16 janeiro 2009

O ASSESSOR E O COVEIRO


Este país do Faz de Conta é cada vez mais uma anedota pegada. Atentem bem nestas pérolas publicadas no Diário da República nº.255 de 06NOV2008:
-EXEMPLO UM - No aviso nº 11 466/2008 (2ª Série), declara-se aberto concurso no I.P.J.para um cargo de "ASSESSOR", cujo vencimento ronda os 3500 EUR (700contos). Na alínea 7:..."Método de selecção a utilizar é o concurso de prova pública que consiste na... Apreciação e discussão do currículo profissional do candidato.EXEMPLO DOIS No aviso simples da pág. 26922, a Câmara Municipal de Lisboa lança concurso externo de ingresso para "COVEIRO", cujo vencimento anda à roda de 450EUR (90contos) mensais.Método de selecção:Prova de conhecimentos globais de natureza teórica e escrita com a duraçãode 90 minutos. A prova consiste no seguinte:1. - Direitos e Deveres da Função Pública e Deontologia Profissional; 2. -Regime de Férias, Faltas e Licenças; 3. - Estatuto Disciplinar dosFuncionários Públicos.Depois vem a prova de conhecimentos técnicos: Inumações, cremações,exumações, trasladações, ossários, jazigos, columbários ou cendrários.Por fim, o homem tem que perceber de transporte e remoção de restos mortais.Os cemitérios fornecem documentação para estudo. Para rematar, se ocandidato tiver:- A escolaridade obrigatória somará + 16 valores;- O 11º ano de escolaridade somará + 18 valores;- O 12º ano de escolaridade somará + 20 valores.No final haverá um exame médico para aferimento das capacidades físicas e psíquicas do candidato.ISTO TUDO PARA UM VENCIMENTO DE 450 EUROS MENSAIS!Enquanto o outro, com 3,500!!! Só precisa de uma cunha. E viva PORTUGAL, a Monarquia e a República, bem como os nossos governantes, do presentes e do passado!... O futuro não é risonho...
POR ESTAS E POR OUTRAS É QUE HÁ COVEIROS CULTOS E ASSESSORES ESTÚPIDOS.... (Recolha de J.A.Lima)

O APRIMORADO VISUAL DE MANUELA


A NOSSA MANUELA ESTÁ UM MIMINHO
NINGUEM DIRIA QUE JÁ É AVÓ!















Está linda e rejuvenescida! Na foto de baixo, sacada do EXPRESSO, está mais favorecida assim, vista de perfil. E o matiz alourado do cabelo que bem que lhe fica... E ao contrário do para aí se diz, ela não recorreu a toneladas de cremes para melhorar a aparência! Talvez meio quilo... não mais. Mas acreditamos que, com este novo visual, vamos finalmente ter a líder da oposição que o Alberto João exige e, por essa razão, o nosso Imperador Madeirense deixar-se-á ficar por lá sossegadinho, não sendo assim obrigado a cumprir a ameaça de vir para o contenente fazer escarcéu. Bravo Manuela! ...E nada de butox porque é muito mais perigoso que o Sócrates.

15 janeiro 2009

ALEGRE E JARDIM-ESTRATÉGIAS COMUNS



A estratégia de Alegre em relação ao PS não é nova. É em tudo semelhante à de Alberto João em relação à República.

Formam de facto uma bela parelha, qual deles
o mais destro a fazer chantagem.
Mas o melhor é visitar O Jumento
que sustenta esta análise


da qual só os respectivos fãs

não estarão de acordo. E
sabe-se da racionalidade
dos fãs.
Fã só do Sporting
E... tem dias

14 janeiro 2009

Sabem que o PSD, que diz ser a favor da avaliação de desempenho dos professores, acaba por defender a suspensão da mesma avaliação, reeditando iniciativas da extrema-direita e da extrema-esquerda, sem nunca ter apresentado nenhuma alternativa ao processo em andamento? Saberão os entendidos, a meias com o batalhão de presunçosos que enxameiam o PSD que estão a lançar o partido numa crise de credibilidade que lhe retirará qualquer hipótese de contar para a governação durante muito tempo? A esmagadora maioria dos eleitores não lê os cronistas de plantão que se esgotam a fazer fogos de barragem, quais quixotes a pelejar contra moinhos de vento, mas vão tomando nota da acção dos dirigentes responsáveis que revelam não terem qualquer perspectiva para as causas da governação do país, tornando o partido num mero empecilho do tipo BE/PCP de cariz anti-poder. Cita-se a questão da avaliação dos professores por ser um caso exemplar da forma como o actual PPD/PSD se comporta, provavelmente a fiar-se nas ajudas do Tio Aníbal... que lá vai fazendo o que pode. Mas os portugueses são cada vez em menor número os que fazem a cruzinha, acefalamente, no que antes se dizia "o meu partido". Portanto...

