24 outubro 2009

UMA BELDADE NA CULTURA

MINISTRA MAIS BONITA DO MUNDO?!?

A pianista Gabriela Canavilhas ainda não tomou posse como Ministra da cultura - a posse verificar-se-á na próxima segunda-feira - e já tem uma página noFacebook com muitos admiradores, os quais a definem como a ministra da cultura mais bonita do do mundo?! ( em contraponto, julga-se, a uma ministra anterior que, pelo mesmo nível de avaliação, teria sido a mais feia do planeta). Um fã define a ministra como tendo uma voz linda, mãos de pianista (onde teria ido buscar isto ?!) e será o espelho da beleza da mulher açoriana... e portuguesa em geral.
Pianista de formação e responsável por uma difícil reestruturação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, cuja direcção de quatro anos assumiu em 2003 num momento de ruptura financeira, Gabriela Canavilhas, de 48 anos, chega à Ajuda vinda de uma breve mas também reestruturante passagem de 11 meses, como directora, pela Secretaria Regional de Cultura dos Açores.

23 outubro 2009

MANUELA PASSOS

Ferreira Leite comunicou ao Conselho Nacional do PSD que só tenciona abrir o processo de convocação de directas no partido depois do debate do Orçamento de Estado (OE). Manuela defendeu o seu consulado à frente do partido, dizendo que "credibilizou" o PSD. E foi na sequência dessa auto-avaliação positiva que confirmou não querer acelerar a sua saída de cena.
Pedro Passos Coelho falou logo a seguir, para dizer que "o "pior cego é aquele que não quer ver". Sendo o debate do Orçamento no início do próximo ano poderá arrastar-se até finais de Fevereiro ou mesmo Março, o que permitirá a Ferreira Leite chegar quase ao fim do seu mandato, que termina em Maio.
Se abrir o processo a seguir ao debate do OE, a líder do PSD deverá atirar a convocação das eleições directas para daí a pelo menos um mês. Na prática, Ferreira Leite continuará na liderança do partido por mais seis meses, o que ameaça deixar os sociais-democratas à beira de um ataque de nervos
.Expresso

Em boa verdade Manuela não quer entregar-se à sua irrelevância tão cedo e vai aguentar-se até ao fim da sessão de fogo de artifício do encerramento da sua quermesse! Antes disso ainda quererá mobilizar mais uma vez a claque dos inimputáveis para tecerem as últimas lôas à sua seriedade e competência, esta última perdida algures e que todos nós nem por um canudo conseguimos ver-lhe a cor... (Nesta hora sejamos justos: há um senhor do I, de nome Tunhas que, segundo ele, tentou convencer um brasileiro no Rio de Janeiro de que a não escolha dos portugueses de MFL nas últimas legislativas foi uma tragédia para Portugal. Vejam bem as barbaridades que os membros da claque são capazes de dizer em abono da estimável Avó! Mas parece que nem o brasileiro acreditou).

22 outubro 2009

AS ORELHAS DE FRASQUILHO


Sabe-se, através do suplemento Economia do Expresso (p. 6), que o deputado do PSD Miguel Frasquilho fez grande sucesso na Bolsa de Nova Iorque, ao “elogiar a economia portuguesa” perante investidores americanos. Frasquilho, “no seu papel de director-geral da Espírito Santo Research”, “enfatizou o crescimento das exportações, sublinhou o défice e um desemprego abaixo da média europeia, concluindo que Portugal está bem colocado para ter um papel positivo na economia mundial nas próximas décadas.”Admite o Expresso que “o puxão de orelhas dado pelo presidente do BES, Ricardo Salgado, em 2005, quando Frasquilho escreveu no ‘Wall Street Journal’ um artigo a cascar na política fiscal portuguesa, surtiu efeito.”
Não sei se já repararam mas o moço, pelo aspecto, deve ter sido submetido a muitos puxões de orelhas...

OS RATOS DO PCP ROERAM O GOULAG


Deputada do PCP desconhece o Gulag...
A renovação do PCP está em bom ritmo! A sua nova deputada Rita Rato, licenciada em Ciência Política, revelou hoje não saber o que era o Gulag, e desconhecer falhas de direitos humanos na China. Diriamos que a formação política neste partido não exclui os apagões da história...
O PCP se não existisse teria de ser inventado porque sem ele faltar-nos-ia o paradigma da coerência.

A MÓNICA CRESCEU!

