23 outubro 2010

DITADURA // DITAMOLE

Se nada fizermos para corrigir o curso das coisas, dentro de alguns anos se dirá que a sociedade portuguesa viveu, entre o final do século XX e começo do século XXI, um luminoso mas breve interregno democrático. Durou menos de quarenta anos, entre 1974 e 2010. Nos quarenta e oito anos que precederam a revolução de 25 de Abril de 1974, viveu sob uma ditadura civil nacionalista, personalizada na figura de Oliveira Salazar. A partir de 2010, entrou num outro período de ditadura civil, desta vez internacionalista e despersonalizada, conduzida por uma entidade abstrata chamada “mercado”. As duas ditaduras começaram por razões financeiras e depois criaram as suas próprias razões para se manterem. Ambas conduziram ao empobrecimento do povo português, que deixaram na cauda dos povos europeus. Mas enquanto a primeira eliminou o jogo democrático, destruiu as liberdades e instaurou um regime de fascismo político, a segunda manteve o jogo democrático mas reduziu ao mínimo as opções ideológicas, manteve as liberdades mas destruiu as possibilidades de serem efetivamente exercidas e instaurou um regime de democracia política combinado com fascismo social. Por esta razão, a segunda ditadura pode ser designada como ditamole.




O MASSAMENSE

A equipa do ainda maior Partido da oposição, desde que contratou o júnior massamamense como mister, tornou-se tão previsível nas fintas que os defesas abrantinos já lhe preparam o terreno de forma a que os avançados passem o meio campo, aparentemente à-vontade, para de seguida lhes tirar o esférico e, mesmo dali, o dispararem com efeito e potência para o fundo das redes.
Ao meio-tempo, o Desportivo de Massamá está na posse da bola engonhando nos 22% o que a estratégia dos Académicos das Beiras tinha colocado nos 23% para lhes dar uma cenoura em campo minado por sapos.
O povão ululante, de peito cheio e com vovuzelas nas beiças, continua a encher a bancada.
Ainda não será desta que acenarão com lenços brancos, embora tenham de pagar mais caro os couratos.






T

NEM CONTAS SABEM FAZER?



Se bem li, a coisa mais interessante no Plano B para o OE apresentado por Passos Coelho, é a compensação da redução dos benefícios fiscais em sede de IRS – vulgo "deduções" –, através da atribuição de Títulos de Dívida Pública ou Certificados de Aforro.
A coisa é interessante, repito, e é um achado. Melhor, nenhum outro consultor sera capaz de inventar com tanta imaginação. Uma verdadeira janela de oportunidade, um mundo novo sem complexidade de onde olhando transversalmente se conclui que a operacionalização da tal medida ficaria mais cara do que a poupança arrecadada.Será que esta gente alguma vez pára para pensar?
A coisa menos interessante é verificar que alguém faz uma proposta para, em troca, se abster na votação daquilo que propõe.

PORTAS - O PERDULÁRIO



O primeiro-ministro tratou sempre este Orçamento como se se tratasse de uma moção de confiança que não tem coragem de apresentar”, mas “eu disse ao primeiro-ministro, que saísse, não vou votar para que fique”, sublinhou.
Qual será a utilidade de Paulo Portas e do seu grupelho político para a felicidade dos Portugueses???  A nosso ver nenhuma!!!  É um brincalhão irresponsávele dispendioso.   Muito do nosso endividamento resulta das suas fugazes  passagem pelo ngoverno e das  megolamanias associadas ao seu militarismo ranhoso de magala frustrado.  Se continuarem a votar nele para a próxima mete-se a comprar um porta aviões. Quem vota Portas devia cair-lhe a mãozinha quando fizesse tal gesto. Antes votar num bode.


