01 outubro 2011

ESTADOS UNIDOS DA EUROPA- JÁ

O COLOSSAL DESPESISMO DE JOÃO JARDM

Vitor Gaspar, ministro das Finanças
 VICTOR GASPAR
O MINISTRO COLOSSAL

Contas da Madeira

"Esforço exigido para corrigir os desvios e desvarios será prolongado e colossal"

O valor da dívida, no final do 1º semestre de 2011, era de 6.328 milhões de euros. Segundo Vitor Gaspar, o esforço exigido à Madeira para corrigir os desvios do défice financeiro da região será prolongado.

"Que nos digam quem ficou com o dinheiro"

Francisco Louçã, coordenador do Bloco de Esquerda
Francisco Louçã exigiu sexta-feira saber "quem é que ficou com o dinheiro" da Madeira, considerando que esta "precisa de se defender de Alberto João Jardim", o "Ali Babá" cujos "comparsas" viveram "acima das possibilidades dos outros".
O coordenador do Bloco de Esquerda discursou hoje na sessão pública 'Mais impostos, mais desemprego. Fazer frente à austeridade com a luta social', no auditório da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto, tendo as contas da Madeira sido um dos temas principais da sua intervenção.
"O que é preciso que nos digam é quem é que ficou com dinheiro", exigiu, acrescentando que este "está, naturalmente, à volta dos comparsas todos que viveram da facilidade, do amiguismo, dos contratos, das concessões, dos ajustes, das inaugurações ao longo de todos estes anos".
Para o líder do Bloco de Esquerda é evidente que, na Madeira, "quem viveu acima das possibilidades dos outros foram os comparsas do Ali Babá, quem viveu à volta daquele Governo e daquele regime, que tinham tudo e não deram nada".
A Madeira, prosseguiu, "precisa de se defender de Alberto João Jardim e os madeirenses só sobreviverão se se defenderem de Alberto João Jardim, porque é aí que está o centro de todo o vendaval da dívida e de todos os ataques que têm sido feitos dessa gente, que vive acima das possibilidades dos madeirenses", acusou.
Louçã disse já não se lembrar de "uma única semana em que a conta da Madeira não subisse 500 milhões de euros", afirmando que aquilo que toda a gente queria era que fechassem "as contas depressa".

O GOVERNO ATIRA ÀS CEGAS...

                                                                                                    
A proposta deextinguir preventivamente todas as fundações públicas, incluindo as universidades-fundação, revela bem o estilo deste governo. Primeiro dispara-se a matar, depois vai ver se havia razões para tal.
Será que o Governo não se deu conta de que a extinção liminar de todas as fundações, embora com efeitos suspensos até à sua avaliação global, afectará irremediavelmente a sua gestão e a confiança dos que entram em relação com essas instituições? Não seria mais razoável avaliar as fundações e só depois extinguir as que o merecessem?
Decididamente, o Governo tomou o
freio nos dentes...

O DEMO - CRATO

O Governo decidiu suspender a entrega do prémio de 500 euros aos melhores alunos do ensino secundário de vários cursos, noticiou o jornal Público. O cheque deveria ser entregue depois de amanhã, numa cerimónia designada «Dia do Diploma», e alguns alunos já tinham sido avisados. Agora, o Governo propõe que estes alunos escolham projetos de apoio a famílias carenciadas ou outros estudantes, previamente selecionados, a quem entregar o seu prémio de mérito. O Ministério da Educação sublinha que esta alteração pretende incentivar a “solidariedade” dos melhores alunos do ensino secundário. Não somos  adeptos da meritocracia como solução para todos os males, não por não reconhecermos o mérito a quem o merece, mas por rebaixar os que não conseguem atingir esse patamar, por maior que também seja o seu mérito. Talvez este prémio até nunca devesse ter existido, mas não é isso que está aqui em causa, o problema é retirarem a um jovem um prémio que lhe tinha sido prometido e se esforçou para ganhar. Quantas vezes já terão sonhado com o que iam comprar com esses 500 euros? De repente, tiram-lhe o prémio e "magnanimamente" deixam-no escolher a que "pobrezinho" vai dar esse dinheiro. A solidariedade não se incentiva à força nem se impõe à custa de sonhos.  (daqui)

A TOUPEIRA DA OPTIMUS



«Li, ontem, que um espião do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, SIED, tinha um familiar, funcionário da Optimus, que forneceu a lista dos telefonemas do jornalista Nuno Simas. Este caso de telefonemas do jornalista andava badalado há semanas sem que eu entendesse quem espiava o quê. Mas, desta vez, a coisa compôs-se. Então, o espião tinha uma toupeira na Optimus, e esta já está com um processo às costas. Claro que foi apanhada, as toupeiras não têm orelhas. Alguém sem orelhas a trabalhar numa operadora de telefones chama a atenção, só pode. Outra coisa que ontem se soube foi que a toupeira do espião era um primo (ou cunhado; familiar, enfim). Tão português! Somos assim, uns para os outros. Um português pode fazer carreira a recolher informações estratégicas para a defesa da pátria e, de repente, ter de saber para onde anda a telefonar um jornalista. Se fosse da CIA ou do MI-5 - eu sei, vejo filmes -, ele esperava pela madrugada, digitalizava o pin da porta blindada da operadora (se fosse americano, até conseguia enganar o scanner da íris) e, depois de milhões gastos em tecnologia, chegava à tal lista de telefonemas. O nosso secreta telefonou ao primo. Para a próxima, se o funcionário da Optimus desconfiar da mulher, pede ao primo espião e este segue-a. É esta economia paralela que a troika nunca há-de entender. Mas também é o que faz o nosso encantoFerreira Fernandes- [DN]



30 setembro 2011

DÍVIDA DA MADEIRA É CINCO VEZES A DOS AÇORES

                                                                    !!!!!CINCO VEZES MAIS!!!!!

