08 maio 2010

A GRANDE RECESSÃO

POR RAZÕES DE MERA DISPUTA DO PODER O PSD APOSTARÁ NO QUANTO PIOR MELHOR
Numa semana, forçados pela pressão externa, havia entendimento entre PS e PSD sobre a necessidade de implementar o PEC. Noutra semana, reaberta a disputa política interna sobre as “grandes obras”, o entendimento desfez-se em ar. Nenhuma das instituições internacionais que se pronunciou sobre o nosso PEC identificou o investimento público nele previsto como um risco. Aliás, o risco de incumprimento reside, no essencial, num cenário macroeconómico optimista, mesmo incluindo o pouco investimento público que resiste. Com aeroporto e TGV – que não poderão deixar de ter impacto positivo na nossa competitividade externa no médio prazo –, chegaremos ao fim do PEC com o desemprego em 9,3% e o crescimento do produto em 1,7%. E uma coisa é certa: sem que se vislumbre um modelo alternativo ao que tem dominado nas últimas décadas, um corte total, drástico e de um dia para o outro de todo o investimento público teria um impacto dramático – uma recessão profunda, duradoura, acompanhada por um disparar do desemprego bem para além dos actuais 10%. Neste cenário, tornar-se-ia, por exemplo, impossível promover qualquer tipo de consolidação orçamental. As profundas alterações das nossas condições de financiamento e o fim do “dinheiro barato” são óptimos pretextos para racionalizar o investimento público, colocando fim a muito desperdício e dando prioridade aos que têm melhor rendibilidade privada. Mas entre esse exercício e parar tudo vai uma grande diferença. No fundo, a diferença entre o mantra tantas vezes repetido de que “o País tem de aumentar a sua competitividade” e a capacidade de ter, de facto, uma política económica que torne Portugal viável. publicado hoje no i

CAVACO; O TAL QUE SABE DE ECONOMIA


TRANSCRITO COM JUMENTO E TUDO
É ridículo ver um candidato a Presidente da República usar o estatuto de Presidente para fazer campanha e responde de forma indirecta a outro candidato ao mesmo cargo, é ainda mais ridículo ver Cavaco Silva dizer que sabe de economia para sem qualquer argumento dizer que a verdade está do seu lado.
Se Cavaco sabe tanto de economia como afirma, coisa que não posso aferir pela sua actuação enquanto ministro das Finanças e primeiro-ministro, deverá saber que a economia não é propriamente uma ciência exacta, isto é, as suas opiniões ou conclusões estão longe de ser uma verdade absoluta como se fossem um novo Teorema de Pitágoras.
Se Cavaco sabe tanto de economia deve lembrar-se de um ministro das Finanças incompetente que revalorizou o escudo com objectivos eleitoralistas e pôs o país a mendigar às portas do FMI.
É pena que Cavaco só saiba de economia quando está em campanha ou quando faz intriga contra o governo com o objectivo de usurpar competências para cujo desempenho não foi eleito.
Com a devida vénia