O FIM DA INOCÊNCIA

 O FIM DA INOCÊNCIAconta a história verdadeira de uma jovem portuguesa. O Autor pretende alertar os pais para esta realidade.
"Deu-me uma garrafa de água para as mãos e disse que era um tipo de ecstasy com efeito mais retardado. Os efeitos só iriam ser sentidos daí a, pelo menos, hora e meia. O tempo suficiente para chegarmos ao festival e ter uma experiência única na vida." O relato de Inês, a jovem do livro O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro, é verídico e espelha a vida dos novos adolescentes portugueses, garante o autor.
Uma realidade de droga, álcool e sexo vivida por um grupo de amigos desde os 12 anos. O escritor diz que o livro é "um alerta para todos os pais que desconhecem a vida dos filhos". A jovem que contou a sua história a Francisco Salgueiro tem agora 19 anos e deixou Portugal para tentar começar uma vida nova.
Os psicólogos alertam para a distância que existe entre pais e filhos. "Os pais têm muitas vezes uma imagem que não é necessariamente verídica da vida dos filhos. Os adolescentes, por sua vez, fazem tudo para esconder a vida que levam com os amigos e as saídas à noite", reconhece o terapeuta familiar Hélio Borges.
No entanto, o especialista acredita que os jovens que têm estes comportamentos - como as festas onde Inês e os amigos escolhiam os desconhecidos com quem consumiam drogas e faziam sexo, descritas no livro - são ainda "uma minoria". Já a psicóloga Dora Bicho, que também trabalha com jovens, alerta para o facto de esta realidade ser cada vez mais frequente. "O número de adolescentes que bebe e consome está a aumentar, mas há jovens que conseguem organizar-se e conciliar as saídas à noite com os estudos", diz.
O desconhecimento da vida dos filhos é o que mais assusta Francisco Salgueiro. Os pais da jovem que viveu as histórias d'O Fim da Inocência não faziam ideia de como a filha vivia e quando descobriram tentaram esconder essa realidade do meio onde viviam. O escritor considera que isso acontece porque "os pais pensam que os adolescentes são como eles eram. Mas há uma realidade social totalmente diferente daquela que os pais de hoje viveram na adolescência".
Por isso, os psicólogos aconselham os pais a manterem um diálogo aberto com os filhos para evitar que estes tenham comportamentos de risco como os que Inês viveu entre os 12 e os 18 anos. "Os pais devem estar presentes, sem imposições e mostrar uma certa abertura nas conversas", indica Hélio Borges.
A consciência do mundo em que os filhos vivem também pode fazer a diferença. Dora Bicho sublinha a importância de os pais mostrarem "uma disponibilidade não condenatória para ouvir e para tentar colocar-se no lugar do adolescente sob o ponto de vista actual e não querer que eles vivam como os pais viveram no seu tempo".
Os jovens do século XXI, que Francisco Salgueiro retrata, estão também expostos aos perigos das redes sociais. Inês conheceu um homem pela Internet, que dizia ser um rapaz de 16 anos, e com quem ela decidiu perder a virgindade, mas acabou por ser violada. "Os pais devem acompanhar o que os filhos fazem nas redes sociais. Devem explicar-lhes os cuidados que devem ter", refere o autor. "Os 15 minutos de fama transformaram-se em 15 megas, que são colocados na Internet e que ficam para sempre", diz.


MARILYN MONROE



Frases de Marilyn Monroe

“Nunca gostei do nome Marilyn. Frequentemente desejei que devia ter permanecido com o nome Jean Monroe. Mas suponho que agora está tarde demais para fazer isso.”
Todo mundo está sempre pegando no seu pé. Todos querem uma parte sua. É como se eles tirassem pedaços de você. Acho que eles nem percebem, mas é ‘faça isso, faça aquilo…’ mas você quer ficar intacta – intacta e sobre dois pés.”
“Mulheres bem comportadas raramente fizeram história.”
“Os homens que pensam que uma mulher com um passado amoroso diminui o seu amor por eles, geralmente são estúpidos e fracos. Uma mulher pode trazer um novo amor a cada homem que ama, desde que não existam muitos.”
“Garotas tendo ciúmes de mim! garotas com medo de perder seus namorados, porque eu era mais atraente! esses sonhos já não eram feitos para cima para esconder horas solitárias. Eles eram verdades.”
“Não importa o que eu seja, o fato é que o nome do filme é “Os homens preferem as loiras”, e eu sou a loira.”
“Eu sempre digo um beijo na mão pode faz você se sentir muito boa, mas uma tiara de diamantes dura para sempre.”