                          5  x  +
A dívida pública da Madeira foi em 2010 é cerca de cinco vezes a dos Açores, de acordo com os dados que o Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgou.
Os dados mostram uma descolagem relativa também cada vez maior entre as duas regiões autónomas portuguesas, uma vez que a dívida madeirense era cerca de 3,04 maior que a dos Açores em 2007 e, em 2010, foi 4,77 vezes maior.
Em 2007, a dívida madeirense era de 1.425,8 milhões de euros, face a uma dívida dos Açores de 469,8 milhões de euros, segundo o INE, que hoje publicou a notificação do procedimento de défice excessivo.
Em 2010, a dívida da Madeira já tinha subido para 3.110,4 milhões de euros, enquanto a dos Açores tinha também subido, mas para os 652,5 milhões de euros.
A maior divergência no aumento da dívida entre as duas regiões autónomas, segundo os valores que o INE imputou a cada ano, foi entre 2009 e 2010, quando a dívida da Madeira cresceu 1.044,3 milhões de euros e a dos Açores aumentou 52 milhões de euros. Entre 2007 e 2008, a Madeira endividou-se em mais 422,1 milhões de euros, enquanto os açorianos aumentaram a dívida em 66,9 milhões. Entre 2008 e 2009 o endividamento aumentou a um ritmo mais lento, tendo sido de 218,2 milhões na Madeira e 63,8 nos Açores, que mantiveram a tendência entre 2009 e 2010, o que a administração madeirense não fez.

TSU OR NOT TSU


                                                                                        funny icon
Estamos todos lembrados: o PSD sustentou a campanha eleitoral no efeito mágico da redução da taxa social única. Sócrates explicou que era um disparate. Passos Coelho fez dela o avatar que transformaria Portugal no Camelot da pós-modernidade. Iluminados do economês andaram semanas a fio a disputar a primazia do ponto G. 3 pontos / 9 pontos / 12 pontos. Fartos de aturar Catroga, os técnicos da Troika compraram o item. O PSD ganhou as eleições. O governo de Passos tomou posse a 21 de Junho. Amanhã é Outubro e ninguém sabe onde pára a TSU. A descida da taxa social única deu o que tinha a dar. Ainda bem. Os patrões iam empochar e os trabalhadores hipotecar o seu futuro. Não contanto já com os efeitos colaterais da desorbitagem do IVA. Enfim, o i explica hoje o que está previsto fazer para não mexer na TSU.

ISTO AINDA VAI DAR UM FILME

 

E o Professor Cavaco aqui está na foto com a sua gente... Já é malapata

A revista Sábado que ontem chegou às bancas dedica oito páginas a Duarte Lima, desde o tempo em que, órfão de pai aos 11 anos, ajudava a mãe a vender peixe em Miranda do Douro. À beira de completar 56 anos (Novembro), Duarte Lima tornou-se um homem imensamente rico. A investigação de António José Vilela e Maria Henrique Espada está recheada de detalhes picantes. Na sua casa da Av Visconde de Valmor, em Lisboa, Duarte Lima dava jantares impressionantes, confeccionados in situ por Luís Suspiro; no fim do ágape, o chef vinha à sala explicar aos convidados — entre outros, Manuel Maria Carrilho, Ricardo Salgado, João Rendeiro, Horácio Roque, Adriano Moreira e José Sócrates — a génese das suas criações. Ângelo Correia, que o lançou na política em 1981, nunca foi convidado para esses jantares. O andar da Visconde de Valmor foi decorado por Graça Viterbo: a decoradora cobrou 705 mil euros. Quando entrou para a Universidade Católica, graças a uma bolsa que o isentou das propinas, foi ignorado pelos colegas: era pobre, vestia-se mal e vinha da província. Só Margarida Marante se aproximou dele. Duarte Lima oferecia-lhe alheiras confeccionadas pela mãe. Em 1980 já era maestro do coro da Católica. Pacheco Pereira e Santana Lopes assistiam embevecidos aos seus concertos de órgão. O estágio de advocacia foi feito no escritório do socialista José Lamego, então casado com Assunção Esteves, actual presidenta da AR. O primeiro casamento (1982) foi celebrado pelo bispo de Bragança. Em 1983 chegou a deputado e, em 1991, a líder parlamentar e vice-presidente do PSD. Nos anos 1980-90 era das poucas pessoas a quem Cavaco atendia o telefone a qualquer hora. Até que, em 1994, o Indy, então dirigido por Paulo Portas, obrigou o Ministério Público a investigar as suas contas. Demitiu-se de cargos políticos e aguardou a conclusão do processo. Com o assunto arrumado, candidatou-se em 1998 à Distrital de Lisboa do PSD. Ganhou, derrotanto Passos Coelho e Pacheco Pereira. A leucemia afastou-o do cargo. Volta ao Parlamento por dois mandatos: 1999-2002 e 2005-2009. Segundo a revista, Duarte Lima depositou nas suas contas, entre 1986 e 1994, mais de cinco milhões de euros, parte considerável (25%) em cash. É membro da Comissão de Ética do Instituto de Oncologia de Lisboa e fundou a Associação Portuguesa Contra a Leucemia. Agora é o principal suspeito do assassinato de Rosalina Ribeiro.
Nada disto me impressiona, excepto o facto de Duarte
Lima ter obtido do BPN, em 2008, pouco antes da nacionalização do banco, um empréstimo de 6,6 milhões de euros, «contraído sem a apresentação de qualquer garantia». O affaire Duarte Lima é um caso de polícia. Mas o affaire BPN, sendo também um caso de polícia, é sobretudo um assunto de Estado. E nenhum jornal ou revista investiu ainda o bastante para o dilucidar... Pois...

