17 março 2007

O PSD EM APUROS?

É bem conhecido e glosado de variadas formas e feitios, que os actuais dirigentes do PSD não sabem, não suportam, nem... parece acharem justo estarem fora do PODER. Mas se sentem que estão muito longe de o alcançar, como aparentemente poderá ser a situação presente, então entram em verdadeiro estado de choque. Nem parece um verdadeiro partido político com justas aspirações à governação porque as suas propostas são uma nebulosa (dificilmente apresentam alternativas coerentes e com consistência) e a oposição ao governo tem todos os ingredientes do radicalismo próprio das organizações meramente contestatárias . Corre o risco de se tornar irrelevante caso não se desfaça da imagem de bando que se organiza para fazer um assalto.... Na oposição são de uma inutilidade confrangedora.
Nestas circunstâncias, o reaparecimento de Paulo Portas, regressado da sua activa "hibernação," poderia avolumar as preocupações do, chamemos-lhe assim, para facilitar, bando de assalto do PSD. Mas, como se constata pelas peixeiradas que organiza, Portas nunca conseguirá deixar de ser o Paulinho das Feiras ou o indiscutível chefe de claque da rapaziada...Isto independentemente dos "Estados da Arte" e outras tentativas para se credibilizar.
O PSD só terá remédio se a velha guarda, que se dedicou aos negócios, regressar depressa e em força. E que falta faz gente politicamente séria! Cavaco é um dos que melhor representa essa velha guarda mas, como diria o outro, está no mato sem cachorro...

16 março 2007

Lisboa de Pantanas

O presente executivo da C.M.de Lisboa, ou o seu remanescente, coxo, manco, maneta, zarolho, cambado, lá continua agarrado às varinhas da irmandade, mais preocupado em preservar interesses e estratégias partidárias do que pôr a coisa em pratos limpos: demitirem-se por indecente e má figura e dar aos lisboetas a oportunidade de corrigirem o erro crasso de correrem atrás de foguetório (como qualquer "parvalheira") e escolherem, democráticamente, gente capaz e com provas dadas na gestão da coisa pública. Sim! gente capaz de resolver o embróglio que os eternos auto-convencidos do PSD/PP da "competência congénita" (que ninguem vislumbra), arranjaram à capital de Portugal.
A continuar tudo assim, quem governar a cidade em 2009 vai ter um bom molho de bróculos pela frente. O João Soares, que já se está a chegar á frente, é um homem corajoso!
Mas a oposição está a falhar por falta de comparência... Estou convencido que essa coisa informe e muito irrequieta chamada Bloco de Esquerda constitua um problema! Já imaginaram o Louçã em ministro das finanças? O que tem isso a ver com a coisa?! Tudo...

15 março 2007

O APANHA-BOLAS

Não resisti a deixar aqui registada esta interessante e incisiva apreciação do nosso querido "JUMENTO" (um dos melhores blogs da nossa praça), sobre o inefável Marques Mendes, caracterizando-o como o "O apanha bolas" , numa excelente metáfora da acção política de um simples peão de brega (nessa função bastante bom) que se viu "chutado" para a liderança do PSD:
"Começa a ser deprimente escolher quase diariamente o líder do PSD como Jumento do Dia mas a tentativa sistemática de Marques Mendes de aparecer na televisão mesmo sem qualquer ideia nova leva-o a comportar-se como o apanha-bolas da política portuguesa. A não ser a idiotice da baixa de impostos de que nem o diabo se lembraria, a regra de Marques Mendes é voltar a colocar em jogo as bolas que apanha depois de saírem do campo, ontem foi a OTA e hoje, passados muitos dias da decisão do Governo, foi a segurança nacional. Como passa por puto já estou a ver o Marques Mendes a apanhar bolas no estádio da Luz depois de algum candidato credível à liderança achar que é tempo de livrar o PSD da filoxera."

13 março 2007

O CÉSAR DOS AÇORES

De acordo com o DN de hoje, Carlos César, presidente do G.Regianal dos Açores, valendo-se da maioria PS na respectiva Assembleia Regional, "usurpou" o lugar do Primeiro Ministro do Governo da República nas cerimónias oficiais realizadas nos Açores, passando-o para terceiro plano. Parece que César, levando demasiado a sério o seu próprio nome, só admite, no "seu" protocolo, ter acima dele... Cavaco Silva e Jaime Gama. Por enquanto...
Nestas "despromoções" também o Presidente da Assembleia Regional e o Representante da República na Região perdem a ordem de precedência sobre o Presidente César, ficando reduzidos a pouco mais que "cabos de esquadra"...
É o que dá elevar um vulgar pexote às alturas da governação. De tão lautos banquetes e bebedeiras de poder, começa a vestimenta a ser escassa para tanta obesidade. Mas esta espécie de "jardinada", nos Açores, espera-se, não resulte. Por lá há oposição e sensatez (para além da provável inconstitucionalidade do acto). Sobre o assunto terá Alvarino Pinheiro, líder do PP/Açores, boas razões para concluir que, se o deixassem, o homem seria um ditador.
A culpa é toda de Mota Amaral que não soube sair em devido tempo, deixando um deserto à sua volta e... quando ninguém esperava, César andava por ali!!! Aí está ele.