“Quero envelhecer sem rugas. Eu quero ter a coragem de ser leal à face que tenho feito. Às vezes eu penso que seria mais fácil evitar a velhice, morrer jovem, mas depois que você nunca completa a sua vida, pois não? Você nunca sabe totalmente.”
“Com a fama, você sabe, você pode ler sobre você, alguém da ideias sobre você, mas o que é importante é como você se sente sobre si mesmo, de sobrevivência e de vida do dia a dia com o que surge.”
“Fama é inconstante e eu sei disso. Tem as suas compensações, mas também tem suas desvantagens, e eu tenho experimentado as duas.”
“Se eu interpretar uma garota estúpida, e perguntar questões estúpidas, então tenho que seguir isso. O que eu posso fazer para parecer inteligente?”
“Algumas pessoas têm sido cruel. Se eu disser que eu quero crescer como uma atriz, eles olham para a minha figura. Se eu disser que gostaria de desenvolver, a aprender a minha embarcação, eles riem. De alguma forma eles não esperam-me para ser levado a sério sobre o meu trabalho.”
“Não vou à praia para ficar morena, gosto de ser loira.”
“Sou um pouco egoísta, impaciente e bastante insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de aturar. Mas se  não souberem  lidar com o meu lado pior então com certeza  não merecem o meu melhor.”
“Hollywood é um lugar onde e te pagarão mil dólares por um beijo e cinquenta centavos pela tua  alma.”
“Qualquer jovem estrela vibra quando recebe a primeira carta de um admirador.É como  embebedar-se!
Mas, que pode significar para uma mulher um milhão de admiradores?Na vida, conta mais um só homem que represente o amor.”
 “Se sou estrela, foi o público que me fez, não o estúdio nem ninguém em particular, mas o público.”


(a minha paixão juvenil)






fantasia

22 outubro 2010

PASSOS COELHO - UM FRACASSO

Os seis meses que Pedro Passos Coelho leva de líder do PSD demonstraram à saciedade que, salvo incidente de natureza imprevisível, a actual direcção laranja não formará o próximo governo. Não é difícil perceber porquê. Se o chumbo do OE 2011 mergulhar o país numa situação explosiva, Cavaco acertará com Sócrates (e não com outro) os detalhes de um governo de emergência que assegurará a legislatura. Se, com chumbo ou sem ele, a situação se aguentar, mais aperto menos aperto, Sócrates leva a legislatura ao fim com uma perna às costas. Não tenham ilusões: em nenhuma destas circunstâncias Cavaco (ou Alegre) facilitará o caminho a Passos Coelho. Entretanto, até 2013, o PSD se encarregará de trazer Rui Rio ao colo para Lisboa

“…O plano de austeridade que aí vem afecta sobretudo as profissões liberais, gestores públicos, pilotos da TAP, magistrados e quadros superiores do Estado, chefias militares, diplomatas, professores universitários, docentes do ensino secundário dos escalões mais altos, apresentadores de televisão e pouco mais. A irritação da direita começa aí. (Eduardo Pitta)

21 outubro 2010

SERIA UM BOM NEGÓCIO

Chávez vem aí e eis o que pode acontecer: compra-nos o segundo submarino e paga-o com petróleo. Como se prevê que o crude suba em 2011, acresce ao valor da venda a futura poupança. Isto resolveria o problema das contas para 2011. Em 2012, havendo necessidade de receitas extraordinárias, podemos propor-lhe um pacote que inclua os estádios do Euro que estão ao abandono, o jornal SOL, o Parque Mayer, o PCP e o Crespo.  bom negócio..

A CANZOADA DO PSD

Morais Sarmento considera que o “PSD foi incompetente” na avaliação da situação económica, quando ajudou a viabilizar o PEC2. Nogueira Leite, o negociador laranja do PEC2, não gostou da declaração e, para evidenciar o seu desagrado, reproduz a imensa cabeçorra de um rottweiler a respirar fundo, com a seguinte legenda para Durão Barroso: “Caro Zé Manel: eu também tenho um!” Quem será ele?