06 maio 2010

MANUEL ALEGRE, O PS E A ESQUERDA IMPOSSÍVEL

O bloqueio de Alegre - Uma lúcida análise de Pedro Adão e Silva
"A sondagem publicada pelo DE/TSF no fim-de-semana vem revelar com particular clareza um bloqueio estrutural da política portuguesa: a diferença entre as condições de governabilidade para o centro-direita e para o centro-esquerda.No estudo da Marktest, um PSD em crescendo conquista com facilidade eleitorado ao CDS; o mesmo não acontece no espectro esquerdo. A única maioria absoluta do PS foi à custa duma posição particularmente frágil do PSD e coexistiu com bons resultados eleitorais para PC e BE. Como se não bastasse, PSD e CDS têm condições programáticas para entendimentos pós-eleitorais, enquanto as divergências entre PS e os partidos à sua esquerda tornam qualquer forma de diálogo impossível. Numa espécie de profecia que se auto-realiza, o PS foi-se cada vez mais consolidando como partido charneira, encontrando na fixação centrista uma forma de responder ao anquilosamento político dos partidos à sua esquerda, que, convém recordar, não encontra paralelo no mundo ocidental.
A candidatura que Manuel Alegre já oficializou é, no essencial, uma tentativa para enfrentar o bloqueio estrutural da esquerda portuguesa: apesar de eleitoralmente maioritária é incapaz de garantir condições efectivas de governabilidade. Mas se Alegre, ao contrário do PS de hoje, tem a virtude de tentar enfrentar este bloqueio, infelizmente não contribui estrategicamente para o ultrapassar. Pelo contrário, a sua candidatura pode funcionar como uma espécie de vacina que inviabilize um PS modernizador e ancorado à esquerda."
Isto sempre foi uma evidência para toda a gente, excepto para Alegre que sofre de egocentrismo galopante. A propósito...
Mário Soares também disse, em conversa com Mário Crespo, que ainda é cedo para falar de eleições presidenciais. Mas percebeu-se que não vota em Manuel Alegre nem que o torturem.Também se ouviu Fernando Rosas, em conversa com o mesmo Crespo, dizer que o candidato poeta representa uma tendência nitidamente à esquerda... O tempo tudo mata, até a memória. Mas de facto, votar em Alegre é uma insuportável tortura como no esclarecido Blogoperatório é referido... Vamos esperar, como Soares... Mas votar em Cavaco é como um crente ser obrigado a negar a santíssima trindade!!!
Será correcto afirmar que Manuel Alegre nunca foi uma mais valia para o PS? Ou, melhor dizendo, para a esquerda socialdemocrata? Parece que não! É mais um ex-comunista como o Pina Moura. Quem encontrar grandes diferenças queira ter a bondade de nos esclarecer...(Já lá dizia o outro "Pior que um comunista é um ex-comunista")

MOURINHO - FAMA AOS QUADRADINHOS

Um percurso inverso ao de Barata-Moura mas também interessante, o que José Mourinho está a fazer. Jovem e de viola, o cantor infantil José Barata-Moura ficou-nos na memória no que esta tem de mais fácil, o trauteio: "Come a papa/ Joana come a papa..." Depois, fez uma carreira mais agreste, talvez. Filósofo, reitor da Universidade de Lisboa, autor de títulos sem rima (Ontologias da Práxis e Idealismos, por exemplo). Já José Mourinho começou pelo caminho rude da liderança de homens, a que juntou a secura da ciência aplicada (táctica do losango e coisas assim), para vir agora a desaguar na banda desenhada. Já não José Mourinho mas Grande Mou - que aquilo de falar em balões exige nomes sonantes (Tintim, Rantanplan...) -, o treinador de futebol atinge comprovadamente a glória ao emparceirar com o Pato Donald numa colecção da Disney, em Itália. DN-F.Fernandes

05 maio 2010

BRIGADA DO REUMÁTICO





Imaginei, para não dizer sonhei, que Portugal se tinha transfigurado num outro país, como que tendo deitando fora o seu velho casulo. Um país onde a liberdade e a solidariedade eram a marca de uma nova sociedade...e a seriedade das elites era a pedra de toque de uma nova ordem.

Cedo acordei para a realidade quando vejo anunciada uma reunião do Presidente da República com uma Brigada do Reumático, composta por quase todos os culpados das desgraças que conduziram este país à situação presente, dispostos a debater as soluções para salvar a Pátria! Não sei quem é que revela mais falta de vergonha: se é o pessoal da brigada se quem a vai receber! Isto se não foi mesmo Sua Excª. quem mobilizou a brigada...conhecida que é a sua tendência para um certo tipo de rebuscadas operações de diversão com indelével registo belenense.