ARMANDO VARA OUTRA VÊZ

"Armando Vara anda de novo nas bocas do mundo. Desta vez porque a Caixa Geral de Depósitos indexou o seu lugar de origem ao nível salarial mais alto, tendo-o feito cinco ou seis semanas depois de ter abandonado a instituição (uma medida com reflexos no momento da reforma, quando ela chegar; Vara tem hoje 54 anos). Ponto prévio: Vara saiu mesmo da CGD, ou seja, quebrou o vínculo laboral. Não foi para a administração do Millennium BCP à boleia de licença sem vencimento ou requisição. Já uma vez escrevi que todo este burburinho à volta de Vara radica em pressupostos de casta. Vara nasceu em Lagarelhos, não acabou o curso de filosofia e começou a vida como empregado de balcão da CGD. No país dos doutores, os media não perdoam: como é que um homem destes, depois de ter sido várias vezes eleito deputado, foi duas vezes secretário de Estado e outras duas ministro (uma delas como adjunto do primeiro-ministro), tendo chegado a administrador da CGD e do Millennium BCP, os dois colossos do sistema bancário? Sim, houve o episódio rocambolesco da Fundação para a Prevenção e Segurança, que ditou a sua saída do governo de Guterres, mas, na impossibilidade de provar hipotéticas irregularidades, o Ministério Público mandou arquivar o processo, reconhecendo que Vara «não violou a Lei». Pertencesse Vara ao círculo dos happy few do eixo Lisboa-Cascais, ou viesse das famílias com pedigree... e os media metiam a viola no saco, como metem sempre (o recente imbróglio do BPP é eloquente), assobiando na direcção do vento."
Texto retirado de o "Da Literatura" que constitui uma síntese perfeita do que se pode dizer de um homem de valor que os invejosos e pretensos herdeiros do Palheiro do rei Carlos não concebem que ocupe lugares que julgam pertencer-lhes por direito natural. Aliás, a razão primeira da pequenez que nos limita...
Continuar a ler aqui

PERGUNTA MUITO PERTINENTE

A pergunta é esta: «Mas porque é que o Continente há-de ainda continuar a subsidiar a Madeira, se a sua riqueza já está bem acima da média nacionalPelo contrário, em vez de o Continente continuar a subsidiar a Madeira, que já beneficia de todas as receitas fiscais nela cobradas, deve ser esta que deve começar a pagar a sua quota-parte nas despesas gerais da República (desde as forças armadas à representação diplomática, desde a justiça às contribuições para as Nações Unidas e a União Europeia, etc.), despesas para as quais as regiões autónomas não contribuem, constituindo encargo exclusivo dos contribuintes do Continente.Em vez de ter todos os benefícios e nenhum encargo, era bom que a Madeira começasse a comparticipar nos encargos nacionais comuns. Causa-nossa



ALBERTO ACREDITA QUE HÁ PETRÓLEO NO BEATO




Alberto João Jardim critica "grupos do partido" que impediram a sua candidatura à liderança do PSD nacional, acto que visaria unir o partido e ganhar o poder em Lisboa. Têm um verdadeiro "salvador da pátria" e também do partido e rejeitam o cavalheiro que tem as soluções?!

Certamente terão descoberto a estratégia do Imperador da Madeira de se introduzir na sede onde se fazem os orçamentos e cuidar, a seu modo, dos aprovisionamentos que entenda necessários para acabar de esburacar a Madeira com túneis de todos os gostos e feitios de modo a que os pópós andem por lá, qual planície, sempre em estrada plana. E isso custa barris de massa.
E se não sabem fiquem sabendo: O Alberto João é daqueles que acreditam que há petróleo no Beato e ninguém no PSD, nem o Professor Cavaco na sua triunfal viagem aos domínios de Jardim, consegue convencer o homem que essa coisa é uma paródia revisteira muito antiga... do grande Raúl Solnado.

13 janeiro 2009

O GARGANTA FUNDA DE BELEM SERÁ MESMO A OPOSIÇÃO EM PORTUGAL?!