ROMANCE DE CHRISTOS TSIOLKAS

                                                                                         
Bofetada, romance do australiano de origem grega Christos  Tsiolkas (n. 1965), vencedor do Commonwealth Prize 2009. A Bofetada é narrado a várias vozes, tendo cada personagem direito a capítulo autónomo. Um melting pot de idiossincrasias étnicas, sexo, mentiras, crianças, xenofobia, tabaco, álcool, anfetaminas, etc. Com acção centrada em Melbourne, o romance desconstrói o padrão de sucesso australiano.
in Da Literatura

29 setembro 2011

LEMBRAM-SE DA GUERRA AO TGV? AGORA JÁ É BOM!!!...


AFINAL O TGV É BOM
O Governo já acha que o TGV é indispensável à competitividade externa da economia, como sempre defenderam os apoiantes do projecto, sendo portanto um investimento crucial. É justamente por isso, aliás, que a linha Lisboa-Madrid está desde o início programada para passageiros e carga.
O que surpreende não é a conclusão elementar, ainda que demorada, do Ministro da Economia. O que envergonha e revolta é a irresponsabilidade com que o PSD e muitos economistas seus apoiantes condenaram o projecto, alinhando no mais rasteiro populismo contra ele. Por V.Moreira

VAMOS DIZER NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA



Assunção Cristas garantiu hoje no parlamento que a privatização da Águas de Portugal vai mesmo avançar. A Ministra da Agricultura e Ambiente, admitiu a possibilidade do preço da água subir, devido à privatização da empresa Águas de Portugal.
Que vendam os anéis, que privatizem a TAP, a ANA, a EDP, a GALP, a Carris, a CP, aREN, etc. pode ser visto como um disparate e a destruição património que ainda resta ao país. Como dizia o Saramago, "já agora privatizem também a puta-que-os-pariu", mas o que é inadmissível é que queiram privatizar um bem que não pertence a ninguém, que é a essência da própria vida; a água. Muitos já lhe chama o petróleo do Século XXI, um bem que se vai tornar cada vez mais escasso (e mais caro).
Com que direito a querem entregar nas mãos de gente que só pensa em lucro e especulação? Já nem vou falar do custo para os cidadãos e para a idolatrada competitividade das empresas. Falo só do direito à água que é de todos.
Será que o seu futuro dono terá o direito de nos recusar o acesso a esse bem precioso deixando-nos a morrer à sede?
Será que se aproxima o dia em que nos vão recusar um copo de água?
Esta é uma luta que todos temos a obrigação de participar. Não se trata aqui de mais uns euros ao fim do mês ou mais um imposto, (razão que deveria ser mais que suficiente), mas da luta pela água. Que cada um pense nas consequências que daqui podem advir, (vejam como vai subir o preço da electricidade e como têm subido os combustíveis) e vejam se se podem dar ao luxo de ficar em casa no sofá.
O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, confirmou hoje que a recessão da economia portuguesa em 2012 vai ser mais profunda do que esperado e poderá mesmo chegar aos 2,5 por cento. «As pessoas em Portugal não vêem o que se passa no dia-a-dia lá fora, com números negativos a sair todos os dias nos Estados Unidos da América, e ao termos esta incerteza, obviamente que os cenários têm de ser modificados, mas não por não estarmos a fazer o que temos de fazer, mas sim pela situação internacional»
Passaram 100 dias e as responsabilidades pela crise que eram todas dos Sócretinos passaram agora para a situação internacional. Quem os ouça até pode pensar que há três meses o mundo era um paraíso, a economia florescia por todo o lado e só Portugal definhava. Só que subitamente tudo se alterou e a crise internacional de 2009 chegou finalmente à sede do PSD e à governação do país. As medidas recessivas, com aumento de impostos e redução de salários em nada influenciam que a economia vá recuar 2,5% (previsão de hoje que depois vai ser ainda muito pior). É tudo culpa daqueles malandros lá de fora, primeiro dos que deram o famoso murro no estômago do Passos Coelho e agora dos estaladões dos números negativos que brotam da América.
Não fosse porque quem realmente iria sofrer são os que menos têm quase que apetece que este país imploda de vez para ver se este povo finalmente sai para a rua e corre com esta cambada toda a pontapé.
Quarta-feira, Setembro 28, 2011

A MULHER


Ó Mulher! Como és fraca e como és forte!
Como sabes ser doce e desgraçada!
Como sabes fingir quando em teu peito
A tua alma se estorce amargurada!

Quantas morrem saudosas duma imagem
Adorada que amaram doidamente!
Quantas e quantas almas endoidecem
Enquanto a boca ri alegremente!
Quanta paixão e amor às vezes têm
Sem nunca o confessarem a ninguém
Doces almas de dor e sofrimento!

Paixão que faria a felicidade
Dum rei; amor de sonho e de saudade,
Que se esvai e que foge num lamento!


Florbela Espanca

COM O PSD A MADEIRA SERÁ SEMPRE ISTO...