E...
«O presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse, na quinta-feira à saída da reunião do BCE que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que "Portugal não está no mesmo barco que a Grécia" e sustentou que a situação portuguesa não é igual ao panorama grego.
'Portugal é um dos 15 Estados Membros da zona euro que tem que cumprir as regras do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC)', explicou o líder do BCE. 'Olhamos a zona euro como um todo. A recuperação económica está em marcha, temos alguns números que são encorajadores', acrescentou
.» [CM]
Só a anquilosada Manuela Leite e os comparsas da brigada do reumático, estes acarinhados por Sua Exª. o insigne Prof. de Boliqueime, é que estão mais interessados em operações bota-a-baixo de cariz partidário. Preocupados com os portugueses?... uma ova!
Até o Alberto João:
-O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, responsabilizou, os ex-ministros das Finanças de Portugal pela actual crise do País, ao comentar o encontro que os mesmos terão na segunda-feira com o Chefe de Estado, Cavaco Silva.
Eis a novena que constitui a brigada que poderiamos designar como "Vencidos da Vida" cuja maioria nunca terá feito nada de jeito para o colectivo e que agora se agrupam só para fazer fitas:
Medina Carreira, Ernâni Lopes, Luís Campos e Cunha, Eduardo Catroga, Pina Moura, Manuela Ferreira Leite, João Salgueiro, Bagão Félix e Miguel Beleza.

O QUE O HOMEM SOFRE...

As mulheres bonitas são um problema para a saúde dos homens! A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Valência, em Espanha, que detectou sinais de stress nos homens que conviviam com uma mulher bonita.Os investigadores testaram 84 homens. O que tinham de fazer era resolver um problema de Sudoku numa sala onde estavam dois estranhos, um homem e uma mulher. Quando a mulher abandonava a sala, os níveis de stress do indivíduo testado mantinham-se normais. Mas, quando a mulher entrava, os níveis de cortisol, a hormona do stress e da adrenalina, subiam.“Este estudo prova que os níveis de cortisol masculino aumentam depois de um breve contacto social com uma mulher jovem e atraente”, concluíram os investigadores. O efeito pode ser ainda maior quando os sujeitos consideram que a mulher em questão pode estar fora do seu alcance.O cortisol é essencial à vida. Tem efeitos nomeadamente no bem-estar dos indivíduos, mas níveis elevados podem ter efeitos negativos na saúde, podendo provocar problemas de coração, hipertensão ou diabetes.

O AGENTE DURÃO


Vitorino estará a gozar com Durão?
NUMA ENTREVISTA à TSF e ao DN, o dr. António Vitorino, sempre certeiro e bem-humorado, qualificou o dr. Durão Barroso, actual presidente da Comissão Europeia, como «o nosso homem em Havana», ou «o nosso agente em Havana», numa claríssima alusão aos títulos (inglês e português) de um dos romances mais notáveis, divertidos e populares do grande escritor inglês Graham Greene.
Ora bem. Como esta comparação com o personagem principal do romance de Graham Greene é bastante desprimorosa para o dr. Durão Barroso, é caso para perguntar se o dr. António Vitorino, com o seu finíssimo sentido de humor, não estaria a ironizar, ou a gozar, ou mesmo a divertir-se à custa do actual presidente da Comissão Europeia?!Porque, quem leu o romance de Graham Greene, sabe perfeitamente que o personagem recrutado pelos serviços secretos britânicos é um cidadão inglês obscuro e medíocre que vende aspiradores em Havana há vários anos. E é um homem fraco e vulnerável que se revela capaz de todo o tipo de condescendências, inclusive falsificações e mentiras, só para ganhar o dinheiro que lhe pagam os serviços secretos, que é muito.Aliás, a mais célebre e divertida falsificação de Mister Wormold (assim se chama o vendedor de aspiradores recrutado como espião) consiste, precisamente, em desenhar o esboço de uma nova arma secreta a partir das peças de um aspirador que ele desmonta na sua loja de Lamparilla Street, em Havana. Será que António Vitorino quis mesmo usar o ridículo personagem do romance de Graham Greene para gozar ou criticar o Durão Barroso? É curioso porque não é este o estilo de Vitorino. Mas...












