19 junho 2010

JOSÉ SARAMAGO

"Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos. Mesmo os do mundo" Saramagovídeo ««««clicar no link
Deixou-nos. Vai a enterrar amanhã

A TRISTE FIGURA QUE NOS REPRESENTA

O romance de José Saramago Evangelho segundo Jesus Cristo foi cortado da lista dos concorrentes ao Prémio Literário Europeu, pelo Subsecretário de Estado da Cultura, Sousa Lara. Porquê? "Porque não representa Portugal".
"Esta minha atitude nada tem a ver com estratégias de venda, nem sequer com opções literárias. E muito menos com as escolhas políticas de Saramago. Não entrou em linha de conta o facto de ele ser comunista ou pertencer à Frente Nacional para a Defesa da Cultura".
Afirmações de Sousa Lara ao Público, 25 de Abril de 1992
"A obra atacou princípios que têm a ver com o património religioso dos portugueses. Longe de os unir, dividiu-os."
Sousa Lara aquando do debate sobre a Cultura na Assembleia da República, Abril de 1992.
(por onde andará este caramelo?)
Cavaco era o primeiro-ministro de um governo que censurou José Saramago. O único Nobel da Literatura de língua portuguesa refugiou-se então em Lanzarote. No dia da sua morte, Cavaco publicou esta mensagem de condolências à família de José Saramago: “Escritor de projecção mundial, justamente galardoado com o Prémio Nobel da
Literatura, José Saramago será sempre uma figura de referência da nossa
cultura”.
Poder-se-á perguntar sobre qual deveria ter sido a atitude de Cavaco nesta emergência... Diriamos que, não fosse ele um político troca-tintas e arrogante como qualquer outro desses que campeiam por aí, à mensagem de condolências à família teria acrescentado um humilde pedido de desculpas, extensivo ao País, por não conseguir estar, nas suas funções representativas, à altura dos vultos que se destacam e engrandecem a Pátria. São os indigentes intelectuais como Lara e Cavaco que empobrecem a alma deste país... que demonstram também a indigência de um povo que escolhe personalidades destas para o representar.
Mas pensando melhor, acham mesmo que Saramago iria sentir a falta de Cavaco Silva? Eis a opinião de Saramago:
-Provavelmente não estarei em qualquer evento oficial com ele. Não se esqueça de que Cavaco Silva era primeiro-ministro do Governo que censurou O Evangelho segundo Jesus Cristo e que Cavaco Silva não tem ideia nenhuma do que é a literatura ou a arte. Não sabe nada disso. Também me dirão que para estar à frente de um país não é preciso. Mas tinham-nos habituado à ideia contrária.
De uma entrevista de José Saramago, a propósito do candidato presidencial Cavaco Silva.

A ESCOLA DE "VIRTUDES" DO PSD


«Não se chegou a uma conclusão suficientemente categórica e forte como aquela que eventualmente todos desejaríamos» (!?!?) Gente desavergonhada!!!
Para além de denunciar as intenções que o motivavam, esta afirmação de Pedro Duarte, deputado e coordenador do PSD na Comissão de Inquérito PT/TVI, revela sobretudo dificuldade em lidar com a verdade dos factos.
O investimento do PSD na ficção política (José Pacheco Pereira, Marcelo Rebelo de Sousa…) começa a dar frutos…

17 junho 2010

PASSOS CURTOS DE COELHO

Não faz mal. Ficam lá para depois do Verão...
O projecto do PSD para a revisão das leis laborais, anunciado na semana passada, fica adiado até à reabertura da Assembleia da República, em Setembro. Na quarta-feira, a conferência de líderes agendou os debates parlamentares até às férias de Verão, em Julho. Nessa programação o PSD não reservou datas para debater este diploma que prevê ficar pronto até final do mês, a tempo de dar entrada na Assembleia.
“A precariedade e a insegurança, infelizmente, hoje, já dominam a preocupação de muitos trabalhadores. Agora imagine-se o caso dos desempregados que não têm oportunidade de emprego”, disse Pedro Passos Coelho, no final de uma audiência com o primeiro-ministro, em São Bento, a propósito da cimeira europeia em Bruxelas, na quinta-feira. Passos Coelho, que não abordou o assunto da legislação laboral com Sócrates, reafirmou que o objectivo não é “mexer no Código de Trabalho”, mas sim propor “medidas excepcionais” a vigorar até 2013 ou no máximo até 2014.
Ou, como diria o Professor Marcelo...

COMISSÃO DE INQUÉRITO PT/TVI DA MERDA




A Direita sempre encontrou na extrema-esquerda os idiotas úteis prontos para lhe fazerem, com desvelo, o servicinho sujo.
Sempre se poderia tentar tirar a extrema-esquerda Leninista/ Estalinista/Trotskista da merda, mas nunca conseguiriamos tirar a merda que é a extrema-esquerda Leninista/Estalinista/Trotskista!