                                                          
Não, não será desta que um líder do PSD porá os interesses acima dos do PSD madeirense, mesmo quando o comportamento do partido tenha causado graves prejuízos ao país e obrigado Passos Coelho a inventar um desvio colossal para que os portugueses pagassem os desvarios despesistas madeirense sem saberem que estavam a dar mais uma ajuda aos senhores dos sifões. «Alberto João Jardim conseguiu, pelo menos, uma das coisas que mais queria. Ir a votos (no próximo dia 9) sem que se conheça o plano de ajustamento orçamental que o Governo vai aplicar na Madeira. O resultado da auditoria às contas da Região vai ser conhecido na sexta-feira, mas o pacote de medidas draconianas que os madeirenses vão sentir na pele fica para depois das eleições.
Pedro Passos Coelho assumiu, no Parlamento, ter "falado demais" quando, numa resposta a Francisco Louçã, num  debate com a oposição, disse que as duas coisas seriam conhecidas até ao final de Setembro. O primeiro-ministro disse não haver tempo para as duas coisas e alegou que o plano de ajustamento terá que ser negociado com o futuro Governo já que agora se está em campanha eleitoral.» (Expresso)

28 setembro 2011

CASTELO DE MONTALEGRE - TERRAS DE BARROSO


Montalegre.jpg

Montalegre é uma vila portuguesa no Distrito de Vila Real, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 1 800 habitantes.
É sede de um município raiano com 806,19 km² de área e 12 762 habitantes (2001), subdividido em 35 freguesias. O município é limitado a norte pela Espanha (municípios de Lobios, Muíños, Calvos de Randín, Baltar, Cualedro e Oímbra), a leste por Chaves, a sueste por Boticas, a sul por Cabeceiras de Basto, a sudoeste por Vieira do Minho e a oeste pelas Terras de Bouro.
O concelho de Montalegre é, com Boticas, um dos dois concelhos do Barroso. Um pouco mais de 26,26% da superfície do concelho faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo dos concelhos que o integram aquele que contribui com maior área para o Parque (21 174 ha, ou 211,74 km²).
População do concelho de Montalegre (1801 – 2004)
180118491900193019601981199120012004
18 07219 79420 73221 15832 72819 40315 46412 76212 150

Índice

[esconder]

[editar] Freguesias

As freguesias de Montalegre são as seguintes:

[editar] Património

[editar] Montalegrenses ilustres

Literatura
Bento da Cruz
Política
Bento António Gonçalves

[editar] Ligações externas

[editar] Bibliografia

  • BORRALHEIRO, Rogério. Montalegre – Memórias e História. Barrosana, E.M. Montalegre 2005.

O BURACO DE JARDIM

MARCELO





Com o jornal i  na nossa frente, está o prègador da TVI na primeira página a pretender lançar  o Socialista António Barreto para uma candidatura a Belém,  falando  e-xa-ge-ra-da-men-te bem...  de Paulo Portas  e a não excluir a sua própria candidatura ao lugar de Cavaco.  Este cromo VIP pretende lugar cativo na boca de cena do palco da política sem meter a mão na massa...

CEM DIAS SEM IDEIAS

                                                                           