CHEIRA A COELHO ESTURRADO

A divisão no PSD (?!) por causa da votação do Orçamento do Estado (OE) atingiu o núcleo duro de Pedro Passos Coelho. Ângelo Correia - que sempre defendeu que o partido deveria viabilizar o Orçamento para 2011 - cortou com o seu afilhado político. Neste momento, a estratégia de Passos de abrir negociações com o governo com vista a uma abstenção é, segundo Ângelo, "infelizmente uma inutilidade" e o PSD não vai ganhar "nada", disse o histórico do PSD ao i.
E embora Ângelo Correia acredite que "Teixeira dos Santos e Francisco Assis" queiram mesmo negociar com o PSD, Sócrates e Pedro Silva Pereira "nunca" o farão. Para Ângelo, o PSD deveria anunciar a abstenção sem impor condições - a mesma posição que já defenderam ex--líderes como Manuela Ferreira Leite ou Marcelo Rebelo de Sousa.
Na opinião de Ângelo Correia, o PSD não deveria nunca chumbar o Orçamento "por duas razões": para além do PSD "não dever fazer aquilo que o PS quer", "um voto contra, atendendo à nossa dependência externa, criaria uma crise financeira aguda", afirmou ao i aquele que, apesar da ruptura(?|?!) política, permanece íntimo amigo do líder do PSD.
É óbvio ( dizemos nós) que isto não passa de uma manobra de diversão para retirar protagonismo público  a Angelo Correia e tentar limpar a ideia instalada de que  Passos Coelho não passa de um homem de mão do antigo governante e dirigente do PSD para dar a cara pelas ideias do seu mentor, afinal o patrão que lhe dava emprego antes de o utilizar nesta manobra.
Nesta estratégia só o JORNAL i, já conhecido por jornal de parede do PSD, entraria nesta encenação sem um comentário...
É claro que seria bem mais útil ao PSD e ao país que fosse o próprio Angelo Correia, com a sua competência já demonstrada, a protagonizar esta operação em vez de usar    um pau-mandado bem parecido  mas ser ele próprio a dar a cara, a decidir de facto as políticas...Fazendo-o  por interposta pessoa  e continuando a gerir os seus negócios...deixa supor, por injusto que seja, que tudo isto não passa de interesses e perspectivas de negócios.  Isto é:  cheira a coelho esturrado!

20 outubro 2010

Ministro Suiço Brinca com o Benfica

CRISE

Enfim, mantém-se o tabu de Pedro Passos Coelho… e assim vai o País e o Mundo. Por mim, confesso, já não estou nem aí. Toda a gente explicou a Pedro Passos Coelho as razões decisivas para não criar uma crise política por cima de uma crise económica. Os argumentos apareceram pela voz e com a assinatura de pessoas de todo o espectro político, da direita e da esquerda, dirigentes e ex-dirigentes do PSD, PS e de outros partidos. Os empresários e os banqueiros já provaram que a teimosia de Pedro Passos Coelho lançará o País numa situação sem precedentes.
As mais diversas instituições nacionais e europeias têm feito alertas significativos. Toda a gente se manifesta inequivocamente sobre a importância da aprovação do Orçamento e têm sido muitos os vaticínios de que Portugal cairá na bancarrota à conta das diatribes do PSD. Por enquanto, nada demoveu Pedro Passos Coelho, que se mantém surdo a todos os apelos, opiniões ou considerações sobre o tema.
De cada vez que fala, o líder do PSD procura agravar a situação, usando uma agressividade e mostrando uma inflexibilidade que não se compreende, e, por isso, há já muito pouco a dizer. As últimas diligências foram do Presidente da República, apelando ao bom senso, e do primeiro-ministro, disponibilizando-se mais uma vez para o diálogo.
Agora é só esperar que o ‘rei’ decida. Vamos viver nos próximos dias com os olhos postos no PSD e em Passos Coelho, à espera de que haja fumo branco e se anuncie alguma coisa. Se Passos Coelho deixar passar o Orçamento, tem que se perguntar a vida inteira por que andou este tempo todo a brincar com a vida dos portugueses, aumentando os juros das agências internacionais quando emprestavam dinheiro a Portugal.
Pedro Passos Coelho já causou, com este teatro, milhões de euros de prejuízo ao País, porque a instabilidade que criou com os seus discursos demagógicos a isso conduziu. Se Pedro Passos Coelho reprovar o Orçamento, está no seu direito, mas espero que tenha a coragem e a dignidade para se disponibilizar imediatamente para formar um governo de gestão e substituir José Sócrates. Será a sua oportunidade de mostrar que sabe enfrentar uma crise como esta e resolver os problemas melhor do que ninguém. A ver vamos.Angelo não tarda a decidir
Emídio Rangel