Desde que Cavaco Silva é Presidente da República que muito dos debates sobre o que o Presidente pensa não têm por base aquilo que disse mas sim o que o garganta funda de Belém assegura aos jornalistas geralmente bem informados que é o que Cavaco Silva diz em privado. De vez em quando, quando as coisas ultrapassam os limites, lá sai um comunicado da Presidência da República a assegurar que o que o garganta funda disse não ouviu ao Presidente. Sucedeu quando o garganta funda disse que Cavaco preferia Manuela Ferreira Leite como líder do PSD, informação que a Presidência desmentiu mas o Expresso manteve, e agora com a questão das datas das eleições.Na verdade as peripécias que se têm verificado com as misteriosas "fontes de Belém" que distribuem mensagens pelos jornais de forma mais ou menos selectiva e nunca assumidas mas, que me lembre, também não desmentidas categoricamente. "O JUMENTO", com a habitual argúcia, tratou de chamar os bois pelos seus nomes e a fonte está devidamente caracterizada:É O GARGANTA FUNDA DE BELÉM. Mas para quem sempre se quiz afirmar na vida política como um "apolítico" (contradição insanável), esta vaga de politiquice é surpreendente porque agora Cavaco Silva é o Presidente de todos os portugueses (e não só dos do PSD) e o garante do regular funcionamento das instituições democráticas. Mas para amenizar a coisa vamos admitir, por hipotese muito remota que a culpa é daquele baixinho que lê os comunicados... o Nunes Liberato, que passa por ser uma excelente cabecinha pensadora. Foi brilhante no Gov. Reg. dos Açores sob a presidência de Mota Amaral, na área económica.
Exibe-se acima a provável figura do misterioso mensageiro belenense e não se esqueçam de visitar o apreciado "O JUMENTO" para saberem mais sobre as características da calhandreira criatura. É só seguir o link. (Em baixo o senhor Nunes Liberato, Chefe da Casa Civil, político muito bem apessoado)

RONALDO - O MELHOR DO MUNDO

RONALDO MERECE
E
NÓS
TAMBÉM
MUITOS PARABÉNS AO RONALDO
AINDA HÁ QUEM DÊ ALEGRIAS
A ESTE POVO SOFREDOR
DA BOLA

12 janeiro 2009

A VERDADE QUE OS PROFESSORES ESCAMOTEIAM

Nas carreiras da Administração Pública em que não é aplicado o SIADAP* aplicam-se sistemas mais exigentes, com mais categorias e mais restrições para atingir o topo da carreira (onde há menor percentagem de lugares). É o caso da carreira docente do Ensino Superior e de outras, como a judicial e a militar. Os soldados podem ser todos excelentes, mas nem todos são generais.
Os docentes do Ensino Superior podem ser todos muito bons, mas nem todos são Catedráticos ou Coordenadores e, para se chegar ao topo, é obrigatório obter graus (Mestrado, Doutoramento, Agregação) e concorrer em Concursos Públicos. Um Assistente que não obtenha o grau académico necessário e não tenha no Quadro lugar de Professor é excluído da carreira, mesmo com 6 a 10 anos de bom serviço.(…)
(…)Mas a situação emerge nas ruas e nos Sindicatos como uma contestação à avaliação, por vezes dita “modelo” de avaliação — e aqui têm pouca razão. Muitos dos problemas e excessos foram criados nas próprias Escolas, em reuniões improdutivas ou que produziam mal porque os professores já estavam de má vontade; os professores e os Sindicatos deveriam ter apresentado propostas concretas de melhoria, remoção de injustiças, solução de problemas específicos.
Mas o pior é que a actual situação no EBS e a sua emergência nas ruas e nos Sindicatos, no fundo, no fundo, tem sobretudo a ver com motivos nos quais professores não têm razão alguma: existência de quotas e categorias; efeito da avaliação no progresso e na promoção.
No sentido acabado de referir,
a actual situação de movimentações, protestos, jogadas político-partidárias e político-sindicais, crise, constitui um embuste(…)
Do Artigo de opinião de António A. Silva (Professor no ESE IP do Porto) publicado no site http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=28515&op=all - O título é nosso
(a foto exibida é do Professor António A.Silva)
*Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Admnistração Pública



COMO PODE SÓCRATES ACEITAR ISTO?




Galp aumenta preços dos combustíveis – parece mentira mas é verdade! Na vertigem da queda do preço do petróleo a Galp consegue vislumbrar uma nesga para fazer um aumento intercalar. É obra! Cambada de bandidos. Não têm dó nem piedade. Livre concorrência? Não funciona!!!! E este Governo parece que se dá muitíssimo bem com isto. Estes casos precisam mesmo de um verdadeiro animal feroz no Governo. Com esta gente Sócrates parece mesmo um gatinho de colo. Irra!!!!!!!



