17 dezembro 2010

OS SEGREDOS DO SEXO

Terá o sexo tantas virtudes como as que nele projectamos? O que é que o sexo puro e duro – frequente em relações ocasionais e descomprometidas – esconde atrás de si?
A manutenção da ilusão de plenitude, nem que seja só à flor da pele. Mas também o reverso da medalha: o modo como se vive a sexualidade espelha facetas nossas que teimamos em não ver; a urgência, o desespero e a fúria com que se conduz a vida, um sentimento de si frágil, o medo de ser rejeitado e a incapacidade de ter intimidade são trazidos à luz da consciência quando estamos corpo a corpo ou em contacto com o nosso corpo. A nossa libido, que tem o poder de pôr a nu o que está para além da pele e nos convida a mergulhar nos nossos segredos mais profundos.
Viver desconectado dessa parte selvagem, que nem todos conseguem transformar e transcender, pode estar na base da maior parte dos complexos e disfunções sexuais. Um estudo da Sociedade Portuguesa de Andrologia mostrou que oito em 100 mulheres simulam orgasmos, mais de 30 por cento queixa-se de falta de desejo.“As mulheres com problemas sexuais apresentam mais pensamentos de fracasso e desistência, associados a desilusão, culpa, irritação e insatisfação.” A conclusão é do psicólogo Pedro Nobre. No seu livro "Disfunções Sexuais: Teoria, Investigação e Tratamento", que também inclui os problemas masculinos, salienta a importância que as variáveis psicológicas têm no funcionamento sexual. Ou seja, o sexo é o que dele (ou a partir dele) fazemos. E nem sempre vamos longe. A ausência de uma vida sexual activa (a solo ou com companhia) é incorrecta – ela é receitada pelos médicos para a saúde como a pasta dentífrica para a higiene oral.
O filósofo francês Pascal Bruckner surpreendeu com a ficção "O Amor ao Próximo", que propõe uma tese inédita: em última análise, e por mais amoral que pareça, o sexo pode ter uma função redentora e sagrada. Ele vai ao encontro das mais recentes pesquisas sobre a química da paixão, que apontam o amor como o grande afrodisíaco, que ultrapassa a simples atracção física. Aos poucos, a nossa libido começa a ser vista com outras lentes, outros significados e funções, que nem sequer têm de começar ou acabar… na cama.

DEPENIQUE MAS NÃO SE EMPANTURRE






Em 2004, um soldado americano tornou públicas fotografias de abusos (em muitos casos, tortura) cometidos por colegas seus sobre presos iraquianos na prisão de Abu Ghraib. As fotos eram aquele caso de vazamento (tornar pública matéria sigilosa) que, apesar de conseguido de forma ilegal, era completamente legítimo. Não sei se o soldado podia, sei que devia denunciar as torturas. Mas, sobretudo, aquela denúncia teve outra vantagem. Era um documento claro, sem ambiguidade no que mostrava. As autoridades americanas ainda tentaram minimizar - por exemplo, aquele fio que amarrava os testículos de um preso não estaria ligado à electricidade... - mas as fotos e os dados básicos sobre elas (datas, locais e nomes) permitiam que elas fossem provas que leigos (nós todos que lá não estivemos) podiam entender. O julgamento, as condenações dos torturadores e os testemunhos (por exemplo, um torturado disse que o fio electrocutava mesmo) já foram meros pormenores. Daqui parto para os vazamentos do WikiLeaks (mas também podiam ser as confidências de um cabo da GNR na Amareleja): quero ver o filme todo. Não me importa que ele seja grande, mas quero-o claro. Por exemplo, hoje, os voos que passaram em Portugal, vindos de Guantánamo. Iam, com consentimento português, para países que os acolhiam ou iam para os que os torturavam? Se houve destes últimos é o que importa saber. Se houve é muito grave para o Governo português. Houve? Depenique não se empanturre - Opinião - DN