ANGELO CORREIA JÁ DECIDIU O VOTO DO PSD

Finalmente Angelo Correia decidiu como votará o PSD 
o Orçamento do Estado para 2011:
A abstenção sem negociação 
Correio da manhã

OS VENCIDOS DA VIDA

Medina Carreira, João Salgueiro, Campos e Cunha, Henrique Neto
O BANDO DOS QUATRO
OU
OS VENCIDOS DA VIDA

OS PROFESSORES E A DEBILIDADE ORÇAMENTAL

A ministra da Educação, Isabel Alçada, assumiu hoje no Parlamento a impossibilidade de realizar o concurso de professores em 2011 que se havia comprometido com os sindicatos "devido à contenção orçamental."A situação que vivemos actualmente impede o ministério de realizar o concurso extraordinário de docentes em 2011, mas serão colocados todos os docentes necessários nas escolas", disse Isabel Alçada durante uma audição da Comissão de Educação, que ainda está a decorrer.
Sem querer entrar em pormenores sobre o orçamento da educação, a ministra afirmou que é convergente com o objectivo de reduzir despesa  exigido  a todos os ministérios. 
Isto significará que toda a gente ficaria colocada mesmo não sendo necessária?...  Pois é por estas e outras idênticas que não há dinheiro  que chegue.  Nem quem queira dar crédito.  Qualquer dia temos um António à perna... o que muita gente nem imagina como isso será muito mau...





MAS EU PAGO-LHES PARA INCOMODAR?

O presidente da Associação Sindical dos Juízes diz que há uma perseguição dos políticos aos magistrados: "Estamos a pagar a factura de ter incomodado, nas investigações e no trabalho jurisdicional que fazemos, os boys do Partido Socialista." Temos assim que para o juiz António Martins o Estado português se explica como uma luta entre polícias e ladrões. Cá de baixo, sinto-me pequenino. Amanhã, uns colegas do Martins investigam e processam um ministro ou um deputado, e vejo o acusado a responder à la Martins: "Eu não fiz nada! Esses procuradores e esses juízes é que se estão a vingar porque eu pertenço ao Governo [ou ao Parlamento] que lhes tirou 20% de subsídio de renda de casa." Bola de pingue-pongue é o que me sinto entre raquetas de chantagistas. Com uma diferença. Se os deputados no dia 29, aprovando o Orçamento do Estado, cortarem os tais 20% aos magistrados, estão a zelar pelas contas públicas. Bem ou mal, é discutível, mas fazem aquilo para que são pagos. Já o juiz Martins quando se refere à actividade dos seus escolhe um verbo peculiar: incomodar. Mas eu pago-lhes para incomodar?! Eu pago aos magistrados para investigarem os criminosos e condenar. Qual a lista dos deputados e ministros condenados? É que isso de incomodar não é de órgão de soberania, é de quem sopra acusações e depois nada prova. E a esses eu tirava 100% do subsídio de renda.  diário de notícias

O PSD - HOJE


O esquerdista vira-casacas acima exposto, ex-membro de governos do Partido Socialista, é actualmente um militante  muito  empenhado e já dirigente de topo do PSD, partido que, pela sua indigência parece aceitar tudo que vem à rede. Com um galã cabeça-de-alho chocho como Presidente e com uma série de "Bandarras" como conselheiros, para onde levará esta tropa fandanga este país  se lhe derem o poder? O que terá hoje de genuíno o partido de Sá Carneiro e onde parará a social democracia? Uma mistura de esquerdistas com ranhosos conservadores,   é como hoje se apresenta o que foi o glorioso PPD/PSD: Um Albergue Espanhol (a gravata rosa pode ser um resquício indelével)