04 maio 2010

OS GREGOS FORAM ENGANADOS E OS ALEMÃES TAMBÉM

UMA ANÁLISE DE JOÃO PINTO E CASTRO
.Se pudessem recorrer livremente ao FMI, os gregos conseguiriam empréstimos a taxas umas cinco vezes inferiores àquelas que estão a pagar. Como a União Europeia nem coisa nem sai de cima, a Grécia afunda-se num buraco.A reacção dos mercados financeiros é, reconheça-se, inteiramente racional. As hesitações europeias criam condições para o agravamento do problema original, com o inevitável contágio a outros países da zona euro.Se é tão difícil socorrer a Grécia, como será possível deitar a mão a Portugal e à Irlanda caso a situação se complique? E isto sem falar da Espanha, cujo défice comercial é, em termos absolutos, o segundo maior do mundo.Não admira que alguns comentadores americanos, temendo o encarecimento dos juros que os EUA terão que pagar sobre a sua dívida externa, critiquem Obama por não pressionar uma intervenção rápida e decisiva do FMI sem depender mais dos humores de Ângela Merkel.Quem injustificadamente supunha que o mundo financeiro pode colapsar com a falência do Lehman’s, mas não com o incumprimento da Grécia, teve hoje a resposta com todas as bolsas em queda. Não vale a pena enervarem-se, porque amanhã haverá mais.É bonito Teixeira dos Santos exortar os portugueses a reagirem, mas o toque a rebate é deslocado. O que está em causa não é “os portugueses”, mas o seu governo, que teima em tratar os assuntos europeus como se relevassem da política externa, ou seja, como se estivéssemos fora e não dentro da UE e da zona euro.O que "os portugueses" têm que fazer é pressionar uma intervenção rápida nas instituições europeias. Não entendo, aliás, como é possível que o nosso governo não tenha aproveitado estes últimos meses para concertar posições com a Espanha, a Grécia, a Irlanda e a Itália (que, em conjunto, representam mais de 1/3 da população da zona euro).Os gregos foram enganados, ao imaginarem que, quando chegasse uma crise financeira séria, seriam apoiados pela Europa. Os alemães foram enganados, pois ninguém os avisou que o euro pressupõe solidariedade financeira.Fracassou a ideia de que a construção europeia deve ser imposta de cima para baixo, pressionando a aprovação de políticas cujas consequências os governantes temem assumir abertamente. Agora, é o tudo ou nada..

O CONCLAVE DOS TRINARANJOS







Cavaco aceitou recebê-los. No próximo dia 10 vai ouvir Medina Carreira, João Salgueiro, Ernâni Lopes, Eduardo Catroga, Miguel Beleza, Pina Moura, Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix e Luís Campos e Cunha. (Outros antigos ministros das Finanças, como Silva Lopes, Braga de Macedo e Miguel Cadilhe, não aceitaram integrar o grupo.)Estão à espera de quê, estas venerandas figuras? Cavaco promulgou há três semanas o decreto-lei que aprova as bases de concessão do troço ferroviário de alta velocidade entre Poceirão e Caia (v.g. TGV Lisboa-Madrid). A adjudicação da obra é assinada amanhã ou depois. A oposição à esquerda já se manifestou a favor da sua construção. Se o CDS-PP insistir em levar o diploma a plenário, o PS, o PCP e o BE caucionam a vontade do governo.A audiência visa travar o resto? A nova travessia do Tejo e o aeroporto em Alcochete? O que é que eles vão dizer a Cavaco que não tenham dito já em dezenas de entrevistas e programas de televisão? Vão propor um golpe de Estado?Não seria mais consentâneo com os seus pergaminhos formarem um partido de salvação nacional e irem a votos na primeira oportunidade.

03 maio 2010

A GANÂNCIA

“Para a ganância, toda a natureza é insuficiente.”(Séneca)