16 dezembro 2010

CARLOS PINTO COELHO

  O jornalista Carlos Pinto Correia faleceu na quarta-feira em Lisboa, aos 66 anos, vítima de complicações resultantes de uma cirurgia ao coração a que foi submetido de urgência ao coração.
O corpo do jornalista Carlos Pinto Coelho está desde as 20:00 desta quinta-feira no Palácio Galveias, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da família.
Carlos Nuno de Abreu Pinto Coelho foi internado de urgência na quarta-feira, no Hospital de São José, em Lisboa, na sequência de problemas cardíacos.Pouco depois foi transferido para o Hospital de Santa Marta onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica de urgência na sequência da qual acabou por falecer.
O corpo do jornalista Carlos Pinto Coelho está desde as 20:00 desta quinta-feira, em câmara ardente,  no Palácio Galveias, em Lisboa.
Carlos Pinto Coelho - a quem Herman José "roubou" o estilo para um a personagem do Tal Canal - nasceu em Lisboa em 1944 e viveu em Moçambique, até 1963. Ingressou no jornalismo como repórter do Diário de Notícias, em 1968. Na RTP, onde entrou em 1977, foi chefe de redacção e director de programas. Fim de Semana, ou Em Português nos Entendemos são alguns dos formatos de sucesso da sua autoria e que também apresentou.















PEGA-ME AO COLO...

"Pega-me em teu no colo E leva-me para dentro da tua casa.
Despe o meu ser cansado e humano
E deita-me na tua cama.
E conta-me histórias, caso eu acorde,
Para eu tornar a adormecer.
E dá-me sonhos teus para eu brincar
Até que nasça qualquer dia
 Que tu sabes qual é. "
 Fernando Pessoa.

☆¸¸.¤*¨*ღ☆❥¸¸.☆¨¯`♥❥ƸӜƷ ❥¸¸¸¸.☆¨¯`♥❥ƸӜƷ...♥ ♥ ƸӜƷ

15 dezembro 2010

NATAL VIRTUAL: Jesus "Nasceu no Facebook".

ZUCKERBERG - CRIADOR DO FACEBOOK



A revista "Time" elegeu como personalidade do ano de 2010 Mark Zuckerberg, o fundador da rede social Facebook, por ter "relacionado mais de 500 milhões de pessoas e cartografado as relações sociais entre elas".
A "Time" explica ainda que distingue Mark Elliot Zuckerberg, de 26 anos, por "criar um novo sistema de troca de informação e por mudar a maneira como todos vivemos as nossas vidas".
Além de um perfil do fundador do Facebook, a revista publica na sua edição online um editorial que revela os motivos da escolha, um vídeo com uma entrevista e algumas fotogalerias com Zuckerberg.
Para os editores da "Time", Zuckerberg é simultaneamente "um produto da sua geração e um arquitecto da mesma. A rede social que inventou está a chegar aos 600 milhões de utilizadores. Num só dia, cerca de mil milhões de novos conteúdos são publicados no Facebook. É o tecido que conecta quase um décimo do planeta. O Facebook é agora o terceiro maior país na Terra e seguramente tem mais informação sobre os seus cidadãos do que qualquer governo. Zuckerberg, um desistente de Harvard, é o seu chefe de Estado que veste t-shirt."
No ano passado, o eleito da publicação foi o presidente da Fed, Reserva Federal norte americana Ben Bernanke.

O VETO







O Representante da República para os Açores, José António Mesquita, vetou  politicamente o Orçamento Regional para 2011, onde se inclui a norma que cria a remuneração compensatória para os funcionários públicos da administração publica regional.    
O diploma será agora devolvido à Assembleia Legislativa Regional que, caso o confirme, obrigará José António Mesquita a assinar o documento...
Na Madeira medidas destas são vulgares e não se notam os clamores que esta justa compensação suscitaram, apesar de não se poder comparar o nível de esforço que é exigido a quem vive nos Açores.   É bom que Carlos César cuide dos interesses dos açorianos, nomeadamente dos custos e dificuldades de se viver nestas pequenas ilhas espalhadas por uma larga superfície do Atlântico, longe de tudo e de todas as coisas, factos que justificam esta medida e muitas outras que deveriam ser adoptadas para dar mais dignidade ao viver dos portugueses que aqui mourejam.  Curioso é ouvir a acusação de falta de solidariedade dos açorianos a propósito   desta irrisória compensação salarial.
O único que foi solidário com os detractores da medida foi o representante da República na Região que não teve a coragem de ficar quietinho e lá deu a fona do veto político que tresanda a inutilidade na justa medida do seu dispendioso e irrelevante cargo... de acre sabor colonial.

