o ministério procura fazer é gerir e racionalizar os nossos parcos recursos porque a pobreza do País o impõe! É verdade que não é fácil explicar isso aos cidadãos quando muita gente acredita que os governos têm máquinas de fazer dinheiro, convencidos pelas constantes e irresponsáveis exigências das oposições para que os governos em exercício gastem sempre mais e mais... (todas as oposições, em todos os tempos, sem excepção, deixam essa ideia subliminar na cabeça das pessoas para melhor as mobilizarem para a sua politiquice irresponsável). Mas o que Correia de Campos não tem conseguido fazer é neutralizar isso e explicar, para o simples cidadão compreender, a sua estratégia e os critérios respectivos. O que chega ás pessoas é a perda de regalias, a retirada de um parco conforto perto da sua morada e, porque não dizê-lo, aquele sorriso do Ministro que aparenta por vezes algum desdém quando aparece nas televisões com explicações pouco convincentes. Depois lá estão os autarcas para incendiarem os ânimos e os bairrismos, indiferentes aos argumentos da racionalidade. O ministro, por inépcia, torna-se mais incendiário do que bombeiro, incapaz de neutralizar a acção dessa corja de caciques locais das rotundas e outras malfeitorias.

25 fevereiro 2007

"Espaços onde se pode respirar"

Porque será que não encontramos no "Abrupto" de Pacheco Pereira qualquer referência aos acontecimentos políticos da Madeira? faltarão as palavras ao flósofo e respeitado ideólogo do centro-direita? Ou limitar-se-á a um prudente silêncio nada solidário com o "companheiro" da Madeira, sem pachorra de afrontar a direcção do seu partido, cuja actuação lhe causará algumas náuseas? Eu sou dos que acreditam que P.P. pertence ao grupo das pessoas decentes que dão credibilidade a um partido que, nesta altura, anda pelas ruas da amargura pela mão de Marques Mendes, de um tal Macedo e de um risível indivíduo, cujo nome me escapa, mas a quem chamam sr. comandante (O que será que o homem comanda?).
A Câmara Municipal de Lisboa e a R.A. da Madeira são símbolos da intriga, do arranjismo e do caciquismo mais refinado, que dá do presente PSD uma imagem deplorável e pouco sadia. Por isso Pacheco Pereira publica no seu "Abrupto" muitos e belos "espaços onde se pode respirar"...mas da Madeira, que é um jardim, nada aparece. A Madeira é bela mas irrespirável...