A propósito de um texto de Daniel Oliveira, no Expresso, Uns gananciosos, estes trabalhadores.
Quando isto era uma Monarquia, havia formalmente instituída uma divisão política e social formada pelo Clero, a Nobreza e o Povo. A Nobreza tinha sobre a populaça uma prioridade de tal ordem e tão injusta que acabou por levar à Revolução Francesa, com reflexos em todo o mundo e foi de tal forma, que hoje quando dizemos Idade Contemporânea é ao período que começou a partir da Tomada da Bastilha a que nos referimos. Era injusto, que por artes de um sistema de organização vindo do fundo dos tempos negros da Humanidade, o povo servisse a uma classe cheia de privilégios e direitos que lhes vinham agarrados ao umbigo.
Os tempos que agora vivemos, começam, pela atitude de alguns políticos e gestores a parecer-se com aqueles, porque espanta a desfaçatez com que uma classe de dirigentes se sente no direito de concentrar em si valor de tantos milhões pelo trabalho que produz, e ao mesmo tempo, inverter o raciocínio quando pensa nos trabalhadores, achando por outro lado que as suas escandalosas regalias salariais não podem ser mexidas quando o Estado precisa de todos. Perdem mesmo a vergonha e assumem-no dando a cara. Ora, esta presunção de pertença a uma casta é o equivalente ao período que antecedeu a Revolução Francesa, que para além de falar de Liberdade, falava também de Igualdade e Fraternidade.
Quando vemos as hordas que começam a manifestar-se por essa Europa e a pô-la a ferro e fogo, é nisto que pensam, é este sentimento de injustiça que as atiça e revolta, e à luz da Comunicação Social esta realidade não é convenientemente explicada. Agora, outra vez, a tal Nova Classe que deixamos imergir por falta de informação, olha para esta gente com o mesmo espanto dos Nobres, quando começaram a rolar as cabeças numa das mais espantosas revoluções da Europa. Que se cuidem, estão demasiado expostos se a loucura tomar conta dessas hordas.

NO MEIO DA DESGRAÇA - UM HOMEM FELIZ...


Pode o mundo desabar, a economia a afundar, o checo maltratar, o Sócrates desbaratar, a Bolsa afocinhar, o Passos titubear...o poor rating a afundar... e tudo a desandar que nada consegue retirar este ar de felicidade ao nosso grande Presidente da República que, acima de tudo, parece uma pessoa feliz com a mera ocupação do cargo e do desfrute dos seus aspectos mais prosaicos. E o mesmo se passará nas suas vivências mais íntimas onde a D.Maria Silva terá tanta preocupação em harmonizar a decoração do Palácio com o visual do seu marido-Presidente, de tal forma que até a própria gravata que Sª.Exª. exibe se confunde com o tecido do reposteiro...

PORTUGAL É SURPRESA EUROPEIA


Portugueses são fãs de ‘chats’, compras ‘online’ e estão entre os europeus que mais usam a Internet.
A notícia poderá amargurar os mais pessimistas, mas quando se fala do mercado de publicidade e da utilização de Internet, os portugueses já estão muito acima da maioria dos europeus. Enquanto estes, em média, navegam 11,8 horas semanais na Internet, os portugueses já lhe dedicam 13,7 horas. Mais: entre os 4,6 milhões de utilizadores com mais de 16 anos, a taxa de penetração de banda larga atinge os 93%, um dos valores mais altos da Europa, sendo que 42% afirma não conseguir viver sem Internet.
Estes são alguns dos dados do European Media Scope apresentados no final da passada semana por Alison Fennah, directora executiva da European Interactive Advertising Association (EIAA), no âmbito da conferência ‘Creative Confidential', organizada pela Microsoft
.D.E.

02 maio 2010

A TENTAÇÃO DA CARNE - UM DIVINO ACTO DA CRIAÇÃO

Quem pode resistir?... Qual batina, qual tonsura... qual sublimação - se a natureza tiver posto ...tudo no lugar certo!

DE QUE FALAM CAVACO E SÓCRATES QUANDO SE ENCONTRAM?




Cavaco, faz saber para os microfones que não concorda com os grandes investimentos públicos. Como provavelmente não tem confiança com o primeiro-ministro, não se atreve falar, olhos nos olhos, dos problemas reais. É por isso que usa os meios de comunicação para expressar a sua opinião. Se calhar, nos seus encontros semanais falam de futebol, de ópera ou do "preço certo" da RTP. Perante a situação do país, deviam falar de outras coisas... Mas por certo não falam porque o sr Presidente está sempre a debitar bitaites aos microfones.. Será que tem receio do aninal feroz?