O brasileiro Mauricio de Sousa tem 73 anos e Mónica vai a caminho dos 50, mas nenhum parece envelhecer.
Em 2008, a "baixinha, gorducha e dentuça" atingiu a puberdade com o lançamento da série"Mónica Jovem". Já o criador, enérgico e de um optimismo militante, avança, segundo o I, que nem sequer pensa na reforma. "Artista não pára", diz.

Há 50 anos, quando vendeu a primeira história, imaginava todo este sucesso? Pois que deixem a Mónica andar por aí a traquinar que muita gente gosta da miúda.

21 outubro 2009

O MAQUIÁVEL E O ACESSOR


O que irá pela cabeça de um Fernando Lima (o operacional inactivo) que há poucos meses promoveu falsas acusações com o objectivo de destruir Sócrates e agora vê Cavaco pedir aos partidos que deixem passar o programa de governo e o orçamento? (Diriamos que andará deambulando ocioso pelas serventias do Palácio, porventura rondando de preferência a zona da cozinha e sorvendo os aromas das sápidas iguarias que lhe serão servidas na próxima refeição. Sem funções, que poderá ele andar a fazer?!
Já a diferença do actual comportamento de Cavaco Silva explica-se pelo calendário eleitoral, antes Cavaco tinha uma estratégia em função as legislativas, agora actua em função das eleições presidenciais. Este é o pior dos cenários para Cavaco Silva, parte com a imagem de um político que não tem perfil nem está à altura das exigências do cargo de Presidente da República, é forçado a apoiar o partido que não queria ver no governo, não vai conseguir gerir o processo de mudança na liderança do PSD e nem este nem o PS lhe vão agradecer o que tem feito.
Cavaco vai usar o protagonismo que a ausência de uma maioria absoluta lhe proporciona para assumir o papel de garante da estabilidade o que não deixa de ser irónico, quando essa estabilidade estava assegurada pela existência de uma maioria absoluta foi ele e os seus assessores que assumiram a função de desestabilizar. Só que este apoio ao PS fá-lo perder a confiança da direita e é pouco provável que lhe traga simpatias à esquerda.
Se quiser os votos da direita Cavaco terá de desagradar ao PS mas isso levaria a uma grave crise política e, muito provavelmente, a uma derrota nas presidenciais. Se quiser os votos à esquerda Cavaco terá de desagradar à direita mas isso pode levar à implosão de um PSD que precisa de se livrar dos cavaquistas para reencontrar a sua identidade, mas que depois de mais de duas décadas a servir de eucaliptal cavaquista perdeu o seu espaço político.
O mesmo Cavaco que sonhou ver-se livre de Sócrates é agora prisioneiro do líder do PS, a sua reeleição vai depender da estabilidade política e da recuperação da economia. Por outras palavras, se Cavaco quer ser reeleito terá de ajudar Sócrates a recuperar a governar bem e a manter-se no governo e, muito provavelmente, a recuperar a maioria absoluta.
Cavaco apostou e perdeu, não só perdeu como ficou com grandes dívidas de jogo de qu Sócrates é o grande credor. O PSD vai aprender uma dura lição, Cavaco Silva é um político que apenas se serviu do partido para satisfazer as suas ambições pessoais e fará tudo o que for necessário para sobreviver, incluindo ajudar à destruição do partido que o deu à luz na vida política
.
..

MULHERES


MULHERES
Mulheres Deusas disfarçadas na fragilidade.
Com apenas um olhar
São capazes de destruir
E reconstruir a humanidade.
Deve ser por isso
Que os homens recalcados
As prenderam em um livro
Como inventoras
Do pecado.
Desde então está guardada a luz
De todas as estrelas e sois
Longe paira verdadeira felicidade
Que a paz conduz nos braços
De Seus olhos radiantes cheios de vida...
Tantos anos no porão da cozinha
As fizeram diminuídas, escabeladas
Desacreditadas da própria Divindade inata...
É assim, que os machos as querem
Subjugadas, medrosas e submissas
A uma ordem, a uma ilusão desenhada
Para contê-las presas
Na própria claridade.
Evas contemporâneas;
Mães de cains e abéis desenfreados
Vassalas de adães desmiolados...
Já é hora de iluminar o mundo
Com seus predicados...
Davi Roballo