19 outubro 2010

A SANTINHA DE QUELUZ DE BAIXO

Segundo o conspícuo CORREIO DA MNHÃ, Manuela Moura Guedes rescindiu o contrato que a ligava à TVI. Em baixa médica desde 28 de Setembro de 2009, na sequência do diferendo provocado pela suspensão do ‘Jornal de Sexta’, a jornalista termina, assim, a ligação com a estação detida maioritariamente pelos espanhóis da Prisa. O C.M. nada disse sobre o assunto, mas estará na mente de muita gente a ideia de elevar à santidade esta mártir da verdade, havendo quem se dedique já a escolher o nome pelo qual a santa passaria a ser tratada. Adiantamos aqui um contributo nosso para colaborar graciosamente na homenagem à impoluta jornalista. Achamos que ficaria bem: " SANTINHA DE QUELUZ DE BAIXO"

Sarah Vaughan - And I Love Her 1969

18 outubro 2010

SÁ CARNEIRO NÃO MORA NO ACTUAL PSD

Este homem tinha grandeza bem explícita nesta foto assumindo publicamente uma relação com este mulher
Questiona-se  aí pelos meios laranja, apropósito da necessidade da aprovação  do Orçamento de Estado para 2011,   como agiria Francisco Sá Carneiro se estivesse no  lugar de  Passos Coelho?
Aí está uma situação que nunca  poderia acontecer com Sá Carneiro porque este nunca se prestaria a ser um papagaio de ninguém como é Passos Coelho, tinha sentido de estado,grandeza de alma nem consentiria alguma vez ter espalha brasas mal educados em roda livre,  do tipo Relvas,  a dizer disparates  em nome do partido. Há quanto tempo tinha acabado com a bincadeira da rapaziada.Evocar Sá Carneiro para de alguma forma o colocar lado a lado com o Coelho, é um antêntico sacrilégioApenas poderá evidênciar melhor o estado a que chegou a liderança do partido de Sá Carneiro.  A actual malta do PSD o que quer é pagode... que a leve ao bem-bom do poder... São muito mais encarniçados pelos tachos e muito mais dispendiosos   que os boys do PS. 

eugenio de andrade, adeus

17 outubro 2010

Charamba / Brigada Victor Jara

O DESVARIO DO CAPITALISMO AUTOFÁGICO

Convém lembrar que, em 2008, a Irlanda e a Espanha tinham as finanças públicas equilibradas e Portugal registou um défice de apenas 2,8%.
Nessa altura, a União Europeia pediu aos países membros que interviessem urgentemente em apoio das suas economias para evitar a repetição da Grande Depressão. Está muita gente esquecida de que o rápido agravamento das dívidas dos estados em 2009 teve origem na queda das receitas fiscais resultante da quebra da actividade económica e no aumento das despesas com o apoio aos desempregados.
Em resumo, a história é esta: a desregulação do sistema financeiro americano colocou o mundo à beira do abismo; com maior ou menor felicidade, os estados deitaram a mão aos bancos e esforçaram-se por estimular a procura, o que implicou uma transferência dos problemas do sector financeiro para o sector público; estamos agora na fase em que os governos apresentam a factura aos respectivos povos.
Talvez todo este processo fosse inevitável, mas ao menos não tentem fazer-nos esquecer como e porquê chegámos até aqui. A austeridade não é um castigo por "termos vivido acima das nossas posses" (uma expressão totalmente destituída de sentido), é o tributo que pagamos pelos desvarios de Wall Street.’OU A ANÁLISE CERTEIRA DE MARX SOBRE  A INEVITÁVEL AUTO-DESTRUIÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA QUE, SEGUNDO ELE E DITO DE FORMA SIMPLES,  RESULTARIA DA  GULA CAPITALISTA EM ACUMULAR A RIQUEZA PRODUZIDA  NAS MÃOS DE ALGUNS E GENERALIZANDO A POBREZA???  E AS GUERRAS QUE ESTARÃO LATENTES POR VIA DESSA REALIDADE?... E.U.A./CHINA/JAPÃO...etc já andarão a contar espingardas...

Ronda dos Quatro Caminhos - Serenatas

BRIGADA VICTOR JARA / Pézinho da Vila

Future of Screen Technology



Como observou Nicholas Mirzopeff: "A vida moderna desenrola-se no ecrã (...) a experiência humana é actualmente mais visual e visualizada do que alguma vez antes