16 junho 2010

A DIREITA DO TRUCA-TRUCA

A direita encostada à Igreja anda em desatino com o casamento. Aliás, a direita evangélica sempre andou em desatino com o casamento. Foi assim com o casamento civil, foi assim com o divórcio e é agora assim com esta nova forma de dar aos cidadãos os mesmos direitos independentemente das suas opções. A direita encostada à Igreja vive em permanente sobressalto com medo que se saiba que nessa mesma direita encostada à Igreja se faz sexo fora do casamento, se usa preservativo dentro e fora do casamento, se fazem divórcios de casados pela Igreja, se registam casamentos fora da Igreja e, para bem do Diabo, até há gente que vive com gente do mesmo sexo. Tudo às escondidas, claro, no segredo do confessionário.
A direita encostada à Igreja anda em homilias a rogar que se leve para Belém um Santinho
.
E a propósito

A lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou melhor, a sua promulgação pelo Presidente Cavaco Silva, perturbou a coabitação mais ou menos clandestina que a hierarquia eclesiástica mantém com a direita desde o Estado Novo. A reacção violenta do Cardeal de Lisboa explica-se muito melhor pela traição de Cavaco Silva, por não ter vetado a lei, do que pela sua aprovação pelo parlamento. Foi uma infidelidade.
Porém, se a direita usa a muleta eclesiástica a seu bel prazer e a larga quando lhe convém, é porque a hierarquia da igreja se põe a jeito. A ameaça de apresentar um candidato imaculadamente católico, puro, como a aspirina da Bayer, para concorrer contra Cavaco Silva, só
pode ser levada a sério por quem desconhece o seu passado de cumplicidade com a direita política.
Um bluff que beneficia objectivamente o visado.
CONCLUSÃO: Ninguém engana ninguém! Só os papalvos que fazem o séquito dessa gente que cruxifica Jesus Cristo a cada passo.

15 junho 2010

A UNIÃO IBÉRICA!!!

"No ano passado, o Barómetro Hispano-Luso, revelava que 40% dos portugueses era a favor da união entre os dois países, ideia que agradava igualmente a 30% dos espanhóis. Um ano após o inquérito, os dados alteram-se: 45,6% dos portugueses e 31% dos espanhóis respondem sem dúvidas à união ibérica.
Ambos os países vêem nesta união a solução para preocupações comuns: criminalidade, terrorismo e crise económica. Mas o que une mais portugueses e espanhóis de forma a aceitarem uma Ibéria? Que cedências seriam feitas? Que língua se aprenderia na escola? Ficaríamos mais fortes economicamente? (Isto num canal do Estado. Imaginam isto em … Espanha? França? Alemanha?)
Convidados: Guillermo Llera, Presidente da Casa de Espanha. Nicolau Santos, Director-Adjunto do Jornal Expresso. Nuno Mocinha, Vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas. João Ferreira do Amaral, Economista e Professor ISEG
."

PARA O PSD O PAÍS É A BICHARADA DO PSD


NÃO SE PODE PROVOCAR
UMA CRISE POLÍTICA NESTA ALTURA
AVISA A NÚMERO DOIS DO
PSD

E DIZEMOS NÓS QUE NÃO SOMOS DE CÁ
E VIEMOS SÓ
VER PASSAR AS MARCHAS
O PSD QUER DIZER
APENAS ISTO:
-VAMOS FRITANDO O GOVERNO
DEVAGARINHO
EM LUME BRANDO
E QUANDO CONVIER
À RAPAZIADA
FOGO NELES!
E OS INTERESSES DO PAÍS?
PARA O PSD O... PAÍS
É O PSD
SEMPRE FOI ASSIM

CAFÉ"A BRASILEIRA DO CHIADO" - LISBOA


UM PONTO DE ENCONTRO DA CIDADE DE LISBOA
onde minha mulher gostava de ir
tomar o seu café

PASSOS COELHO E O JOGO DO RAPA

«A preocupação do PSD é "encontrar mecanismos que sejam extraordinários também, adequados a esta conjuntura difícil, que permitam que aqueles que estão desempregados ou à procura do primeiro emprego tenham uma circunstância mais favorável do ponto de vista contratual para poderem ter uma situação de emprego e que as empresas, aquelas que podem oferecer trabalho, tenham também mecanismos mais flexíveis durante este período extraordinariamente difícil, de modo a dar um contributo líquido para a criação de emprego»
Alguém nos explica o que Pedro Passos Coelho quer dizer com isto? Bem, não será que ele acha que a melhor forma de dar emprego aos desempregados é facilitar o despedimento dos que estão empregados?...