MAIS VALE TER TRABALHO DO QUE NÃO TER


O que vou escrever vai por os cabelos em pé a muita gente. Mas nestes dias de crise mais vale ter emprego, mesmo que mau, desprotegido, sem direitos, precário, do que não ter emprego nenhum. E é por isso que o reforço dos direitos laborais, o aumento das contribuições sociais, a dificuldade de contratar a recibo verde, a penalização do trabalho “negro”, têm um enorme preço em deixar mais gente na miséria. Em teoria nada há de mais aceitável, na prática nada há de mais injusto, porque em nome de quem tem trabalho e direitos adquiridos, penaliza-se quem quer qualquer trabalho, porque não encontra um trabalho decente. Para além disso é ineficaz, porque muita gente que não aceitaria trabalhar em condições de precariedade está hoje disposta a fazê-lo em quaisquer condições. A necessidade obriga e a necessidade tem muita força.É um retrocesso em termos sociais? Certamente que é, mas a alternativa é um retroceso ainda maior, é a pobreza. Não estamos em períodos de normalidade, precisamos de soluções excepcionais, mesmo que temporárias, indexadas por exemplo, aos indicadores de desemprego e de pobreza. Porque na prática, há por aí muita procura de trabalho que não se materializa, porque empregar sai demasiado caro.

O texto supra é da autoria de Pacheco Pereira com o qual, nas actuais circunstâncias, só os comunistas e quejandos que, face aos seus objectivos "revolucionários", lhes interessa que o desemprego cresça e a miséria se dissemine. Concordam, batem palmas e farão tudo para dar uma ajudinha com greves e manifestações. E para isso até conseguem a colaboração dos que têm emprego garantido e ordenado, sem falhas, no fim do mês na conta bancária. O caso dos professores é paradigmático! Um social-democrata verdadeiro (há para aí tanto gato por lebre...) não ficará com os cabelos em pé mas muito preocupado e a aceitar alguns sacrifícios pelos outros, esperando que o Estado Democrático esteja apetrechado de meios e condições para acorrer aos que mais precisam, tendo para tanto criado os necessários suportes , decidido e implementado os mecanismos necessários para uma justa distribuição da riqueza e não ficarem com os cabelos em pé quando não se baixam os impostos aos que melhor os podem pagar. E sobretudo não pretender que um país pobretanas seja um paraíso de banqueiros a quem os mais pobres vão pagar os monstruosos déficites de exploracão nem de "jovens turcos" que pretendem ser Bill Gates à sombra do O.E. Isto, pelo menos, para que os cidadãos se sintam protegidos e com alguma esperança no futuro. Entretanto não se semeie também a descrença e não se dê curso a este fatalismo fadista dos nossos opinadores profissionais, sempre na ponta da lígua e da caneta com o discurso da desgraçadinha no gamanço.

11 janeiro 2009

O ABRUPTO PERDIDO ALGURES EM SATURNO




Curioso de saber o que Pacheco Pereira teria opinado sobre o polémico caso da queixa da Casa Civil da Presidência da República, transmitida por carta a Francisco Balsemão, acerca da crónica de MÁRIO CRESPO, jornalista da SIC, publicada no Jornal de Notícias, na qual M.C., faz críticas contundentes ao desempenho político do Prof. Cavaco Silva, de âmbito temporal alargado, fiquei algo espantado por não encontrar no ABRUPTO do encartado opinante uma palavrinha sobre um assunto que, tivesse ele origem na esfera de acção de Sócrates, cairia o Carmo e a Trindade no Abrupto e em todos os poleiros onde Pacheco cantarola. Até pode ser um silêncio envergonhado pois encheu o blogue, nesta oportunidade, de extensas séries de bucólicas fotografias dos recentes nevões, selos de correio (interessante) e outras, destacando-se porém a magnífica imagem de SATURNO acima exposta, cuja legenda que a acompanha talvez explique tudo. Reza assim: a...imagem gigantesca estará assim durante algum tempo, perturbando todo o Abrupto para baixo. Vejam bem que até o planeta dos anéis veio perturbar a acção do indómito arauto das causas contra as manipulações e as liberdades. Na verdade só forças espaciais poderiam calar a voz de P.P. sobre um tema que lhe é tão caro e provoca verdadeiras obsessões. Pode ser que o acidente do Abrupto com o planeta cure as ideias fixas do seu autor, visto que nunca se sabe quando nos cai um pedaço de céu velho em cima da cabeça.




A QUEIXA DE LIBERATO AO PATRÃO DA SIC

Acham normal que o Chefe da Casa Civil da Presidência da República, envie uma carta ao dono de uma estação de TV, que por acaso até é militante nº 1 do PSD e Conselheiro de Estado, a fazer queixa da opinião de um funcionário dessa estação? Se uma carta desse tipo tivesse saído do gabinete do PM, a algazarra que as virgens do comentário politico, não andariam por ai a fazer, nos jornais, rádios, tv's e blogues... Tenham medo e... para a próxima façam o favor de não dividir votos para satisfazer caprichos...
Quanto ao patrão de Crespo, trata-se de um cidadão de alto gabarito que está muito acima da média em termos de comportamentos cívicos. Pinto Balsemão é um verdadeiro senador do regime democrático que, dos rincões onde me encontro, já pude testemunhar, pessoalmente, o nível desse Senhor com letra grande. A referência ao "patrão" é meramente circunstancial.