TEIXEIRA DOS SANTOS - O CHINÊS





"O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos está de novo na China, desta vez para tentar vender um pouco mais do nosso país e da nossa divida pública. Não sei quantas mais "Lojas do Chinês" teremos de ver abrir em cada aldeia do nosso país, nem quantas mais mercadorias de baixa qualidade, fabricadas por trabalhadores sem direitos nem qualquer lei laboral, (algumas até por trabalho infantil), estarão a concorrer com aquilo que ainda produzimos no país. Não sei que mais teremos de aceitar, nem se algum outro dissidente chinês ou Tibetano voltar a ganhar um Prémio Nobel da Paz, Portugal ainda poderá estar presente. Não sei quanto mais teremos de nos baixar nem que condições nos vão impor. Só sei que cada vez menos somos senhores dos nossos destinos, num país cada vez mais endividado e vendido. Até quando?"



14 dezembro 2010

A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SECRETAS




O alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, considerou hoje que a divulgação de documentos secretos pelo 'site' Wikileaks trouxe "desconfiança" e vai alterar a forma de fazer diplomacia.
"A diplomacia a partir de agora vai ser um pouco diferente daquilo que era", disse à agência Lusa o antigo Presidente da República, adiantando que a divulgação de informação secreta por parte do Wikileaks trouxe "desconfiança" a nível diplomático, sendo que ainda é cedo para saber se põe em causa a paz no mundo.
O sítio Wikileaks, especialista na revelação de documentos secretos, começou a publicar 251 mil mensagens da diplomacia dos Estados Unidos, o que gerou a cólera dos dirigentes de Washington e o embaraço de vários governos.
Segundo Jorge Sampaio, a comunicação entrou numa nova fase, em que "o balanço que há a fazer entre liberdade de informação e liberdade para saber, conhecer e informar a opinião pública daquilo que poderá ser objeto de alguma reserva é um debate" que está a dar os primeiros passos.
"É uma nova época, e é um equilíbrio muito difícil de fazer", disse Jorge Sampaio.
O antigo Presidente da República participou hoje na cerimónia de abertura do ano académico da Universidade Atlântica, em Oeiras, onde explicou a dezenas de alunos os desafios "muito difíceis" que portugueses e europeus enfrentam devido à crise económica e financeira, que afeta não só Portugal mas também os países europeus.
"São desafios muito difíceis porque económica e financeiramente há uma crise geral e uma crise europeia muito forte", disse, considerando que para se sair desta situação são necessárias mais unidade europeia, mais concertação e afirmação de solidariedade europeia "que tem andado um pouco arredia".




oooo

O PRESÉPIO

NATAL DE
NATAL DE 2010


PRESÉPIO










O CASO MADELEINE

Alexander Wykeham Ellis, embaixador inglês em Lisboa em 2007, admitiu ao seu homólogo norte-americano na capital portuguesa, Alfredo Hoffman, que tinha sido a polícia inglesa a encontrar provas contra os pais de Madeleine, segundo um telegrama confidencial.
O telegrama, agora  divulgado pelo jornal espanhol El País, é datado de 28 de setembro de 2007 e refere-se a um encontro entre os dois diplomatas que decorreu em Lisboa a 21 de Setembro.
Entre vários outros temas, incluindo a Rússia e o Zimbabué, os diplomatas discutiram o desaparecimento de Madeleine McCann, no Algarve, em Maio desse ano, numa altura em que se mantinha grande atenção mediática sobre o assunto.
"Sem aprofundar nos detalhes do caso, Ellis admitiu que a polícia inglesa tinha desenvolvido as provas atuais contra os pais McCann, destacando que as autoridades dos dois países [Portugal e Reino Unido] estavam a cooperar", escreve o embaixador no telegrama descrito como "confidencial".
O diplomata  britânico admitiu ainda ao  norte-americano que a atenção da imprensa era esperada e "aceitável" desde que "os oficiais do governo mantivessem os seus comentários à porta fechada".
O jornal El País refere que este é o único telegrama - do leque de 250 mil obtidos pela organização WikiLeaks - que menciona o caso do desaparecimento de Madeleine da Praia da Luz.