Este governo não tem ideias nem os cidadãos  descortinam o que o dito quer. Do programa já ninguém se recorda, as promessas eleitorais foram um exercício de simulação, os ministros são intelectualmente desinteressantes,,. Diziam que iriam baixar a TSU e agora ninguém sabe o que se pensa dessa medida, diziam que iam acabar com o TGV e agora já há TGV com duas linhas.A verdade é que este Governo ainda não conseguiu ir mais além do que Sócrates propôs, implementa as suas reformas, cumpre escrupulosamente o seu acordo com a troika e passa o tempo a dizer que está fazendo o que o governo anterior tinha decidido. Ao justificar tudo o que faz com o acordo com a troika o actual governo assume-se como executor de políticas que não decidiu. E que não tem grandes ideias para além das patetices do Álvaro.
Passos Coelho
Qualquer político tem melhor desempenho do que um líder da oposição e o actual não foge à regra, controla a comunicação social, a pública através dos gestores e a privada através de promessas de negócios, tem na mão os segredos de Estado, beneficia de condições vantajosas nos debates parlamentares, conta com os assessores e a máquina do Estado, pode ter uma postura mais austera e defensiva.
Apesar de uma postura plasticamente seria Passos Coelho ainda não descolou da imagem do líder dos jotas, não tem grandes rasgos intelectuais, o seu discurso está cheio de banalidades, fala com os parceiros europeus com ar o ar de um puto deslumbrado que foi de inter-rail a Amesterdão.
Álvaro
O Álvaro chegou a Portugal com o ar de quem ia ensinar aos papalvos portugueses as coisas que lá fora já toda a gente sabe mas por cá ainda não porque somos todos parvos. Deslumbrou os jornalistas e a intelectualidade subsídio dependente ao dizer que nos deveríamos tratar pelo nome próprio ou ao sugerir que os nossos produtos levem uma bandeirinha para que os estrangeiros deixem de pensar que ainda estamos na Idade da Pedra.
Quanto a soluções para a economia lembrou-se de sugerir que o Algarve fosse transformado na Flórida da Europa e desde então calou-se.
Paulo Portas
Tem tratado muito bem da sua imagem, desaparece quando são anunciadas novas vagas de austeridade, aparece quando lhe convém.
Assunção Cristas
Uma ministra sem ideias, sem capacidade de gestão política e sem a mais pequena noção dos diversos dossiers do seu ministério, limita-se a ser ministra com base em memorandos e tecnicamente está a um nível de um estagiário da sua multifacetada pasta. Decretou um regulamento de indumentária, prometeu extinguir a Parque Expo e no dia seguinte adiou a extinção e nomeou um boy para a sua administração.
Pedro Mota Soares
O ministro da Vespa está a seguir à risca a estratégia de Paulo Portas, quando o Gaspar aumenta a austeridade o Mota Soares aparece com planos caritativas demonstrando grande preocupação com os pobres. Ao contrário de Paulo Porta não precisa de aparecer nos momentos difíceis, cabe-lhe o lado positivo das políticas governamentais, é uma espécie de “Sopa dos Pobres” deste governo.
Nuno Crato
José Sócrates deve estar agora a pensar que o Nuno Crato teria sido a sua melhor escolha para ministro da Educação, em três meses o ministro da Educação conseguiu aquilo que Sócrates não conseguiu em mais de cinco anos, implementou o seu modelo de avaliação sem contestação nas escolas, encerrou as escolas que Sócrates mandou encerrar, aumentou o número de alunos por turma e não só conseguiu transformar o Mário Nogueira numa pessoa amável e dócil como o transformou em cinza sindical.
Miguel Macedo
Até agora este ministro nada fez, parece um daqueles polícias que estão a fazer serviços remunerados, estão fardados, usam arma, mas não desempenham funções policiais. É mais ou menos o mesmo que faz Miguel Macedo, nada.
José Pedro Aguiar-Branco
De um ministro da Defesa espera que não faça muito e que não diga asneiras, quanto ao nada fazer parece que Aguiar-Branco está a ter um excelente desempenho, já quanto a baboseiras não resistiu à tentação de falar mal do governo que o antecedeu no meio de uma parada militar. Ou o homem não andou na tropa ou não sabe ser ministro da Defesa.
Ministra da Justiça
Muita parra e pouca uva.
Paulo Macedo
Prometeu muito, voltou ao uso intensivo da propaganda com que fez sucesso na DGCI mas escorregou numa casca de banana ao dizer que ia acabar com as comparticipações nas pílulas, Disse-o no parlamento e quando os jornais divulgaram tentou dar o dito por não dito. Desde então parece que se recolheu no Convento dos Capuchos o que é pouco provável, os Capuchos não pertencem à obra.
Vítor Gaspar
Tem todas as condições para ser melhor ministro do que o seu antecessor e formou uma equipa menos arrogante do que a que dominou o ministério no último governo de José Sócrates. O ser ar de sem abrigo suscita sentimentos maternais e a firmeza com que decide poderão torna-lo um caso sério. O problema é que o Moedas faz intervenções sistemáticas que transformam a austeridade do ministro das Finanças em trocos e os fretes que tem feito ao aparelho do PSD, designadamente, a invenção do desvio colossal para dar cobertura à desbunda financeira na Madeira estão a roer a sua credibilidade.
Hiperligações para esta mensagem 

A VIGARICE



Depois de amanhã, Dia do Diploma, os melhores alunos do ensino secundário iam receber o Prémio de Mérito. Um diploma e um cheque de 500 euros. Iam mas já não vão. Crato mandou cancelar o prémio. Ontem. A medida afecta alunos das regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo. Os directores das escolas foram apanhados de surpresa. Seria a 4.ª vez que o prémio seria atribuído. Pormenor curioso: a medida era conhecida em Coimbra desde o passado dia 14.

Murro no estômago, considera a Confederação Nacional das Associações de Pais. Como as cerimónias do Dia do Diploma vão ter lugar nos termos em que estavam previstas, embora sem prémio, professores, pais e alunos têm uma oportunidade de dizer o que pensam da vigarice. Ou esgotaram a indignação na fronda contra Maria de Lourdes Rodrigues?

Adenda. Uma leitora deste post no Facebook: «Uma vergonha [...] Podiam ter poupado na comitiva do Cavaco aos açores para dar 500 euros a 100 miudos do país
in Da Literatura

O TCHADOR DA RAINHA ISABEL

                                                          



 Esta   semana   às mulheres de dois países muito diferentes - um, moderno e democrático, e outro, ainda na Idade Média - foi feita a mesma promessa de aproximação à igualdade. A umas, a do fim de uma condição que, embora só interessando directamente a poucas, espanta pelo atraso ao já conseguido pelas suas concidadãs. A outras, a promessa de uma pequenina reforma que por mudar um marasmo milenar só pode ter efeito de dique a rebentar. Desta última promessa já falei ontem: o Rei saudita revelou que as mulheres da Arábia Saudita vão poder eleger e ser eleitas nas únicas eleições permitidas no país, de pouca importância (municipais) mas com forte valor simbólico num país onde elas nem podem conduzir automóveis. Por uma coincidência extraordinária, ontem também, o Times de Londres anunciava que o Governo inglês vai propor a mudança de uma condição anacrónica, o fim da "primogenitura", que no costume inglês dá prioridade no direito de herança real ao filho varão. Se em vez da princesa Margarida a Rainha Isabel tivesse tido um irmão mais novo, era este que teria chegado ao trono... Ao que parece, a nova lei vai ser feita a correr antes que Kate engravide do príncipe William e, tendo uma filha (que não poderia beneficiar retroactivamente), complique a mudança desejada. Vinda de lugares tão opostos, Riade e Londres, a coincidência das notícias só sublinha que a igualdade não são favas contadas onde quer que seja. DNFerreira Fernandes