20 outubro 2009

AS CHARADAS DE MARCELO


Rebelo de Sousa, aproveitando o poleiro da RTP onde canta para o galinheiro e redondezas, propôs uma espécie de cimeira de ex-líderes e chefes de fcções para discutir o futuro do PSD pós-Ferreira Leite. Estranho é que, pouco antes, o Professor tenha referido D"deixem ficar a Dra. Manuela que está muito bem", em declarações aos jornalistas, durante um périplo por vários concelhos alentejanos, onde manifestou apoio a candidaturas de coligações PSD/CDS-PP às autárquicas.
Morais Sarmento, por sua vez, responde que se devem discutir ideias e não nomes. O presidente da distrital de Lisboa, referindo-se o Marcelo, diz que "a ideia tem tanto de bondosa como de inconsequente". Mota Amaral quer todos caladinhos... Filipe Meneses a dizer que não avança agora e a defender a ultrapassagem do PS pela esquerda. Passos Coelho, o único que já avançou, a propor uma coisa e o seu contrário. Pacheco Pereira mudo e traumatizado pelo desconforto das cadeiras do Parlamento e pela perda do título de Rasputine da imperatriz Maria Leite, enfim, poderá dizer-se que as hostes social-democratas parecem um arraial em patanas depois de uma batalha que não venceram, onde reina a desmoralização geral e pontificam mais subalternos e cabos de esquadra do que iluminados messias que o povo psd tanto ambiciona para guiar seus trôpegos passos. O que parece certo é não ser o maquiavélico e saltitão Professor o portador da boa nova. De resto, Marcelo, como político responsável, não passou de uma miragem, de uma promessa nunca cumprida, um equívoco em movimento. Das suas acções com impacto apenas deixa para a posteridade o célebre mergulho nas poluídas águas do Tejo incluido no programa da sua campanha eleitoral para a Câmara Municipal, cujo resultado foi outra banhada...

19 outubro 2009

UM HOMEM QUE NÃO NASCEU PARA ESTAS ANDANÇAS

A esta hora já Cavaco Silva deve ter percebido que ou é mais difícil ser presidente do que primeiro-ministro ou não tem perfil para o cargo, ou ainda que sucedem as duas coisas. Qualquer Presidente da República tem boa imagem, basta para tal beneficiar da dignidade do cargo e manter a isenção, é raro a imagem de um Presidente da República descer tão baixo como está a suceder com Cavaco Silva.in O jumento
Então no que falhou o actual Presidente da República?
Cavaco habitou-se demasiado ao poder do cargo de primeiro-ministro e não resistiu à tentação de exercer o poder para além dos limites das suas competências. Tentou fazê-lo ao promover pactos entre o PS e o PSD de Marques Mendes, fê-lo ao intervir no caso da localização do aeroporto e quando percebeu que José Sócrates não era um pau mandado recorreu a uma dúzia de vetos políticos para impor a sua vontade.
Acabou por não resistir à tentação de ver Sócrates ser substituído pró Manuela Ferreira Leite, convencido de que as campanhas contra o primeiro-ministro e as dificuldades resultantes da crise financeira criaram as condições para uma vitória eleitoral do PSD apostou tudo nas legislativas. Mas perdeu, não só não perdeu como quase pôs em causa a sua continuidade no cargo, acabou por ter de se remeter a uma atitude defensiva na tentativa de voltar a poder sonhar com uma reeleição.
Habituado a governar a pensar em votos Cavaco não percebeu que a melhor forma de se manter tranquilamente no cargo era prestigiando a instituição Presidência da República. Não percebeu que enquanto Presidente não tinha os fundos comunitários para gerir a sua imagem, não poderia agendar as inaugurações para as vésperas das eleições, nem podia aumentar as pensões para assegurar vitórias eleitorais.
Cavaco não percebeu a diferença entre ser primeiro-ministro das vacas gordas e ser Presidente da República durante a maior crise financeira internacional, aliás, Cavaco nunca percebeu o papel da Presidência da República que no passado designava por foça de bloqueio, ele que agora serviu vetos à dúzia.
Não só não percebeu a dimensão do cargo como foi incompetente no seu desempenho e revelou não ter dimensão política e intelectual para o seu exercício. O resultado é perigoso, Portugal tem um Presidente fraco, de competência duvidosa, em cuja isenção poucos confiam, que tem de colaborar com um primeiro-ministro contra o qual os seus assessores foram acusados de conspirar, havendo muita gente que pensa que o fizeram a mando do Presidente.
Cavaco não cumpriu nenhuma das suas promessas eleitorais, não se portou com isençã, não ajudou nem o governo nem o país, limitou-se a pensar nele e no seu futuro e fê-lo de forma desastrada. Conseguirá Cavaco recuperar desta actuação desastrosa? Duvido, da mesma forma que duvido que muitos portugueses considerem estar Cavaco Silva à altura das exigências do cargo.
Isso significa que o PSD não enfrenta apenas a necessidade de encontrar uma liderança credível a curto ou médio prazo. É muito provável que se venha a confrontar com a necessidade de arranjar, à pressa, um candidato a Presidente, até porque Cavaco vai manter o tabu da sua recandidatura até se sentir seguro de que não será humilhado nas eleições presidênciais, ficando para a história como o primeiro Presidente da República a não conseguir ser reeleito. (O Jumento)