GORILLAZ

Gorillaz perto do fim
Damon Albarn não consegue manter ritmo e vai “tirar um período de reflexão” e está a considerar acabar com os Gorillaz no fim da digressão mundial da banda. O rocker inglês diz não conseguir manter “o ritmo”.

13 dezembro 2010

MÁRIO SOARES, O GRANDE!...


O ex-Presidente da República defende que Sócrates e Zapatero devem juntar-se e erguer a voz contra Merkel e Sarkozy

Estamos a viver agora uma crise gravíssima. Há alguma maneira de não ficarmos derrotistas?
.
Há. Há sempre. Já atravessámos muitas crises. Vencemo-las sempre, melhor ou pior. Talvez esta seja a mais grave, é certo. Lembro-me daquelas que, como primeiro-ministro, atravessei, quando cá veio o Fundo Monetário Internacional, duas vezes, em 1978 e 1983-85. Foram duas crises muito difíceis. Ultrapassámo-las. Conseguimos, simplesmente, vencê-las. Tínhamos mais armas, como é sabido. Tínhamos uma moeda própria - o escudo - podíamos desvalorizá-lo. Contudo, desvalorizando a moeda, destruíamos a riqueza das pessoas. Agora não podemos fazer isso. O que, para quem nos governa, é pior. Mas temos outros recursos. Não estamos isolados. E esta é uma crise que veio da fora. Foi importada. Agora, temos uma crise que é essencialmente europeia. O que mais me preocupa, a mim, não é que Portugal tenha um grande défice e grandes endividamentos públicos e privados. Os défices vão e vêm. O problema mais grave consiste em o Estado ficar sem meios para pagar às pessoas. O desemprego, o aumento da pobreza, as desigualdades sociais, cairmos em recessão. A União Europeia não tem um plano concertado para fazer face à crise. E os actuais dirigentes europeus, na sua maioria, resvalam para o nacionalismo e esquecem o projecto europeu, a solidariedade e a unidade entre os Estados-membros, como ensinaram os grandes Pais Fundadores.
Está a falar da senhora Merkel e do senhor Sarkozy...


A chanceler Merkel e o Presidente Sarkozy olham só para a moeda única - o euro - e não para o risco da recessão que aí vem. Quando ultrapassarmos a crise da moeda, sem valer às pessoas, aos desempregados, aos imigrantes, aos mais desfavorecidos... Agora encontraram-se para preparar a reunião que vão ter, que se espera seja pior do que aquilo que disse o presidente do Banco Central Europeu, que ajudou a moderar os apetites gananciosos dos mercados especulativos. Merkel e Sarkozy pensam apenas nos seus Estados e não no projecto europeu. É um erro colossal que lhes vai - e nos vai, a nós - sair muito caro. Portugal hoje não está isolado. Teve propostas muito interessantes, da China, que se manifestou disposta a comprar uma parte da nossa dívida, o pequeno Timor (que tem petróleo) e também a generosa proposta do Presidente Lula, que já foi corroborada pela nova Presidente Dilma. Isto é: fazer um empréstimo a Portugal, exactamente no mesmo sentido. São sinais importantíssimos, que valem bem mais do que os dislates das empresas de rating ou os comentários dos economicistas que temem os mercados desregulados, e só pensam no lucro pelo lucro.
.
E isso vai evitar que tenhamos que recorrer ao FMI, como estamos a ser pressionados a fazer?
.
Não estamos a ser tão pressionados como dizem. Os jornais dizem isso, mas acho que não estamos a ser tão pressionados assim. O FMI quando quer pressionar vem cá e ainda não veio. Por outro lado, o presidente Dominique Strauss-Khan, até já disse que Portugal não estava numa situação tão difícil quanto lhe era atribuída... Acho que, quem vive das especulações, gosta que se diga isso, para ver se pega. Mas ainda não pegou. Também se o Fundo Monetário Internacional vier um dia a Portugal não é morte de ninguém. Haverá mais medidas a tomar - obviamente duras e impopulares - se as que estão anunciadas não forem aplicadas. De qualquer forma o problema irá resolver-se, se a moeda única não entrar em colapso e a União não se desintegrar, como espero... Portugal - e a Espanha, se possível em conjunto - devem fazer ouvir a sua voz na União. A Península Ibérica, no seu conjunto - com os falantes lusos e hispânicos - representam mais de um décimo da Humanidade. Não podemos deixar-nos dominar por uma senhora Merkel ou por um senhor Sarkozy, que estão em matéria europeia a perder o norte, como escreveram Helmut Schmidt e Jacques Delors, em entrevistas recentes
MÁRIO SOARES ao Jornal i 