PASSA FORA!
Alberto João Jardim diz que "é preciso dar pancada em quem ofende o povo madeirense" e compromete-se a "continuar a lutar contra o Estado central até a região conseguir os seus direitos".
Felizmente que eu por aqui não ando a ofender o povo madeirense mas somente o João Jardim e os seus lacaios senão ainda tinha direito a um enxerto de pancada. Bem pode o Bicho da Madeira, na boa tradição de qualquer ditador querer confundir um povo com a sua pessoa que todos sabemos bem quem são os responsáveis pelo buraco na Madeira. Pancada mereciam esses e os que por cá nunca assumiram as suas responsabilidades,presidentes e governos, para acabar com os défices democráticos, a arrogância, a falta de respeito e o esbanjar dos impostos de todos nós.daqui sobre o bicho

27 setembro 2011

O EMBUSTE

 


 



Em resultado do chumbo do PEC IV, o governo português, chefiado por Sócrates, viu-se obrigado a pedir o resgate da dívida pública. Após negociações em que participaram o Banco de Portugal, PS, PSD, CDS-PP, todas as confederações patronais, CGTP, UGT, Ordens, Illuminati de vária índole, Deco e grupos de pressão avulsos (senhorios, ensino privado, etc.), foi assinado no passado 11 de Maio um Memorando de Entendimento com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI. A isto convencionou chamar-se Acordo da Troika. Não tem mal que os media tenham adoptado essa designação.
Isto foi a votos, tendo ganho o PSD. Porém, todos os dias, ministros e secretários de Estado repetem ad nauseam estar a cumprir as exigências da Troika. Não é verdade. O governo de Passos Coelho está a tentar cumprir o programa com que se apresentou a votos, dando todos os indícios (antes e durante a campanha) de que Catroga seria chanceler do Tesouro. Estão com certeza recordados que foi ele o chefe da equipa do PSD, co-autor, mais pintelho menos pintelho, do texto final do Memorando. Catroga seria descartado na primeira oportunidade, mas foi à boleia desse embuste que muita gente votou PSD. Sabe-se hoje que o resgate foi mal negociado; Silva Lopes, Daniel Bessa, Medina Carreira e outros já explicaram porquê.
A subserviência reiterada (consta do Memorando, a Troika exige, etc.) de governantes e deputados é repelente. Isto não exclui algumas criaturas do PS. As eleições de 5 de Junho não se fizeram para eleger uma comissão liquidatária. Mas não passa um dia sem que o governo endosse a governança aos senhores da imagem
Daqui

RELVAS E O COISO




                                                                                    

Miguel Relvas não deixou qualquer garantia de que o plano de reestruturação da Madeira seja apresentado antes das eleições regionais de 9 de Outubro, apesar de o primeiro-ministro ter afirmado no último debate parlamentar que o plano estaria desenhado antes do acto eleitoral.
“Sabendo nós que decorre uma campanha eleitoral na Madeira, é importante que todos os partidos tenham o maior cuidado em tratar desta matéria. A avaliação está ser feita e quando estiver concluída será tornada pública”. Afirmou ainda esperar que a campanha “decorra com a normalidade que o país já se habituou”, que “seja esclarecedora” e desejou que “ PSD ganhe as eleições”.
Ao esperar que o PSD ganhe as eleições na Madeira o que o Miguel Relvas está a fazer é colocar os interesses do seu partido acima das trapalhices e mal-feitorias do "Bicho da Madeira". Esta gente não presta mesmo para nada a não ser para servir os interesses instalados de alguns amigos.

OS CONTENTINHOS

Os contentinhos
Esta notícia do Público, escrita pelo insuspeito Luciano Alvarez, é reveladora da têmpera de Miguel de Relvas:
1. Depois de Passos Coelho se ter comprometido a divulgar a auditoria às contas da Madeira no mês de Setembro, Miguel Relvas vem anunciar, na prática, o adiamento do apresentação da auditoria e , sobretudo, do pacote de austeridade que virá a ser tomado para garantir a solvabilidade da Madeira.

2. Para justificar este adiamento, o extraordinário Relvas argumenta que foi o Governo que denunciou publicamente as dívidas ocultas da Madeira. Nada mais falso. A primeira dívida, de cerca de 500 milhões de euros, foi referida pela Comissão Europeia. As restantes através de um comunicado conjunto do INE e do Banco de Portugal.

3. Os comentadores da direita têm batido na tecla de que Passos Coelho já retirou a confiança política a Alberto João Jardim. Miguel Relvas vem agora dizer que espera que o PSD vença as eleições regionais. Quem é “candidato” a presidente do governo regional, quem é?
É preciso que Passos Coelho, na sua qualidade de presidente do PSD, diga aos eleitores madeirenses em quem aconselha que eles votem. Somos todos ouvidos.

ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

Na semana passada foram aprovados na generalidade, na Assembleia da República, projectos de Lei que criam o tipo de crime de enriquecimento ilícito. Para tanto, juntaram-se os deputados do PCP, BE, PSD e CDS - uma coligação parlamentar que tem dado provas de bom entendimento, desde a rejeição do PEC IV, que derrubou o governo socialista, até à revogação da legislação sobre a avaliação de professores. O combate à corrupção é um tema aliciante, popular e necessário para a qualidade da democracia. Perseguir sem dó, nem piedade quem, usando cargos políticos ou altos cargos públicos, enriquece ilicitamente só pode merecer aplauso. Contudo, independentemente da discussão na especialidade, o projecto de Lei que vier a ser aprovado é devastador para os direitos, liberdades e garantias do cidadão com a introdução no código penal da violação da presunção de inocência e da inversão do ónus da prova. Verificadas certas condições, presume-se que um cidadão é culpado até que faça prova em contrário. O Estado remete para o cidadão a ónus de provar que não cometeu o crime. Entramos, assim, no mundo de Kafka. Tão grave quanto isto é a cumplicidade reinante, mesmo entre os que querem ver reduzido o papel do Estado na vida dos cidadãos. Dizem alguns, com ar cândido, que quem não deve não teme. É exactamente ao contrário: quem deve, continua a não temer com esta nova lei (daqui a meia dúzia de anos se perceberá que nada mudou na luta contra a corrupção). Mas quem não deve, deve passar a temer. E muito. Se a lei a aprovar não for declarada inconstitucional, a doutrina e a jurisprudência farão o seu caminho. Ler mais no jornal i

A DECADÊNCIA HUMANA

Famosos obrigados a explicar orgias

 Conta hoje o Correio da Manhã que os famosos foram obrigados a explicar orgias na Polícia Judiciária. isto porque uma mulher fez queixa dizendo que era forçada a sexo em grupo. No entanto, o marido garante que actos eram consentidos.As orgias decorriam nos melhores hotéis da Linha de Cascais e do Algarve e contavam com a participação de várias figuras públicas portuguesas. Entre quatro paredes foram gravadas cenas de sexo em grupo que envolveram travestis e prostitutas e onde José Castelo Branco foi um dos intervenientes, conta o Correio da Manhã. 

A EUROPA TAL E QUAL É - À BEIRA DA IMPLOSÃO?

EM DIRECTO E A CORES


Sejamos claros: a Europa está à beira da implosão. Pode durar mais uns dias, não dura certamente até ao Natal. É só o tempo de resguardar os bancos alemães e franceses, blindar os Pirinéus para evitar as ondas de choque de Espanha, “salvar” a Itália. Portugal, naturalmente, não entra na História. O governo que está é irrelevante. Este ou qualquer outro (menos acriançado) não conta no desenho do novo Reich. Portanto, perder tempo com a entrevista do primeiro-ministro, a possibilidade de um segundo resgate, a coreografia da TSU, o desaparecimento em combate do Álvaro, as dívidas da Madeira, o enésimo inquérito-crime da PGR, as vacas que riem para Cavaco, a nova política da Cultura, o acto censório que levou à demissão abrupta do inspector-geral da Administração Local, os pidecos do Relvas, e outras frioleiras, não leva a lado nenhum. Um destes dias acordamos com a Europa a implodir em directo na televisão. Lá onde tudo começou...daqui

26 setembro 2011

RIEM DE QUÊ????


ESTÃO A RIR DE QUÊ?
NÃO SERÁ DO JOÃO JARDIM
E DA SITUAÇÃO ECONÓMICA DA MADEIRA?
SÃO UNS PÂNDEGOS

AFINAL O QUE É QUE A MADEIRA TEM...

 Para além das famosas obras públicas faraónicas, das festarolas e arraiais, da imensidão de dinheiro investido no futebol, ou do espectáculo dado pelo one man show local que mais há na Madeira? A sua universidade distinguiu-se com alguma inovação, artigos em revistas científicas ou patentes? Alguma das suas empresas ultrapassou as fronteiras do proteccionismo madeirense e afirmou-se no país ou no estrangeiro? A Madeira atraiu investimentos estrangeiros para além do tradicional sector do turismo? O cresimento do PIB é gerado pela criação de riqueza ou pela atracção de riqueza alheia?
Afinal, onde está o tão badalado milagre madeirense que justifica tantos investimentos, que obriga Presidentes da República e primeiros-ministros a rebaixarem-se sistematicamente ao líder do governo regional, que leva candidatos a líder do PSD serem humilhados nos congressos deste partido (o último foi Passos Coelho)?

E APANHAR ONDE APANHAM AS GALINHAS?...

Segunda-feira, Setembro 26, 2011



 



Em entrevista dada ontem à ARD, Merkel defendeu a perda de soberania dos países que não cumpram os critérios de estabilidade. Quem não cumpre tem de ser obrigado a cumprir. Isto, com 75% do eleitorado alemão a reprovar a sua actuação na gestão da crise do euro. Ouça aqui a entrevista.

OS NEUTRINOS

                                                                             clicar naimagem                                                                                           
Tudo é relativo, até o pai da relatividade se pode enganar: os neutrinos, o que quer que eles sejam, contradizem Albert Einstein na Teoria da Relatividade. Se (sublinhem essa preciosa, imprescindível e sábia palavrinha), se a investigação agora anunciada pelos físicos italianos do laboratório de Opera estiver certa... Dizem esses físicos que os tais neutrinos viajam mais depressa que a luz, o que a ser verdade faz cair um dos pilares do nosso conhecimento: nada é mais rápido que a luz. Só na fantasia de uma banda desenhada, Lucky Luke podia disparar mais depressa que a sua própria sombra, isto é, ser mais rápido que a luz que projecta a sombra. Mas afinal, sim, pode mesmo. Diz (mais ou menos) a teoria desta semana: pode, se disparar neutrinos. Outro dubitativo militante, Stephen Hawking, acha que é cedo para tirar conclusões. Reparem na modéstia de sábio: ele não diz que sim ou que não, diz que é cedo. A dúvida dos sábios dá-lhes autoridade, as suas não certezas são a mola que nos tem feito andar para a frente. Aqui chegados, comparem essas interrogações e dúvidas dos sábios reais com os economistas da nossa praça, o último baluarte dos irredutíveis. Só falam como quem lança anátemas: "Ou reduzimos a taxa social única a 8 por cento ou é o inferno!" Era isso que juravam ontem, com as órbitas e a voz exaltadas. Agora, parece que não pode ser. Mas por que raio falam eles mais rápido que o seu próprio pensamento?
DN -por FERREIRA FERNANDES

MÁS NOTiCIAS PARA A DIREITA RANHOSA...