13 junho 2010

UM GRANDE ESTADISTA QUE FEZ FALTA À EUROPA

Felipe González Márquez (Dos Hermanas (Sevilha), 5 de Março de 1942) é um político espanhol. Foi secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de 1974 a 1997 Foi o terceiro presidente do Governo desde a reinstauração da democracia na Espanha, de 1982 a 1996.
O seu mandato de Presidente do Governo, durante 13 anos e meio, foi um dos mais longos não já da democracia, senão da história moderna da Espanha. Sob a sua direção o PSOE conseguiu duas maiorias absolutas consecutivas: a histórica de 1982, com 202 deputados no Congresso, e em 1986, eleições nas quais obteve 184 deputados; assim mesmo, em 1989 obteve 175 deputados, exactamente a metade dos que compõem o Congresso. Pelo contrário em 1993, o PSOE perdeu a maioria absoluta, já que obteve 159 deputados tendo que pactuar com Convergência i Unió (CiU). Em 1996 perdeu as eleições, obtendo 141 deputados por 156 do Partido Popular (PP). Em 2000, conseguiu uma acta como deputado ao Congresso dos Deputados; depois disso retirou-se da política activa
.
Durante 2008, o seu nome soou como um dos possíveis candidatos para presidir à União Europeia. Mas eram preponderantes na altura os "guerreiros do Iraque" solidários com a estratégia "petrolífera" do amigo americano e saiu-nos um dos paus mandados do Tio para desgraça da União. Apetece mesmo dizer que os americanos acabaram por meter no coração da União um dos seus homens de mão sem condições para exercer o cargo, mas subserviente qb-
Um estadista do gabarito de F.Gonzales, pela sua experiência e prestígio entre pares, teria dado o rumo certo à União e não teríamos, certamente, chegado a esta apagada e vil tristeza em que nos encontramos...quase a perder a moeda única (para glória do dólar (a) como resultado da vitória dos oportunistas sobre os verdadeiros Homens de Estado como seria o caso do politico espanhol em apreço. De nada nos vale agora chorar... nem sentir qualquer orgulho por estar lá um dos "nossos"-... que qualquer dia vem por aí a baixo e lhe darão o rectangulo de bandeja. A nossa desgraça estará assim assegurada!

ATAQUES À LIDERANÇA DA UNIÃO EUROPEIA

E QUE TERÃO ESTES CARAMELOS TÃO BEM DISPOSTOS A VER COM ISTO?
Mário Soares diz que "há falta de liderança na União Europeia e mediocridade. Muita mediocridade e falta de coragem". Durão Barroso responde que "há líderes de grande qualidade, de média qualidade e de fraca qualidade. Sempre foi assim e sempre será assim". Tudo isto a propósito da celebração de ontem e hoje no Mosteiro dos Jerónimos dos 25 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia.
"Não façamos generalizações", acrescentou Barroso. "No plano nacional, no plano internacional, no plano global, há diferentes lideranças", defendeu o presidente português da Comissão Europeia, que reagia às declarações de Mário Soares.
O antigo Presidente da República, que como primeiro-ministro assinou há 25 anos o tratado de adesão, mostrou-se muito preocupado, em entrevista à TSF, com a actual situação da União, dizendo que a Europa vive uma crise sem precedentes, com a qual não sabe lidar: "Faltou inteligência política a todos os actuais dirigentes europeus."
Por seu lado, Durão Barroso reconhecia ser este "o momento mais exigente, precisamente porque estamos mais avançados", mas "não se pode dizer que seja pior ou melhor". Mais: "É uma situação de tipo diferente, que exige respostas com grande determinação e vontade política", disse o presidente da Comissão Europeia.
A troca indirecta de palavras entre Soares e Barroso teve lugar à margem do colóquio "Integração Europeia e Democracia - 25.o aniversário da adesão à Comunidade Económica Europeia".
Durante a sua intervenção nesse evento, e sem se referir directamente aos líderes europeus da última década, Mário Soares chegou mesmo a lamentar o facto de a União Europeia se ter "deixado atrasar, ao contrário dos Estados Unidos", criticando a gestão "paralisada" e "sem coragem para mudar" da actual liderança em Bruxelas. "Pode ser um retrocesso civilizacional tremendo. É preciso reagir e rapidamente. Os actuais políticos parecem não ter coragem", insistiu, pedido aos cidadãos, sindicatos e entidades sindicais que "pressionem sem perda de tempo" os líderes europeus.
Um repto semelhante foi lançado pelo antigo primeiro-ministro espanhol, Filipe González, para quem a actual crise é "um momento da história que vai definir quem são os vencedores e os perdedores". "Para não perdermos o que conseguimos nestes 25 anos, é preciso fazer algo e fazê-lo já", disse o ex-governante. E um dos caminhos que apontou foi a necessidade de "reformar e resgatar o sistema financeiro". Sobretudo porque, diz, ainda "nada mudou no comportamento dos agentes financeiros desde o início da crise".

CORRUPÇÃO É DOENÇA ?