O SEGREDO NA DIPLOMACIA DOS EUA







As opiniões da diplomacia norte-americana sobre os principais líderes portugueses, em que avaliam o Presidente da República, o primeiro-ministro e os líderes da oposição, estão detalhadas em cinco telegramas revelados pelo jornal El Pais.
Os cinco telegramas - produzidos entre abril de 2008 e setembro de 2009 pela embaixada dos Estados Unidos em Lisboa - analisam ainda temas como o relacionamento de Portugal com a Venezuela e a repatriação de detidos de Guantanamo.
Trata-se de telegramas que a Wikileaks disponibilizou ao jornal El Pais mas que o site ainda não divulgou publicamente, numa altura em que apenas divulgou 13440 dos cerca de 251 mil telegramas da diplomacia norte-americana que recebeu de fontes anónimas.
Nos textos  divulgados pelo jornal El Pais, a diplomacia norte-americana considera Portugal um "aliado firme".
José Sócrates é descrito nos textos como um político "carismático" mas a quem "desagrada partilhar o poder" e Cavaco Silva destacado pelo "seu esforços em ser um mandatário bipartidário" mas a quem a embaixada atribui "sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado à Sala Oval na Casa Branca".
A Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa recusou  comentar telegramas diplomáticos sobre Portugal divulgados  pelo jornal espanhol El País, reiterando a sua condenação dessas fugas de informação.






PAI NATAL

Não deve haver figura mais consensual na história do cinema que o Pai Natal. O homem barrigudo de barbas brancas e sorriso atrás da orelha desde sempre fez as delícias dos espectadores. Histórias que nos fazem pensar, fábulas que nos põem a sonhar, contos que nos transportam para outra dimensão. Começado o mês de Dezembro, o MSN escolheu para si alguns dos melhores filmes com o famoso Pai Natal para ver e rever nesta quadra natalícia. clique aqui e veja  oito sugestões do MSN

E se o carpinteiro José fosse português?

NATAL DE 2010

clicar no link supra

OS DEOLINDA PONTIFICAM NO JAZZ




OS Deolinda regressam à lista dos melhores do ano para o Sunday Times
“Dois Selos e um Carimbo” nos dez melhores álbuns de música do mundo e Jazz
 Desta feita  regressaram à lista de dez melhores álbuns de música do mundo e Jazz do jornal britânico Sunday Times.
O álbum “Dois Selos e um Carimbo” surge assim ao lado de trabalhos de Seu Jorge, Angelique Kidjo, Fela Kuti, entre outros.Os Deolinda já tinham feito parte desta lista no ano passado, com o primeiro disco da banda, “Canção ao lado”.
A banda esteve este ano em digressão internacional, passando por países como os EUA, Suécia, Bélgica e Holanda. Ana Bacalhau e companhia preparam-se agora para subir ao palco dos Coliseus, no dia 22 de Janeiro no Porto e 29 em Lisboa.

Ouvir Deolinda

12 dezembro 2010

MOURINHO E RONALDO

 «Ronaldo dá espectáculo e ninguém o protege» -Mourinho
José Mourinho voltou este domingo a sair em defesa de Cristiano Ronaldo. «É um fenómeno e não é fácil perceber o que se passa à sua volta», diz o treinador do Real Madrid.

«Tratar tão mal um fenómeno como ele faz-me pensar que não se protege o campeonato. Ele pertence à Liga e aos adeptos, que o podem ver todos os domingos. E não é protegido pelo seu treinador, que não o poupa na Taça, na Champions, quando já estamos apurados, ou na Liga, porque está cansado. Dá espectáculo e não o protegem, nem os adeptos, nem os árbitros nem os adversários. Ainda assim, voltou a marcar um grande golo esta noite, um dos melhores», declarou Mourinho, sem papas na língua