PS FRANCÊS VENCE COM MAIORIA ABSOLUTA!!!


Pela primeira vez em 53 anos, o PS francês venceu hoje com maioria absoluta as eleições para o Senado. Os socialistas obtiveram mais 24 lugares que o conjunto da direita. Vemos na imagem François Hollande e Martine Aubry, os mais fortes candidatos socialistas às presidenciais de 2012. Um deles vai substituir Sarkozy.
Ler: Pour la première fois depuis 1958, le Sénat bascule à gauche.

O QUE TEM ANDADO A FAZER POR AÍ O PROFESSOR CAVACO?

Em 2008, Cavaco Silva «foi à Assembleia Regional da Madeira dizer quatro coisas muito claras:
 1.º) que a região é um “caso de sucesso económico e social”;
 2.º) que “o desenvolvimento aqui registado deve servir de estímulo para Portugal inteiro”;
 3.º) que a Madeira mostra ao País “que é possível fazer melhor”;
 4.º) que é “legítimo” que o governo regional exija “mais e melhor da parte das autoridades da República”. [...] No mesmo ano que o Presidente da República apresentava a Madeira como um exemplo para o País...», uma auditoria às autarquias da Região dava conta de «um buraco de 89,1 milhões de euros de encargos assumidos e não pagos.» — cf. revista Sábado, Editorial.
Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro durante dez anos (1985-1995), e é Presidente da República desde 9 de Março de 2006, nunca leu os relatórios do Tribunal de Contas que há mais de 20 anos publica em Diário da República o montante das “despesas escondidas” da Madeira?

BURACO QUE NUNCA MAIS ACABA


Palavras-chave
LEIA AQUI O RELATORIO DO BdP E DO INE e saiba mais:
Em declarações à EFE, o porta-voz comunitário acrescentou que deverão ser feitas novas análises de modo a avaliar o impacto total dos números apontados pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal na economia nacional antes de serem aplicadas novas medidas de equilíbrio orçamental.
Desde quinta-feira que representantes europeus e do Fundo Monetário Internacional (que compõem a 'troika') estão reunidos em Lisboa para acompanhar os desenvolvimentos das medidas estabelecidas no âmbito do memorando de entendimento.

Ler mais: http://aeiou.visao.pt/troika-diz-que-buraco-na-madeira-e-ma-surpresa=f623159#ixzz1Z2zIjKcq

25 setembro 2011

A QUANTO SUBIRÁ O CUSTO DO FOQUETÓRIO DO PSD NA MADEIRA


Ainda as escavações mal começaram e o buraco do Alberto já vai em 2,8 mil milhões para além dos iniciais 3 mil milhões, dos quais pelo menos 2 mil milhões tinham sido escondidos ao país com recurso a truques que iludiram a lei. Agora anda muita gente a questionar-se como é possível que com um buraco tão grande e ninguém tenha  tropeçado nele, algo que não parece incomodar o ministro das Finanças que até parece que não só sabia da existência do buraco como se preveniu e arranjou forma de o tapar com um aumento de impostos e o roubo do subsídio de Natal dos portugueses. Começa a ser evidente que o colossal desvio não foi mais do que um colossal embuste para que os portugueses não percebessem que estavam a sacrificar-se para pagar os foguetórios do grotesco líder do PSD na Madeira.

A EUROPA DESALINHADA

Alemanha oculta 5 biliões de dívida

             
Oficialmente, a dívida alemã em 2011 é de 2 biliões de euros. Mas a realidade pode mais do que triplicar este número.

A maior parte das despesas com reformados, doentes e pessoas dependentes na Alemanha não foram incluídas nas contas oficiais, diz o jornal económico alemão "Handelsblatt". A dívida real alemã pode situar-se nos cerca de 7 biliões de euros, 185% do PIB e não os 83% anunciados, superando em muito os 120% do PIB da dívida italiana.



BAILINHO DA MADEIRA E A IRRELEVÂNCIA CAVAQUISTA

                                                                     

Em 2008, Cavaco Silva «foi à Assembleia Regional da Madeira dizer quatro coisas muito claras:
1.º) que a região é um “caso de sucesso económico e social”;
2.º) que “o desenvolvimento aqui registado deve servir de estímulo para Portugal inteiro”;
3.º) que a Madeira mostra ao País “que é possível fazer melhor”;
4.º) que é “legítimo” que o governo regional exija “mais e melhor da parte das autoridades da República”.
[...] No mesmo ano que o Presidente da República apresentava a Madeira como um exemplo para o País...», uma auditoria às autarquias da Região dava conta de «um buraco de 89,1 milhões de euros de encargos assumidos e não pagos.» — cf. revista Sábado, Editorial.
Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro durante dez anos (1985-1995), e é Presidente da República desde 9 de Março de 2006, nunca leu os relatórios do Tribunal de Contas que há mais de 20 anos publica em Diário da República o montante das “despesas escondidas” da Madeira?