NOVOS PLANETAS EXTRA SOLARES



A descoberta de 32 novos planetas extra-solares foi hoje anunciada por uma equipa internacional de investigadores, da qual faz parte o português Nuno Cardoso Santos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).
O anúncio foi feito no âmbito de um colóquio/apresentação na qual participaram vários jornalistas internacionais por vídeo-conferência - realizado no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret, no Porto - que começou hoje e termina quinta-feira.
Nuno Cardoso Santos, que é também professor afiliado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, disse que se trata “da descoberta de 32 novos planetas extra-solares a orbitar outras estrelas” e que com esta inovação ultrapassou-se “a barreira dos 400 planetas” identificados.
Esta descoberta aconteceu no âmbito do projecto HARPS, um “instrumento único com um espectrógrafo de alta precisão construído para procurar planetas semelhantes à Terra”, que está instalado num telescópio da ESO - Observatório Europeu do Sul - em La Silla, Chile.
O investigador português explicou, em linguagem simples, a técnica utilizada pelo HARPS nesta procura, salientando que “não é só o planeta que orbita a estrela mas a estrela também orbita o planeta” e que por isso a estrela “vai oscilar no céu, umas vezes afastando-se de nós, outras aproxima-se”.

AS ACÇÕES QUE TRIPLICAVAM DE VALOR

AS VIRTUOSAS ACÇÕES QUE TRIPLICAVAM DE VALOR ...

Ex-corretor levanta dúvidas sobre envolvimento de Cavaco no caso BPN
Extracto de entrevista publicada no Jornal de Negócios (J de N) ao ex-corretor de bolsa Pedro Caldeira, famoso nos anos 80 e posteriormente caído em desgraça com problemas na justiça.
Jornal de Negócios (J de N) — No caso do BPP há uma relação com a crise. No BPN o problema iria surgir independentemente da crise. Quando frisa no livro que os problemas do banco eram comentados há muito tempo no mercado, aponta o envolvimento do Presidente da República (PR)...
Pedro Caldeira (PC) — Faço perguntas no livro por uma questão muito simples. Estamos a falar do PR, não de um qualquer cidadão. Primeiro defende Dias Loureiro até às ultimas consequências. Depois vem dizer que não tem nada a ver com o BPN. Mas afinal soube-se que ele tinha acções da SLN. Por que é que não disse logo na altura? Onde é que as comprou? Como é que deu a ordem? Como é que diz que comprou a um euro e vendeu a três euros? Quem é que as vendeu e quem fez o preço? Nesse dia ou nessa semana houve outras transacções fora de bolsa a esse valor? Tudo isto ficou em aberto.
J de N — Receia que o facto de haver um envolvimento da maior figura da nação possa condicionar uma decisão judicial desse caso?
PC — Não acho que os juízes sejam pressionados por esse género de coisas. O que me interessa - e é por isso que falo deste assunto no livro — é saber o que é que aconteceu na realidade com estas acções de Cavaco Silva.
J de N — Por que é que acha isso relevante? Parece que estamos a falar de um eventual caso de tráfico de influências...
PC — Não. Estranho é que ninguém tenha feito estas perguntas ao PR. Tem a ver com a tal subserviência de que falávamos. Com falta de exigência. Se o PR é exigente connosco, também temos que ser exigentes com ele
.(daqui)
«»«»«»«»«»«»«»
CURIOSIDADES INTERESSANTES:
• Eduardo Pitta, O DETONADOR
• José da Silva Pereira, QUEIXEM-SE AO RUI RIO...
• Miguel Marujo, Enxadas
• Miguel Vale de Almeida, Não se assustem
• Paulo Gorjão, Não é por nada…
• Rui Pena Pires, Despromoção social?